+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Prezados amigos,

    Estou iniciando em Linux e a empresa onde trabalho vai fazer o seguinte: Eles vão colocar dois links de internet ADSL (Velox e GVT) em um servidor Linux Fedora Core 14 com 3 placas de rede (ETH0, ETH1 e ETH2) a ETH0 será a principal (GVT) e a ETH1 será a secundária (Velox). Se por ventura o Velox cair, o link da GVT tem que assumir automaticamente e assim que o link da Velox voltar a funcionar o link da GVT deve ficar em stand by. Eu estou procurando vários tutoriais na internet, mas a mioria dos assuntos que encontro são sobre balanceamento de carga e não é o meu caso. Por favor, poderiam me ajudar neste sentido ? estou iniciando em Linux e estou aprendendo ainda.
    Obrigado desde já por sua ajuda e paciência.
    Ronaldo.

  2. #2

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Faz isso com Mikrotik fica show

    Manual:PCC - MikroTik Wiki

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.


  4. #4

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Ronaldo veja bem. Fail Over e Load Balance estão estremamente ligados.
    Se configurar corretamente um load balance o fail over vem de graça.
    Principalmente no teu caso de 2 links, se um vai ser o padrão é melhor ter load balance e também usar o outro do que ter um parado.
    Para fazer isso com Linux utilize Iproute2 com iptables.
    De uma olhada neste link:
    Linux: Firewall Linux - Roteamento avançado usando iproute2 e iptables (load balance) [Artigo]

  5. #5

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Recomendo o Peplink. Veja a discussão no tópico: https://under-linux.org/f276/balance...-wimax-145326/

  6. #6

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    utilize iproute 2 e iptables. Nele voce pode definir a prioridade dos links (peso).
    tambem é possivel fazer uns script para ficar testando o link caso o principal caia ele inverte e desinverte...

  7. #7

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.


  8. #8

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Citação Postado originalmente por renatobarbosa Ver Post
    Ronaldo veja bem. Fail Over e Load Balance estão estremamente ligados.
    Se configurar corretamente um load balance o fail over vem de graça.
    Principalmente no teu caso de 2 links, se um vai ser o padrão é melhor ter load balance e também usar o outro do que ter um parado.
    Para fazer isso com Linux utilize Iproute2 com iptables.
    De uma olhada neste link:
    Linux: Firewall Linux - Roteamento avançado usando iproute2 e iptables (load balance) [Artigo]
    Por favor, você pode explicar melhor esta redundância de graça? Se eu marco os pacotes no iptables com a interface de entrada, como fica isso quando o link de entrada cair?

  9. #9

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Citação Postado originalmente por julianorpg Ver Post
    utilize iproute 2 e iptables. Nele voce pode definir a prioridade dos links (peso).
    tambem é possivel fazer uns script para ficar testando o link caso o principal caia ele inverte e desinverte...
    Então, é esta parte que não consigo explicações que me façam entender... se vou balancear a carga e o link cair, como proceder com toda a marcação feita nos pacotes? Como testar se o link voltou sem derrubar o link vigente? Podem me ajudar por favor?

  10. #10

    Padrão Re: Failover com dois links diferentes - Criar Redundância de link.

    Pode usar Mikrotik ou pode usar a segunda opção, pode usar um PC rodando Ubuntu server e fazer o load balance.