Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Pessoal,

    Estou com uma bronca daquelas.
    Primeiro vou mostrar a topologia da Rede para que fique fácil entendimento.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Provedor Topologia Nova.jpg
Visualizações:	385
Tamanho: 	35,8 KB
ID:      	19615

    Então o Servidor lá, o Gateway, tem toda Base do Radius e os usuarios vão buscar seus
    parametros la. ''HOTSPOT, Login, USE RADIUS"

    Dai vem pro problema.... Se o Cliente ''joao'' senha ''123'' esta em CRONOS e conecta. OK ele autentica e navega. O hotspot so deixa 1 usuario por vez no perfil Default.

    Mas... Se ele der a senha pra outra pessoa que nao conecte em CRONOS mas em APOLO, o HOTSPOT é outro já, e o RADIUS não entende que já tem 1 CONECTADO ele so entrega os parametros dos usuários.

    Resumindo, pessoal esta conectando com mesmo usuário em Torres diferentes.

    Quem tiver uma sugestão eu agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Não tenho experiencia em Radius.

    Mais ele não checa pra ver se o usuario ja esta autenticado, para que nao tenha duplicidade?

  3. #3

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Então o USERMAN so checa os parametros dos usuarios e entrega (rate limite, uptime limite, transf limit)

    Quem percebe se existe usuarios simultaneos é o HOTSPOT.

    Ai esta o problemas, eu tenho 3 TORRES = 3 HOTSPOTs

    E apenas 1 Banco de Dados.

    Para resolver isso eu teria q ter um RADIUS para cada torre. Mas assim o meu Servidor CORE ficaria sem utilidade.

    Ja que ele RODA, Radius, NTP Server, DNS Server, entre outros...

  4. #4

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Esperimenta amarrar o mac ao usuario e senha.
    Qual radius vc usa?
    User manager mikrotik?

  5. #5

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    user manager do mikrotik, mas como amarra mac ao usuario e senha ?

    eu nao achei essa opcao.

  6. #6

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Seria ideal que deixasse que o Radius verificasse a quantidade de logins simultâneos.

    Outras opções seriam usar os atributos:
    NAS-Port-Id
    Simultaneous-Use

  7. #7

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Não vi a opcao q vc citou amigo.

  8. #8

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Citação Postado originalmente por pitagoras Ver Post
    Seria ideal que deixasse que o Radius verificasse a quantidade de logins simultâneos.

    Outras opções seriam usar os atributos:
    NAS-Port-Id
    Simultaneous-Use


    teria como eu fazer isso usando o USERMAN (Radius do proprio mikrotik)

  9. #9

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    No arquivo ../raddb/sql.conf existem as duas consultas SQL que verificam a quantidade de logins simultâneos, que são:

    simul_count_query =
    simul_verify_query =

    E para habilitar essa checagem se faz necessário que habilite no ../raddb/radius.conf
    a verificação via SQL, deixando conforme linha abaixo:

    session {
    # radutmp
    # See "Simultaneous Use Checking Querie" in sql.conf
    sql
    }


    Após esses passos use na tabela radcheck a checagem por login:
    id UserName Attribute op Value
    1 fulano Simultaneous-Use := 1
    1 fulano Password == 123

    Caso queira fazer por grupo use as tabelas radgroupcheck e usergroup.

    Espero que tenha entendido.

  10. #10

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Já que a idéia e centralizar o controle de usuários através de cadastros via banco de dados integrado com o radius, não vejo porque se fazer controle nos routeros (mikrotiks), quando todo gerenciamento pode ser feito através do radius.

    Outras formas de utilizar o radius para melhorar a segurança de acesso na sua rede seria usandoo radius para checagem dos parâmetros para autenticação via:
    WPA-PSK, NasPortId, Simultaneous-Use.

    Vou tentar criar um PDF ilustrando os passos e postarei aqui.

  11. #11

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    ok, obrigado, estou aguardando.

    Lembrando amigo q o USERMAN é o Radius do Mikrotik

    Suporta essas funções ?

  12. #12

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Citação Postado originalmente por pitagoras Ver Post
    Já que a idéia e centralizar o controle de usuários através de cadastros via banco de dados integrado com o radius, não vejo porque se fazer controle nos routeros (mikrotiks), quando todo gerenciamento pode ser feito através do radius.

    Outras formas de utilizar o radius para melhorar a segurança de acesso na sua rede seria usandoo radius para checagem dos parâmetros para autenticação via:
    WPA-PSK, NasPortId, Simultaneous-Use.

    Vou tentar criar um PDF ilustrando os passos e postarei aqui.
    Bacana amigo....tenho curiosidade em trabalhar com o radius em paralelo mais ainda não tive tempo de entender como ele funciona.

    Se puder fazer este materia, com certeza sera de grande ajuda a todos aqui do forum.
    Se for o caso, crie um novo tópico.
    abraços

  13. #13

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    aguardando sugestao do amigo

  14. #14

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Estou correndo para concluir alguns serviços... semana que vem estarei disponibilizando um material mostrando como implantar concentrador pppoe usando o FreeBSD + FreeRADIUS + Apache + Mysql + djbdns + Lusca-Head + RouterOS(mikrotik), incluindo um gerenciador com cadastro de planos com e sem burst, cadastro de clientes, cadastro de contratos e lançamentos automatizados das mensalidades nas contas a receber a partir do prazo estabelecido no contrato. Mas só na próxima semana.

  15. #15

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Citação Postado originalmente por pitagoras Ver Post
    Estou correndo para concluir alguns serviços... semana que vem estarei disponibilizando um material mostrando como implantar concentrador pppoe usando o FreeBSD + FreeRADIUS + Apache + Mysql + djbdns + Lusca-Head + RouterOS(mikrotik), incluindo um gerenciador com cadastro de planos com e sem burst, cadastro de clientes, cadastro de contratos e lançamentos automatizados das mensalidades nas contas a receber a partir do prazo estabelecido no contrato. Mas só na próxima semana.
    Bacana....mais o Radius que você diz ja é integrado em um sistema de gestao de clientes ou é apenas o server com o FreeRadius?

    abraços

  16. #16

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Será um server com o freeradius, a criação dos planos com e sem burts, o controle de usuários simultanâeos, serão controlados pelo FreeRadius. Já o sistema de gestão que faz toda manipulação dos dados é de minha autoria e estarei disponibilizando gratuitamente.

    Quem já possuir o ambiente: PHP + MYSQL + FreeRadius instalado, enviarei o schema do banco de dados para funcionamento correto do sistema de gestão, que funciona junto com as tabelas do radius (radcheck, usergroup e etc).

  17. #17

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    então esse Radius do MikrotikOS o ''Userman'' não serve para o que eu desejo fazer?

  18. #18

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    LeoAlmeida, eu posso até estar enganado, mas não conheço no routeros como fazer esse controle.

    Basta você deixar Radius (concentrador) assuma o seu papel, controlando a quantidade de logins simultâneos.

    Dê uma verficada nos arquivos sql.conf, radiusd.conf

  19. #19

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Opa amigo... não sei se vc conhece o userman (radius) proprietario do Mikrotik
    Mas ele é totalmente WEB. No RouterOS vc so configura para o HOTSPOT pegar o banco de dados de la.

    Vc conhece o Userman ?

    Pelo menos no userman, nao existe como ''editar arquivos'' ate onde eu conheco. E não vi nenhuma opcao de usuario simultaneos.

  20. #20

    Padrão Re: Userman Radius usuários Simultaneos em Torres Diferentes

    Pelo que sei do Usermanager, aparentemente ele seria ideal para controle de ambientes publicos.....como hoteis onde você faz controle e cria contas em batch process.

    Acho que a solução pro Leo seria melhor usar o freeradius mesmo.