Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    Tambem vou postar minha opnião, nao uso Bullet ainda, mas pretendo usar em breve.

    O que vejo no Mikrotik com Rb´s é um super equipamento mas com varios ajustes que pra um simples
    ponto de acesso são desnecessários quando se usa equipamentos padronizados, ele não é ruim mas
    quando mau ajustado fica horrivel, perde até para um ap encore, já a ubiquiti ta saindo na frente
    justamente por isso, ela ja vem pre ajustada para melhor perfomance possivel e praparada para enfrentar
    um aspectro de propagação dentro das atualidades.

    Então pra quem já se dar bem com as Rb´s continuem com ela, mas ca pra nois, as bichinhas dão uma dor
    de cabeça danada, e nem vem com esta historia de aterramento, fonte, cartões etc... na minha rede gastei
    muito dinheiro com RB´s e nada, necas... no tempo que passei téndo problemas com Rb´s, ao mesmo tempo
    tinha uma outra torre minha tambem usando um simples apzinho SENAO 2611 Deluxe funcionando com 40
    clientes pendurados e o pau torando todo dia, sol, chuva, furacao... tudo e o bichinho nem chiava, foram 06
    meses sem mexer nesta base e só alegria e A galera são fans de Youtube. Enquanto isso quase nem dormia
    trabalhando duro pra deixar minhas rb´s melhores e nada, era vidrado no underlinux só pesquisando e vendo
    uma grande galera só tendo dor de cabeças também. A minha esperança é que tinha uns que diziam que
    era so sucesso com Rb´s e eu to ate hoje sem ver esta alegria ou este sucesso com rb´s.

    Enfim quase me separei da minha mulher por causa deste sistema rb e mikrotik, pra mim é a mesma coisa que um
    pc ap.

    Hoje uso um equipamento ultrapassado mas que não achei nenhum substituto ainda e na casa dos meus
    clientes com garantia total os videos do youtube passam sem parar, os pings em notebooks são otimos e
    a estabilidade nem se fala. O nome desta ferrari chama-se Senão 2611 CB3 Deluxe esse sim me deu a ainda
    continua me dando só alegria.

    Emfim tambem vou testar as bullets e ver se ganham do senao... RB to fora

  2. #22

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    e que voce nao conhece ainda a SENAO ECB3500 Melhor radio que ja tive ate hoje.... 2 anos na torre e nunca desceu, chegou a 40 users... Mas hoje mesmo foi desativado da minha torre os 2.4!!


    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Tambem vou postar minha opnião, nao uso Bullet ainda, mas pretendo usar em breve.

    O que vejo no Mikrotik com Rb´s é um super equipamento mas com varios ajustes que pra um simples
    ponto de acesso são desnecessários quando se usa equipamentos padronizados, ele não é ruim mas
    quando mau ajustado fica horrivel, perde até para um ap encore, já a ubiquiti ta saindo na frente
    justamente por isso, ela ja vem pre ajustada para melhor perfomance possivel e praparada para enfrentar
    um aspectro de propagação dentro das atualidades.

    Então pra quem já se dar bem com as Rb´s continuem com ela, mas ca pra nois, as bichinhas dão uma dor
    de cabeça danada, e nem vem com esta historia de aterramento, fonte, cartões etc... na minha rede gastei
    muito dinheiro com RB´s e nada, necas... no tempo que passei téndo problemas com Rb´s, ao mesmo tempo
    tinha uma outra torre minha tambem usando um simples apzinho SENAO 2611 Deluxe funcionando com 40
    clientes pendurados e o pau torando todo dia, sol, chuva, furacao... tudo e o bichinho nem chiava, foram 06
    meses sem mexer nesta base e só alegria e A galera são fans de Youtube. Enquanto isso quase nem dormia
    trabalhando duro pra deixar minhas rb´s melhores e nada, era vidrado no underlinux só pesquisando e vendo
    uma grande galera só tendo dor de cabeças também. A minha esperança é que tinha uns que diziam que
    era so sucesso com Rb´s e eu to ate hoje sem ver esta alegria ou este sucesso com rb´s.

    Enfim quase me separei da minha mulher por causa deste sistema rb e mikrotik, pra mim é a mesma coisa que um
    pc ap.

    Hoje uso um equipamento ultrapassado mas que não achei nenhum substituto ainda e na casa dos meus
    clientes com garantia total os videos do youtube passam sem parar, os pings em notebooks são otimos e
    a estabilidade nem se fala. O nome desta ferrari chama-se Senão 2611 CB3 Deluxe esse sim me deu a ainda
    continua me dando só alegria.

    Emfim tambem vou testar as bullets e ver se ganham do senao... RB to fora

  3. #23

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    Ola talves vc tenha se precipitado um pouco, minha opiniao é diferente:
    Se não fosse as rbs com mikrotik, muito provedor tinha ido agua baixo, pq? pq um Ap de plastico nao tem gerenciamento, vc nao faz roteamento, vc nao ve o sistema no geral como esta se comportando, vc nao tem uma enfinidade de recursos ou softwares que estão inclusos no RouterOS, Faca BGP, OSPF, Roteamentos, nos ap de plastico e dai me conte como foi.
    Eu acho que existem N maneiras de sua RB funcionar direito, comecando pela caixa da RB, se entrar umidade, aos poucos vai estragar tudo, cabos e conexoes, isolações, escola de hardware, alimentacao. Por Exemplo aquele cartao de 1 watt da mikrotik, falaram tanto e eu comprei 2 para colocar no interior, adivinha me deu dor de cabeça, troquei por XR2 , como tenho bateria estacionaria no local + carregador, essas rbs estao up a mais de 300 dias. o Cartao R52-350 foi outro que deu problema, Substitui por R52, resolvido.
    Questao de PCAP e Router, no meu ver são as manutesoes, alimentacao do pcap somente com nobreak, plastico de cooler reseca, Caixa enorme, Impossibilita uma padronizacao de equipamento em caso de queima no RB a substituicao é imediata.

    Atualmente tenho usado Ubiquiti em Wireless e Mikrotik 450G, Rb1000 em baixo gerenciando cada repetidora, mas Ubiquiti tbem tem seus momentos de estress.

    E como Falei anteriormente, a Mikrotik TIROU uns 90% dos provedores que estavam na lama, e ainda fez o provedor crescer uns 200% os que menos cresceram.

    ou alguem ai não fez mais nenhuma torre com mikrotik, depois que veio a era Mikrotik?

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Tambem vou postar minha opnião, nao uso Bullet ainda, mas pretendo usar em breve.

    O que vejo no Mikrotik com Rb´s é um super equipamento mas com varios ajustes que pra um simples
    ponto de acesso são desnecessários quando se usa equipamentos padronizados, ele não é ruim mas
    quando mau ajustado fica horrivel, perde até para um ap encore, já a ubiquiti ta saindo na frente
    justamente por isso, ela ja vem pre ajustada para melhor perfomance possivel e praparada para enfrentar
    um aspectro de propagação dentro das atualidades.

    Então pra quem já se dar bem com as Rb´s continuem com ela, mas ca pra nois, as bichinhas dão uma dor
    de cabeça danada, e nem vem com esta historia de aterramento, fonte, cartões etc... na minha rede gastei
    muito dinheiro com RB´s e nada, necas... no tempo que passei téndo problemas com Rb´s, ao mesmo tempo
    tinha uma outra torre minha tambem usando um simples apzinho SENAO 2611 Deluxe funcionando com 40
    clientes pendurados e o pau torando todo dia, sol, chuva, furacao... tudo e o bichinho nem chiava, foram 06
    meses sem mexer nesta base e só alegria e A galera são fans de Youtube. Enquanto isso quase nem dormia
    trabalhando duro pra deixar minhas rb´s melhores e nada, era vidrado no underlinux só pesquisando e vendo
    uma grande galera só tendo dor de cabeças também. A minha esperança é que tinha uns que diziam que
    era so sucesso com Rb´s e eu to ate hoje sem ver esta alegria ou este sucesso com rb´s.

    Enfim quase me separei da minha mulher por causa deste sistema rb e mikrotik, pra mim é a mesma coisa que um
    pc ap.

    Hoje uso um equipamento ultrapassado mas que não achei nenhum substituto ainda e na casa dos meus
    clientes com garantia total os videos do youtube passam sem parar, os pings em notebooks são otimos e
    a estabilidade nem se fala. O nome desta ferrari chama-se Senão 2611 CB3 Deluxe esse sim me deu a ainda
    continua me dando só alegria.

    Emfim tambem vou testar as bullets e ver se ganham do senao... RB to fora

  4. #24

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    Olha eu nem mais deixo posts ou respondo aki , porque vi que muitos aki nao conhecem ou se conhecem e muito pouco de rede,por exemplo uma pessoa querer falar que um radio senao e melhor que mikrotik, e pra acabar mesmo, algumas grandes teles usam mikrotik pra entregar link , por exemplo rbs series 1000 a 1200 , agora falar que ubiquiti, senao e melhor que mikrotik, ai nao da pra ver isso , pelo amor de Deus estude um pouco mais e depois poste algo realmente que tenha fundamento, outra pesquise com quem realmente entende , sobre routerboards, o brasil hj so tem acessoa internet de melhor qualidade gracas a ela.

  5. #25

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    Como nosso amigo gzanatta00 disse, assino em baixo, minha rede inteira e com mikrotik, a nao ser problemas nos link e energia (mesmo assim acima de 12 horas sem) minha rede nao para!

  6. #26

    Padrão Re:

    Houve um tempo que eu era praticamente um "noob" em redes sem fios. Estudei, arrisquei, testei, me ferrei e aprendi muita coisa.
    Uma coisa importante que eu aprendi é que uma infra-estrutura pode ser excelente, mas se o utilizador não tiver conhecimento suficiente para tirar proveito dessa excelência não servirá de nada. Do que adianta um roteador Cisco na mão de um formatador de computadores??

    Concordo com o Gustavo em um ponto: a Mikrotik ergueu o mercado de serviços de acesso à internet de baixa demanda (redes pequenas/médias). Os produtos que a empresa cria são complexos, lotados de recursos, configurações. O leque de oportunidades criadas pelo Router OS é incrível. Desconheço um sistema tão completo.

    O grande problema é a preguiça do brasileiro. O sistema é prático? NÃO, não é. Tem que queimar muito neurônio pra fazer o aparelho funcionar a contento. Mas é funcional, e MUITO. Tanto é que no quesito gerenciamento de redes Mikrotik é primeira opção.

    Ubiquiti revolucionou nos recursos de radio frequência. Pegaram o que tem de melhor em chipsetes de RF, que é Atheros, pararam de copiar o circo dos outros e fizeram um negócio totalmente novo (para o mercado de redes wireless). Revolucionaram porque os equipamentos são ótimos no que fazem. São simples de configurar, instalar, manter e até mesmo substituir. Enfim, cumprem com o que prometem, ou pelo menos agradam pelo resultado que geram.

    É a combinação perfeita na mão de quem sabe tirar proveito do que há de melhor em cada empresa. Não há porque entrar no mérito da questão superioridade. Cada empresa dedicou-se a um foco diferente, ainda que mantendo outras linhas de soluções. Então, cabe ao bom utilizador saber explorar os melhores recursos que lhe são necessários. Recursos existem...

  7. #27

    Padrão Re:

    Sobre o Bullet.

    Quando comecei com redes wireless o XR2 já era uma lenda em 2.4, mas eu não tinha dinheiro para compra-lo. Meio descontente investi em uma RB411AH e cartão R52, tudo Mikrotik. Duas chuvas passadas, dois cartões queimados, e muita dor de cabeça. Na época também achei Mikrotik uma péssima escolha...

    Sem ter mais opções, arrisquei investir no tal do Bullet. Vocês podem achar engraçado ou até mesmo idiotisse da minha parte, mas o meu raciocínio foi o seguinte: se a Ubiquiti faz o XR2 com um chipset PERFEITO, porque o Bullet (que é feito pela mesma Ubiquiti) teria menos recursos que o cartão??

    Comprei e instalei. Repassei meus clientes pra ele e aguardei pacientemente pela chuva. Nesse tempo todo o aparelho já passou por chuva, granizo, temporal com ventos fortíssimos e raios caindo de kilo na volta dele... O Bullet já fez aniversário e continua lá, funcionando exatamente da MESMA MANEIRA que configurei ele quando montei na torre, segurando os 32 clientes que a ACL MAC dele permite. Claro, seguro morreu de velho e prevenido está vivo até hoje. Bom o aparelho é, mas não vou abusar da "bondade" dele.

    Depois de aprender algumas lições, as coisas que eu observo na hora de escolher um rádio são:

    - a sensibilidade de RF do equipamento; sensibilidade alta garante boa irradiação e captação do sinal de RF (eliminando a necessidade do uso de potências elevadas)

    - a construção do hardware, como capacidade de processamento, memória

    - os recursos de software, as possibilidades de expansão ou integração com outros equipamentos da mesma linha ou diferente

    - a análise dos limites físicos e teóricos do equipamento, comparando com minhas necessidades reais para chegar na conclusão quanto a viabilidade do uso do equipamento para o que eu pretendo, no cenário e situação onde pretendo utilizá-lo (não subutilizar ou sobrecarregar um equipamento, e consequentemente vir a julgá-lo posteriormente como ruim)

    - o histórico de uso do equipamento, as aplicações, limites práticos, os cases de sucesso, o custo/benefício


    Acredito eu que quem utilizar ao menos parte desses critérios não faz um projeto ruim. Extrapolar os limites condena o projeto e "queima" o nome dos equipamentos utilizados, SEJA O EQUIPAMENTO QUE FOR (Ubiquiti, Mikrotik, Wavion, Motorola, etc). Um exemplo disso é o uso de 900Mhz (quem diria há 5 anos atrás que a melhor alternativa para conexões NLOS seria com essa frequência, tão difamada e condenada ao esquecimento do wireless??).

    Passível de falha todo projeto é, obviamente. O objetivo é justamente atingir a melhor relação entre custo e benefício, respeitando todos os limites físicos impostos pelas características dos equipamentos e do cenário da aplicação. Repito: SEJA O EQUIPAMENTO QUE FOR, NO CENÁRIO QUE FOR. Cabe ao utilizador saber explorar os melhores recursos...

  8. #28

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    Depois dos 2 post's do amigo Jadir, acho que o tópico já pode ser encerrado (brincadeira)...
    Disse tudo!!!

  9. #29

    Padrão Re:

    Exagerado você, Flávio, kkkkk

    Mesmo assim, obrigado. Abração!

  10. #30

    Padrão Re: Routerboard NÂO, bullet SIM! Bullet é o melhor!

    podem fechar o tópico! sem mais adições!