+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    ola, gostaria de saber se um roteador substitui um servidor linux? em funçoes de compartilhamento e segurança tambem?

  2. #2

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    Depende de qual roteador estamos falando . Se for roteadores de pequeno porte , um servidor linux pode ser muito superior em varios aspectos , principalmente em roteamento e segurança.
    Existe uma suite de roteamento chamada "Quagga" que é muito semelhante a um roteador Cisco de grande porte .

  3. #3

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    O que você quer fazer?

  4. #4

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    O que você quer fazer?

    na minha loja tenho 10 computadores e quero liberar internet para esses computadores todos, mas quero bloquear orkut, youtube e alguns sites..

    e o mais importante, quero proteger que alguém invada a rede de computadores da minha loja e roube arquivos word com detalhamento de faturamento por exemplo..

    oque você aconselha/?

    instalei um ubuntu desktop com squid/sarg mais nao ta funcionando legal.. pelo que vejo e vez em quando o ubuntu trava ou quando não ele para de liberar a internet ai tenho que reinicia-lo e volta ao normal.. entao podia sr algo mais simples e pratico.

  5. #5

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    coloca um roteador com MK que faz essa bloqueio de sites e firewall.
    Existem outras soluções tambem

  6. #6

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    Citação Postado originalmente por hudsonjr1 Ver Post
    na minha loja tenho 10 computadores e quero liberar internet para esses computadores todos, mas quero bloquear orkut, youtube e alguns sites..

    e o mais importante, quero proteger que alguém invada a rede de computadores da minha loja e roube arquivos word com detalhamento de faturamento por exemplo..

    oque você aconselha/?

    instalei um ubuntu desktop com squid/sarg mais nao ta funcionando legal.. pelo que vejo e vez em quando o ubuntu trava ou quando não ele para de liberar a internet ai tenho que reinicia-lo e volta ao normal.. entao podia sr algo mais simples e pratico.
    Separa essa máquina como servidor e instala o Ubuntu Server, pois a inicialização é mais rápida e consome menos memória RAM. Isso vai aumentar o desempenho do Squid, possibilitando que ele aloque mais objetos na memória. O restante, vou te ajudando aqui no fórum.
    Última edição por GeekWarMachine; 01-02-2011 às 12:42.

  7. #7

    Padrão Re: ROTEADOR subistiti um servidor linux?

    acredito que seria mais pratico resolver o problema do squid estar travando, talvez pelo tamanho do log que vai acumulando com cada acesso e por sua vez consumindo mais e mais recursos... sendo este o problema basta criar um script para apagar os logs a cada 5 dias por exemplo e reiniciar o server. Aproveite e revise as regras do firewall, do nat .. coisas do genero.
    Bloquear determinados sites é tranquilo com um linux gerenciando.