+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhar internet a distância

    Olá,
    Estou querendo compartilhar a conexão de internet entre meu consultório e minha casa. Onde moro não passa GVT e só tem Oi (brasiltelecom) de 1mb. Possuo banda larga de 15mb da GVT no escritório. Os dois pontos estão há +- 900m um do outro e com visada um para o outro.
    Já tenho instalado um WR254 com antena grade no consultório como AP e em casa um OIW2411 com antena grade tb, como cliente. Consigo compartilhar o sinal, mas o link fica em 1mb e a velocidade da net em 300k.
    Já tentei todas as configurações de potência e canais possíveis e este é o máximo que consigo de velocidade.
    Estou pensando em trocar toda essa bugiganga por 2 Nanostation Loco M5 Airmax 5.8ghz Antena 13dbi.
    Acham que com estes NL conseguiria um link de maior velocidade, que me possibilitasse uma conexão de pelo menos 10mb com a internet em casa?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Com certeza.
    Obs: use a potência mínima para essa distância.

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Cara, sabe informar quanto à interferência de 2.4 na sua região?

    Pois não me conformo de não funcionar. Tenho um link 2.4 a 16km que me passa 1mb de internet folgado... e usando rádios samsung velhos. Então, 2.4 não é problema.

    Já repassou seu cabeamento? Pig-tail com mal contato arrebenta a parada toda, funciona péssimo. Usa um multimetro pra testar os pig-tails e cabos, e se posso dar mais uma dica, tente colocar os rádios diretamente ligada à antena pelo pig-tail, pois quanto mais cabos, mais perdas.

    Acho que é só.

    Se gostou, estrelinha pra eu!.

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Olá FlavFac.

    Hoje em dia já existem equipamentos mais indicados para esta aplicação. O Nanostation Loco tem antena de abertura acima de 30 graus. Isto significa que você vai propagar rádio frequência para uma grande área sem necessidade. O preço desta propagação desnecessária é a captação de sinal de rádio (interferência) de uma área bastante ampla, e isso não é bom.

    Considere utilizar um par de AirGRID (com POE, não USB) ou um par de NanoBRIDGE. Normalmente em clientes que necessitam de mais banda eu utilizo o equipamento desta avaliação:
    http://granlabor.com/tutoriais/Avali...de%2022dBi.pdf

    O que tem que ser avaliado antes de comprar mais equipamentos, é a visada do rádio com desobstrução da zona de fresnel. Normalmente é possível enxergar o outro lado do enlace, mas não existe área suficiente para a formação correta da zona de propagação da rádio frequencia e o enlace não funciona corretamente. Se este for o caso, tem que utilizar critérios mais técnicos na instalação para minimizar as perdas.

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por flavfac Ver Post
    Olá,
    Estou querendo compartilhar a conexão de internet entre meu consultório e minha casa. Onde moro não passa GVT e só tem Oi (brasiltelecom) de 1mb. Possuo banda larga de 15mb da GVT no escritório. Os dois pontos estão há +- 900m um do outro e com visada um para o outro.
    Já tenho instalado um WR254 com antena grade no consultório como AP e em casa um OIW2411 com antena grade tb, como cliente. Consigo compartilhar o sinal, mas o link fica em 1mb e a velocidade da net em 300k.
    Já tentei todas as configurações de potência e canais possíveis e este é o máximo que consigo de velocidade.
    Estou pensando em trocar toda essa bugiganga por 2 Nanostation Loco M5 Airmax 5.8ghz Antena 13dbi.
    Acham que com estes NL conseguiria um link de maior velocidade, que me possibilitasse uma conexão de pelo menos 10mb com a internet em casa?
    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Olá,
    Agradeço as respostas.
    Já repassei inúmeras vezes os cabos, pig-tails e demais ítens. Primeiramente testei uma antena omni de 12dbi sem sucesso. Depois passei para um painel setorial de 12dbi e agora estou com a grade de 24dbi, e foi a única com que obtive sucesso até agora. Tentei todos os canais e diversas combinações de potência, e o melhor que consigo são -61dbm pelo status do AP. Não sei dizer quanto a interferência no local.
    Já contratei uma empresa para tentar resolver isso mas o "técnico" se quer conhecia os equipamentos e firmwares. Queria que eu comprasse outros routers (da sua loja) que ele sabia configurar para refazer o sistema.
    Quanto aos equipamentos que o ZéAlves falou, achei interessante, mas o valor deles é superior ao dos Nanostation Loco M5 Airmax 5.8ghz, pelo que vi no ML. Gostei da praticidade dos NS. O simples fato de não ter q subir no telhado para fazer um reset já me anima muito. Com relação a visada, ela está livre, inclusive consigo ver do escritório a antena em casa, e vice-versa.
    Acho estranho que mesmo próximo ao WR254 com um notebook só consigo 2mb de velocidade na internet, apesar do link estar conectado em 54mb pelo status do firmware.
    Vou tentar rever novamente a questão dos cabos, mas fiquei tentado pelos NS.
    Abraço a todos.

  6. #6

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Então, não tenho outra coisa a dizer a não ser que seus rádios estão baleados e literalmente "subindo no telhado". Estou projetando um segundo enlace em 2.4 a 26km pra levar 500k de internet à casa da minha mãe, e pelos testes iniciais, basta agora um alinhamento fino.

    Material utilizado:
    02 ZWA G-220 firmware original
    02 Antena de grade "padrão" 24dbi
    02 pig-tail, ligando o rádio direto na antena.

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Gente.

    Nào tem nada de rádio baleado. O equipamento está perfeito.
    Vocês precisam estudar rádio frequência, como a onda propaga e o mínimo necessário para haver propagação. Visada livre para o observador não significa que há visada livre para o rádio

    Dá uma lida nisso aqui:
    Rede Wireless

    Abraço,

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Então, não tenho outra coisa a dizer a não ser que seus rádios estão baleados e literalmente "subindo no telhado". Estou projetando um segundo enlace em 2.4 a 26km pra levar 500k de internet à casa da minha mãe, e pelos testes iniciais, basta agora um alinhamento fino.

    Material utilizado:
    02 ZWA G-220 firmware original
    02 Antena de grade "padrão" 24dbi
    02 pig-tail, ligando o rádio direto na antena.

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    O que poderia ser então, Granlabor?

    também não sou expert em rádios, minha area é gerencia de redes, mas tava querendo dar uma ajuda ao amigo com base em experiencias minhas. Ontem mesmo levantei um enlace com duas NB m5 22 a 15km com visada prejudicada, e fechou razoavel, passando entre 4-5 mb. E tenho um enlace em 2.4 no mesmo lugar, passando 1mb, que futuramente estarei desativando.

    Dê alguma explicação mais detalhada, pois posso passar por problemas como esse do amigo, e com sua ajuda, poderei resolver .

    E quanto à visada, se tratando de 2.4, ele funciona mesmo com visada prejudicada, ainda mais nessa distancia mínima que está sendo proposto pelo autor do tópico.

    Quanto ao rádio baleado, foi só uma suposição com base num zinwell que tenho aqui e que notebooks conectados nele com banda liberada não passava mais de 1mb, sendo que tinha 30 de link. Troquei o zinwell e pimba! funcionou!. Então, foi uma suposição, não quis dizer que o problema dele seria o mesmo do meu.

    Mas é claro, que se ele mudar para o ubiquiti, é beeeem melhor.!
    Última edição por uesleycorrea; 16-02-2011 às 09:43.

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Granlabor...
    Essa Zona de Fresnel é a distância que precisa estar desobstruída para que haja formação adequada da onda? No caso, calculei com com base no site que você mandou e ficou de 3 metros + -.
    Abraço

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Pessoal.

    Estabelecer um enlace wireless é facinho.

    O link que eu passei vai dar a fundamentação básica. Para maiores informações, o Google é seu amigo.

    As informações que vocês passam são fragmentadas e fazer diagnóstico às cegas é um trabalho inglório. Vocês estão aí diante do problema e diante de todos os fatores, ninguém melhor do que vocês pra encontrar a solução.

    Descubram onde vocês estão errando... Na hora que vocês perceberem que não é problema de equipamento, é problema de instalação, vocês estarão mais próximos da solução.

    Só posso ajudar vocês com isso. O restante depende de vocês.

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    cara to impreciona do com os elace show!!!!!!!!!!!

  12. #12

    Padrão Re: Compartilhar internet a distância

    Olá,
    Para dar uma resposta, acabei instalando 2 Nanostation Loco M5 Airmax 5.8ghz e estou conseguindo uma média de velocidade de 10mb de internet, com os NS conectados a 90Mbps.
    Obrigado pela ajuda de todos.