+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Estou começando a trabalhar com provedor de internet a rádio agora, mas já tem cinco anos que trabalho com Operadoras de Telecom, e uma coisa é certa esse nivel de -44 não é real, ele está saturado o nivel real seria de -21 a -27, mais esse nivel satura o enlace e a consequente perda de desempenho, por ex: quando o pessoal diz que faz esse link com NanoStation é porque a potência do Nano fica em 27dBm e uma antena com ganho de 16dBi o nivel vai ficar -49 real, ai sim esse link vai funcionar beleza.

    Valeu galera

  2. #82

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Vou fazer em enlace pra trazer meu link de 50km com rocket + dish 30dbi queria pelo menos uns 30mb half já estaria de bom tamanho, se não conseguir depois vou tentar com dish de 34 dbi se mesmo assim não conseguir o jeito é partir pra rádios digitais e gastar alguns milhares de reais.... rsss

    Alguem já fez algum teste de rocket m5 com outra antena sem ser as dish ? Será que com uma hyperlink de dupla polarização consiga somar alguma coisa nos rockets.

  3. #83
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Vou fazer em enlace pra trazer meu link de 50km com rocket + dish 30dbi queria pelo menos uns 30mb half já estaria de bom tamanho, se não conseguir depois vou tentar com dish de 34 dbi se mesmo assim não conseguir o jeito é partir pra rádios digitais e gastar alguns milhares de reais.... rsss

    Alguem já fez algum teste de rocket m5 com outra antena sem ser as dish ? Será que com uma hyperlink de dupla polarização consiga somar alguma coisa nos rockets.
    Não espere muito desempenho com as antenas da HyperLink (embora sejam excelentes), pois com certeza as UBNT vão se sair melhor, eu pessoalmente não testei mas amigos meus sim e não tiveram bom resultado.

  4. #84

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Olha, só para frizar. não estou afirmando que esteja usando potencia elevada, Mas tive um pequeno problema em uma rede que presto assistencia e o nivel de pacotes estava horrivel, mesmo com o nivel de ping a 4ms no maximo, contudo tinha-se em muitos momentos perda de pacotes, foi então que verifiquei que o meu cliente tinha por conta dele aumentado o txpower do rocket. baixei para 16db e ficou como o nome Diz: Um foquete.

    O ptp esta a 28km e trafega entre 40mb a 60mb sem nenhum problema, mas como já foi dito, cada caso é um caso.

  5. #85

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Pessoal, esse problema é muito parecido com um que tive com Rocket M5 mesmo, e bem num enlace de 1.2 Km. Mas a grande questão no meu caso foi que pela interface wireless passava bem mais de 100 Mbps. Só que quando liberei o tráfego da rede mesmo, não passava de 10 Mbps, latência altissima e perdendo pacotes. Quando fui ver, era a interface ethernet da Rocket que apesar de mostar 10/100, só abria em 10 Mbps. Troquei de Rocket e pronto!!! Estou feliz com o enlace até hoje.

    Obs.: 1000 pacotes eu passo é por volta de duas da matina.

  6. #86

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Ja que o tópico é sobre insatisfação com a UBNT, a minha é relativa a quantidade queimas e defeitos que os equipamentos da UBNT apresentam na porta LAN.

    Trabalhei em 2,4 por mais de tres anos com mais de 300 equipamentos clientes (apzinhos de plasticos) tanto RTL quanto atheros e consigo contar nos dedos o numero de equipamentos que perdi por pane.
    O máximo que acontecia eram fontes 12V de 10 reais queimadas e facilmente substituiveis.

    Já os equipamentos UBNT, dos convencionais eu já perdi 03 bullets em menos de 30 comprados e 01 nanostation 2 de apenas 4 comprados, e isso em menos de 2 anos.

    Já os equipamentos M5 que tenho usado como padrão no meu provedor, em um universo de pouco mais de 100 unidades em menos de 8 meses, eu já perdi 01 loco M5, 02 airgrids M5, 01 nanostation M5 e uma nanobridge também m5.

    Estou começando a achar que não é tão bom negócio assim tocar um provedor 100% Airmax.

    E pra quem quiser palpitar, os defeitos são variados, alguns simplesmente não funcionam, outros conectam a 10mbps e não funcionam, outros conectam por algum tempo e depois se aquecem e perdem conexão.

  7. #87

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Chip kendin queimado é imperícia do instalador porque deixou de aterrar corretamente. A porta LAN da Ubiquiti é mais sensível e mais suscetível a queima do chip? É SIM. Por isso o aterramento deve ser perfeito e eficiente.

    Se o seu equipamento ainda está na garantia de um ano abra um RMA que a Ubiquiti substitui ou repara o equipamento (mesmo sendo imperícia do instalador).

    Se não gosta dos equipamentos da Ubiquiti não compre Mas sua estória triste não é parâmetro para o restante do mundo. O Percentual de RMA da Ubiquiti em todo o planeta é 0.003%. O Brasil é líder de RMA com 20% dos 0.003% e na maioria dos casos não há nada errado com o equipamento que o "técnico/instalador" brasileiro condenou.

    Quando o "técnico" brasileiro começar a considerar que a origem do problema é ele mesmo, as coisas começarão a fluir melhor.

    Enquanto vocês ficam "latindo pra lua", a Ubiquiti continua vendendo milhões de rádios todo mês e fazendo milhões de pessoas felizes com o equipamento de baixo custo e excelente performance (pra quem sabe usar).


    ZéAlves

  8. #88

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Eu sabia que um dos ninjas que ganham dinheiro da UBNT iriam aparecer para dizer isso...

    Já trabalhei com Equipamentos de primeira linha quando fui funcionario de uma tele, ja trabalhei com equipamentos comuns na minha empresa, e de todos os equipamentos que já me passaram pelas mãos NENHUM tem uma porta lan tão sensivel...

    E que fique claro que estamos utilizando cabos CAT6A com aterramento extrerno nos clientes e ainda assim as queimas não pararam de acontecer.
    E não é latir pra lua que atrapalha o brasileiro não. Na minha opinião o que atrapalha é o famos Jabá.
    É o cara que porque foi contrato para alguns eventos ou sei lá o que da empresa e já sai defendendo como se fosse a mãe.
    Se o Brasil da 20% de RMA é porque aqui praticamente ninguém tem rede elétrica aterrada e porque nosso país tem a maior incidencia de raios do planeta, mas ainda assim, não há equipamentos hoje no mercado que sejam tão sensiveis quanto os da Ubiquiti, e esse é fato e ponto final.
    Já fiz muitos projetos de terceiros além das minhas proprias torres, onde utilizando qualquer AP e com RB nas torres nunca tivemos problemas (em 4 anos nunca queimei uma RB), ao passo que já estou com um rocket queimado.

    E já vou dispensando daqui o desfile de credenciais, curriculo e formação porque isso eu também tenho, então sua resposta (eu sei que dará), peço para que seja baseada apenas nos fatos imutaveis do porque as eth (Bullet e Airgri nem tem kendim, são Mtek) da UBNT são tão ruins e se vão mudar ou não, porque sinceramente pouco me interessa quanto a UBNT vende no mundo, pois só tenho clientes no Brasil, e minha realidade de instalações é a daqui.

    Abraço, T+!

    Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.

  9. #89

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    PS.: Só para tirar a teima, pesquise no google: Ubiquiti+LAN+port+problem...
    Depois volte aqui pra contar se é "coisa de brasileiro".

  10. #90

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    O trabalho de tradução é voluntário, da mesma forma que a minha ajuda aqui no Under-Linux é voluntária. Eu não ganho dinheiro da Ubiquiti.

    Você é uma pessoa desinformada que conclui as coisas sem fundamentação Age por impulso da mesma forma que mete o pau no equipamento sem razão.

    Não posso dizer se vão mudar a engenharia do produto porque não faço parte da empresa.

    Você deveria ser processado por difamação.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 20-02-2011 às 00:34.

  11. #91

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    O problema deve ser com todos os tecnicos inexperientes mesmo ... eu me incluo nessa lista, mas ...
    Depois de ter todos os tipos de problemas de software e hardware com os NANO, resolvi voltar para os bons e velhos realtek da vida mesmo.
    Nao me considero a altura dos ultimos produtos da ubiquiti e resolvi ficar com produtos inferiores, assim como eu.
    Hoje soh uso porcaria na minha rede, mikrotik, realtek ... essas coisas, mas me sinto mais seguro ... e nao tenho que me preocupar com portas queimas misteriosamente, resetes sem explicaçao, sinal nas alturas e navegaçao horrivel e a lista eh grande.

  12. #92

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Cara, não adianta fazer biquinho e dizer que magoou.

    Efetivamente existe um problema de falta de preparo do pessoal técnico. Isto é inegável, da mesma forma que é ínegável o fato da porta LAN ser fraca e queimar por nada.

    O ponto que eu quero firmar é o seguinte:
    Ao invés de criticar
    prepare-se melhor,
    dedique mais tempo
    buscando informação.

    Tá cheio de gente aqui no fórum pronto pra ajudar de graça.

    Eu sei que a vida de vocês é uma roda viva, que são muitos incêndios
    ao mesmo tempo e que é fogo ter parar tudo para abrir um manual e
    estudar, mas tem que ser feito. Caso contrário a pessoa não sai da
    zona de conforto.

    O que eu estou dizendo aqui não é para ofender vocês, é pra cutucar e
    dizer, se liga... não é só o equipamento. Não denigra a imagem da empresa.

    ZéAlves

  13. #93

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Caro ZeAlves, sempre achei a sua posiçao no minimo curiosa.

    Nao vi nenhum relato que esteja denegrindo a imagem de alguma empresa aqui, soh vi relatos do dia-a-dia, e se esse retrato eh ruim, cabe a quem fez a pose melhora-lo um pouco, porque jogar a culpa no fotografo nao vai surtir efeito.

    Detalhe: acho que a ubiquiti tem produtos excelentes, mas empresa nenhuma consegue acertar o tempo todo.

  14. #94

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Tah certo. Não lembro de ter visto algum post seu denegrindo a empresa, mas eu estava falando das outras pessoas que fazem questão de meter o pau. Cara é uma maldade muito grande, é covardia...

    Quanto a minha posição curiosa, diga o que te causa estranhesa que eu respondo com toda sinceridade. Você vai ver que não é tão ruim quanto você pode imaginar

    Não há nada mais nobre do que dar a pessoa o direito de esclarecer um fato distorcido.

  15. #95

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Pra começar vc eh um profissioal de primeira linha e deveria entender que essas coisas acontecem.

    Infelizmente a ubiquiti errou feio nas CPE's dela tanto no soft quanto no hardware, mas tem se movimentado para corrigir isto, tanto que nos ultimos lançamentos vimos grandes alteraçoes no hardware, acho que o proximo curso de açao deveria ser um software mais robusto e menos sujeito a modificaçoes todas as "semanas", sei que isso eh para melhoria, mas nem sempre a gente pode ser os betas testers deles.

    Da ubiquiti soh dah pra reclamar disso mesmo: dos nanos, incluso os produtos M5, do software e do RouterStation que eh uma ideia poderosa, mas sem o software necessario pra alavancar tudo aquilo.

    De forma alguma a UBNT perdeu o merito, olha soh a nova versao do airmax! Sem palavras ...

  16. #96

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Beleza véio. Concordo plenamente com você.
    Este tipo de argumentação não tem como ser rebatida porque é a mais pura verdade.

    Tá vendo a diferença do que você escreveu aqui, pras outras críticas apaixonadas que
    rola de vez em quanto no fórum?

    A maioria das críticas apaixonadas eu nem vejo porque tenho mais o que fazer do que ficar defendendo a Ubiquiti, até porque não ganho nada fazendo isso (só ganho inimizade).
    Acontece que quando rola uma crítica apaixonada o meu Skype, MSN e e-mail não param de fazer "flóp", "Pan-nan-nan" e "bilummm"... Ao invéz de escrever a mesma lenga-lenga para cada uma das pessoas que ficou impressionada com os comentários eu sou forçado a entrar no under e escrever uma vez só. Daí, eu também sou um apaixonado/cabeçudo e dá no que deu nesse post

    Abraço,

    ZéAlves

  17. #97

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Zé, eu também não vi nada demais no que eu escrevi e também não gosto de críticas nem de DEFESAS apaixonadas.
    Mas indo aos fatos, o que ocorre é que a recomendação de aterramento sugerida pela UBNT é praticamente inviavel no Brasil. Eu já participei de projetos no Brasil inteiro, e simplesmente casas com rede elétrica aterrada e tomadas de 3 pinos no Brasil ainda são excessões e continuará assim por muito tempo, pois mesmo com o novo padrão de normas brasileiras que obriga o aterramento, o que mais se ve são os adaptadores de dois pinos pois equipamentos antigos ou importados (como os UBNT) não server ao novo padrão.
    O fato é que as recomendações para cabos e conectores blindados de forma a autar como terra, só servem se a rede atrás do POE também estiver OK, pois de outra maneira vira aterramento pra ingles ver.
    Depois de sucessivas queimas, o que fiz como beta em varios clientes foi adotar a conectorização e cabeamento cat 6a e utilizar o par metalico externo para descer um aterramento improvisado com haste metálica de 40cm aterrada.
    E mesmo eu intalando esse teste em 25 clientes, dois deles queimaram, então chego até a pensar que o aterramento bolado aqui, fez foi piorar.

    Não acho que sejam motivos para alarde (ainda), ou que seus clientes precisam se desesperar por ler isso aqui, mas é um fato que deve ser melhor estudado e informado para a UBNT (eu já enviei varios emails sobre o assunto e também escrevi no forum deles), de modo a adequarem a necessidade e sensibilidade do equipamento deles, as realidades da rede elétrica brasileira, pois tenho certeza que mesmo vendendo muito mundo a fora, o mercado brasileiro é um dos maiores e com grande potencial de expansão, nenhuma empresa em sã gestão iria querer perder um mercado assim.

    Atenciosamente.
    Riberto de Sousa Junior.

  18. #98

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Legal, mas vamos fugir do cenário home por enquanto.
    Vamos focar nas torres e centrais do provedores.

    Nestes locais nós temos a OBRIGAÇÃO de:
    a) Estabelecer um terra eficiente (não apenas enterrar as hastes, porque ateramento é mais do que haste enterrada)
    b) utilizar o terra eficiente em todas as tomadas
    c) descer cabeamento LAN/POE em eletroduto metálico isolado da eletricidade.
    d) usar cabos e conectores de qualidade.

    ToughCABLE - A Ubiquiti não fabrica estes cabos. O processo de seleção envolveu testes e mais testes de amostras de diversos fornecedores até encontrar o cabo ideal. ISTO NOS DIZ O SEGUINTE: nem todo cabo blindado é igual, por isso, é importante escolher uma marca confiável.
    Não precisa ser ToughCABLE, mas também não pode ser qualquer cabo blindado porque o cabo qualquer pode ser pouco eficiente.

    Cenário Home:
    Como o aterramento na casa inexiste, o provedor corre o risco de queima ou banca a proteção do equipamento.

    A porta LAN deveria ser mais robusta:
    Deveria sim, mas não é. Só nos resta se adaptar à situação enquanto a Ubiquiti não muda o projeto das portas LAN.

    Melhor solução paleativa:
    Se a Ubiquiti recomenda o aterramento e o uso de cabo blindado eficiente é sinal que eles pesquisaram e descobriram que esta é a alternativa que melhor atende quem ainda está na garantia e quem não está mais na garantia. Temos que encontrar um jeto de aterrar o equipamento e temos que usar cabo de rede blindado. Ponto final

    A Verdadeira Demonstração de Insatisfação:
    É mandar para a Ubiquiti todos os rádios que queimaram a porta LAN e ainda estão na garantia. Quando o barracão deles estiver cheio de RMA eles verão que o circuito da porta LAN é uma nhaca.

    Só tem um detalhe: Essa briga deve ser entre consumidor e fabricante. O pobre do revendedor ganha pouco e é apenas a ponte entre o fabricante e você. Além do mais, ter 20 mil clientes torrando o saco abrindo RMA é muito mais inconveniente do que ter meia dúzia de revendedor desesperado tentando apagar incêndio.

    O único ponto fraco dessa idéia seria a nota fiscal de origem para fazer o equipamento ingressar no Brasil sem ser tributado novamente.

    É possível que essa briga custe tanto quanto um equipamento novo, mas nada melhor do que o velho "dar um boi pra não brigar e dar uma boiada pra continuar na briga".


    ZéAlves

  19. #99

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Zé, mas é aí que a porca torce o Rabo...
    Sou engenheiro e minhas torres sempre tiveram todas as proteções que mandam as normas tecnicas brasileiras, mas ainda assim queimei um rocket, mas acho isso normal acontecer em uma torre exposta as descargas naturais com muito mais frequencia. Quanto a isso não é bom que aconteça, mas pode acontecer.

    Cabos eu só tenho usado os 6A da Nexans (uma das maiores fornecedoras de cabos para as teles e companhias elétricas do Brasil), a qualidade do cabo eu garanto, mas continuo batendo na tecla de que os produtos UBNT não suportam as péssimas instalações elétricas domésticas brasileiras.

    É como você disse: "ou o provedor arca com as adequações do cliente ou não usa", e disso não discordo, e estou até pensando mesmo em não usar, ou em pisar no freito e reduzir o uso até esperar uma solução da propria UBNT ou da concorrencia, mas eu não usar ou não querer gastar com instalações elétricas dos clientes, não me tira o direito de afirmar isso para meus clientes e colegas de foruns que participo.
    Não estou mentindo, não estou denegrindo nem aumentando nada. Apenas relato um fato e suas formas de contorna-lo, entao le quem quiser, faz quem quiser e compra quem quiser.

    E quanto ao RMA da UBNT, realmente basta abrir o chamado pelo site, esperar resposta e enviar o equipamento para troca, mas QUE FIQUE BEM CLARO que o frete corre por sua conta e o unico nanobridge que enviei ficou em mais de 50 reais de frete e demorou entre ida e volta quase 40 dias.


    PS.: Pelo que leio aqui você me parece um excelente profissional e não foi minha intenção levar nada para o lado pessoal, apenas fiz um relato do que vem ocorrendo em minha rede (que já tem varios milhares de reais em UBNT investidos), e abri o espaço para debatermos causas e soluções.
    Espero que possamos dialogar mais vezes em outros tópicos.

  20. #100

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Legal, só pra gente arrematar o assunto com energia positiva.

    Não se trata de coibir a expressão da pessoa. O relato de algo ruim num fórum deve ser o último recurso numa discordância entre consumidor e fabricante... Enquanto o fabricante disponibilizar meios para corrigir um problema, é injusto meter o pau nele

    Particularmente e não acredito que a Ubiquiti vá mudar o circuito da porta LAN deles (isto é a minha opinião pessoal) porque se você ler nas entrelinhas: o lançamento da fonte aterrada, o lançamento do toughCABLE e do conecotr blindado solucionam a maioria dos problemas por descarga elétrica e elevam a robustez da porta LAN para um nível aceitável.

    Creio que no momento que todos estes produtos estiverem disponíveis no mercado a Ubiquiti vai dizer:
    Não aterrou a tomada? Não usou o cabo e o conector blindados? Então não tem garantia pra LAN queimada!

    Tá certo que queda de um raio muito próximo queima muita coisa. Eu mesmo tenho uma penca de mikrotik queimado aqui, apesar de eu ter tomado as precauções técnicas quando instalei o gerenciador na empresa do cliente. Em momento algum culpo o fabricante, porque a coisa foi feia

    Nesses quase 3 anos que uso equipamento Ubiquiti na minha rede, e nas instalações que faço nos PTP das empresas, só perdi 2 rádios. Ambos estavam desprotegidos.

    Abraço,

    ZéAlves