Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cluster com Nano Station

    Ai galera estou pensando em montar alguns cluster com nano station para atender pequenas comunidades, lugares onde não atenderei mais do que 50 clientes, a principio ainda não decidi se irei usar em 5.8 (nano m5) ou 2.4 (nano m2), porém me surgiu algumas dúvidas, as quais irei relatar e se puderem me ajudar ficarei grato pela colaboração.
    As dúvidas que tenho é em relação ao ângulo de abertura das nano, será que com 4 nanos consigo fechar 360 graus.
    Qual é o alcance que irei ter usando nos clientes NANOBRIDGE, NANOSTATION LOCOM2 em caso de 2.4 ou NANOSTATION5 MIMO em caso de 5.8 ou AIRGRID.
    E quanto clientes simultâneos suporta cada nano.

    Desde já agradeço a todos que contribuirem.

  2. #2

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    O Angulo de abertura das nanos é de 60º.

  3. #3

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Vamos por partes:

    Os nano M5 tem abertura de 40 graus.
    Os Nano M2 tem abertura de 50 graus.

    Creio que seu objetivo seja reduzir custos, por isso pretendia fazer inicialmente com apenas 4 rádios e optou em fazer o POP com nano station M.

    Atualmente o ideal é partir para uma solução mais profissional com os Rocket M + GPS e as antenas setoriais BaseStation. Esta é a formula correta para usar AirMAX.

    Para redução de custos é melhor escolher os nano station tradicionais. Veja só:
    NanoStation 5 = abertura de 55 graus
    NanoStation 2 = abertura de 60 graus

    Como disse antes (e também em outros posts), o ideal é fazer o POP com as Setoriais AirMAX e com Rocket GPS.
    Se você quer arriscar por conta própria e está numa região com baixa emissão de RF pode arriscar fazer um cluster com Nano. Neste caso, o ideal é o Nano tradicional.

    Na maioria dos casos, fazer cluster com NanoStation é pedir pra ter dor de cabeça com interferência.

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Ai galera estou pensando em montar alguns cluster com nano station para atender pequenas comunidades, lugares onde não atenderei mais do que 50 clientes, a principio ainda não decidi se irei usar em 5.8 (nano m5) ou 2.4 (nano m2), porém me surgiu algumas dúvidas, as quais irei relatar e se puderem me ajudar ficarei grato pela colaboração.
    As dúvidas que tenho é em relação ao ângulo de abertura das nano, será que com 4 nanos consigo fechar 360 graus.
    Qual é o alcance que irei ter usando nos clientes NANOBRIDGE, NANOSTATION LOCOM2 em caso de 2.4 ou NANOSTATION5 MIMO em caso de 5.8 ou AIRGRID.
    E quanto clientes simultâneos suporta cada nano.

    Desde já agradeço a todos que contribuirem.

  4. #4

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Só você mesmo Zé, o que seria deste fórum sem você.

  5. #5

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Em 2.4Ghz já montei um com 6 peças e foi descepcionante, porém em 5.8GHz não sei dizer porque nunca fiz mas acredito que é montar uma usina nuclear de interferencia, assim que removemos e colocamos paineis hyperlink e routerboard, tudo funcionou 100%. O que poderia tentar é usar os paineis normalmente com bullet para facilitar a manutenção e ficar uma instalação mais limpa. Aqui temos alguns paineis de 5.8Ghz com bulletM5 e funcionam que é uma beleza.

  6. #6

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Boa noite!

    Tenho 4 clusters com nano2 e antenas, de bem colocado, usando espaço entre os nano não tive problema, pelo contrario estou super satisfeito pois em clientes com até 400 metros de distância não precisei nem colocar antena externa apenas o rádio com uma antena de 5 DBI. Preciso nem dizer que gerou economia no curto/médio prazo.

    Utilizei 2 canais 1 e 11, nanos com canais 1 na pol. horizonral e 11 pol. vertical.

    Eu arrisquei e deu certo, pois utilizo em meus Pop's as ótimas antenas setoriais EMCTest.

    Abraços

    Bruno

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Cluster com Nano Station

    Ja citei em outro tópio aqui no Under, mas volto a postar e a aconselhar, ja usei 2 cluster´s de Nano Station 2, desses em minha rede e funciona 100%, Tambem aconselho a clientes meus e até agora tem gostado muito! Funciona 100%, só dasta deixar um espaço lateral entre elas e distribuir canais e polarizações.
    Grande abraço a todos e bom proveito !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cluster NANO.jpg
Visualizações:	1572
Tamanho: 	45,1 KB
ID:      	18716

  8. #8

    Padrão Re:

    Quer preço? Então usa dois paineis 5.8 de 11dbi da IDEAL, e dois Bullet M5, da Ubiquiti. Todos equipamentos homologados, e MUITO bons (atestei pessoalmente).

    Viu só? O preço é bacana, fácil de instalar, são pequenos, não enche de equipamento na torre (logo, não estraga o próprio serviço) e ainda tem escalabilidade (32 clientes cadastrados em cada Bullet tá mais do que bom... Além disso já é querer economizar).

  9. #9

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Ola amigos!
    O que vcs indica para atender poucos clientes mais distante a 4kms, 3 setoriais wirelink de 21dbi com bullets 2 ou Cluster com 6 NANO? to cercado com 3 omnis a menos 600mts não to mais aguentando mudar de canais! Ja vou colocar 3 rockets e basestation 120° e airgrids nos clientes, mas vou manter os clientes que ja estão em 2.4 e colocar os clientes que vem dos concorrentes! Mas sempre visando a qualidade, desde ja agradeço quem poder me ajudar! Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Olá,
    1. Poderia informar onde encontro esta base para montar o cluster?
    2. A distribuição dos canais seria feita usando apenas canais ímpares?
    3. Você aconselharia usar Nano Station M2? assim, instalando Nano Loco M2 no cliente, poderia habilitar a MIMO TDMA.

    Aqui tá uma poluição só, como em qualquer lugar, complicado isso.

    Se puder ajudar, trabalho com rede cabeada mas, pretendo ampliar minha cobertura com a estratégia de rede sem fio, depois cabear. por isso pensei em trabalhar com MIMO, meus clientes recebem 300% da velocidade contratada do que vier do cache e, tenho planos de até 1M.

    Abraço,

    Luiz Antonio Bomfim


    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Ja citei em outro tópio aqui no Under, mas volto a postar e a aconselhar, ja usei 2 cluster´s de Nano Station 2, desses em minha rede e funciona 100%, Tambem aconselho a clientes meus e até agora tem gostado muito! Funciona 100%, só dasta deixar um espaço lateral entre elas e distribuir canais e polarizações.
    Grande abraço a todos e bom proveito !

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cluster NANO.jpg
Visualizações:	1572
Tamanho: 	45,1 KB
ID:      	18716

  11. #11

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Vamos por partes:

    Os nano M5 tem abertura de 40 graus.
    Os Nano M2 tem abertura de 50 graus.

    Creio que seu objetivo seja reduzir custos, por isso pretendia fazer inicialmente com apenas 4 rádios e optou em fazer o POP com nano station M.

    Atualmente o ideal é partir para uma solução mais profissional com os Rocket M + GPS e as antenas setoriais BaseStation. Esta é a formula correta para usar AirMAX.

    Para redução de custos é melhor escolher os nano station tradicionais. Veja só:
    NanoStation 5 = abertura de 55 graus
    NanoStation 2 = abertura de 60 graus

    Como disse antes (e também em outros posts), o ideal é fazer o POP com as Setoriais AirMAX e com Rocket GPS.
    Se você quer arriscar por conta própria e está numa região com baixa emissão de RF pode arriscar fazer um cluster com Nano. Neste caso, o ideal é o Nano tradicional.

    Na maioria dos casos, fazer cluster com NanoStation é pedir pra ter dor de cabeça com interferência.

    ZéAlves
    Na realidade, o nano 5 abre bem mais que esses 55 graus
    tenho um pop com 5 nano5 e consigo os 360 graus tranquilamente
    ou seja, ele abre tecnicamente em torno de uns 75 graus.
    atendo clientes de 50m a 2km.

    para quem esta pensando em montar pop em 5Ghz, tomem cuidado com a faixa que forem utilizar.
    40% da faixa nao pode ser usada
    outros 40% podem ser usadas mas tem exigencias (eirp, tpc, dfs)
    apenas 20% nao possui exigencias rigidas, que seria realmente a faixa 5.8

    aconselho a acompanharem o topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  12. #12

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Estou querendo fazer a mesma coisa desse tópico, mas no inicio com 4 Nanostation M2 com clientes tudo usando radios 802.11N 1T1R ou 2T2R. Será que fica legal? Tb gostaria de saber onde encontro essa base pra instalar 6 Nano. Vende pronta ou tenho q mandar fazer? Meu cenário é de no máximo uns 20 a 25 clientes pro setor ou seja, cada nanostation M2 de 11dbi. Será que fica bom? Estou visando custo e quero continuar na faixa 2.4GHz.

  13. #13

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Aqui na Minha cidade tem apenas 1 provedor que usa 2.4 ... seu eu quiser montar uma pop dessas com nano m5 teria que usar no caso 8 para fechar os 360 graus.... acho que aqui ficaria bom assim , se bem que eu posso usar tbm 4 rockets com 4 basestations de 90 graus que tbm ficaria otimo ...mais estou pensamento mais no NANOM5 pela questao que ja foi levantanda de maior poder de processamento e a questao de que 8 pontos seria mens dificil de afetar os clientes do que 4 pontos... o que vcs me recomendam lembrando que nao tenho muito problemas com interferencias pois aqui o concorrente usa 2.4 e so eu de 5.8

    Qual seria os melhores Equipamentos custo X beneficio dentro da linha ubiquiti ??

    Muita Gente diz que no caso de nano é melhor usar os tradicionais nas pops e deixar a tecnologia mimo Air Max para os rockets e basetations isso é verdade ???

  14. #14

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Na realidade, o nano 5 abre bem mais que esses 55 graus
    tenho um pop com 5 nano5 e consigo os 360 graus tranquilamente
    ou seja, ele abre tecnicamente em torno de uns 75 graus.
    atendo clientes de 50m a 2km.

    para quem esta pensando em montar pop em 5Ghz, tomem cuidado com a faixa que forem utilizar.
    40% da faixa nao pode ser usada
    outros 40% podem ser usadas mas tem exigencias (eirp, tpc, dfs)
    apenas 20% nao possui exigencias rigidas, que seria realmente a faixa 5.8

    aconselho a acompanharem o topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/
    Caro Amigo Moderador mascaraapj pode me explicar melhor entao essa qustao que vc esta falando nesse post que com 5 nano5 consegue 360 ..e ja em outro post vc disse:

    https://under-linux.org/f105/provedo...21/index5.html
    primeiramente - 5 nano m5 nao fecha 360 graus (nao com qualidade)...
    segundo - prefiro 6 nano m5 na torre do que 3 rocket... terei muito mais processamento, poderei colocar muito mais clientes... e em caso de problema, terei uma menor area afetada.

    fecha ou não fecha ???

  15. #15

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Eu tinha idéia de fazer um cluster com Nanostation e desisti, mas agora tenho planos novamente depois de ver esses shields para nano M. Eu queria saber se esses shields vão reduzir o angulo de abertura das nanos e se com umas 4 ou 5 nanos M consigo cobrir 360 graus pra até 1km?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UNSK235_LRG.jpg
Visualizações:	502
Tamanho: 	118,3 KB
ID:      	43684

  16. #16

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Eu fui o lançador das idéias de microcélulas e de cluster em 2008 usando Nanostation 2 e 5, na epoca até o suporte fabricamos.

    Claro que tem que saber o que esta fazendo!

    Recomendo MicroCelula sempre!
    Distancia de no máximo 800 metros do cliente.
    Proximo cluster em 1600 metros!


    Faça isso e será feliz!

    Ah, a potencia em 100mw e pronto!

    Só modo N, e seja feliz!

  17. #17

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Eu fui o lançador das idéias de microcélulas e de cluster em 2008 usando Nanostation 2 e 5, na epoca até o suporte fabricamos.

    Claro que tem que saber o que esta fazendo!

    Recomendo MicroCelula sempre!
    Distancia de no máximo 800 metros do cliente.
    Proximo cluster em 1600 metros!


    Faça isso e será feliz!

    Ah, a potencia em 100mw e pronto!

    Só modo N, e seja feliz!
    Opa, finalmente algo que concordamos.
    Defendo essa ideia a muito tempo.

    Com micro-celulas, podemos usar pouca potencia, logo podemos usar a faixa 5.4 tranquilamente.
    Sem contar na qualidade.

  18. #18

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Minha dúvida é se somente com 4 (abertura oficial de 53 graus), consigo cobrir 360 graus. Matematicamente falando não tem lógica, mas na prática dizem que dá certo...

    Meu caso é o seguinte, tenho um ponto com uma Omni 2.4GHz que no início eu previa colocar no máximo uns 45 usuários, com Airmax ativo, hoje to com 40, média de 30-35 online ao mesmo tempo e a coisa tá crítica em horario de pico! Tentei trabalhar em 10MHz, mas não sei pq o upload fica sofrível, tem hora que pra dar um throughput de apenas 1Megabit é complicado e rede toda sofre! Tenho um tópico longo no forum da Ubiquiti sobre isso, tenho outros posts aqui no forum sobre o assunto, mas a ultima coisa que fiz que resultou em melhora, foi mudar de 10 para 20MHz, mas aí o Noise piororou, foi de de -95dbm no melhor do horarios e -90dbm na pior das horas para -90dbm na melhor das horas para até -81dbm nos piores momentos! Mas independente do noise ir pra -81dbm, to tendo uma perda de db's aleatória, em várias horas do dia e por momentos breves, de 5 até 10db no sinal recebido das CPE's. Já verifiquei várias coisas e não acho a causa disso. Muitas vezes mudar o canal resolve, mas depois de um tempo, as vezes leva 1 dia, volta o mesmo comportamento. Óntem clientes ligaram reclamando de lentidão, verificando pela routerboard mesmo, notei que a maioria tava com velocidades de download anormalmente baixas para a hora que muitos usuarios normalmente tao usando bastante suas conexoes, muitos ficando com status "vermelho" de uso alto de banda, daí fui testar o upload da Rocket e tava passando no melhor dos casos 1,5Megabits/s, novamente! Sem upload, download trava quase que por completo, como sabemos. Essa queda de até 10db no sinal recebido do cliente, tb acontecia em 10MHz, mas com menos frequência que hoje, então preciso no meu entender, melhorar esse piso de ruido pra pelo menos -94dbm novamente e preciso fazer com o menor custo possível. Nos meus clientes o noise fica quase sempre em -96dbm ou as vezes até melhor, com as NanoLoco M2, ja em 10MHz algumas ficava em -102dbm... Então, quero trocar essa Omni, mantendo o custo mais baixo possível, utilizando um pequeno cluster de Nanostation M2, de 10dbi, cada uma em 10MHz, com sistema de shield em cada uma delas. Eu até cogitaria gastar mais em antenas setoriais, mas meu orçamento é apertado e além do mais, essa Omni está numa estrutura fisica que não comporta antenas setorias, pesadas e grandes, me obrigando trocar de torre, mas a estrutura atual comportaria algumas Nanos com um suporte adequado, meu receio mesmo é se com 4 Nanostation M2 conseguirei cobrir 1km em 360 graus, mantendo esses 40 clientes já existentes. Tenho medo de alguns ficarem com sinal fraco, os que ficarem mais na borda do lobulo de irradiação das nanos...
    Última edição por raumaster; 28-03-2013 às 21:07.

  19. #19

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Na situação atual, com 4 até vai, pois os Nanos são danados no respeito aos 60º do datasheet. Eles emitem para todo lado. Logicamente que para a retaguarda é menor a irradiação, mas existe. Assim, para clientes próximos é quase como que fosse uma omni.
    Se a proposta destes escudos for para isolar os lóbulos posteriores e dar mais direcionalidade , então na prática, 4 já não dará a cobertura desejada. Vai precisar ter mais Nanos para fechar os 360º
    Está faltando mais informações sobre diagrama após a aplicação do escudo.

    Filzek, os primeiros Nano que comprei foi contigo, no tempo da UsaImport. E já naquela época conversamos sobre um refletor para Nano justamente para evitar estes lóbulos indesejados. Mas me lembro que o teu projeto esbarrou em custos. O que hoje pode ser considerado barato, naquela época, quando um Nano custava o olho da cara, acrescentar mais um escudo encareceu e isso fêz que tu desistisse do projeto.
    A maioria dos provedores não teria demonstrado interesse e por isso os custos de produção não compensariam.

    Outra informação que está faltando para o companheiro poder decidir sobre este escudo proposto, é o preço e onde estão disponíveis.

  20. #20

    Padrão Re: Cluster com Nano Station

    Minha dúvida é... se colocar mais canais com NS M2 (com mais de 4 rádios), não temos como selecionar a polarização H/V, teríamos problema com os canais sobrepostos?

    Vlw


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Na situação atual, com 4 até vai, pois os Nanos são danados no respeito aos 60º do datasheet. Eles emitem para todo lado. Logicamente que para a retaguarda é menor a irradiação, mas existe. Assim, para clientes próximos é quase como que fosse uma omni.
    Se a proposta destes escudos for para isolar os lóbulos posteriores e dar mais direcionalidade , então na prática, 4 já não dará a cobertura desejada. Vai precisar ter mais Nanos para fechar os 360º
    Está faltando mais informações sobre diagrama após a aplicação do escudo.

    Filzek, os primeiros Nano que comprei foi contigo, no tempo da UsaImport. E já naquela época conversamos sobre um refletor para Nano justamente para evitar estes lóbulos indesejados. Mas me lembro que o teu projeto esbarrou em custos. O que hoje pode ser considerado barato, naquela época, quando um Nano custava o olho da cara, acrescentar mais um escudo encareceu e isso fêz que tu desistisse do projeto.
    A maioria dos provedores não teria demonstrado interesse e por isso os custos de produção não compensariam.

    Outra informação que está faltando para o companheiro poder decidir sobre este escudo proposto, é o preço e onde estão disponíveis.