Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Olá pessoal do Under-Linux, desde já agradeço pela colaboração no meu post anterior.
    Agradeço também a ajuda do Zé Alvez em especial.

    Estou fazendo um projeto pra mandar internet do escritório de calcário, para a mineradora.

    Já tive um grande auxilo do Zé Alvez, mas estou aprendendo a usar o LinkPlanner agora.

    Gostaria que me dessem umas dicas pra ver se estou utilizando as antenas certas no linkplanner, o equipamento que vou usar é o Rocket M 5 + antena 34 db dele mesmo.

    Tenho duvidas sobre as linhas que devo olhar, tem uma linha marrom e uma linha cinza, o que seria? a linha marrom é o terreno, e a linha cinza é o que??
    Se coloco em 30 MHz o nome do site fica vermelho como se não desse o enlace se coloco em 15 MHz já fica normal.
    Ali em product que produto da motorola seria mais compativel com o rocket M?
    que antena selecionar que se compara com a antena da ubiquiti?

    O meu EIRP tá dentro das normas da anatel da frequencia 5.8 GHZ ????

    Então galera são esses detalhes aí que tá me mandando de duvida. gostaria de entender melhor o LinkPlanner.
    As coordenadas são: torre cidade: 14°2'47.08"S 52°9'33.26"W, torre mineradora:
    Segue as imagens do projeto para a avaliação.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 01.jpg
Visualizações:	1048
Tamanho: 	50,9 KB
ID:      	19363Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 03.jpg
Visualizações:	648
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	19364Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 02.jpg
Visualizações:	523
Tamanho: 	57,2 KB
ID:      	19365

    https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    se as cordenadas e pontos estao certos teu link fecha tranquilo,
    agora eu sempre tenho um pé atras com esses programas.

    nada melhor que ir nos 2 pontos e olhar de tem visada

  3. #3

    Cool Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Esqueci de colocar o ponto da mineradora....rsrs

    Torre Cidade: 14°2'47.08"S 52°9'33.26"W

    Torre Mineradora: 14°8'37.58"S 51°27'16.66"W

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    se as cordenadas e pontos estao certos teu link fecha tranquilo,
    agora eu sempre tenho um pé atras com esses programas.

    nada melhor que ir nos 2 pontos e olhar de tem visada
    Concordo com o amigo acima mas, 77km?????
    Como que tú enxerga visada nessa distância???
    hehehhe

  5. #5

    Cool Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    kkkkkkk, eu também não entendi o que ele quiz dizer com ir no local e ver se dá visada......rssrr 77 km nem com um binoculo eu consigo achar.....e ainda mais que vai ter que aumentar a torre na mineradora.
    Mas valeu a intensão....rsrs

    mas.... até agora ninguem me respondeu, nada do LinkPlanner, o objetivo do meu post aqui é justamente informações do LinkPlanner, sobre a linha cinza que acompanha a linha marrom do terrano, o que é essa linha???? que meu enlace passa, isso eu já sei que dá....rsrs
    sobre o EIRP não me falaram nada.

    Mas blz, desde já agradeço a colaboração.

    Abraço a todos

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Amigo, pegue esse link que vc criou no LinkPlanner e exporte ele para o Google Earth
    Por lá você consegue analisar muito bem a "visada"

  7. #7

    Thumbs up Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Obrigado Paulo, já fiz isso.

    um abraço

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    seria bom ele usar uma luneta telescopica para verificar ..

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Na realidade dá sim pra ver um ponto a 77 Km , desde que vc estude bem o terreno e tenha um ponto de referencia.

    Eu afirmo isso pois eu tenho um ponto a ponto de 63 Km que consigo enxergar, mesmo sem binóculo ou luneta o MORRO onde está a torre. É obvio que a torre eu não enxergo.

    Compartilho da opinião que não dá pra confiar 100% nos programas. Eu faço o teste primeiramente, mas a verificação final de visada sempre faço visualmente.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Caro colega, se não me falha a memória a linha cinza é para vc ter uma referência da vegetação.

    Ivan Galves

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    linkplanner nao tem o costume de errar...

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Esta questao do nome ficar em vermelho voce deve analisar abaixo as opcoes de banda e a porcentagem que o link esta no ar como padrao motorola a porcentagem é de 99.99, isto nao quer dizer que seu link nao passara sinal e sim que esta abaixo das especificacoes que vc configura no programa caso queira que desapareça o vermelho deve se visualizar onde esta mostrando e configurar. Obs: quando isto acontece pode ser um alerta que por exemplo voce deve colocar uma antena melhor ou que por exemplo e recomendado uma torre maior. passe imagem do que ficou em vermelho.

    saudações

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Referente ao EIRP como voce deve saber e a soma da sua antena + potencia utilizada no radio - perda
    Última edição por tumbalasso; 04-02-2011 às 16:38.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    Olá pessoal do Under-Linux, desde já agradeço pela colaboração no meu post anterior.
    Agradeço também a ajuda do Zé Alvez em especial.

    Estou fazendo um projeto pra mandar internet do escritório de calcário, para a mineradora.

    Já tive um grande auxilo do Zé Alvez, mas estou aprendendo a usar o LinkPlanner agora.

    Gostaria que me dessem umas dicas pra ver se estou utilizando as antenas certas no linkplanner, o equipamento que vou usar é o Rocket M 5 + antena 34 db dele mesmo.

    Tenho duvidas sobre as linhas que devo olhar, tem uma linha marrom e uma linha cinza, o que seria? a linha marrom é o terreno, e a linha cinza é o que??
    Se coloco em 30 MHz o nome do site fica vermelho como se não desse o enlace se coloco em 15 MHz já fica normal.
    Ali em product que produto da motorola seria mais compativel com o rocket M?
    que antena selecionar que se compara com a antena da ubiquiti?

    O meu EIRP tá dentro das normas da anatel da frequencia 5.8 GHZ ????

    Então galera são esses detalhes aí que tá me mandando de duvida. gostaria de entender melhor o LinkPlanner.
    As coordenadas são: torre cidade: 14°2'47.08"S 52°9'33.26"W, torre mineradora:
    Segue as imagens do projeto para a avaliação.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 01.jpg
Visualizações:	1048
Tamanho: 	50,9 KB
ID:      	19363Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 03.jpg
Visualizações:	648
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	19364Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem 02.jpg
Visualizações:	523
Tamanho: 	57,2 KB
ID:      	19365

    https://under-linux.org/images/misc/pencil.png
    Posso até esta engando.. Zona Fresnel... ta meio.. obstruida... essa linha cinza....
    Vou simular mais tarde... Já Vi Rocket M5 fechando com 71km 260/160... antenas 1.40cm.. só nao sei dizer quais antenas..... antes eram ums ptp600 foram substituidos por Rocket...Vou procurar os prints...

    Mais tarde eu simulo.. ele...

    Passar deve passar.....

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    sempre tem aqueles que se acham os espertos.

    77 km se conhecer a topografia do terreno e o dia for bom encherga facilmente os morros das duas pontas,
    claro que não vai conseguir enchergar as torres de cada ponto. (Acho que é isso que os Dãrts ai de cima querem)

    estou acertando uns detalhes de aluguel de torre e talz, mas estou para fechar um link de 80km nos próximos dias, o maior que fechamos aqui foi de 71 km com mikrotik + xr5 + oiw 33DP, sinal -60.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Simulação Via Software... deu isso numm..
    Link has No Line of Sight in 0.1% of the path and can not be established!

    Band 2.4 GHz - Minimum antenna height for site A recommended 116 m (current: 30 m)
    Band 2.4 GHz - Minimum antenna height for site B recommended 116 m (current: 8 m)
    Band 2.4 GHz - 60% Fresnel Zone clearance obstructed in 34.0% of the path!
    Band 5.2 GHz - Minimum antenna height for site A recommended 107 m (current: 30 m)
    Band 5.2 GHz - Minimum antenna height for site B recommended 107 m (current: 8 m)
    Band 5.2 GHz - 60% Fresnel Zone clearance obstructed in 17.2% of the path!
    Band 5.4 GHz - Minimum antenna height for site A recommended 106 m (current: 30 m)
    Band 5.4 GHz - Minimum antenna height for site B recommended 106 m (current: 8 m)
    Band 5.4 GHz - 60% Fresnel Zone clearance obstructed in 15.3% of the path!
    Band 5.8 GHz - Minimum antenna height for site A recommended 106 m (current: 30 m)
    Band 5.8 GHz - Minimum antenna height for site B recommended 106 m (current: 8 m)
    Band 5.8 GHz - 60% Fresnel Zone clearance obstructed in 14.5% of the path!
    Fazendo os ajuste como ele pedi.. deu nisso aqui..
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	253
Tamanho: 	72,7 KB
ID:      	19572

    Depois eu fiz outro teste.....

    Agora já em outro software.. deu isso aqui... Duas Torre de 50 50 RocketM5 e Dish34di

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         34DBI.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	75,2 KB
ID:      	19571


    Baum...
    Só testando do Jeito que está....
    Depois Subindo as torres....Até fica 100%
    Outra Recomendação um Enalce no meio.. ai com as dishk de 30dbi.. torres menores... e garantia do servicos..
    srsrsrs....
    Essa cidade aqui 13°59'13.21"S 51°47'51.67"O
    ou fazenda aqui.. 14° 5'5.18"S 51°50'9.51"O
    a Sua escolha... e sucesso..

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    O amigo FANTOXY posta o nome do software que vc usou ai para nos. Grato

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Olá, elaborei um pequeno tutorial, e a demonstração pratica de um link PTP usando o LinkPlanner, Ponto A para o ponto B, e do ponto B para o C. veja o link aqui LinkPlanner.
    Última edição por biohazzard; 17-02-2011 às 11:47.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Porque quando alguém não tem argumentos sempre a melhor defesa é o ataque né? Fico pasmo com essa caracteristica do ser humano!

  20. #20

    Padrão Re: Enlace de 77 km com Rocket M 5 + antenas 34 db ubiquiti no LinkPlanner

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    O amigo FANTOXY posta o nome do software que vc usou ai para nos. Grato
    PTP - ESTIMATOR
    AirLink | Ubiquiti Networks, Inc.