+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    fiz testes ptp baixando de um ftp e consegui transferencia praticamente igual a velocidade da rede cabeada 10/100, mas o caso que é um link com um bloco de 256 ips que alimenta todo meu provedor, vendo link para empresas de grande porte (servidor web e email proprios, sistemas de vendas e pedidos online), usuarios domesticos, tenho hospedagem pag, servidores de email, no momento que o link comessou a dar pau tunha 500 usuarios domesticos, meu roteador estava com pouco mais de 50 mil sessoes abertas, e a banda entre a s duas pontas do link nao passava mais de 10mb, ficava entre 9 e 11. Banda passa no link sem duvidas, mas em pacotes uinicos e grandes, vou ver aki agora sao 11 horas e meu link ta com 19mb de consumo com 3835 pps de upload e 4386 pps de download, e definitivamente ele nao da conta de um link desses, ai em baixo vc disse que que teria algo de errado com a conf do ptp, e com certeza posso estar muito errada mas falto um mero detalhe (hardware) processamento.
    Quando o numero de sessões diminui o trafego aumenta?

  2. #22

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Mais quem falou em Wavion? Disse Alvarion, rádios do tipo BreezeAcess 5,8.

    Eu confiaria muito mais em MK pra esse fluxo de dados que vocês estão dizendo ter, até por questão de analise técnica mais profunda que o ROS fornece, sem contar os protocolos que é possivel agregar.

    Enfim, independente do equipamento, realmente a configuração deve estar afinadissima, se não mesmo um Alvarion, Parks, Sloka etc...vão ficar na mesma.
    Nao cabeção... E que sempre aparece alguem falando tudo inverso!!! Entendeu??? Tipow: confundem PtP com distribuição!!! :P

  3. #23
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Pelo que eu li no forum da ubiquiti, o Rocket M5 aguenta 15000 pps
    vc lembra onde esta postado isso no forum deles? procurei e nao axei.

  4. #24

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Ok, eu nao vou nem discutir... Troca teu equipamento por fibra optica entao...
    Pronto, ae voce vai morreerrrrr feliz.... 2 KM de fibra uns 5 mil reais acho... Mas se vale apena, entao faça!!!

    Pra mim esta otimo equipamento, se voce quer entao processamento, mete um PC nas torres mete uns cartoes de 300mb N, e corre pro abraço!!!

  5. #25
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Quando o numero de sessões diminui o trafego aumenta?
    quanto menos pps menor é o uso de processamento, aumentando a qualidade do enlace.

  6. #26
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ok, eu nao vou nem discutir... Troca teu equipamento por fibra optica entao...
    Pronto, ae voce vai morreerrrrr feliz.... 2 KM de fibra uns 5 mil reais acho... Mas se vale apena, entao faça!!!

    Pra mim esta otimo equipamento, se voce quer entao processamento, mete um PC nas torres mete uns cartoes de 300mb N, e corre pro abraço!!!
    mas é isso que vai ser feito, a fibra ja ta comprada projeto pronto falta execussao, so quis me adiantar para fazer a mudança e deu errado, o equipamento sempre me serviu bem, so fikei desepcionado nesse caso.
    Última edição por AltoValeNet; 15-01-2011 às 11:44.

  7. #27

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    E nao confunda WAVION com ROCKET, primeiro que e um 2.4 e outro 5.8!
    Foi o que vc disse!

  8. #28

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    vc lembra onde esta postado isso no forum deles? procurei e nao axei.
    Faz um tempo que eu tinha visto isso la. Vou ver e posto aqui.
    So uma coisa, esse ptp esta como bridge? Tem alguma autenticação?

  9. #29
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Faz um tempo que eu tinha visto isso la. Vou ver e posto aqui.
    So uma coisa, esse ptp esta como bridge? Tem alguma autenticação?
    bridge

  10. #30

  11. #31

    Padrão Re:

    Posso estar errado, mas querer enfiar São Paulo dentro de Itu não tem como mesmo... E outra, pra quem tem 500 clientes e uma pá de serviços a manter, não tá na hora de investir em soluções de maior escalabilidade? Dinheiro há, creio eu.

    Imagino que para esse caso o mínimo seria um rádio digital, ou então fibra, que já tá em projeto. Agora, culpar um equipamento BOM porque não correspondeu por algo que ele NÃO foi projetado não tá certo.

  12. #32
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Posso estar errado, mas querer enfiar São Paulo dentro de Itu não tem como mesmo... E outra, pra quem tem 500 clientes e uma pá de serviços a manter, não tá na hora de investir em soluções de maior escalabilidade? Dinheiro há, creio eu.

    Imagino que para esse caso o mínimo seria um rádio digital, ou então fibra, que já tá em projeto. Agora, culpar um equipamento BOM porque não correspondeu por algo que ele NÃO foi projetado não tá certo.
    a fibra ja ta passada vai ser ligada hoje a noite, minha decepsao é a seguinte, tive nos 2 congressos da ubnt e eles prometem que o aparelho da conta de 15mil pps isso ta ate registrado no forum deles e na verdade falei com varios colegas que fizerao testes e falarao que com menos de 2000 pps ja tava dando perca de pacotes, entrei em contato com a ubnt e eles ficam sem palavras, no ultimo congresso q fui em foz eles gaguejaram e enrolaram e nao responderao a pergunta de um colega sobre pps, falaram que depende do link e tal, mas mesmo o link estando em perfeitas condiçoes ele nao da conta de processar 15000 pps, minha revolta é essa, eles falao uma coisa e o aparelho faz outra, se fosse uma diferença pequena (o rocket passa 15000 pps, mas na verdade so da conta de 12000 pps), mas so ta dando conta de 10% do prometido, mas vou fazer mais testes de bancada com um software gerador de trafego, assim q tiver o resultado posto aki, abraços

  13. #33

    Padrão Re:

    15 mil pps, mas de qual tamanho? Analisa os pacotes na rede sem fios e tu vai ver que a maior parte é de 1400 pra cima...

    É a mesma coisa que o tráfego total dos AirMax. Se falava em 100Mb Full, só que UDP! E o tráfego TCP?? Pouco ou nada se falava...

    Sei lá, acho que tá havendo é um erro de comunicação sobre as especificações REAIS dos equipamentos, e não o teórico. Mesmo caso do protocolo 802.11B, que teoricamente chega a 11Mb, mas na prática ninguém passa dos 4Mb sem ter problemas. Estranho que ninguém mete o pau no IEEE porque o protocolo não funciona na prática igual ao teórico.

    Não é uma crítica pessoal contra a tua pessoa, entenda isso, certo? É apenas um comentário de linhas gerais a respeito do assunto, só aproveitando o relato que tu trouxe.

  14. #34

    Padrão Re:

    Olha pessoal.

    Eu uso e recomendo Ubiquiti e isso é mais do que óbvio aqui no fórum.

    Eu não conheço o AltoValeNet e creio que o desabafo dele é autêntico. Portanto o que vou escrever a seguir não é para ele, é genérico por todos os outros posts em que tenho visto nego pichar a Ubiquiti.

    Vamos aos fatos deste post:
    1) O teste de velocidade do software da Ubiquiti não serve como parâmetro porque é inconsistente.
    2) Usar RocketDISH de 30 dBi em 2KM é o mesmo que pendurar duas caixas de som na cabeça como se fosse fone de ouvido. Mesmo que aplique apenas 8 dBm de TX, será sinal em excesso. Possivelmente este é o problema do enlace do AltoValeNet.
    3) Com o rádio em Bridge-WDS e VLANS corretamente configuradas o overhead do tráfego é minímo. Portanto é o talente de quem configura a rede que faz a diferença.
    4) Os benditos PPS... Quando traduzi o evento da Ubiquiti em FOZ um cidadão impertinente torrou a paciência com a conversa de quantos pacotes o rádio é capaz de processar. Isto é pergunta hipotética, porque a quatidade de pacotes varia com o tamanho do mesmo.

    Ninguém gaguejou na hora de responder, a pergunta é que foi mal elaborada.
    É o mesmo que eu perguntar quantas vezes o coração bate por dia... Se eu estiver em repouso é um número e se eu estiver correndo é outro... Se forem vários regimes de esforços durante o dia é impossível determinar um valor. Foi exatamente isso que aconteceu no AWC de FOZ e o dono da Ubiquiti teve a fineza de tentar explicar isto para o cidadão.
    Depois de muitos minutos pertubando, eu mandei cortar o microfone do cidadão em respeito às outras 500 pessoas que estavam lá pra assistir o evento.
    O que ninguém viu é que depois de encerrado o evento eu e o vice presidente de negócios da Ubiquiti sentamos para explicar para ele como se determinava o número máximo de pacotes. Particularmente acho que a tentativa foi em vão...

    Agora de forma Generalizada:
    O que eu tenho percebido é que ALGUNS consultores da mikrotik estão perdendo serviço pra simplicidade da Ubiquiti. Quando o dono do provedor deixou de ser refem dele, o MAL consultor mikrotik se viu com menos serviço e por isso tenta fazer terrorismo e pichar o equipamento da Ubiquiti. Enquanto o cliente tiver medo, ele pode ser controlado.

    Tem algumas pessoas aqui do fórum que me detestam porque eu tento ensinar a pessoa a caminhar sozinha. Por outro lado tem um número enorme de pessoas que me adoram por este mesmo motivo. Eu prefiro focar atenção naqueles que gostam de mim

    Existe um outro segmento que é fanático por mikrotik e esses caras não admitem pensar em outra solução que não seja MK. Isto é pensar pequeno, é olhar metade da vardade.

    O importante é ter a mente aberta para novas tecnologias e usar o que cada fabricante tem de melhor para oferecer... Nada é 100% perfeito e nada é 100% ruim.

    Cabe à pessoa avaliar as possibilidades e usar o produto na aplicação correta. Isto os provedores (pequenos ou gigantes) fazem, e muito bem.

    Uma coisa é fato:
    Enquanto uma pessoa fica na sua insegurança e drama psicológico, milhares de pessoas continuarão felizes com os equipamentos da Ubiquiti (e de outros fabricantes).

    Lide com os problemas conforme eles se apresentam. Você tem 500 clientes hoje? então não se preocupe com os problemas de um provedor de 10.000 clientes.

    ZéAlves


    PS.: Valeu Jadir, você captou o espírito da coisa.
    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    a fibra ja ta passada vai ser ligada hoje a noite, minha decepsao é a seguinte, tive nos 2 congressos da ubnt e eles prometem que o aparelho da conta de 15mil pps isso ta ate registrado no forum deles e na verdade falei com varios colegas que fizerao testes e falarao que com menos de 2000 pps ja tava dando perca de pacotes, entrei em contato com a ubnt e eles ficam sem palavras, no ultimo congresso q fui em foz eles gaguejaram e enrolaram e nao responderao a pergunta de um colega sobre pps, falaram que depende do link e tal, mas mesmo o link estando em perfeitas condiçoes ele nao da conta de processar 15000 pps, minha revolta é essa, eles falao uma coisa e o aparelho faz outra, se fosse uma diferença pequena (o rocket passa 15000 pps, mas na verdade so da conta de 12000 pps), mas so ta dando conta de 10% do prometido, mas vou fazer mais testes de bancada com um software gerador de trafego, assim q tiver o resultado posto aki, abraços

  15. #35

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Ui falou tudo... Gostei da parte da caixa de som... E verdade mesmo, colocar DISH para um PtP tao proximo... Eu ja relatei, passo filmes HD de uma torre para outra usando uma dupla de simples NANO M5, com sinal 100% e as torres com 5km de distancia uma da outra!


  16. #36

    Padrão Re:

    Eu que agradeço, Zé. Um elogio vindo de alguém tão talentoso e gentil como você realmente é um mérito.

    Um abraço!

    EDITADO: Zé, tu que tem mais contato com o fórum da UBNT, procura lá a respeito do tamanho dos pacotes com relação às conexões simultâneas. Lembro por alto que o próprio Mike postou algo sobre isso. Se encontrar esse post quebra a banca.
    Última edição por Jadir; 18-01-2011 às 14:47.

  17. #37

    Padrão Re:

    Imagina, você percebeu exatamente a origem do problema, que é o tamanho do pacote.

    Quanto à minha delicadeza, desencana porque sou uma mula. Eu só tento me controlar um pouco kkkkkkkkkkk

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Eu que agradeço, Zé. Um elogio vindo de alguém tão talentoso e gentil como você realmente é um mérito.

    Um abraço!

  18. #38

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Desculpa a ignorancia, mas trafegar 15 mil pacotes de 1kb é mais pesado do que trafegar 1000 pacotes de 15kb?


    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ui falou tudo... Gostei da parte da caixa de som... E verdade mesmo, colocar DISH para um PtP tao proximo... Eu ja relatei, passo filmes HD de uma torre para outra usando uma dupla de simples NANO M5, com sinal 100% e as torres com 5km de distancia uma da outra!

    Quantos clientes pendurados pelo enlance?
    Última edição por Stronks; 18-01-2011 às 15:10.

  19. #39

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Citação Postado originalmente por Stronks Ver Post
    Desculpa a ignorancia, mas trafegar 15 mil pacotes de 1kb é mais pesado do que trafegar 1000 pacotes de 15kb?


    Quantos clientes pendurados pelo enlance?
    E um POP com 4 antenas... tem uns 40 a 50 users... Mas a um segredo sobre o DLNA...

  20. #40
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: RocketM5+disck30 2KM decepcionante

    Olha só Zé Alvez, eu também sou totalmente contra "abraçar uma causa" em favor de marcas e/ou produtos, até porque na área de tecnologia as coisas mudam com bastante freqüência, mas da mesma forma que você menciona sobre os fanáticos por isso ou por aquilo, você o faz, "defendendo com unhas e dentes" o produto que você utiliza. Tente usar OSPF com Rocket para ver que luta é (e não diga que tem que usar OSPF ptp, que tem que desabilitar o multicast, broadcast, pois isso tira todo o "mérito" da praticidade e facilidade do OSPF).

    Isto do OSPF é apenas um exemplo, pois o que quero dizer é; todos tem problemas e nada é perfeito então cada um tem que se adaptar às diversas situações.

    E quanto ao post do AltoValeNet, pode ser N detalhes os problemas relatados, mas PPS, sim é um dado valioso em um bom equipamento de enlace deveria sim o fabricante apresentar todas as tabelas com os cálculos e valores suportados em cada configuração (bridge, nat, roteado) e referenciando os tamanhos de pacotes (tipo N pacotes de X tamanho por segundo, pois isso é praxe em equipamentos como Cisco, Juniper, Motorola, Alvariom, entre outros).