+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com enlace com rocket m5

    Salve galera do forum...
    Temos um ponto a ponto instalado a mais ou menos quatro meses aqui onde trabalho, com uma distancia de 30 km usando RocketM5 e RocketDisck 30, nesse enlace esta passando o link do provedor. Quando fizemos o sinal ficou entre -62 a -64, esse sinal permanece ainda do mesmo jeito o problema é com o sinal do AirMAX Quality (-85) e AirMAX Capacity (-80) hoje esta variando bastante, o Quality nao passa de -70 e o Capacity chega a baixar ate (-24). Ja fizemos varios testes alterando o canal, distancia e ajuste nas antenas mas fica do mesmo jeito. Gostaria de alguma dica pra tentar achar onde esta o erro e resolver esse problema.
    Desde ja agradeço a todos...

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    isso acontece em algumas horas do dia?
    durante o dia inteiro?
    como é a eletrica ai?

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Tente verificar como está o canal em ambos os lados, talvez em uma ponta o spectro esteja comprometido e talvez por esse motivo vc não consegue taxas maiores em seu airmax, qualquer coisa estamos ai para ajudar.

    Abs
    Última edição por mayconribeiro; 08-02-2011 às 19:30.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Faz um teste desligando o Air Max e testa o total de banda e ve se estabiliza. O air max é a cereja do bolo, assim eu ouvi uma vez. rsrsrs.

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Muitos Fatores comprometem a estabilidade de um sistema UBIQUITI Rocket Dish + Rocket M5:

    Nivel trazeiro das antenas, conectorização, tamanho do cabo POE, interferencias laterais, zona de fresnel desubistruída e tipo de cabeamento.
    Recentemente em testes eu descobri e o fato foi confirmado por alguns amigos que ajudei que o uso de CABO STP melhora muito as coisas.
    é clraro que uma energia de boa qualidade para alimentar a fonte e um cabo POE STP curto. Fazem a diferença.
    Outra coisa uma boa análise de Analisador de Espectro sempre vale a pena na hora de escolher o canal !
    Espero poder ter ajudado!

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Muitos Fatores comprometem a estabilidade de um sistema UBIQUITI Rocket Dish + Rocket M5:

    Nivel trazeiro das antenas, conectorização, tamanho do cabo POE, interferencias laterais, zona de fresnel desubistruída e tipo de cabeamento.
    Recentemente em testes eu descobri e o fato foi confirmado por alguns amigos que ajudei que o uso de CABO STP melhora muito as coisas.
    é clraro que uma energia de boa qualidade para alimentar a fonte e um cabo POE STP curto. Fazem a diferença.
    Outra coisa uma boa análise de Analisador de Espectro sempre vale a pena na hora de escolher o canal !
    Espero poder ter ajudado!
    Caro PKMC o cabo STP apenas entre a fonte e o rádio já melhora alguma coisa? Tenho um que tem mais de 30Mts. Ele desce da torre e entra no Rack onde esta a fonte que alimenta o rocket. Pensei em por a fonte na torre, e apenas usar um cabo STP da fonte até o rocket. O problema que meu cabeamento já desce dentro do eletroduto pela torre até o rack impossibilitando substituir o cabo todo.
    Estou com um problema de perda de uns dos lados e to achando que é isso.

    Exemplo do meu problema. Uso Btest do mikrotik e rodo um Send e um Receive e um both.
    Em modo Send da uns 60MB TCP.
    Em modo Receive da uns 40MB TCP
    Em modo Both da uns 35MB Full

    O problema q preciso mais do Receive que do send.

    Meu enlace tem uns 28KM uso antena dish 34dB e sinal entre -52 com Chain0 -53 e Chain1 -54.

    Será q o cabo melhora alguma coisa?

    abcs.
    Última edição por Bender; 09-02-2011 às 01:56.

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Caro PKMC o cabo STP apenas entre a fonte e o rádio já melhora alguma coisa? Tenho um que tem mais de 30Mts. Ele desce da torre e entra no Rack onde esta a fonte que alimenta o rocket. Pensei em por a fonte na torre, e apenas usar um cabo STP da fonte até o rocket. O problema que meu cabeamento já desce dentro do eletroduto pela torre até o rack impossibilitando substituir o cabo todo.
    Estou com um problema de perda de uns dos lados e to achando que é isso.

    Exemplo do meu problema. Uso Btest do mikrotik e rodo um Send e um Receive e um both.
    Em modo Send da uns 60MB TCP.
    Em modo Receive da uns 40MB TCP
    Em modo Both da uns 35MB Full

    O problema q preciso mais do Receive que do send.

    Será q o cabo melhora alguma coisa?

    abcs.
    Com certeza cabos e conectores blindados vai melhorar MUITO.
    Seu eletroduto é metálico ou plástico ?

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Com certeza cabos e conectores blindados vai melhorar MUITO.
    Seu eletroduto é metálico ou plástico ?
    É plastico.

    Mas ja estou estudando usar um metalico assim que der.

  9. #9

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    Ai galera tenho um enlace com uma disco de 30dbi de 35km, no ponto A onde chega meu link tinha um cabo com 45 metros da fonte para o rocket, e depois da fonte para o servidor mais 15 metros, o que fiz foi deixar a fonte do rocket a 1 metro do rádio com cabo e conectores blindado, e descer uma fibra de 60m do rádio até o servidor, olha digo a vocês ficou espetacular recomendo a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com enlace com rocket m5

    É bom observar a possibilidade de obstrução por edificações ou vegetação. Se o cenário não for propício para este tipo de obstrução, verifique a utilização dos canais nas duas pontas.

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    Salve galera do forum...
    Temos um ponto a ponto instalado a mais ou menos quatro meses aqui onde trabalho, com uma distancia de 30 km usando RocketM5 e RocketDisck 30, nesse enlace esta passando o link do provedor. Quando fizemos o sinal ficou entre -62 a -64, esse sinal permanece ainda do mesmo jeito o problema é com o sinal do AirMAX Quality (-85) e AirMAX Capacity (-80) hoje esta variando bastante, o Quality nao passa de -70 e o Capacity chega a baixar ate (-24). Ja fizemos varios testes alterando o canal, distancia e ajuste nas antenas mas fica do mesmo jeito. Gostaria de alguma dica pra tentar achar onde esta o erro e resolver esse problema.
    Desde ja agradeço a todos...