Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Bom aqui vai alguns detalhes sobre a configuração do AirOS. Como está resumido, apenas falarei sobre a opção WIRELESS e ADVANCED.
    Então começando por WIRELESS:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.jpg
Visualizações:	881
Tamanho: 	5,9 KB
ID:      	18799

    Lembrando que tudo que esta aqui, foi retirado do google, wikipedia, manual do AirOS e ate mesmo do under-linux.org, então se alguém ler o que já escreveu em post anterior, não se assuste, é de sua autoria mesmo.
    O objetivo desse post, é colher informações do tipo, como vocês estão utilizando o rocket em modo AP, e como esta configurando. Eu configurei o meu assim, de acordo com que pesquisei, porem não sei ao bem se estou certo. Gostaria que postassem os macetes ou ate mesmo as experiências já presenciadas.
    Bom então em Wireless Mode:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mode.jpg
Visualizações:	1447
Tamanho: 	5,5 KB
ID:      	18800

    Como vou utilizar modo Access Point ou Ponto de Acesso, irei selecionar a opção Access Point. Lembrado que estou utilizando um RocketM com uma BaseStation 90.
    Em SSID, é o nome da rede desejada, e se slecionar o HIDE SSID, a seu nome da rede ficará oculto para todos, inclusive para outros aparelhos da linha M.
    Mode IEEE:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iee.jpg
Visualizações:	900
Tamanho: 	2,8 KB
ID:      	18793
    Aqui por padrão, o RocketM apenas trabalha em modo A/N Mixed.
    Channel Width:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         channel.jpg
Visualizações:	701
Tamanho: 	3,0 KB
ID:      	18801
    Canal Largura: Esta é a largura espectral do canal de rádio. Suportado larguras espectro wireless canal:

    • 5MHz – é o espectro do canal com a largura de 5 MHz (conhecida como Taxa de modo Quarter).
    • 10MHz – é o espectro do canal com a largura de 10 MHz (conhecida como Taxa de modo Half).
    • 20MHz – é o espectro de largura do canal padrão (selecionada por padrão).
    • 40MHz – é o espectro do canal com a largura de 40 MHz.

    Reduzir a largura espectral fornece duas vantagens e uma desvantagem.

    • Vantagem 1: Ela vai aumentar a quantidade de canais não-sobrepostos. Isso pode permitir que redes de escala mais
    • Benefício 2: Ela vai aumentar o PSD (densidade espectral de potência) do canal e permitir que a distância apontam para um aumento.
    • Desvantagem: Irá reduzir throughput proporcional à redução do tamanho do canal. Então, só o modo como turbo (40MHz) aumenta as velocidades possíveis em 2x, metade do canal do espectro (10MHz), vai diminuir as velocidades possíveis em 2x.

    Channel Shifiting:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         shifiting.jpg
Visualizações:	806
Tamanho: 	3,1 KB
ID:      	18796

    Channel Shifting: opção permite que os canais especiais que têm o desvio de frequência do 802.11b padrão e canais 802.11a. Esta é uma característica Ubiquiti proprietário desenvolvido. Os benefícios são redes privadas e de segurança inerentes. Usando o canal de mudança, as redes podem instantaneamente se tornam invisíveis para os milhões de dispositivos Wi-Fi em todo o mundo.
    É como se oculta-se o SSID, porem os produtos da linha M5 da ubiquiti se enxergam, já os outros fabricantes não.
    Frequency:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         freq.jpg
Visualizações:	775
Tamanho: 	2,6 KB
ID:      	18798
    Freqüência ou Canal qual o rocket irá trafegar. Faça sempre uma varredura com o AirView, e escolha o canal mais apropriado.
    Output Power:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         power.jpg
Visualizações:	788
Tamanho: 	5,2 KB
ID:      	18797
    Quanto menor a força, melhor o troughput e consequentemente qualidade de navegação. Procure trabalhar com 17dbm.
    Security:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         security.jpg
Visualizações:	818
Tamanho: 	6,4 KB
ID:      	18794

    Você pode escolher um criptografia, porem não recomendo. O que recomendo é no maximo o cadastro dos MACs dos clientes apontado para essa setorial, evitando que alguém conecte “a toa”.
    Ative a opção MAC ACL, e cadastre os MACs que deseja negar ou permitir, dependo do que escolher.
    Bom agora no proximo post, que sera de imediato, vou colocar sobre Advanced.

    Caso precisar, posso disponibilizar em pdf.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         txrate.jpg
Visualizações:	849
Tamanho: 	3,6 KB
ID:      	18795  
    Última edição por Nks; 19-01-2011 às 01:05.

  2. #2

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Bom agora a opção ADVANCED:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         avancado.jpg
Visualizações:	737
Tamanho: 	6,5 KB
ID:      	18802
    Aqui em Advanced eu retrato com mais detalhes as opções RTS Threshold e Fragmentation Threshold e o Multcast Data, logo abaixo.
    Bom em AirMax Settings:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airmax_setings.jpg
Visualizações:	917
Tamanho: 	7,0 KB
ID:      	18803
    AirMax: AirMax Ubiquiti é proprietária de votação da tecnologia TDMA (Aplicável somente para o AP ou WDS Modo AP). Se AirMax é ativado, o dispositivo só aceita estações AirMax. (Disable AirMax para compatibilidade com o legado 802.11abg dispositivos). AirMax também apresenta algumas configurações avançadas autodetecção QOS.
    Obs.: Este guia, foi realizado no modo Access Point, por isso não falarei sobre No ACK Mode fot PtP, pois é uma utilização mais exclusiva a PtP.
    Em Advanced Wireless Sittings:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rts_fragmentation.jpg
Visualizações:	911
Tamanho: 	9,5 KB
ID:      	18804
    Fragmentation Threshold (Fragmentation Length): Esta opção determina o tamanho máximo de frame que será transmitido pelo ponto de acesso. Qualquer pacote maior do que o valor definido será fragmentado e enviado em frames separados. O valor default dessa opção é 2346 bytes (o que desativa a fragmentação de pacotes, reduzindo o overhead e garantindo a melhor taxa de transmissão possível), mas é possível reduzir o valor para até 256 bytes. O problema é que frames maiores resultam em mais erros de transmissão quando há interferência, ou quando o sinal está fraco. Nessas situações, reduzir o threshold para 1024 ou mesmo 512 bytes torna a transmissão mais estável (já que reduz o volume de frames corrompidos e torna as retransmissões mais rápidas), mas, em compensação, reduz a taxa máxima de transmissão da rede.
    RTS Threshold: Por utilizarem um meio de transmissão compartilhado, as redes wireless são susceptíveis a colisões, da mesma forma que as antigas redes com cabo coaxial. As colisões fazem com que os frames transmitidos simultaneamente sejam perdidos e as estações precisem esperar um tempo determinado antes de poderem recomeçar as transmissões.
    Para reduzir o problema, o padrão 802.11 implementa um segundo sistema de controle de colisões, o RTS/CTS, que consiste em um processo de verificação, onde o cliente envia um frame RTS (Request to Send), e aguarda o recebimento de um frame CTS (Clear to Send) antes de começar a transmitir.
    O uso do RTS/CTS praticamente elimina o problema de colisões, mas, em compensação, reduz a taxa de transferência da rede, já que passa a ser necessário transmitir dois frames adicionais para cada frame de dados.
    Por default, o tamanho máximo de frame (definido na opção Fragmentation Threshold) é de 2346 bytes e o RTS Threshold é de 2347 bytes. Esta é uma forma polida de desativar o recurso, já que se o RTS Threshold é maior do que o tamanho máximo dos frames, significa que a regra nunca será aplicada.
    Para ativar o RTS/CTS, você deve alterar a configuração, usando um valor mais baixo na opção RTS Threshold do que na opção Fragmentation Threshold.
    Em redes com muitos clientes, sobretudo em ambientes espaçosos, onde os clientes ficam distantes entre si, o uso de um RTS Threshold de 512 bytes pode aumentar a taxa de transferência da rede (além de tornar a transmissão mais estável), já que o ganho pela redução no número de colisões costuma ser maior do que a perda introduzida pelo processo de autorização.
    A pegadinha é que ativar o RTS/CTS no ponto de acesso não resolve o problema, pois faz com que ele (ponto de acesso) passe a pedir autorização antes de transmitir, em vez do contrário. Para que o TRS/CTS seja efetivo, você precisa ajustar o parâmetro na configuração das estações e não do ponto de acesso.
    Para saberem mais sobre RTS Threshold, aessem o link abaixo, foi de lá que eu tirei toda essa informação:
    Opções avançadas - Redes Wireless, parte 3: Configurando o ponto de acesso

    Em ACK
    :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ack.jpg
Visualizações:	802
Tamanho: 	5,8 KB
ID:      	18805

    ACK Timeout: especificar o tempo de espera ACK. Toda vez que a estação recebe o frame de dados que envia um quadro de ACK para o AP (se erros de transmissão estão ausentes). Se a estação não recebe ACK do AP no set timeout ele re-envia o quadro. O desempenho cai por causa dos muitos quadros de dados também são re-enviar, assim, se o tempo de espera for muito curto ou muito longo, o resultado será má conexão e desempenho de transferência.
    Alterar o ACK Timeout valor''vai mudar a Distância para a distância valor apropriado para o ACK Timeout.
    Ajuste automático de controle permitirão à ACK Timeout recurso de auto-configuração. Se ativado, ACK Timeout valor será obtida dinamicamente usando um algoritmo semelhante ao índice conservador Algorithm (usado em airos v3.4). É muito recomendado o uso de Auto Ajuste opção para 802.11n.

    Em Aggregation:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aggregation.jpg
Visualizações:	744
Tamanho: 	4,1 KB
ID:      	18806

    Agregação: Uma parte do padrão 802.11n (ou padrão de rascunho). Ele permite o envio de vários quadros por acesso único para o meio através da combinação de quadros juntos em um quadro maior. Ele cria o quadro maior pela combinação de quadros menores com a mesma fonte física e pontos de extremidade de destino e classe de tráfego (QoS, por exemplo) em um quadro grande com um cabeçalho MAC comum.

    Multcast:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         multcast_data.jpg
Visualizações:	670
Tamanho: 	2,4 KB
ID:      	18807
    Multicast:Em redes de computadores (LAN), multcast é a entrega de uma mensagem a um GRUPO de comutadores distintas, simultaneamente em uma unica transmicao.
    Multcast é frequentemente empregado em IP, em aplicações de streaming de midia e televisao pela internet.
    Ou seja, como um programa de televisao on-line ou sistema de cameras, onde a msm imagem da camera, sera visto por varios outros pontos da rede, simultaneamente.
    Entao no meu ponto de vista, se vc nao for utilizar o nano para cameras de circuito interno de tv, ou algum outro tipo streaming na sua rede, como tv on-line, vc nao fara u uso dessa opcao, entao o recomendado é deixar desativado.
    Eu peguei essas informações no wikipedia, o mais engraçado é que apareceu logo em cima essa frase:
    "Multicast" às vezes é usado incorretamente para referir a um multiplexed broadcast.”
    Entendendo mais sobre esse “multiplexed broadcast”:
    Multiplexed -> Multiplexação:
    É um processo em que varios dados trafegados analogico ou digital, sao combinados em um unico sinal. Como por exemplo, na telefonia, varios telefonemas poder transferidos atraves de um fio.
    Ou seja, em um Access Point Radio Base, cada radio trafega apenas em um canal, nesse canal passa dados de todos os usuarios on-line simultaneo, indiferente do seu uso, se um eh msn, outro é video... etc
    Broadcast -> Transmitir ou radiodifusao é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informacao. Em Redes de computadores, um endereco broadcast é um endereco IP, que permite que a informacao seja enviada para todas as maquinas de uma LAN.
    Em relação a primeira frase já explica tudo, Multacast: “as vezes é usado incorretamente para referir a Dados Transmitidos por IP (usuário) para todas as maquinas de uma rede LAN, WAN.

    Reporting
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         extra_reporting.jpg
Visualizações:	683
Tamanho: 	2,2 KB
ID:      	18808

    Habilitar Extra Reportagem: O recurso irá relatar informações adicionais (nome do host, por exemplo) nos quadros 802.11 gestão. Esta informação é comumente usado para identificação de sistema e relatórios de status na descoberta utilitários e sistemas operacionais Router.

    DFS:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dfs.jpg
Visualizações:	680
Tamanho: 	1,7 KB
ID:      	18809
    Enable DFS: isso eh bom ter ativo, ele escuta frequencia .. e muda automaticamente para uma frequencia que estiver melhor.. se esta estiver ruim ele altera para outra... no brasil se for utilizar algumas faixas de frequencia 5.1 .. 5.7 .. é obrigatorio o uso do DFS

    Isolation
    :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         client_isolation.jpg
Visualizações:	682
Tamanho: 	2,3 KB
ID:      	18810
    Ativar Client Isolation: Esta opção permite que os pacotes só para ser enviado a partir da rede externa e vice-verso CPE (aplicável para AP / WDS AP apenas). Se o isolamento do cliente está habilitado estações sem fio conectado ao AP mesmo não será capaz de interligar em ambos os dois (MAC) e camada 3 (IP) nível de camada. Isto é eficaz para as estações de associados e colegas WDS também.


    Bom termina aqui a minha experiencia agora conto com a opnioes e experiencia de voces.

  3. #3

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Uma questão a respeito de não usar criptografia mas cadastrar os Mac autorizados.
    Eu nunca usei esta config, mas imagino que quando o instalador sai para instalar, já precisa saber em qual AP vai conectar. Mas às vezes em campo isso muda.
    Como contornar? Não usei, mas imagino que levar um notebook já cadastrado em todos os APs, seria uma solução.
    Outro detalhe que não sei, é quantos Mac cada rádio aceita cadastrar.

  4. #4

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    acompanhando!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    cara aqui na minha rede 2.4ghz eu nao cadastrei os macs desde o inicio, ai o que aconteceu,,, uma bagunca em relacao a mac nas setoriais, tem gente que conecta em 2, tem gente q conecta em setorial com sinal ruim,,,,, e td mais...... aqui com a rede N, vo comecar desde o inicio a cadastrar macs...... em relacao a sua pergunta, como contornar,,,,,, notebook nao tem como, pq eh o mac da antena no caso na linha ubiquiti, ja em 2.4ghz vc pode fazer isso msm, cadastra um note em tds as setoriais,,,,,,,

    agora na rede N, aqui eu to fazendo assim, liga na hora da instalacao, e fala qual setorial vai ser, q eh a que esta apontada na direcao do cliente.......

  6. #6

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por wireless&cia Ver Post
    acompanhando!!!!
    a minha ideia, eh fazer uma especie de manual com experiencias realizadas...... que nem sou leigo na linha N da ubiquit porem estou correndo atras de entende-la, aqui no underlinux, achei falando pouco sobre rocket em mdo Access Point, a maioria dos posts, eh sobre P2P.....

    apenas podemos tratar sobre macetes sobre rede N. Aqui tbm estou usando td AirMax 1x1 com AirGrid no usuario final...... quero entregar 1mb no maximo 2mb, e 1x1 vai tranquilo...... por enquanto meu troughput do rocket ta baixo, tenho poucos usuarios pindurados,,,, se eu conseguir um troughput de 20mb com ping estavel por setorial, para mim ja esta mais q otimo........

  7. #7

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    cara aqui na minha rede 2.4ghz eu nao cadastrei os macs desde o inicio, ai o que aconteceu,,, uma bagunca em relacao a mac nas setoriais, tem gente que conecta em 2, tem gente q conecta em setorial com sinal ruim,,,,, e td mais...... aqui com a rede N, vo comecar desde o inicio a cadastrar macs...... em relacao a sua pergunta, como contornar,,,,,, notebook nao tem como, pq eh o mac da antena no caso na linha ubiquiti, ja em 2.4ghz vc pode fazer isso msm, cadastra um note em tds as setoriais,,,,,,,

    agora na rede N, aqui eu to fazendo assim, liga na hora da instalacao, e fala qual setorial vai ser, q eh a que esta apontada na direcao do cliente.......
    isso pode ter acontecido porque devem estar todos com o mesmo ssid.
    Daí fica pulando mesmo.

  8. #8

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    isso pode ter acontecido porque devem estar todos com o mesmo ssid.
    Daí fica pulando mesmo.
    Pior que nao!!! Nao uso com o mesmo SSID os paineis!! É no profile do cliente msm, ou é cliente que conecta na outra rede, pq em um momendo de pico ou troughput maximo no cartao, ele resolveu mudar de setorial!!! Isso parece bom, mais nao eh pq dessa maneira vc nao tem um controle exato de usuarios por setorial, por isso que eu vou fazer cadastro de mac desde o inicio agora!!!

  9. #9

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Pior que nao!!! Nao uso com o mesmo SSID os paineis!! É no profile do cliente msm, ou é cliente que conecta na outra rede, pq em um momendo de pico ou troughput maximo no cartao, ele resolveu mudar de setorial!!! Isso parece bom, mais nao eh pq dessa maneira vc nao tem um controle exato de usuarios por setorial, por isso que eu vou fazer cadastro de mac desde o inicio agora!!!
    Tá mas como ele vai pular de rádio se o SSID é diferente?
    Voce usa nos clientes rádios configurados como cliente ISP, ou seja roteados?

  10. #10

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Ele pula do radio, pq o cidadao poe pra conectar em outra rede e nao sei como vai para no profile do programa da placa tbm. Ai o que acontece, ele fica variando conforme o sinal estiver melhor entre as duas do profile! Mais isso é em placa PCI Edimax no Windows XP ou 7, em rede 2.4Ghz, e nao no AirMax ubiquiti.

    No ubiquiti to usando o cliente ja roteado, via pppoe, mais to com intensao de deixar em bridge e usar um autenticador pppoe no cliente, nao sei ainda.
    Eu uso servidor de pppoe na torre, conversando via RADIUS com o meu sistema administrativo, que é o myauth3.
    Última edição por Nks; 21-01-2011 às 11:36.

  11. #11

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Ele pula do radio, pq o cidadao poe pra conectar em outra rede e nao sei como vai para no profile do programa da placa tbm. Ai o que acontece, ele fica variando conforme o sinal estiver melhor entre as duas do profile! Mais isso é em placa PCI Edimax no Windows XP ou 7, em rede 2.4Ghz, e nao no AirMax ubiquiti.

    No ubiquiti to usando o cliente ja roteado, via pppoe, mais to com intensao de deixar em bridge e usar um autenticador pppoe no cliente, nao sei ainda.
    Eu uso servidor de pppoe na torre, conversando via RADIUS com o meu sistema administrativo, que é o myauth3.
    Entendi, eu já estava desconfiando que seria usb ou placa pci.
    Isso também pode acontecer quando o cliente é notebook e pega direto da torre sem ter rádio na casa dele. Tenho alguns clientes que são assim.
    É um saco, porque eles ficam trocando mesmo de profile. Daí a gente vai lá e limpa tudo e deixa só uma rede preferencial. Mas eles teimam e scanear a rede e acabam criando outros profiles.

  12. #12

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    exatamente, aqui tbm acontece, as vezes entro na minha rb, e vejo o ACK,,,, ai eu tenho um script do alexandrecorrea q reboota os ACK de acordo do tempo que vc que, aqui eu coloco de 3 em 3 minutos... isso ajuda muito, mais ai eu vejo um ack alto, ai quando vou ver nem eh usuari nenhum deve ser algum note por ali, mais nem tem ip cadastrado, pq la na opcao last ip do mikrotik ta em branco!!!

    bom, mais voltando ao assundo do airmax, como eh soh vc que esta interagindo aqui!! hehehe... vc esta utilizando BaseStation ai com o RocketM?? se tiver me conte algo sobre,,, configuracao, troughput se eh td isso msm em modo AP?
    abracos

  13. #13

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    BOA...

    Alguém teria um manual do airOS M5

  14. #14

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Venho aqui para lhe agradecer por esse tópico pois a sua dúvida era a minha dúvida e reforço a necessidade de ampliar o fórum quaisquer dúvida postem não fiquem aguardando igual eu fiz ! o equipamento era diferente e a distancia um pouco menor ! uso 2 nano5 em ptp e tentava passar 20mb da NetVirtua para minha casa, só passava 15mb pois estava em 10mhz indo a 24 de output ! aumentei para 54 e troquei o channel width muito obrigado por todos os que postaram nesse topico !

  15. #15

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por zeusnet Ver Post
    BOA...

    Alguém teria um manual do airOS M5
    Bom segue ai em baixo o manual em ingles para voce, desculpe a demora! nao visitava esse topico a um certo tempo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Manual-AirOS_3.4.pdf
Visualizações:	1326
Tamanho: 	1,75 MB
ID:      	19570Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Manual-AirOS_3.4.pdf
Visualizações:	1326
Tamanho: 	1 Bytes
ID:      	19570

    No site da ubnt, tem com AirOS mais recente. Qualquer coisa poste ai, que se eu poder te ajudar, te ajudarei.

  16. #16

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Citação Postado originalmente por skywalker Ver Post
    Venho aqui para lhe agradecer por esse tópico pois a sua dúvida era a minha dúvida e reforço a necessidade de ampliar o fórum quaisquer dúvida postem não fiquem aguardando igual eu fiz ! o equipamento era diferente e a distancia um pouco menor ! uso 2 nano5 em ptp e tentava passar 20mb da NetVirtua para minha casa, só passava 15mb pois estava em 10mhz indo a 24 de output ! aumentei para 54 e troquei o channel width muito obrigado por todos os que postaram nesse topico !
    Opa, fico muito contente em ter te ajudado. Só lhe pesso se nao for de mais, ja que te ajudou, em clicar na estrelinha ai abaixo, me agradecendo!!

    Abracos.

  17. #17

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    tenho 2 duvidas pra quem ja usa os rockets em PTMP.
    1º no que diz respeito a cadastramento do mac de cliente novo na rede. como o rocket se comporta, no mikrotik a gente consegue cadastrar o cliente no acess-list de fomra rapida e sem derubar os demais clientes online, é possivel isso nos rocket? ou seja, quando a gente cadastra um novo mac no "access-list" do rocket os demais clientes continuam navegando normalmente ou é preciso ser feito algum reboot pro cadastro ser finalizado.
    2º eu gostaria de saber ser é possivel usar rockets m5 com basestation na torre e nos clientes a linha M tbm, mas com o controle no meu server PC/MK como ja faço hj.

    minha estrutura atual:
    RB750(LB)>>PC/MK HOTSPOT/FIREWALL EM PARALELO COM MK-AUTH >> SWITCH>> RB´S EM BRIDGE NAS TORRES COM HYPERLINK H 90º 14DBI.

    tudo funcionando perfeitamente , porem sinto a necessidade de oferecer planos maiores que 300k pros meus clientes.

  18. #18

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Boa tarde 3sinternet, bom vou ser breve nas respostas.
    1) sim tem como vc cadastrar os MACs dos clientes, porem ate na versao que teste que era a 5.3, na hora de cadastrar um novo mac, era preciso reiniciar a rocket, dessa maneira ela derruba tds e depois volta. Pode ser que em firmwares futuros, isso seja resolvido, pois no proprio mkt, tem versoes que ele derruba tbm a estacao.

    2) com certeza, o controle é inteiramente feito no seu server. Vc pode fazer um controle tbm pelo firmware da antena da linha M no seu cliente, tipo vc limita o TX e RX dele. Porem se ele resetar a antena e reconfigurar sem o limite, a banda dele vai ficar ilimitada, entao eu recomendo por enquanto vc usar um controle no servidor ou mkt mesmo.

    Em relacao a sua estrutura de rede, vai funcionar sim, porem eu recomendo vc utilizar servico de PPPoE pois alem de ser seguro, pratico e eficiente, ele tbm evita dos clientes se enxergarem. Ai no caso de utilizar uma estrutura PPPoE vc vai ter que mudar algumas coisas na sua estrutura atual.

    Espero ter ajudado, abracos.

  19. #19

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Agradeço as informações. Me ajudou sim, me fez decidir continuar tudo atraves de MK mesmo, já q acho muito falho o fato de ter q reiniciar os demais clientes pq estou cadastrando mac novo na rede. imagina se eu tivesse um volume de 20 instalaçoes diarias ou mais, a rede seria derrubada todas estas vezes, ridiculo isso. rs... no mikrotik em todas as versoes q usei se na hora de cadastrar o mac vc nao fazer nenhum "comment" nunca derruba ninguem, mas se fizer é tiro no pé, derruba mesmo.
    quanto aos clientes se enxeergarem aki nunca aconteceu, uso mascara /32 ele so enxerga ele mesmo e o gateway. mas obrigado mesmo pelas dicas.
    so mais uma duvida q me surgio agora, alguem ja esta usando com sucesso uma Basestation ligado em cartoes mini pci, sei q nao da pra usar airmax, mas o q me interessa nesse ponto é fazer MIMO usando na torre Basestation ligados em duas minipci em caixa e rbs separadas pra evitar interferencias e nos clientes usar as antenas da linha M de dupla polarização tbm fazendo assim o MIMO e com isso aumentando a largura da banda. desculpa se falei alguma beiteira ai, é so uma ideia.

  20. #20

    Padrão Re: Configuração AirOS - Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo Access Point

    Tinha como mostra a configuração do Manual com detalhes sobre AirOS com RocketM modo cliente.Pois tenho um enlace de 6 km e sou iniciante no ramo de provedor.

    att