Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão hotspot - DHCP

    Tenho o hotspot.
    Todos usuários estão com IP cadastrado no User e Mac idem.
    E fixados em leases.
    Nos clientes AP cliente com ip fixo.
    Porém tenho alguns clientes que usam notebook direto na rede.
    E como não fixamos um ip nestes note, eles entram como dinamico no dhcp server.

    A minha dúvida é: estes usuários não deveriam "ganhar" um ip a cada entrada na rede, que não estivesse já fixado no leases para outro usuário?
    Acontece que de vêz em quando algum destes note recebe um ip que pertence a um usuário com rádio.
    E daí quando este usuário chega na rede, não pega mais ip pois ele já está no notebook.
    Isso seria um erro de configuração que está conflitando?

    A solução parece que vai ser ir na casa do cliente e fixar um ip no note dele. E depois desativar o Dhcp server.
    Tem outra solução?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    no seu caso com certeza o dhcp esta ligado para as duas ranges de ip e so vocevoce deixa a range de ips para os radios sem dhcp ,e cria uma range de ips para o hotspot diferente ai quem vai autenticar no dhcp pega uma range exenplo 10.1.1.1 e nos radios tu cria uma range 192.168.1.1 sem dhcp aqui funciona assim radio e tudo estatico e hotspot dinamico

  3. #3

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    no seu caso com certeza o dhcp esta ligado para as duas ranges de ip e so vocevoce deixa a range de ips para os radios sem dhcp ,e cria uma range de ips para o hotspot diferente ai quem vai autenticar no dhcp pega uma range exenplo 10.1.1.1 e nos radios tu cria uma range 192.168.1.1 sem dhcp aqui funciona assim radio e tudo estatico e hotspot dinamico
    Mas continua tudo com hotspot, né?
    Você diz para criar outro hotspot com um range só para os dinamicos?

  4. #4

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas continua tudo com hotspot, né?
    Você diz para criar outro hotspot com um range só para os dinamicos?
    se vc criar um wds com os radios dos seus clientes acaba esse problema amigo.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Não tem nada de wds... pelamordideus.... estamos falando de DHCP, HotSpot, o que wireless tem a ver com isso???? Páraaa...

    Seguinte, Carlos, a ideia é realmente trabalhar com faixas diferentes, e para automático somente a faixa não utilizada como fixo, conforme mencionado.

    Eu não sei exatamente porque, mas tanto o DHCP quanto o PPPoE do Mikrotik ROS, além de sempre entregar o mesmo IP para o host quando ele desconecta e conecta (no caso do DHCP depois de vencido o Lease Time) dentro da mesma meia hora, ele não checa IPs reservados (o que configurou como fixo).

    Eu já falei com a Mikrotikls sobre isso e não é bug, é apenas uma característica.

    Fazer o quê??

    Última edição por sergio; 24-01-2011 às 11:51. Razão: ortografia e concordância

  6. #6

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Valeu pela explicação.Eu tinha quase certeza que o mikrotik se perdia.
    Vamos fazer isso que o Naldo e o Sérgio me indicaram com faixas diferentes.

  7. #7

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Não precisa de dois hotspots, basta limitar faixa do automático e manualmente você limita a faixa do fixo.

  8. #8

    Lightbulb Re: hotspot - DHCP

    pra inicio de conversa....

    se está usando dchp... é pq "o servidor vai configurar o cliente"

    será muito mais prático deixar tudo em automático .....


    e o servidor se encarregará de fazer a distribuição dos ips de acordo com as regras dos leases.


    ja de segunda mão ... você poderia criar um pool para o dchp somente em uma faixa destinada para o uso de notebooks ... e deixa-los em automatico para receber os ips e dns do dchp... ja os desktoops você atribui o ip manualmente sem necessidade de dchp;;;;


    espero ter ajudado ... qualquer erro estou disposto a discutir para chegarmos a a uma conclusão ;;;

  9. #9

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Solução simples e prática no LEase do Cliente Marque a opção Src. MAC Adress, isso fará com que o IP que vc deu ao cliente sempre vá para o mesmo MAC, evitando assim que outro MAC pegue esse ip quando não estiver em uso ou na ARP. Espero ter ajudado!

  10. #10

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Adiciona ele em leases do dhcp, assim ele entregara o mesmo ip para aquele mac sempre, a não ser q realmente exista a necessidade desses hosts sempre mudarem de ip. Quando estiver trabalhando com hotspot e dhcp na mesma faixa, na tela de host pode aparecer 2 ips diferentes para o mesmo mac.

  11. #11

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    muito simples amigo, deixe tudo automatico o mikrotik se encarrega de repasse os ips para seus clientes, ou seja o radio que joga sinal wireless nao precisa de ip dixo para jogar ip para seus clientes o mikrotik ja faz isso pelo dhcp, deixe seu radio somente com ip da rede para vc acessar ele e o mikrotik faz isso para vc.

  12. #12

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    faça do geito que eu e o teco" falamos...

    se está dchp... não precisa de configuração no cliente...

    ps: se quiser configurar o cliete mesmo assim .. faça duas range de ips .. uma pros NOT's e a outra pros Desk's e deixa uma com e outra sem dchp..

  13. #13

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Eu já usei tudo em dhcp.
    Mas estou pensando no futuro.
    Pretendo fazer um log das conexões mais detalhado para atender a legislação, principalmente para evitar que o provedor se envolva em casos de pedofilia.
    O ideal seria ter ip válido para todo mundo, mas não tenho clientes suficiientes para isso.
    Daí que passei mais ou menos 90% dos clientes para ip fixado nos rádios clientes. Só está faltando esses dos notebook.
    Experimentei fixar o ip nestes notebook mas logo encontrei um problema. O sujeito saiu para outra cidade e lá para conectar numa adsl trocaram o ip. Quando voltou não conseguia mais conectar na minha rede. Lá fomos nós ver o que era.

    Mas esta orientação do RobertoJacob, achei interessante. Marcar a opção Src Mac.
    Eu imaginava que uma vêz estando no leases o mikrotik automaticamente reservava estes ips.
    Vou testar e ver.

  14. #14

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    A ideia do james e do teco é válida, mas no seu caso não vejo tanta necessidade, na minha rede o DHCP é estático, ou seja nem importa quantas vezes o cliente formatar o PC por exemplo, ele sempre irá receber o mesmo ip, isso pq eu amarrei o MAC ao IP como te disse na resposta anterior, fazendo isso vc praticamente dá um IP "válido" ao cliente que no caso de uma investigação policial isenta você de responsabilidade, pois já houve um caso desse tipo em minha cidade.

  15. #15

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Vamos lá... fazendo um "TOUR" na duvida do nosso colega "1929"..

    A minha dúvida é: estes usuários não deveriam "ganhar" um ip a cada entrada na rede, que não estivesse já fixado no leases para outro usuário?
    Acontece que de vêz em quando algum destes notes recebem um ip que pertence a um usuário com rádio.
    E daí quando este usuário chega na rede, não pega mais ip pois ele já está no notebook.
    Isso seria um erro de configuração que está conflitando?

    A solução parece que vai ser ir na casa do cliente e fixar um ip no note dele. E depois desativar o Dhcp server.
    Tem outra solução?

    vamos lá....

    a minha proposta é a seguinte !!!

    crie 2 pool de ips ... Use o primeiro pool de ips ex192.168.1.10-168.168.1.150) "pool 1" e use para o DCHP deixar os ips estáticos nos desktoop's
    e faça o segundo pool ex192.168.1.150-192.168.1.254) "pool2" e deixe o dchp dinâmico nos notebooks ..

    Algum erro ou etc.. estou disposto a discutir...

  16. #16

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    O topico tá ficando bom.

    jhemes, sua idéia é ótima, mas tb tenho uma e minha rede funciona como a dele ou parecido então vamos lá.
    Mesmo com os AP's estando com ip fixo neles, se vc cadastra-los no leases esses IP's não estarão mais disponiveis, eu fiz assim aqui. Meus AP's tem IP fixo, e não recebem por DHCP, já o restante dos clientes recebem, mas todos os clientes estão cadastrados no LEASE com SRC MAC ativado, isso impede de que um IP que já esteja no LEASE seja pego por outro cliente.

    Cabe agora ao 1929 ver qual solução pretende usar.

    Vejo nesse topico o fundamento do fórum que é ajudar!

    Obg a todos!

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    quando se referem a alguem como teco ,eu pessoalmente levo para o lado pessoal ninguem chega ao ramo de provedores como tecnicos que não sabem nada estamos aqui para resolver o mas o problema do rapaz 1929 que esta com uma duvida importante então parem com esta discussão inutil.
    dhcp funciona como requisitante e ofertante ponto final ,estatico e quando voce da 1 ip para a maquina que voce configurou previamente em sua rede e ponto final .
    se o mikrotik ou qualquer operacional esta ofertando ips automaticamente e por que foi configurado neste jeito no operacional a unica opção e mudar isto nele ou sera que estou ficando louco ......

  18. #18

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    Naldo, não vejo aki ninguem com discussão inutil, estamos mostrando possiveis soluções para o usuário, não estou aki pra agredir nem denegrir e tão pouco dizer que alguem está errado, estou aki apenas pra ajudar tal como fui ajudado.

  19. #19
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: hotspot - DHCP

    ok vamos esquecer isto e continuar o topico para resolver o problema

  20. #20

    Arrow Re: hotspot - DHCP

    vamos lá "1929" não seria melhor o Sr. se manifestar pra podermos tomar outro rumo .. ou aprofundarmos mais em alguma solução descrita acima ?