+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda nas regras de controle de banda

    Pessoal,

    Procurei pelos tópicos e não achei algo que pudesse me atender no que preciso.

    Meu cenário é o seguinte:

    Tenho uma RB450G que é o gateway de varias RB750G, e estas fazem dhcp p/ estações da rede interna, sendo que cada RB750 é o gw de cada rede.

    A 450 tem 1 ip valido na wan, e 1 invalido 10.0.0.1 na eth1
    As 750 tem 1 ip da classe 10.0.0.0/26 na wan e 1 da classe 192.168.0.0/26 na eth1, fazendo dhcp p/ dentro.

    Tenho tb 1 servidor de aplicativos que tem o ip 10.0.0.10, e preciso que as estações que estão por trás de cada rb750 acesse esse servidor sem limite de velocidade, mas que tenham velocidade controlada no acesso a internet.

    Hoje uso apenas as regras de Simple Queues em cada rb750, e ela limita p/ tudo.

    Já tentei marcar pacotes no Mangles e criar regras na Queue Tree, mas estou fazendo algo errado, pois ou ela limita tudo, ou libera tudo...

    Alguém tem uma receitinha de bolo que possa me ajudar?

    Apenas p/ ilustração, fiz um desenho do cenário q uso.

    abracos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	33,6 KB
ID:      	19141  

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda nas regras de controle de banda

    Minha opnião é que tem que fazer a regra de controle de banda na principal (450G)

    Mas para que tantas 750G??
    Isso é uma empresa?? Escola?? Provedor?? Quantos micros em rede??
    Explica isso melhor, fiquei bem curioso!!!

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda nas regras de controle de banda

    Citação Postado originalmente por emanochio Ver Post
    Minha opnião é que tem que fazer a regra de controle de banda na principal (450G)

    Mas para que tantas 750G??
    Isso é uma empresa?? Escola?? Provedor?? Quantos micros em rede??
    Explica isso melhor, fiquei bem curioso!!!

    emanochio... se eu fizer as regras na 450, nao adiantara nada, pois o que quero é resolver o problema de velocidade das estaçoes que estao atras das 750, pois cada 750 controla a banda das estaçoes q passam por ela... mas atras da 450 nao tem estação... (nao sei se fui claro... acho q ficou meio confuso)

    Isso é uma prefeitura... cada 750 esta localizada em uma secretaria ou departamento que esta fora da sede... a rede é hibrida... tem cabo e wireless... a saida de internet é toda na sede e atende todos os departamentos e secretarias. Na realidade, sao 15 rb750g, e atras de cada uma tem por volta de 20 estaçoes. Funciona muito bem com 4 adsl de 1mb cada e um TP-Link R488T balanceando os links... o unico problema q ainda nao resolvi é justamente o acesso a esse servidor que tem a mesma classe de IP das wans da 750 e eth1 da 450.
    Última edição por andrecanario; 25-01-2011 às 23:57.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda nas regras de controle de banda

    Minha opnião é a seguinte.

    Tu vai usar uma classe de ip para todos no caso a B (172.16.0.0/16) que te dá 254 rede e cada rede 254 host (micros etc).
    Cada RB tu coloca uma rede por ex. 172.16.11.254 na rb 1, 172.16.12.254 na rb 2, 172.16.N.254 na rb N, e faz bridge entre as placas da rb 1 assim por diante.
    E em cada RB tu coloca um DHCP para cada faixa de rede.
    E na principal tu coloca o controle de banda para cada faixa de rede, assim por ex. a RB 1 com a faixa 172.16.11.XXX vai ficar com X banda, e assim diante. Creio que 512K é o suficiente para cada RB, pois o povo tem que trabalhar e não ficar na internet. Coloca um Squid (Controle de acesso a paginas) e cache. Fica bom também.

    Que frequencia tu usa, para esse tipo de ligação pode se usar a frequencia 4.9 (prefeitura tem direito de uso) Assim sua rede fica muito mais segura.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda nas regras de controle de banda

    emanochio, agradeço a sugestao, mas preciso somente liberar a banda p/ servidor... sei q o mk faz isso sem eu ter q alterar toda a estrutura da rede.

    Nos enlaces, uso 5.8, wpa2 com 64 caracteres, rede oculta e controle de mac.

    abs