+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Boa Noite Amigos,

    Atualmente tenho um pequeno provedor básico, uso apenas uma homine Aquário de 17Dbi em um RV433AH conectada a um Cartão e um servidor MK 3.30 fazendo cachê-full, Comprei está semana 4 Painel de 14Dbi de 90° Aquário (MM-2414s90H) já fiz o suporte para eles sendo que a distancia entre eles será de 90cm. Nunca instalei painéis, então tenho algumas duvidas.

    Como Sei que o ângulo está correto, pode haver algum ponto cego ??
    Realmente o Painel é melhor, em que??
    Tem alguma medida ou distancia especifica para instala eles??
    Alguém pode me da uma dica ??


    Se alguém puder me ajudar muito obrigado.........
    Valew.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Aguardando.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    A distância recomendada entre as setorias é de 1 metro e meio, se vc colocar uma para cada direção não tera ponto cego fechando os mesmos 360° da omni. O setorial trabalha no seu caso em 90º pegando interferência nesse angulo ao contrário da omni que capta tudo em 360º. Antes vc utilizando um unico cartão na omni, digamos que no maximo vc teria 25 clientes simultaneos, com as 4 setorias, com 4 cartões independentes vc poderá pindurar 100 clientes no total. Você irá precisar comprar mais 3 cartões e uma rb ja que a 433AH tem 3 slots.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Cara já te adiantando, tenho 3 pares de painel aquario desse novo modelo "parado" aqui, instalei e não gostei, não tiveram o resultado dos OIW/Hyperlink que já utilizava, eles tem o angulo de inclinação muito fechado, se vc deita o painel fica bom para os clientes que estão perto e horrivel para quem esta longe, e vice-versa, coisa que não ocorre com os OIW/HYP, apesar de possuirem o TILT de inclinação eles tem um angulo maior de inclinação que ajuda nesse aspecto. Quanto a distancia tmbm ficaram devendo um pouco porém foram melhores em relação aos aquario de 12Dbi, aqui consegui 2,5km satisfatórios amarrando em modo B 11/11MBPS acima dessa distancia o ACK/PING e modo ficam comprometidos, oscilando muito de 5,5MBPS para 11MBPS usando grade aquario de 25DBi e roteador ovislink 5460 logo atras da antena com PIG de 1m. Para suporte deverá montar uma estrutura tubular quadrada para fixar esses paineis de forma adequada, os 90cm é o minimo que pode usar entre eles para amenizar a interferencia. Ponto cego não havera se utilizar as 4 unidades pois formará um padrão ominidirecional celular, a vantagem em relação a uma omni é a quantidade de clientes por circuito, hoje sua omni amarra todos clientes num unico circuito saturando o serviço em horario de pico, com os paineis como cada um abrange 90° vc consiguirá colocar até uns 40 clientes rodando por painel, ou seja até uns 160 clientes de 200/300kbps. coisa que vc jamais vai conseguir usando uma antena omni. Vc devera tmbm adquirir mais uma RB para ligar o quarto painel pois sua RB só tem 3 Wlan, compre cartões R52H ou XR2 para trabalhar em 2.4GHz com maior tranquilidade.

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    A distancia recomendada seria 10 x o tamanho da onda, uma onda tem em média 12 cm então seria 1,20 mt, mas com os 90 cm voce já vai trabalhar tranquilo eu tinha 3 painéis quade que grudados um no outro e funcionavam, Só que eram painéis da TSM, qualidade igual ou melhor que oiw.
    Quanto a inclinação voce tem que por e testar, pois não exite uma fórmula pronta, depende da distancia que voce vai usar, eu coloquei um painel da OIW de deixei um pouco inclinado, não muito e não estava com sinal bom, ai subi na torre e fui mudando a inclinação, e do provedor foram olhando os sinais dos clientes até que achamos a posição que ficou adequada para todos. Outra coisa se voce colocar 3 painéis já vai atender quase que todo o redor, pois na pratica eles abrem sempre mais doque diz no manual.
    Quanto a vantagem de usar os painéis já falaram ai em cima.

    Eu uso muitas antenas de grade da aquário pra clientes, mas omini e painel até agora não houvi falarem bem. Mas teste ai e boa sorte.

    Se quiser painel bom tem OIW, hiper, TSM, EMCTEST, tenho todas e as que mais uso são TSM.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Bom dia Galera.

    Muito obrigado pelas informações, como disse sou novo no ramo, tenho a fabrica da aquário próxima da minha cidade então ficou mais conveniente comprar da própria loja da fabrica (Mais barato), mas se não forem bons eu trocarei.

    Quanto a questão da RB, eu já uso um cartão R52H da marca genius, ele tem 2 saidas Wlan, acredito que se eu comprar apenas mais um Cartão não preciso trocar ou adicionar outra RB certo ¿

    Obrigado Galera.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Bom dia Pessoal,
    Acompanhei o tópico até agora e estou com uma dúvida, preciso instalar mais ou menos os mesmos equipamentos do colega acima, porém estava verificando a possibilidade de utilizar ao invés de utilizar uma RB800 para inserir os 4 cartões nela, comprar quatro placas RB411UAHR e os cartões seriam XR5, vale a pena? para isolar cada ap?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda: Instalação / Regulagem dos Painéis Setoriais

    Salve galera.

    Instalei os Paineis, e não gostei muito não, ficou bom o sinal para os clientes distantes acima de 500m os clientes mais próximos não fico bom o sinal, mas a navegação tbm não ficou lenta, os pings tbm estão nos conformes sem perdas de pacote.

    Estou providenciando outra RB para dividir os paineis entre as RB e re-ligar a omini para os clientes proximos de min.

    Valew...