+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como gerar gráficos das conecções Wireless?

    Olá pessoal, eu tenho uma RB133 que uso em Bridge somente para clientes Wireless, quem faz todo o controle e serviços é um servidor BFW. Porém estou tendo ultimamente problemas com um cliente que o sinal varia muito, gostaria de alguma ferramenta ou Addon pra instalar nessa RB pra mostrar um gráfico de sinal da conecção de cada cliente, tipo o NetStumbler, não sei se isto existe e é possível, algum meio pra eu daqui ver o sinal destes clientes, e não da estação deles. Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Como gerar gráficos das conecções Wireless?

    Amigo se você quer ver o nível de sinal, é somente ir na aba> wireless> registration se eu não me engano que la mostra o nível de sinal de seus clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Como gerar gráficos das conecções Wireless?

    sim, isso mesmo. Vá em wirelles - aba registration e olhe em signal streength.
    se não achar, clique com o lado direito onde ficam os clientes, e vá em Show columns e marque signal streength.
    deixe o sinal, de preferencia, abaixo de -70 para lhe garantir melhor estabilidade nos clientes e os que estiverem acima disso, ex: -80, regule a antena.
    abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Como gerar gráficos das conecções Wireless?

    Algumas opcoes mais amplas:
    1) Habilatar o snmp na RB e usar algum programa como Nagios, Cacti ou Zabbix para monitorar as MIBs de conexao wireless
    2) Dependendo da versao do ROS ( 3.x em diante ), usar a API PHP do Mikrotik para conectar a RB e gravar os valores das conexoes wireless em algum banco de dados para consulta posterior.

    Para monitoracao de um cliente especifico, a segunda opcao eh a melhor, mas eh um pouco mais trabalhosa, pois eh preciso fazer todo o esquema de coleta e apresentacao dos dados. No caso de ser vc a pessoa que vai fazer a coleta, vc pode especificar o que vc quiser, bem como o intervalo.