+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Bom estou com um problema, que eu nao sei ao certo um nome a isso!!

    Seguinte, eu aqui utilizo o myauth3 como sistema adminsitrativo, e nas torres eu utilizo mkt como servidor de pppoe na msm router que fica os cartoes 2.4ghz em modo ap.
    O mikrotik conversa com o myauth via RADIUS.

    Para isso acontecer a router da torre, tem q estar navegando na net, ai eu crio o servidor pppoe e falo em qual interface sem fio ela vai servir, ai os usuarios autenticao direto na rb.... eh como se a rb virase um servidor ali na torre...

    Bom, agora to mudando pra sistema N da ubiquiti AirMax.... que acontece fiz os msm procedimentos na rb da torre, soh que eu indiquei a eth2 como a interface que vai trabalhar como servidor de pppoe, e nela liguei o rocketm. Funciona 100% porem eu nao consigo ter acesso ao ip invalido do rocket por de tras da rede tipo, la no switch.... soh consigo acessar o rocket pela frente, sendo um cliente que esta conectado nela.

    Isso eh pq, a eht2 que esta ligada o rocket, serve apenas para o servidor pppoe...... nem precisa de ip cadastrado nela!!, msm q eu coloque um ip nela, a eth1 que é a "pricipal" que esta conversando com o myauth e é a interface ligada a web, nao da acesso a eth2.

    Ai vai a minha duvida!?!?
    Como eu faco para, configurar isso? Ex.:
    eth1 - ip valido para conversar com o myauth e ligada a web, ou seja com internet nela
    eth1 - outro ip soh q invalido da classe do rocket com ip e mascara apenas
    eth2 - eu coloco um ip tbm da msm classe do rocket e do segundo ip da interface eth1,
    onde eles se comuniquem, porem apenas ip e mascara, e sem criar bridge com a eth1 e eth2.... Pq se eu criar uma bridge, os usuarios poderam conectar com o ip valido direto na casa sem passar pelo myauth, pois a eth1 esta ligada direto no meu switch de internet, onde esta tbm o myauth3.

    Resumindo, eu preciso que a eht1 converse com a eth2 na msm classe de ip, apenas
    com ip e mascara mais sem criar uma bridge!!!
    ex.:
    PC1 - conectada --> eth1 do mikrotik
    PC2 - conectada --> eth2 do mikrotik

    Como eu faco para eu do PC1 acessar o PC2 mais sem criar uma bridge no mikrotik entre a eth1 e eth2???
    Eu ja testei aqui, e observei q quando eu crio um ip na eth1 e outro na eth2 na msm classe ele ja da um pau. Se eu dividir o ip, tipo 192.168.2.1/27 na eth1 e 192.168.2.31/27 na eth2, ele funciona, porem um nao conversa com o outro tbm!!! sera que tenho q criar alguma rota!???

    Bom, quem poder me ajudar, ficarei muito grato......

    agradeco desde já. Obrigado.....

  2. #2

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Cara, uma coisa eu posso te dizer. O MK sendo um router não conversará IP's da mesma rede em 2 interfaces diferentes. Isso é algo característico de uma bridge mesmo. Mas pelo que eu entendi, você só precisa que a eth1 fale com a eth2. Sendo assim (teoricamente), bastaria você colocar IP's de redes diferentes em cada interface e o proprio MK deveria rotear entre as interfaces.

    Obs: Não é necessário criar rotas, uma vez que você coloca o IP na interface, o router cria uma rota "diretamente conectada", ou seja, ele ja sabe por onde encaminhar.

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Como assim IPs de rede diferente em cada interface? Pois eu preciso que eles sejam da mesma classe! E outra coisa, eu fiz aqui anteriormente, ate coloquei no post, que quando eu coloco 192.168.2.1/24 na eht1, e 192.168.2.10/24 na eth2, nao da certo, nem responde nenhum dos ips em nenhuma das interfaces!

    agora se eu mudar a mascara dividindo o ip, tipo 192.168.2.1/27 na eth1 e 192.168.2.32/27 na eth2, ai ele pinga, porem nao tem acesso uma a outra!!!!

    quando vc falou em adicionar IPs de rede diferente em cada interface, no que exatamente vc esta referindo?? pois eu posso fazer um teste aqui, explique melhor!!!
    obrigado.......

  4. #4

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Se alguem imaginar mais ou menos um caminho, poste ai...... ou algo parecido com alguma referencia onde eu possa encontrar sobre. O pior é que eu nem sei o que digitar no google para pesquisar essa duvida!!! hehehehe

  5. #5

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    IP's de rede diferentes não são ip's de classes diferentes. Quando eu disse de redes diferentes, me referi a IP's que não fazem parte do mesmo range de mascara. Ou seja. 192.168.0.0/30 é uma rede, 192.168.0.4/30 é outra.

    Um roteador não encaminha dados da mesma rede, apenas de redes diferentes. E teoricamente, basta você colocar, 192.168.2.1/27 e 192.168.2.33/27 que deve funcionar. 192.168.2.32/27 é o IP da rede, e nao pode ser colocado no host ou em interface.
    Última edição por LuizFernandoGondin; 21-01-2011 às 12:12.

  6. #6

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    nao da certo,,,, pq eh igual o exemplo que citei acima,,, a diferenca é que vc colocou /30 ou seja 3 hosts, e eu coloquei /27 que sao 30 hosts........
    nao funciona desse jeito.

    sera que tenho q mudar alguma coisa, alguma outra configuracao fora isso!??

  7. #7

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Não é igual. Você estava colocando o IP de rede, nao de host.

  8. #8

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Cara testei aqui novamente por host, tbm nao deu certo!! Pode ser que eu nao esteja te entendendo. Voce poderia explicar melhor a sua ideia.

    Eu imaginei isso:

    Mikrotik:
    eth1: 200.200.200.200/27 (IP valido conectado a web)
    eth1: 192.168.2.0/30 -> de acordo como vc me disse
    eth2: 192.168.2.3/30 -> de acordo como vc me disse

    ai na hora q estou plugado na eth2, com a classe de ip 192.168.6/30 ou /24
    nao da certo, nao responde nenhum ip, quando deleto um ip da eht1, e estou conectado na eth2, ai o ip da eth2 responde..... mais se tiver os 2 ips cadastrados ambos em suas interfaces, nao responde nenhum!!!

    eu fiz certo o procedimento? se for isso msm, nao é essa a ideia!! mais ainda nao perdi as esperancas!! heheehee

  9. #9

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    putsss, ninguem mais cogitou nada....... o foda eh q eu nem sei por onde procurar isso!!!!
    alguma ajuda aii,,, alguma luz......... vaii galera, por misericordia!!!!!

  10. #10

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Segue abaixo:

    eth1: 200.200.200.200/27 (IP valido conectado a web)
    eth2: 192.168.2.1/30 -> O zero é IP de rede, não pode ser usado pra host, use o 1 ou 2 (no /30)
    eth3: 192.168.2.5/30 -> O IP 3 é o ip de broadcast da primeira rede 0-1-2-3, 4 é o IP de rede da proxima rede, entao utilize o 5 ou 6.

    *Todos os numeros são baseados em /30

    **Cada IP vai numa interface diferente, no seu post, você colocou 2 IP's diferentes em uma mesma interface(Não que não funcione, rs). To assumindo que foi erro de digitação.

  11. #11

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    Cara valeu msm pela atencao, mais nao eh isso que eu preciso, e nao deu certo tbm!
    Mais valeu msm.... quem sabe eu ainda chego la!! hehehe

  12. #12

    Padrão Re: AJUDA! Como fazer comunicacao entre DUAS interfaces na msm classe de ip, sem bridge no mikrotik!!?????

    estou com o mesmo problema, ja deu pra resolver alguma coisa?