+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estrutura Provedor Internet Wireless

    Olá amigos do Under!
    Estou montando um novo provedor de Internet Wireless em minha cidade. Antigamente eu tinha um com sócio, porém a parceria não deu certo e me desvinculei...
    O servidor era bem simples e digamos rude...
    Um AP-PC com MK 3.20, 3 PCI Senão e três setoriais...

    Nele mesmo fazia o Cachê, controle de banda, hotspot ou seja tudo nele! E apenas um modem ADSL do outro lado da ponta apenas.

    Porém, agora quero fazer tudo organizado! Quero amigos que vocês, se possível é claro, me indicassem um estrutura, topologia de um sistema para atender:
    - 100 ~ 130 Clientes
    - Em um raio de 7Km
    - Torre de 30mts
    - Cachê total, páginas, vídeos, downloads... (pensei em até usar o Squind + Thundercache)
    - Hotspot IP/MAC
    - Controle banda
    E mais...

    Por enquanto, ainda não posso estar tendo um link dedicado! Minha única opção é utilizar uma ADSL de 4M, porém penso em colocar mais uma linha para ter mais 4M e assim ficando com 8M. E com isso fazer um balanceamento, deixando a navegação em ambas as linhas e fazer com que downloads utilizassem somente uma deixando a outra livre e assim os demais clientes pudessem navegar tranquilamente.
    O que eu não quero é que meus clientes passem por transtornos! Navegação rápida, segura...

    O que podem me sugerir amigos?
    Desde já agradeço, por ao menos estarem lendo!

    Muito obrigado!
    Alan Souza

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Cara, antes de pensar em tranquilidade de cliente, você deve pensar primeiro sua tranquilidade como provedor. Cade a preocupação com cnpj, alvará de funcionamento, SCM e etc. ???

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Iai "Segundo"!


    Pois é, este foi um dos motivos de eu ter saído da sociedade com meu sócio! Ele não se importava com o que poderia acontecer caso a ANATEL fizesse uma simples visita!

    Não questão, eu já dei entrada em toda a papela já! Em fevereiro eu já terei tudo prontinho. Por isso, estou querendo me espelhar em uma topologia e uma estrutura de sistema para que eu posso, ao menos, iniciar e mostrar um diferencial aos demais provedores que tem em minha cidade!

    Muito obrigado por sua resposta!

    Fico no arguardo de mais!

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Citação Postado originalmente por alansouza Ver Post
    Porém, agora quero fazer tudo organizado! Quero amigos que vocês, se possível é claro, me indicassem um estrutura, topologia de um sistema para atender:
    - 100 ~ 130 Clientes
    - Em um raio de 7Km
    - Torre de 30mts
    - Cachê total, páginas, vídeos, downloads... (pensei em até usar o Squind + Thundercache)
    - Hotspot IP/MAC
    - Controle banda
    Amigo, nessa "separação" você ficou com alguns clientes?

    1 - [sim] eu acho que você deveria pensa em algo para atende-los antes de monta algo profissional.

    2 - [não] pesquisaria os equipamentos que o pessoal tem recomendando aqui no fórum: Painel (não vou detalhar ) com Bullet 2-hp é o que vejo aqui, embora eu use rb + cartões.

    Mas tudo isso não vai te ajuda muito pq só você quem saberá o que é melhor para seus clientes com base no seu capital(investimento).

    Meu conselho é pega "alguns dias para destrinchar" esse fórum e tira a sua própria conclusão.

    Qualquer duvida que tiver de equipamentos, pode compara-los e esclareça as duvidas que aqui você recebera consultoria de alto nível.


    Boa sorte!

    -nlima

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Citação Postado originalmente por nlima Ver Post
    Amigo, nessa "separação" você ficou com alguns clientes?

    1 - [sim] eu acho que você deveria pensa em algo para atende-los antes de monta algo profissional.

    2 - [não] pesquisaria os equipamentos que o pessoal tem recomendando aqui no fórum: Painel (não vou detalhar ) com Bullet 2-hp é o que vejo aqui, embora eu use rb + cartões.

    Mas tudo isso não vai te ajuda muito pq só você quem saberá o que é melhor para seus clientes com base no seu capital(investimento).

    Meu conselho é pega "alguns dias para destrinchar" esse fórum e tira a sua própria conclusão.

    Qualquer duvida que tiver de equipamentos, pode compara-los e esclareça as duvidas que aqui você recebera consultoria de alto nível.


    Boa sorte!

    -nlima
    Opa, tudo bem?

    Sim, a maioria dos clientes são amigos, conhecidos e conhecidos de amigos!

    Já estou pesquisando bastante já faz um tempo!

    Estive pensando em usar, em cima:

    1 RB 433
    3 MiniPCI Senao EMP-8602
    e mais 3 painéis aos quais ainda não escolhi os bons!

    Já embaixo, estava com dúvidas. Se colocaria mais um Servidor MK-PC para controlar tudo, com mais um servidor Debian em paralelo ou se deixava tudo por conta da RB, em cima, e só o servidor Debian embaixo.

    Desde já agradeço nlima!

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Eu particularmente, lhe aconselho utilizar os bullet 2 hp, faceis de instalar, e não ficam atrás de rbs, sendo mais em conta, com qualidade e nada mais nada menos são da Ubiquit, e não se preocupe consiguirar colocar 30 simultaneos em cada bullet, acredito que com três bullet, um em cada painel, poderá cadastrar uns 150 clientes no total, com tranquilidade!!! é o que acho, pois uso apenas um bullet para 50 clientes.

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    amigo, concordo com o amigo alan souza, gerencie com uma RB e depois faça um cache em paralelo para que não venha trabalhar no gargalo com o seu link. uma boa para você trabalhar com seus primeiros clientes.

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Amigo vamos lá, vou falar de algo que estou usando e esta funcionando muito bem...

    Primeiramente vamos nos ater que vc vai trabalhar com um link ADSL...
    Entaão primeira coisa é ver se essa ADSL esta boa, verifique se ela esta estável sem perda de pacotes e se esta dando a banda corretante, se estiver tudo certo vamos em frente, caso nao, procure uma ADSL que esteja boa...

    Segundo, coloque uma RB 1200 para gerenciar seus clientes, ai fica a seu critério se vai usar HotSpot ou PPPOE, eu aqui uso HotSpot, Terceiro, vamos falar da parte de Transmissão para seus clientes, eu aconselho a usar Painel de 90 da Ubiquiti com Rocket M5, com esses equipamentos na torre vc vai poder atender até 320 clientes com tranquilidade, digo isso para vc poder colocar 80 clientes por painel, nos clientes aconselho vc a usar AirGrid M5

    Bom é isso, espero ter ajudado.

    Abraço

    OBS: eu nao trabalho com ADSL, Só trabalho com Link dedicado, mais as minhas torres são tudo Painel UBNT com Rocket e nessa minha rede tenho 3 mil clientes funcionando perfeitamente, por isso estou indicando para vc, qualquer dúvida posta ai.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Pessoal, com um link de 2MB dedicado, posso atender quantos clientes simultâneos utilizando um rb800.

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura Provedor Internet Wireless

    Olá amigo,

    Estou querendo iniciar minhas atividades no ramo de provedor wireless, e hoje mesmo fiz um pequeno orçamento de quanto vai me custar a aparelhagem inicial para atender uma pequena parcela de clientes, mas focando em boa qualidade. Estou com dois vizinhos que já forneço 3 megas cada por rede cabeada, mas isso não vai ser por muito tempo. Se você obteve respostas do pessoal aqui e montou seu provedor, venho pedir se não for muito que me de algumas dicas.

    Abraços.