Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio Rocket M5

    Quem saberia me informar quantos clientes um Raidor Rocket M5 segura?..
    Teria como fazer um provedor com estes radio?
    Qual antena deveria usar neste radiro para mult-ponto?
    Qual equipamento posso usar nos Clientes?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    olha tem gente que fala que aguenta ate 100 mas eu pessoalmente duvido disto ,acho que deve aguentar no maximo 25 online passando uns 512 kbps por cliente .
    mas isso e opinião minha sem experiencia propria ,estou indo pelo cartões sem fio a maioria so aguenta 25 online e começa a abrir o bico .
    ate agora neste forum ninguem provou que uma rocket aguenta mas que isso ....

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    concordo com o sr naldo864 no max 25 a 30 com velocidades altas tipo 300 kbps 512kps até 600 ..

  4. #4

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Bem, eu utilizo os Rocket M5 em conjunto com as antenas da Ubiquiti desde seu lançamento, atualmente a célula que mais tem cliente esta com a média de 55 clientes online com velocidades que variam de 200K a 500K, ainda não tenho problema nem mesmo nos horários de pico, a unica coisa que na minha opnião não é das melhores é o alcance dos rádios, mas acredito que isso seja devido a antena e não ao Rocket M5, mesmo porque o Rocket tem 27dbm, é potência pra caramba! mas com relação ao alcance das velhas antenas Setoriais da Hyperlink com cartões XR5 o alcance da Hyperlink é bem maior, mas em relação aos usuários onlines os Rocket saem na frente.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    voce poderia tirar alguns print screnns quando tiver com estes 55 usuarios e postar aqui pra gente ver por favor assim e bom que quem quiser comprar ou estiver com duvidas vão ver na pratica.

  6. #6

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    é uma boa essa dica do naldo864, prq eu to iniciando agora e ja queria começar com 5.8 e seria uma boa começar com os rockets M5, um testes deste cairia bem para muitos aqui do forum, estamos no aguardo.

  7. #7

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    blz, assim que possivel vou disponibilzar pra galera, agora de manhã vcs sabem que a quantidade de usuários online é sempre menor... hj a tarde postarei...t+

  8. #8

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    La vem esse papo de novo...

    Ok bando, eu nao vou fazer print screen da tela do rocket primeiro, porque hoje to em casa, segundo porque ta chuvendo, terceiro nao ta na hora de PICO... Entao nao adianta nada.... Massss se me lembrarem isso mais tarde... Posso ate pensar em ir no provedor e fazer um SCREEN da Rocket que tem 58 usuarios e todos navegando com velocidades entre de 300kbps a 4mb!!! Infelizmente nao vou la agora... Porque nao tem nenhuma chamada mesmo para atender meu 120 clientes online agora. To ate casando de nao fazer nada nesses ultimos 20 dias... So mexendo com cache e aquilo outro...
    Mas me lembrem mais tarde que eu vou la fazer um SCREEN para voces...

  9. #9

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Oloco o cara tem 120 e fica nessa tranqüilidade toda, mais diz ai, esse sossego todo veio depois da implantação dos rockets, não sei a galera mais eu to bem curioso, vlws.

  10. #10

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Sim claro!!!
    Foi ate bom eu abrir as antenas hoje para ver os sinais, vi que tem uns que tenho que mandar meu tecnico preguisos fazer ajustes finos... Se voces observarem tenho clientes com mais de 10 PCs na linha deles entre eles: Microlins, Moveis Gazin, Karolaine financeira (BMG), Supermercado TCHE, Supermercado Sandro entre outros... eu so coloquei o que sao 44 on-line ate agora, ainda nem ta na hora de pico... Mas ja da pra ter uma ideia, e apenas 1 das antenas BASESTATION....
    Sim, quando eu troquei meu sistema para QUASE todo para Ubiquiti, meus 120 clientes com UBNT nao me dao um problema a 20 dias... 80% sao UBIQUITI e apenas 20% ainda ta 2.4 mas nao uso mais RB com cartao a 1 ano, hoje as 4 antenas sentorias tem uma BULLET 2 HP... O que me da dor de cabeça e os equipamentos dos clientes 2.4.... Pois tem uns que usam USB, outros usam radios problematicos e assim por diante... Mas esses clientes lutam para nao mudar para o UBIQUITI, mas quando ver alguem com ele funcionando... Ae me ligam porque o de tal e mais rapido que o meu... Logico que e por causa do cache full... Porque no radinho de plastico dele so vai passar no maximo 2 a 3 megas... Enquanto isso nos cliente 5.8 ubiquiti passa mais de 10 megas brincando... Sem ninguem falar nada... E so ver a foto numero 3....
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar1.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	18852 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.JPG
Visualizações:	299
Tamanho: 	149,3 KB
ID:      	18853Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar3.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	116,4 KB
ID:      	18854

  11. #11

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    OBS: o usuario educasa@... sou eu vendo um video do youtube que esta no cache do servidor... o usuario claudiomachado@... ele esta vendo um filme em HD do servidor DLNA na casa dele... PS: ambos estamos na mesma antena... Ou seja na mesma BASESTATION...

    MASSSS ja vou deixando um bom aviso aqui: Não e so chegar e ligar a basestation e o cliente, tem muita coisa para configurar, tanto que amanha minha pequena equipe de 3 pessoas vao, fazer ajustes finos em alguns clientes... As vezes trocamos ate de equipamento para da melhor qualidade... e ja vi que tem uns nesses dias de chuvas que estao com sinal ruim, mesmo assim ainda tao navegando e nem reclamam...

  12. #12

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    MorpheusX, imagens falam mais que mil palavras.
    Não deixam dúvidas da qualidade.

    Só me diz uma coisa. Como é a tua área de cobertura, plana, poucas árvores?
    O único receio que tenho com relação a 5.8 é a questão da visada. Se em 2.4 é complicado, em 5.8 é muito mais ainda.

  13. #13

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Blz galera, como pude notar MorpheusX o seu Rocket M5 esta em modo Bridge, quem esta fazendo o controle de usuarios? é um servidor linux com turbocache?
    Qual alcance medio da rede em Km?
    ja testo este Rocket com os radios da airgrid m5?

  14. #14

  15. #15

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    1929
    Cara a cidade e uma cidade do interior do Amazonas, entao, tem lugares com poucas arvores e outros lugares que e uma floresta literalmente... Tem lugares planos, como tem lugares baixo... exemplo: minha torre principal e no MEIO literalmente da cidade... No centro... O problema todo e que ela tem 40 metros... masss e um lugar baixo, perco quase 10 metros em relacao as outros... Entao ela tem 30 metros...

    Tem coisa no mundo do wifi que nem eu entendo... tem lugares maravilhosos... exemplo minha casa, fica a 2 KM da torre, mas para o sinal pegar bem, eu tenho que subir a nano uns 5 metros em relacao ao chao... ae o sinal fica maravilhoso... pode ser o tilt da basestation, mas o sinal no chao vendo a torre fica horrendo.... Mas tem lugares proximo a torre que tem um monte de arvores do inferno, e o sinal 100%... E pode ser erro meu sobre o tilt, amanha meu tecnico vai subir na torre para arrumar e fazer uns ajustes finos... quem sabe eu melhore mais ainda o sinal!!


  16. #16

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Citação Postado originalmente por ccr2212 Ver Post
    Blz galera, como pude notar MorpheusX o seu Rocket M5 esta em modo Bridge, quem esta fazendo o controle de usuarios? é um servidor linux com turbocache?
    Qual alcance medio da rede em Km?
    ja testo este Rocket com os radios da airgrid m5?

    Sim, modo Bridger e o certo uai... Modo AP e modo bridger. Controle de usuarios tae uai, o mikrotik, foto 3... Sobre o cache e em linux sim....
    Tenho clientes a 100 metros e clientes a 6 a 7 KM... Esse ultimo esta com o sinal pessimo por causa de arvores, mas como ele mesmo diz: PORRRAAAA TA NAVEGANDOOOO BEM!!! o foda e que ele me suja o CCQ... Mas ja vou arrumar com um PtP para ele usando Nanobridger M5 um em cada ponta....
    Oxe, eu uso AirGRID tenho 70 peças entre 23dbi e 27dbi, depende do sinal no cliente e a distancia...
    Tem clientes que eu uso nano mesmo... tem outros que uso bullet... depende da instalacao!!!

  17. #17

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Citação Postado originalmente por adrianofante Ver Post
    Bem, eu utilizo os Rocket M5 em conjunto com as antenas da Ubiquiti desde seu lançamento, atualmente a célula que mais tem cliente esta com a média de 55 clientes online com velocidades que variam de 200K a 500K, ainda não tenho problema nem mesmo nos horários de pico, a unica coisa que na minha opnião não é das melhores é o alcance dos rádios, mas acredito que isso seja devido a antena e não ao Rocket M5, mesmo porque o Rocket tem 27dbm, é potência pra caramba! mas com relação ao alcance das velhas antenas Setoriais da Hyperlink com cartões XR5 o alcance da Hyperlink é bem maior, mas em relação aos usuários onlines os Rocket saem na frente.
    Adriano, eu tenho um PTMP onde os clientes estão a cerca de 12km da torre atravessando o mar. Uso XR2 c/ parabólica Pluton PTX36-24A e funciona muito bem, mas quero instalar em paralelo um AP em 5.8 para poder passar mais banda.
    Será então que o Rocket M5 com Basestation 20 não funfa? Seu post me desanimou, pois já tenho o rocket, to esperando a antena.

  18. #18

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Oque você acha de colocar nos clientes o nanobridge m5? fica melhor que o airgrid m5?
    Última edição por ccr2212; 23-01-2011 às 22:20.

  19. #19

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Citação Postado originalmente por ccr2212 Ver Post
    Oque você acha de colocar nos clientes o nanobridge m5? fica melhor que o airgrid m5?
    depois daquele relato do Morpheus, ficou impossível não testar.
    Posso estar enganado, pois ainda não chegou o que comprei para ver de perto.

    Mas no cliente não vai fazer diferença se ele é 1x1ou 2x2. O importante é que ativado o Airmax eles serão compatíveis.
    Pois pergunto: quem irá dar uma banda para o cliente tão alta que precise do 2x2.
    Agora, na base sim, com 2x2 ele vai despachar mais e em consequencia suportar um número maior de clientes (teoricamente).
    Ou se no cliente for 1x1 e na base 2x2 vai ser prejudicada no desempenho?

    Veja nesta tabela as combinações de equipamentos airmax possíveis.

    Sem falar que a Airgrid é bem mais barato. E tem o NanoLocoM5 que fica mais economico ainda. Mas não é homologado ainda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos UBNT-inter-ops-5g_2.pdf  

  20. #20

    Padrão Re: Raidor Rocket M5

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    depois daquele relato do Morpheus, ficou impossível não testar.
    Posso estar enganado, pois ainda não chegou o que comprei para ver de perto.

    Mas no cliente não vai fazer diferença se ele é 1x1ou 2x2. O importante é que ativado o Airmax eles serão compatíveis.
    Pois pergunto: quem irá dar uma banda para o cliente tão alta que precise do 2x2.
    Agora, na base sim, com 2x2 ele vai despachar mais e em consequencia suportar um número maior de clientes (teoricamente).
    Ou se no cliente for 1x1 e na base 2x2 vai ser prejudicada no desempenho?

    Veja nesta tabela as combinações de equipamentos airmax possíveis.

    Sem falar que a Airgrid é bem mais barato. E tem o NanoLocoM5 que fica mais economico ainda. Mas não é homologado ainda.
    Essa e diferença...

    O AirGRID e criada mais para clientes caseiros... Primeiro que ela tem 17dbm e as antenas de 23 ou 27dbi... E no caso elas sao 1x1... O AirMAX delas e pela metade so 50%....
    http://www.ubnt.com/downloads/ag5_datasheet.pdf
    Ela oferece 100+Mpbs apenas... Ou seja 50x50 (eu nao tenho certeza)


    O NanoBridger e criada especialmente para BRIDGER (PtP).... Mas pode ser usadas em clientes com muita distancia e sinal muito fraco... Tem 27dbm e as antenas e de 22 a 25dbi... E no caso elas sao 2x2... O AirMAX delas sao 100%... Como ela tem mais força e melhor recepcao (DISCO) ela pode passar de 20km brincando em visada boa... (APENAS EM DUPLA)
    http://www.ubnt.com/downloads/nb5_datasheet.pdf
    Ela oferece 150+Mpbs apenas... Ou seja 100x100 ou 75x75 (eu nao tenho certeza)

    Qualquer coisa se eu tiver errado alguem me corrija....

    E da pra voces clicka na estrelinha da minha reputação... ELA TA EM BAIXA ULTIMAMENTE!!! UAHAUHAU