+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instabilidade na rede

    Boa tarde pessoal!

    Percebi que nos últimos dias tenho sofrido muita instabilidade na minha rede. Tem períodos que a velocidade dela está excelente, porém tem períodos que ela fica muito lentao. Para vocês terem uma idéia, quando ocorre essa lentidçao, tem micro que demora mais de 5 min entre o tempo em que o usuário digitou seu usuário e senha até a liberação da área de trabalho do Windows.
    A princípio achei que fosse algum problema em meu AD ou DNS, mas, aparentemente, não há qualquer problema.
    Estou començando a desconficar do seguinte: da minha sala de servidores, tenho um rack com 2 switches 3COM de onde saem 4 lances de fibra óptica para interligar os demais prédios da empresa. Do outro lado desses lances de fibra, também possuo switches 3COM, porém tive a queima do switch de um desses lances onde, como forma de contorno, liguei um hub 3COM.
    O lance de fibra que, atualmente, está com esse hub 3COM atende poucas estações, em torno de 3 micros + 1 AP 3COM, porém estou começando a desconfiar dele.

    Alguém teria alguma outra teoria ou poderia confirmar a minha desconfiança?

  2. #2

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Complicado opinar se você não postoua infra da sua rede. Quais são os servidores? o que roda neles? quantos micros?

  3. #3

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Switch travado.. ja reiniciou eles?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    o velho teste do ping ajuda a achar qualquer problema sai pingando na rede o que não responder e ele kkkk

  5. #5

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Amigo nos de mais detalhes para que possamos ajuda-lo,outra coisa esses switch's são gerenciaveis ? se forem tenta monitora-las por snmp.

  6. #6

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Prezados,
    O problema estava relacionado a um conversor de fibra óptica. Após a troca desse conversor, o problema foi solucionado.

  7. #7
    Avatar de luandotto
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Brumado- Bahia
    Posts
    133
    Posts de Blog
    7

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Bom dia Parceiro,

    Isso ocorre pelo fato de ter usado um hub no lugar do switch. Abaixo a definição e como cada um trabalha para que você possa entender melhor

    Hub
    O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
    Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.
    Caso o cabo de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, a rede não deixa de funcionar, pois é o hub que a "sustenta". Também é possível adicionar um outro hub ao já existente. Por exemplo, nos casos em que um hub tem 8 portas e outro com igual quantidade de entradas foi adquirido para a mesma rede.
    Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.

    Switch

    O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).
    Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.
    O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.

    Com a grande quantidade de requisições de que devemos estar falando por se tratar de uma rede corporativa seu hub vai deixar sua rede extremamente lenta, principalmente se algum usuario estiver copiando ou movendo arvos pela rede.
    Mude para um Switch e seus problemas estaram acabados!!!


  8. #8

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Caro luandotto, bom dia!

    No início minha desconfiança também era devido a existência desse hub na rede, porém entendo que apenas o segmento onde ele está instalado é que deveria ser afetado e não toda a rede. Além disso, mesmo retornando com switch no lugar desse hub o problema persistiu.
    Conforme informei no post acima, o problema estava relacionado ao conversor de fibra óptica. Após substituí-lo, a rede voltou ao normal.

    Grato pela ajuda de todos!!!

  9. #9

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Já passei quase duas horas sem interenet em toda a minha estrutura(ex-empresa) para descobrir que o problema estavam em um "transceiver optico(conversor de fibra)" desses.


  10. #10
    netfastbg
    Visitante

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Amigo ,,tlvz seja um problema mt simples ,, como disse um amigo anterior,, pode ser swicth travado,, mas o mais simples de se fazer é :
    quando acontecer a lentidão ,, use o sistema de eliminação ,, desligue de trás para frente a conexão ou seja a partir de cada micro depois swicths etc. e vá conferindo em cada desligamento que fizer se a conexão voltou ao normal...
    assim descobrirá aonde é o problema...
    ex: um amigo que tinha lan house com 30 pcs que reclamava direto de lentidão em alguns períodos e resolvemos que quando acontecesse esta lentidão desligaríamos micro por micro e iríamos conferindo se voltou ao normal ,, desligávamos um e conferíamos,, se continuasse o problema ,, ligávamos ele de novo e íamos para o próximo,,, batata ,, um micro só com uma placa de rede com defeito estava causando um retorno na rede....

    Abraço !

  11. #11

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Na boa ! o Melhor Roteador para Link dedicado Hoje , é o cisco1841 esse é o melhor para gerenciamento com velocidade estavel ! Quando vendemos link dedicados para os clientes sempre acompanha esse roteador. Mas pode ter certeza aconselho vc comprar um desses está em torno de 5.600,00 à 6345,00 . Ou então coloca um outro Link para redundância de uma empresa que oferece um cisco se precisar estamos ai!!!

    11 8735 4596 TIM
    11 6369 0217 VIVO

  12. #12

    Padrão Re: Instabilidade na rede

    Eu tive um problema desse mais o que aconteceu foi o conversor tinha queimado mesmo e eu fiquei que nem loco a noite toda até ver que era o conversor e tava na minha sala dentro do rack..

    mais