+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Pessoal, boa tarde!

    Gostaria de uma ajuda de vocês, estou fazendo um programinha que indentifique quando o cabo de rede não esta conectado e gere um pop up na tela do usuario com uma mensagem informando que o cabo não esta conectado.
    Assim eu poderia colocar nesta tela alguns passos para eles verificarem o problema.
    Como o Roteador desligado,modem e etc.
    Obrigado!


  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Que linguagem? Que sistema? Algum framework?

  3. #3

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Então a priori estou pensando em fazer um html,ou php e deixar alguma coisa rodando no registro do windows para que ative esta janela quando o cabo de rede não estiver plugado!
    Eu pensei nisso hoje para facilitar alguns problemas com usuários.
    Tem alguma dica?

  4. #4

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Seria para rodar na plataforma windows.

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Registro do windows não faz nada, ele só fica lá, armazenando dados. Então esssa tua ideia teria que ter um daemon rodando para identificar a mudança do estado da interface.
    PopUp? Bem, tu já teria que ter um daemon, só criar uma nova interface nele e mandar mostrar quando precisar.
    Windows... bem, não programo muito para Windows, então algum outro teria que explicar melhor. Talvez em C# fique fácil, tem muita função da API do Windows no .NET, e é fácil programar.
    Ou VB.Net, etc...

  6. #6

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Procurando na NET chei esta função em um Blog;

    Código delphi:
    Function GetHostName(strIPAddress : String) : String; 
    // 
    // Retorna o Host onde seu TCP/IP está conectado 
    // 
    // Requer a Winsock declarada na clausula uses da unit 
    // 
    Var 
    strHost : String ; 
    pszIPAddress : PChar ; 
    pReturnedHostEnt : PHostEnt ; 
    InternetAddr : u_long ; 
    GInitData : TWSADATA ; 
    Begin 
    strHost := ''; 
    If WSAStartup($101, GInitData) = 0 then 
    Begin 
    pszIPAddress := StrAlloc( Length( strIPAddress ) + 1 ) ; 
    StrPCopy( pszIPAddress, strIPAddress ) ; 
    InternetAddr := Inet_Addr(pszIPAddress) ; 
    StrDispose( pszIPAddress ) ; 
    pReturnedHostEnt := GetHostByAddr( PChar(@InternetAddr),4, PF_INET ); 
    try 
    strHost := pReturnedHostEnt^.h_name; 
    WSACleanup; 
    Result := strHost ; 
    except 
    Result := 'Host inválido ou não encontrado'; 
    end; 
    end; 
    end

    PS: vou testar....
    Última edição por osmano807; 27-01-2011 às 14:33.

  7. #7

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Oi!
    Eu não sou programador minha area é suporte e infra... Desculpe a Ignorância mas o que seria daemon?
    rs
    Obrigado!

  8. #8
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Citação Postado originalmente por GeovaneRoberto Ver Post
    Oi!
    Eu não sou programador minha area é suporte e infra... Desculpe a Ignorância mas o que seria daemon?
    rs
    Obrigado!
    Um programa rodando em background, executando alguma função.

    Esse seu código é em Delphi... nem havia me lembrado, mas não recomendo muito não, talvez os novos que sairam estejam melhores, to cansado de ver programa em Delphi 7
    Última edição por osmano807; 27-01-2011 às 14:34.

  9. #9

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    pessoal ótima idéia hein...ficaria bem legal e útil uma ferramenta como essa, pena que não manjo de programação para poder ajudar, mas fica aqui o meu incentivo a todos que forem ajudar na idéia, BOM TRABALHO e ótima idéia.

  10. #10

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    No delphi tem o Indy que é muito poderoso, talvez a lógica seria pingar a placa de rede local, e quando ela não responder você pode gerar uma exception....

  11. #11

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Ta loco, se um usuario de computador nao souber quando um cabo esta desconectado ou um equipamento esta ligado, entao vá a casa dele e cobre a visita, q da proxima vez ele prestara mais atençao ou procurará aprender a resolver os proprios problemas. Daqui um pouco vc vai querer um computador ou note q nao seja necessario utilizar energia tb. Sem fundamento isto, pois o proprio windows em suas versoes mostra a caixa de texto informado q o cabo esta desconectado. Instale os equipamentos e de a instrucao de como funciona, e caso o usuario faça errado é so cobrar a visita, te garanto q ele so vai incomodar uma vez, ou entao vc sempre vai ter onde buscar um cascalho. Claro q quando o errro for de equipamento ou um defeito q o usuario nao tenha conhecimento, ai é relevante.

    Faça um manual e deixe junto com a instalaçao, vc vai ganhar mais tempo.
    Última edição por RBortoli; 29-01-2011 às 02:45.

  12. #12

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Pior que tem usuário que tem dificuldades mesmo "Maldita Inclusão Digital" rsrs... descordo em partes do amigo RBortoli e continu achando uma excelente idéia um software assim. todos nós sabemos que nem sempre é possivel cobrar a visita do cliente se evitarmos é melhor. Outra coisa o diferencial nosso (pequenos provedores) para as grandes Teles é o atendimento mas pudermos evitar uma ligação ou atendimento ja ajuda muito.
    Citação Postado originalmente por RBortoli Ver Post
    Ta loco, se um usuario de computador nao souber quando um cabo esta desconectado ou um equipamento esta ligado, entao vá a casa dele e cobre a visita, q da proxima vez ele prestara mais atençao ou procurará aprender a resolver os proprios problemas. Daqui um pouco vc vai querer um computador ou note q nao seja necessario utilizar energia tb. Sem fundamento isto, pois o proprio windows em suas versoes mostra a caixa de texto informado q o cabo esta desconectado. Instale os equipamentos e de a instrucao de como funciona, e caso o usuario faça errado é so cobrar a visita, te garanto q ele so vai incomodar uma vez, ou entao vc sempre vai ter onde buscar um cascalho. Claro q quando o errro for de equipamento ou um defeito q o usuario nao tenha conhecimento, ai é relevante.

    Faça um manual e deixe junto com a instalaçao, vc vai ganhar mais tempo.

  13. #13

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Galera, na intenção de ajudar fiz rapidamente uma pequena app que fica pingando um host e emite um aviso sonoro ao dar falha.
    Ainda tem alguns bugs(normal) mas prometo melhorar.

    Qualquer sugestão estou a disposição.


    Ping.rar

  14. #14

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    Muito bom, Parabéns! Sugestão: coloque mais uma opção tb de que quando parar o host ele abrir uma imagen ou um slide de imagens...
    Citação Postado originalmente por uilianted Ver Post
    Galera, na intenção de ajudar fiz rapidamente uma pequena app que fica pingando um host e emite um aviso sonoro ao dar falha.
    Ainda tem alguns bugs(normal) mas prometo melhorar.

    Qualquer sugestão estou a disposição.


    Ping.rar

  15. #15

    Padrão Re: Pegando a variavel "Cabo de rede desconectado".

    tb de que quando parar o host ele abrir uma imagen ou um slide de imagens...
    Talvez poderia a cada stop salvar o log num txt.