+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Plugin Nagios para Mikrotik?

    Alguém conhece algum Plugin para o Nagios, onde ele monitora os MKT's e envia alerta de acordo com os paramentos que vou estabelecer, por exemplo:
    - CPU chegar acima de 40%
    - Trafego de uma interface a 10 megas
    - Números de conexões PPPoE ultrapassar a 40.

  2. #2

    Padrão Re: Plugin Nagios para Mikrotik?

    Cara to querendo implantar isso a uns meses so que ainda não tive tempo de parar para estudar. Eu sei o cacti tem uns plugin já o nagios eu não sei. Qualquer coisa me manda um MP se conseguir algo relacionado ao nagios, pois tenho preferencia por ele, pois onde trabalho tem nagios mais no caso faz snmp com cmts.

  3. #3

    Padrão Re: Plugin Nagios para Mikrotik?

    BOM DIA AMIGO..
    CONFIGUREI UM RB 433AH...POREN EU CADASTREI DOIS MAC...POREN QUANDO UM MAC ESTA CONECTADO O SEGUNDO MAC NAO CONECTA...PODE ME AJUDAR??

  4. #4

    Padrão Re: Plugin Nagios para Mikrotik?

    Tem sim meu amigo esta no site da nagios, nagios exchange, vai em plugins, hardware, network gear, *generic e procurar por check_mikrotik_mem, check_mikrotik_signal e check_mikrotik_users.

  5. #5

    Talking Re: Plugin Nagios para Mikrotik?

    A forma mais facil de fazer isso é usando o check_snmp do Nagios, porém para conseguir os valores desejados, vocês precisam baixar a MIB das RouterBoard no linux e copiar para os diretorios das LIB's de SNMP.

    Após isso você deve dar o seguinte comando:

    snmpwalk -v2c -c public 10.x.x.x.x .

    Dessa maneira ele vai retornar o Nome de cada OID, tendo o nome da MIB você executa o seguinte comando para pegar a OID.

    snmpwalk -v2c -c public 10.x.x.x.x MIB -On

    dai é só criar o check command no nagios no seguinte modelo:

    ./check_snmp -H $HOSTADDRESS$ -C $ARG1$ -o $ARG2$ -w $ARG3$ -c $ARG4$

    $HOSTADDRESS$ = Hostname
    $ARG1$ = Community
    $ARG2$ = OID
    $ARG3$ = Metrica Warning
    $ARG4$ = Merica Critical

  6. #6

    Padrão Re: Plugin Nagios para Mikrotik?

    Fernando, como faço esses proceidmentos? de baixar a mib e instalar no linux?