+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Ola a todos, Grato pela ajuda, e sempre ai pra ajudar tambem naquilo que souber!!

    Bom, pessoal estou com uma ideia, e queria saber da opniao dos amigos!

    Estou pensando em mudar toda minha rede para o modo N
    com bullet M2 e nos clientes, que serao em torno de 15 simultaneos (cada ant.)

    • Antenas = Hyperlink PAinel e omni
    • bullet M2
    • Web proxy com cache fulll (bem preparado) para o trafego
    • nos clientes adp. usb N da tp-link com antena grade de 25 dbi
    • Qual seria a velocidade maxima que cada cliente iria navegar???
    • isso vai virar????
    • Qual seria meu alcance com e sem visada???
    surgiu essa ideia, depois que vi as facilidades na travessia de obstaculos, sendo que meus clientes estao perto e tem antena 25, pensei na facilidade ja que meu municipio so tem arvores...


    Grato amigos!!
    E que seja dada a devida reputação a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Oi Josué, tudo bom? Quanto tempo

    Em resumo é o seguinte:
    Multipath não é recurso para corrigir falta de visada.

    Num cerário onde você tem diversos clientes com visada marginal e o processamento do AP está muito alto por conta do reenvio de pacotes, o AirMAX pode trazer algum beneficio (mas bem pequeno) no que diz respeito a redução de reenvio de pacotes e redução do processamento do AP.

    Fora isso você não terá grandes vantagens. Se você resolver vender planos de 1 mega ao invés de planos de 128kbps, é quase certo que o rádio que você usa no cliente hoje seja capaz de te atender numa boa. Mesmo com visada parcialmente obstruída um rádio de 54mbps é capaz de entregar entre 1 e 3 mbps de banda...

    Se você estivesse em um ambiente onde todos os seus clientes estivessem com visada 100% desobstruída, aí sim eu diria: Mude agora pra AirMAX (MIMO).

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    bom como o zé ja explicou, nem o modo N nem o AirMax foram feitos para se utilizar sem visada, eles simplesmente auxiliam quando isto ocorre parcialmente, essa deficiencia é da faixa de frequencia de 2.4 e mais ainda em 5.8GHz, e não da tecnologia usada.

    mas os equipamentos que voce citou são uma boa escolha, e com visada terão um otimo desempenho.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Então Zé Alves e RBGInfo, eu me sinto no "mato sem cachorro" quando leio e releio sobre Airmax
    Tenho conversado com quem usa 5.8 e realmente sem visada, nem tentar.

    Daí que os equipamentos de eleição para meu caso são ainda 2.4.
    Sou bem sincero com vocês: ainda não tenho problema de interferência em 2.4. Apesar de a cada site survey parece haver mais gatonet.
    E o Airmax parece que o grande lance do sistema é lidar melhor com interferências.

    Mesmo pensando no futuro, 5.8 não vai resolver, a não ser que o Ibama me permita cortar árvores. É muita árvore. Estou contornado isso, distribuindo outros pontos de acesso. Mas ainda assim é complicado.

    Cabeamento é inviável pois não tenho alta densidade demográfica para isso.
    Quando saiu o Airmax logo me entusiasmei e mais ainda quando anunciaram o Airmax/gps.
    Já imagino uma torre com 4 rocketM2/gpx administrando o sinal da torre.
    Nos clientes, AirgridM2.
    Mas daí esbarro na decepção. Ninguém se mexeu para homologar isto em 2.4. Parece que está se desenvolvendo uma certa "paranoia" em torno do 5.8 que está contaminando os distribuidores e daí eles não homologam em 2.4 imaginando que não terão mercado.
    Mas eles teriam que pensar na realidade. Nem tudo é um "mar de rosas" ou seja, nem todos os locais estarão indicados para 5.8 como distribuição de sinal.

    Fica aqui meu protesto para com os distribuidores autorizados Ubiquiti.

  5. #5

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Acho que o colega está confundindo Airmax com Wimax.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Josué, tudo bom? Quanto tempo

    Em resumo é o seguinte:
    Multipath não é recurso para corrigir falta de visada.

    Num cerário onde você tem diversos clientes com visada marginal e o processamento do AP está muito alto por conta do reenvio de pacotes, o AirMAX pode trazer algum beneficio (mas bem pequeno) no que diz respeito a redução de reenvio de pacotes e redução do processamento do AP.

    Fora isso você não terá grandes vantagens. Se você resolver vender planos de 1 mega ao invés de planos de 128kbps, é quase certo que o rádio que você usa no cliente hoje seja capaz de te atender numa boa. Mesmo com visada parcialmente obstruída um rádio de 54mbps é capaz de entregar entre 1 e 3 mbps de banda...

    Se você estivesse em um ambiente onde todos os seus clientes estivessem com visada 100% desobstruída, aí sim eu diria: Mude agora pra AirMAX (MIMO).

    Abraço,

    ZéAlves
    Grato meu cara, muito tempo heim, imagino que nesse intervalo eu andei conseguindo resolver as coisas por aqui e até mesmo ajudar alguns amigos que estavam com problemas em cidades visinhas...

    bom, e quanto ao alcance , como seria no modo N ??

    grande abraço pessoal! valew a todos!

  7. #7

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Galera, eu to pensando em investir porque:

    andei lendo que o em modo N o sinal pode atravessar até 3 andares de puro concreto,
    ai imaginei isso junto de uma setorial de 17 dbi.. e numa torre a 30 mt de altura...
    seria tudo..

    e sem falar na velocidade prometida por eles nesse modo!
    o que dizem ??!
    abraço a todos!

  8. #8

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Acho que o colega está confundindo Airmax com Wimax.
    Opa, se sou eu a quem você se refere, não confundi não. Até nem ouço mais falar em Wimax.
    Me refiro ao AirMax da Ubiquiti que está saindo versão nova com GPS

  9. #9

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Pois é Josué, mas sem uma boa visada nada disso entra em efeito.

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por josueferreiradesouza Ver Post
    Galera, eu to pensando em investir porque:

    andei lendo que o em modo N o sinal pode atravessar até 3 andares de puro concreto,
    ai imaginei isso junto de uma setorial de 17 dbi.. e numa torre a 30 mt de altura...
    seria tudo..

    e sem falar na velocidade prometida por eles nesse modo!
    o que dizem ??!
    abraço a todos!

  10. #10

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Opa, se sou eu a quem você se refere, não confundi não. Até nem ouço mais falar em Wimax.
    Me refiro ao AirMax da Ubiquiti que está saindo versão nova com GPS
    Não meu caro 1929, me referi ao autor do post, pode ter confundido a tecnologia M5 (Airmax) com Wimax, que como vc mesmo citou, nem se fala mais.

    É o seguinte, com problema de visada é complicado, algumas pessoas arriscam fechar em 900mhz, mas não sei como fica o toughpout.

    Já em relação a tecnologia AirMax da Ubiquiti, recomendo! Muito bons para enlace, toda linha M5 é recomendada.

    Recentemente fechei um enlace de 4km com visada (evidentemente), utilizando dois Mimos Bridge M5, está simplesmente perfeito.
    Última edição por emsfalcao; 18-01-2011 às 19:50.

  11. #11

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Não meu caro 1929, me referi ao autor do post, pode ter confundido a tecnologia M5 (Airmax) com Wimax, que como vc mesmo citou, nem se fala mais.

    É o seguinte, com problema de visada é complicado, algumas pessoas arriscam fechar em 900mhz, mas não sei como fica o toughpout.

    Já em relação a tecnologia AirMax da Ubiquiti, recomendo! Muito bons para enlace, toda linha M5 é recomendada.

    Recentemente fechei um enlace de 4km com visada (evidentemente), utilizando dois Mimos Bridge M5, está simplesmente perfeito.
    Já que falaram em distâncias, será que o rocketm5 vai bem em 85km?
    Este protocolo é mais robusto para longa distância?
    No link planner a visada fica no limite, por causa da curvatura da terra.
    Estou para fazer um e na dúvida.
    XR5 com uma boa parábola Geenge eu já vi.
    Última edição por 1929; 18-01-2011 às 20:07.

  12. #12

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Carlos,

    Passou de 50KM não compensa a banda que passa pelo EIRP que gera. O ideal é uma torre intermediária.

    Eu já fiz com 65 KM porque usando Rocket e Dish de 30, porque o cliente quis assim, mas não faria novamente se o enlace fosse para mim. Mesmo usando a dish de 34 elimina-se a margem de atenuação e o link começa a flutuar e degradar performance principalmente se precisar usar toda a banda.

  13. #13

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Valeu Zé Alves.

    É mais uma questão de distância mesmo. Esta degradação não tem nada a ver com o projeto do equipamento. Vai ocorrer com qualquer outro? Eu vi um link com xr5, beleza mas me enganei, não era 85km era 60km.

    Por via das dúvidas já estavamos vendo um ponto intermediário.

  14. #14

    Padrão Re: Provedor em modo N por causa de obstaculos,daria certo?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então Zé Alves e RBGInfo, eu me sinto no "mato sem cachorro" quando leio e releio sobre Airmax
    Tenho conversado com quem usa 5.8 e realmente sem visada, nem tentar.

    Daí que os equipamentos de eleição para meu caso são ainda 2.4.
    Sou bem sincero com vocês: ainda não tenho problema de interferência em 2.4. Apesar de a cada site survey parece haver mais gatonet.
    E o Airmax parece que o grande lance do sistema é lidar melhor com interferências.

    Mesmo pensando no futuro, 5.8 não vai resolver, a não ser que o Ibama me permita cortar árvores. É muita árvore. Estou contornado isso, distribuindo outros pontos de acesso. Mas ainda assim é complicado.

    Cabeamento é inviável pois não tenho alta densidade demográfica para isso.
    Quando saiu o Airmax logo me entusiasmei e mais ainda quando anunciaram o Airmax/gps.
    Já imagino uma torre com 4 rocketM2/gpx administrando o sinal da torre.
    Nos clientes, AirgridM2.
    Mas daí esbarro na decepção. Ninguém se mexeu para homologar isto em 2.4. Parece que está se desenvolvendo uma certa "paranoia" em torno do 5.8 que está contaminando os distribuidores e daí eles não homologam em 2.4 imaginando que não terão mercado.
    Mas eles teriam que pensar na realidade. Nem tudo é um "mar de rosas" ou seja, nem todos os locais estarão indicados para 5.8 como distribuição de sinal.

    Fica aqui meu protesto para com os distribuidores autorizados Ubiquiti.
    bom eu sou outro que todos os meus enlaces ja estao usando AirMax em 5.8 e estou só esperando alguem se mecher para homologar 2.4 pois não acho a solução migrar cliente para 5.8, pois alem de gerar ruido para os ptp ainda é mais dificil os enlaces e mais sucetivel a interferencia.

    Citação Postado originalmente por josueferreiradesouza Ver Post
    Grato meu cara, muito tempo heim, imagino que nesse intervalo eu andei conseguindo resolver as coisas por aqui e até mesmo ajudar alguns amigos que estavam com problemas em cidades visinhas...

    bom, e quanto ao alcance , como seria no modo N ??

    grande abraço pessoal! valew a todos!
    bom a maior diferença no modo N para o A é o througput que aumenta consideravelmente e o tratamento a falhas.

    Citação Postado originalmente por josueferreiradesouza Ver Post
    Galera, eu to pensando em investir porque:

    andei lendo que o em modo N o sinal pode atravessar até 3 andares de puro concreto,
    ai imaginei isso junto de uma setorial de 17 dbi.. e numa torre a 30 mt de altura...
    seria tudo..

    e sem falar na velocidade prometida por eles nesse modo!
    o que dizem ??!
    abraço a todos!
    como ja foi dito, sem visada pode esquecer, a deficiencia é da faixa de frequencia de 2.4 e pior ainda em 5.8 e não da tecnologia ou do protocolo.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já que falaram em distâncias, será que o rocketm5 vai bem em 85km?
    Este protocolo é mais robusto para longa distância?
    No link planner a visada fica no limite, por causa da curvatura da terra.
    Estou para fazer um e na dúvida.
    XR5 com uma boa parábola Geenge eu já vi.
    funcionar até funciona mais o ideal é montar uma torre no meio desse enlace para conseguir usar toda o banda do enlace, sem contar que a essa distancia tem que ter uma boa margem de erro para a zona de fresnel e a dificuldade de alinhamento, mas se a banda que vai passar no enlace não for muito alta pode ser feito sim que o equipamento suporta.