Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    bom dia

    Acho que vc pode fazer o melhor pararaio que nao vai ter 100% de garantia, afinal qual a utilidade de uma pararaio ??? atrair raios e drenar/discipar sua energia para o solo. Porem um raio a voltagem é muito alta. O raio vai acabar liberando fagulhas que atingiram a casa, e que provavelmente queime equipamentos.
    Na minha opiniao, eu mudaria o materia do cano. Pois vc fez um belo "chamador de raios"

  2. #22

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    E muito estranho isso... Aqui uso tubo de 6 metros na casa dos clientes... Nunca aconteceu isso, ja pedir muito equipamento mas por causa raios caindo na rede eletrica... Mas se voce esta em uma area aberta entao teria mesmo que ter um pararaios e bom... porque e complicado isso de raio viu... No fim ninguem tem culpa ne nano, nem tubo, nem a falta de pararaio... Isso e coisa de DEUS... Natureza e assim mesmo, e so a gente ver o que ta acontecendo em Petropolis e vamos falar que a culpa e de quem? e da natureza... Boa sorte ae amigo!!!

  3. #23

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Concordo com Morpheus, isso é coisa da natureza. Mesmo nós provedores fazendo aterramento, para raio, e o caramba sempre acontece de queimar uma fonte, um slot de uma routerboard. Não tem como ficar 100% protegido.

    PS: Sua casa é top !!!! gostei bastante hehehe um dia tenho uma dessa xD

  4. #24

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Amigao... Minha opinião e que você deu um puta azar.... Rsrsrsrs
    Mas seguinte chefe.... Como alguns colegas já disseram... Não existe ate o momento nenhuma proteção 100% contra raios.... Existem atenuadores....
    Soluções usando captores, para raios, etc, são validos... Mas principalmentes em construções com mais de 10 mts. Abaixo disso o dieletrico do ar não e suficiente para forcar a captação da descarga pelo canalizador.... Seja ele um franklin, seja um circuito klamper, etc etc....
    Minha sugestão pessoal e a mesma q eu aplico em soluções comerciais... Primeiro, fuja de hastes metálicas ... Se não der pra fugir, aterre as mesmas... INDIVIDUALMENTE do aterramento principal, e distante no mínimo 10 mts de qualquer outro circuito de aterramento.
    Como vc ta no litoral, próximo do mar, teu índice de condutividade do solo deve ser alto.... Ou seja, nem precisa medir muito... Isso e característico desse tipo de solo.... Então, toca montar um aterramento padrão q deve atenuar o seu problema de verão.... Se vc não sabe como fazer segue dicas básicas e simples:
    Material:
    - 4 hastes de cobre 2,4 mt padrão ABNT.
    - 4 braçadeiras para a haste (a loja de material elétrico Te indica a correta)
    - Fio de cobre rígido 10mm (mínimo) a qnt. Vai depender das tuas medidas..

    Modo de fazer:

    No ponto escolhido (lembre-se do distanciamento de outros circuitos de aterramento conforme falei), cave um pequeno buraco de uns 30x30x30 e enterre a primeira haste de maneira q a ponta dele fique dentro do buraco mas não totalmente enterrada. Após isso, afaste 4mts aprox. E faca um novo buraco e repita o processo da haste 1. Faca isso para as 4 hastes mantendo sempre 4mts entre elas (sempre afastando dos outros aterramentos). Após isso coloque as braçadeiras na ponta de cada uma das hastes. Se o fio q vc comprou for encapado, desemcape para que o fio nu fique em contato com a terra também. Abra uma pequena valetinha interligando as hastes e passe o cabo de uma haste a outra fixando o mesmo nas braçadeiras. Leve o cabo da ultima haste ate a ponta do cano metálico q faz a vez de haste do seu radio, (no trecho entre a haste e o cabo o cabo pode permanecer encapado e pode ser levado dentro de um canaflex, enterrado, etc...) e conecta ele na base do cano através de um furinho e um parafuso de rosca rápida. Pronto. Ae vc tem umbom circuito de aterramento muito eficaz. Alguns detalhes importantes: isole bem o radio da haste, e tenha certeza que sua casa também esta isolada em relação a haste. O ideal e enrolar pequenos pedaços de borracha de câmara de pneu no ponto onde a haste e fixada na casa para evitar um contato acidental com a estrutura metálica do concreto da casa, o que pode desviar uma parte da carga para onde não deve. Outro ponto importante, o uso de cabo blindado e conectores igualmente blindados no radio. Importantíssimo e vc não esquecer de SOLDAR a malha do cabo na carcaça do conector rj blindado pra uma melhor condução da ddp. Nas duas pontas. Alem e claro do aterramento do POE também estar ok e funcional.

    Acho que e isso. Desculpe se me estendi de mais.

    Abraços e melhor sorte da próxima vez.

  5. #25

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Rapaz se queimou isso tudo, que voce ta dizendo, entao o raio nao caiu na tua NANO como voce pensa, caiu foi na rede eletrica, ou seja nos postes... Verifica com o vizinho se algo dele queimou... Se queimou pronto meu amigo... Ae voce procura se informar bem sobre isso!!!

  6. #26

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Tbm fiquei curioso se foi na rede eletrica ou na aste... vou ficar acompanhando. ate pq o raio pode ter atingido a aste, e pode tbm ter descido o cabo do nano e passou pela rede eletrica procurando o chao... tow acompanhando pra ver se foi na rede eletrica ou na aste...

  7. #27

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Não mas sou cliente deles, tem preços bons, e se foi pela corrente elétrica como suspeito também aqui uso na minha rede (Dispositivo de proteção contra surto), é mais uma solução, mas se precisar estamos ai.

  8. #28

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    pela minha analize leiga foi assim
    o raio caiu no cano da nano estava tudo fora da tomada menos o roteador top link onde estava ligado o cabo da nano
    o raio entrou pelo cabo da nano ao tplink (via cabo rj ) ai entrou no pc (rj) mas o pc tava ligado a tv lcd por rgb queimou as entradas hdmi
    pela hdmi da tv foi ate os denons (receivers) que enviou para o resto dos equipamentos tudo por hdmi projetor etc... foi tudo pro espaço
    Mas o tplink( roteador ) estava ligado a tomada eletrica e levou para a rede eletrica queimando chuveiro fogao e lampadas e o dejuntor desarmou salvando o resto dos eletrodomesticos
    Meu erro .....Deixei o cabo rj da nao ligado ao roteadoresse é que mandou pra todos equipamentos via pc rgb e hdmi
    se tivesse desligado o rj da nano só perderia a nano

    o impacto do raio vez um barulho assustador e um clarao incrivel dentro de casa ficou todo mundo em choque a fonte do tp link derreteu mas detalhe só ele tava ligado a tomada (por isso queimou chueveiro digital e o fogao ) o resto foi conduzido via cabos hdmi do home theater

    pelo que li do topico a melhor soluçao e mais economica é a de aterrar bem a aste da nano como o colega ensinou ai em cima (Otimo tutorial) colocar cabos rj blindados e alguns dps de rede e em caso de raios (tempestades)desligar tudo e perder só a nano

  9. #29

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Citação Postado originalmente por Ronaldosom Ver Post
    Tbm fiquei curioso se foi na rede eletrica ou na aste... vou ficar acompanhando. ate pq o raio pode ter atingido a aste, e pode tbm ter descido o cabo do nano e passou pela rede eletrica procurando o chao... tow acompanhando pra ver se foi na rede eletrica ou na aste...
    foi exatamente isso veio pela haste da nano ate o roteador e do roteador que estava ligado a rede eletrica foi para a rede eletrica e queimou o chuveiro e o fogao e as lampadas
    Minha rede eletrica é bem construida pois ele é dedicada para a sala de home theater e muito bem aterrada mas o raio entrou pela tomada eletrica do roteador que recebeu do cabo rj da nano
    se eu tivesse desligado o cabo rj teria poupado todos os equipamentos pois a parte eletrica do home theater é toda ligada a um condicionador dps panamax importado que fez seu trabalho pois nao queimou os equipamentos quando o roteador enviou para a rede só queimou as entradas hdmi e fez um estrago pois sao equipamentos carissimos sem assistencia no brasil

  10. #30

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Volto a frizar, a culpa não é do Nano.
    E pense bem em colocar um ou mais pararraios na construção, dependendo do tamanho da construção, ou então levante bem o pararraios.
    Imgine um guarda chuva. E sua contrução embaixo. É mais ou menos isso que o pararraios faz.
    Mas ainda não é 100% de segurança.

  11. #31

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Ahhh perae eu li agora que queimou mais coisas??? Entre eles chuveiro??? Se queimou chuveiro entao esquece que foi o tubo... Foi descarga na rede eletrica sim... Agora se foi muitos equipamentos DIGITAS que queimou... Nem foi raio, foi apenas a eletro-estatica do raio... Porque raio derete o que tiver na frente... Se deu cheiro de queimado ta explicado!!

  12. #32

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Ahhh perae eu li agora que queimou mais coisas??? Entre eles chuveiro??? Se queimou chuveiro entao esquece que foi o tubo... Foi descarga na rede eletrica sim... Agora se foi muitos equipamentos DIGITAS que queimou... Nem foi raio, foi apenas a eletro-estatica do raio... Porque raio derete o que tiver na frente... Se deu cheiro de queimado ta explicado!!
    morpheus
    se acha que o roteador tp link pode ter recebido da nano e enviado pela rede eletrica e queimado o chuveiro que tambem é digital com controle remoto
    pois o roteador era o unico que estava ligado a rede eletrica e a nano por rjr

  13. #33

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Nao... o TPLink tava ligado na tomada certo? entao, e descarga veio pela a rede eletrica... Veja...

    Raio -> Rede Eletrica -> TPLink -> Nano
    | |
    | ------> Seus equipamentos ligados a Rj45
    |
    ---------> Outros equipamentos (chuveiro e etc...)

    Entendeu??? Se o TPLink nao tive-se ligado na tomada, nao tinha queimado nada!!! Entao ja sabe que o problema foi descarga na rede eletrica!

  14. #34

    Padrão Re:

    Analisando a situação, EU penso que não tenha sido em função da Nano ou da haste. Agora, 8 metros é um pouquinho de exagero... Tá quase servindo de para-raio.

    Quanto aos raios, uma informação de mera curiosidade: a AES/Sul, que fornece energia aqui na região onde moro, instalou a uns 2 meses protetores de surto da marca VTC nas linhas de baixa tensão, visando atenuar os problemas causados por raios (fonte: equipe técnica da terceirizada que presta serviço pra eles).

    Resultado: no último temporal, o protetor de surto aqui do bairro simplesmente explodiu quando caiu um raio na linha de baixa. Minha conclusão é que contra a natureza não há como testar limites, por mais cuidado e dinheiro que se dedique.

  15. #35

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    entendi morpheus dei bobeira mesmo de ter deixado o tp link ligado
    bom tinha 3 visinhos afastados a 100 metros cada passando o final de semana
    um me disse que estava com 2 tvs ligadas e nao queimou nada eles só ouvirao um estrondo
    como tenho a intençao de pedir indenizaçao a elektro só um dos vizinhos reclamou de queda subta de energia no mesmo horario que eu e ele me passou seu numero de protocolo de atendimento
    Sera que tenho direito a indenizaçao pela compania de rede eletrica
    vi casos e casos na internet mas nada de muito de concreto

  16. #36

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    Sim claro... Mas uma pergunta, tua caixa de energia ta no padrao??? Ou seja ela tem o aterramento? Porque a compania de energia vai na tua casa fazer a vistoria viu!!! Tem que ta tudo certinho para nao te da problema!!

  17. #37

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    sim minha caixa de energia é dentro de casa mas com aterramento seguindo as normas nbr e com dijuntores modernos
    de marca boa etc...
    tem aterramento no poste padrao tambem
    veja a obra em construçao
    esse é o material da caixa tudo feito o ano passado
    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/027-1.jpg

    repare que os cabos sao dimensionados e vem tudo para dentro com cabo 16mm o azul na foto

    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/008-1.jpg

    esse foi o esquema feito pelo engenheiro rascunho claro da minha instal~çao dedicada a sala de home theater onde o estrago foi maior
    http://i284.photobucket.com/albums/l...deligaobom.jpg

    esse é meu aterramento feito
    http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/2.jpg

    detalhes das dicrocoicas
    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/017-2.jpg

    central de alarme tambem queimada http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/030.jpg

    aqui a caixa sendo montada
    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/043-2.jpg

    tomadas dedicadas com dijuntores dimensionados para cada aparelho repare todas aterradas tres pinos

    http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/017-3.jpg

    aqui a caixa pronta e montada http://i284.photobucket.com/albums/l...coco/027-2.jpg

    aqui a sala pronta com os equipamentos

    http://i284.photobucket.com/albums/l...o/IMAG1050.jpg

    fundo
    http://i284.photobucket.com/albums/ll7/thincoco/130.jpg


    aqui os equipamentos que foram pro espaço
    http://i284.photobucket.com/albums/l...sdoWindows.jpg

  18. #38

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    entao pode ir atras do teus direitos na central de energia... so nao diz que foi um raio!!! hehhe

  19. #39
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    o raio caiu na nano mesmo,e desceu até o tp link e saiu dele a carga de voltagem com uma imensa intensidade e foi para tomada de energia dando retorno com alta tensão em todas tomadas da casa ...
    assim queimando os equipamentos ...
    vi seus disjuntores eles são os melhores pois são termomagnético desarma rapidamente ..
    mas com uma voltagem tão alta eles podem até desarmar mas a faisca pula dentro dele ....

  20. #40

    Padrão Re: nanostation m5 atrai raios queimou tudo em casa ajudem BOMBA

    ja estou aguardando o prazo legal de 10 dias para a companhia fazer a vistoria
    20 por lei para me ressarcir findando esse prazo entro com açao judicial
    Vi que no poste externo (da rua ) tem um cabo que aparentemente deveria ser um terra saindo de dentro do poste e é ligado ao ultimo fio dos que estao ligado minha rede que vai para meu poste padrao vou tirar fotos amanha
    esse cabo 9supostamente ) terra esta partido
    pergunta - Esse cabo partido pode de alguma maneira ter contribuido para a descarga eletrica
    Ou pode ser uma forma de eu respnsabilizar a empresa eletrica por fiaçao irregular
    ajudem ai