+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Salve galera do Under

    Gostaria de dicas (quem ja fez enlace nessa distancias) ajudasse no meu de 12Km, ja comprei 2 bullet M5 e só ta faltando as antenas..Quero passar + ou - uns 40Mega.

    As coordenadas é a seguinte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830

    -No (station 2 ) esta obstruído por pés de Eucaliptos.(OBS: os eucaliptos são poucos e da pra vê toda a cidade a noite, nem parece que tem "arvore". Ja fiz teste do espelho ao dia e passa visada entre os eucaliptos, pois suas folhagens são de polca proporção(tipo arvore em tempo de outono) e venta forte. Torre de 8 metro)

    -No (station 1) torre de 7 metros.

    Estou em dúvida com as antenas, qual a melhor para meu enlace?
    2 Aquário mini parabólicas 40Cm 25Dbi disco ou 2 Parabólicas 60Cm IDEAL 27Dbi?

    Quero uma boa dica ai galera..ajudem
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    As antenas de 25 são uma boa para essa distancia, porem vc sabe que sem visada perfeita = se garantia q funcione corretamente. E se esta pensando em passar 40mb full com bullet, pode esquecer, nem com as melhores condições vc passa essa banda neste equipamento, muito menos com obstução. Mais não custa tentar. Se fosse vc, colocaria em uma torre mais alta.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Citação Postado originalmente por brairpg Ver Post
    Salve galera do Under

    Gostaria de dicas (quem ja fez enlace nessa distancias) ajudasse no meu de 12Km, ja comprei 2 bullet M5 e só ta faltando as antenas..Quero passar + ou - uns 40Mega.

    As coordenadas é a seguinte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830

    -No (station 2 ) esta obstruído por pés de Eucaliptos.(OBS: os eucaliptos são poucos e da pra vê toda a cidade a noite, nem parece que tem "arvore". Ja fiz teste do espelho ao dia e passa visada entre os eucaliptos, pois suas folhagens são de polca proporção(tipo arvore em tempo de outono) e venta forte. Torre de 8 metro)

    -No (station 1) torre de 7 metros.

    Estou em dúvida com as antenas, qual a melhor para meu enlace?
    2 Aquário mini parabólicas 40Cm 25Dbi disco ou 2 Parabólicas 60Cm IDEAL 27Dbi?

    Quero uma boa dica ai galera..ajudem
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830
    Amigo, sabendo que queres passar os 40megas, terás que elevar o lado b pra 15metros.
    Perguntasse como fazer da maneira correta? essa seria a maneira correta.
    Podes fazer com as antenas citadAS??? Sim, porém não ficará perfeito.
    Já que é pra fazer, faça da maneira correta.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Mais eu vi aqui mesmo no forum alguns (TESTEs EM CAMPO DO NOSSO AMIGO ZÉ) e foi bem satisfatório..

    https://under-linux.org/f170/teste-e...let-m5-142187/

    https://under-linux.org/f170/teste-d...ontech-144731/

    https://under-linux.org/f170/teste-e...ontech-143426/


    Olhando os testes dele, esta bem parecido com meu que irei fazer aqui e pelos resultados, são bem satisfatorios mesmo..

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Eu estava pensando em comprar para ( STATION 1 ) uma Aquario disco MM-5829 de 29Dbi. Para (STATION 2) uma Aquario disco MM-5825 25Dbi...

    Ficaria melhor assim?

    poderia passar até 15negas q ja FICARIA SATISFEITO

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Amigo Brairpg, nosso amigo Zé Alves foi super criterioso nos testes realizados com a Antena Dimensontech, se não quiser correr riscos, vá na dica do Zé

    Abraço,

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Citação Postado originalmente por brairpg Ver Post
    Salve galera do Under

    Gostaria de dicas (quem ja fez enlace nessa distancias) ajudasse no meu de 12Km, ja comprei 2 bullet M5 e só ta faltando as antenas..Quero passar + ou - uns 40Mega.

    As coordenadas é a seguinte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830

    -No (station 2 ) esta obstruído por pés de Eucaliptos.(OBS: os eucaliptos são poucos e da pra vê toda a cidade a noite, nem parece que tem "arvore". Ja fiz teste do espelho ao dia e passa visada entre os eucaliptos, pois suas folhagens são de polca proporção(tipo arvore em tempo de outono) e venta forte. Torre de 8 metro)

    -No (station 1) torre de 7 metros.

    Estou em dúvida com as antenas, qual a melhor para meu enlace?
    2 Aquário mini parabólicas 40Cm 25Dbi disco ou 2 Parabólicas 60Cm IDEAL 27Dbi?

    Quero uma boa dica ai galera..ajudem
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         A1PTP.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	19830
    Bom Dia!
    Amigo pelo gráfico entende-se que a zona de fresnel esta osbrtuida...

    Entaum você pode colocar qualquer equipamento... que posteiormente terá problema... A Vegetação pode cresecer e vc perdera qualidade do seu sinal.. Intensidade...

    Sobre Passar 40mb full...Duplex... eu já iria.. de Airgrid ou NanoBriged....

    Pois ficaria folgado seus Equipamentos....

    Esse print..Simulei com 15m numa caixa d´Agua e no Cliente e 20 na Torre..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp_simulado.jpg
Visualizações:	303
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	19853

    Olha o resultado dele..

    Nesse aqui em baixo é o já em produção...
    Eu coloquei Em cima do estritorio que deve dar uns 10m e na Torre coloquei com 15 a 17m.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp_ara.jpg
Visualizações:	322
Tamanho: 	29,7 KB
ID:      	19852


    Baum... falta fazer as config.. finas.. ajustar para tira o melhor rendimento...

    AirGrid.22dbi

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Se cv colocar a 10m as torre com nanobridge M5 25dbi vc facharia blz teu emlace e por um custo um pouco menor... e creio que com esse equipamento vc conseguiria passar os teus 40megas...

    tenho um enlace de 1km com duas CPE 5.8 da Krazer e passa 20 mega... e outro de 3km com airgrid M5 23dbi e ta pasando 50mega...

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    consegue funcionar sim porem terá que aumentar as torres ...
    para não obstruir a zona de fresnel..

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Com visada obstruída em 5GHz não importa o conjunto rádio antena utilizado, é bucha.

    Os programas de cálculo de enlace consideram apenas o terreno. Tem que considerar também obstrução por vegetação e isso pode resultar em obstáculos de 10 a 40 metros entre um rádio e outro que o programa não considerou.

    Vá até o local e avalie corretamente o cenário. Determine a altura mínima necessária e suba a torre.

    Eu gosto bastante do procedimento que o Leandro Lopes utiliza para verificar visada (com binóculo, laser, etc...) Se eu subisse em torre faria igualzinho a ele.

    Com relação a SUPOSTA limitação de banda dos Bullets:
    No dia 29/1 fui fazer curso com o Gilvan Enriconi (Geenge Antenas) e ele demonstrou o T-mágico em funcionamento. É bem legal usar este recurso para agregar diversos rádios numa única antena e aumentar o potencial de banda no enlace. Dá pra fazer com até 4 bullets em paralelo, genial.

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 16-02-2011 às 14:56.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    ..BEM, fiz um novo teste no (LINK CALCULATOR) da ubiquiti e apenas elevei a torre da STATION 1 para + 1 metro e o resultado foi a seguinte:

    -NOVAS COORDENADAS.

    1° PONTO A > Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p1.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	55,3 KB
ID:      	19864
    2° PONTO B > Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         p2.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	44,5 KB
ID:      	19867
    3° link calculator > Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste PTP e resultados.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	56,6 KB
ID:      	19868

    -COORDENADAS TIRADAs DO GOOGLE EARTH.

    1°google earth PONTO A Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         google earth1.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	19865
    2°google earth PONTO B Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         google earth2.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	63,8 KB
ID:      	19862
    3° google earth Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto obs.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	66,7 KB
ID:      	19866


    Ainda não fiz o teste em CAMPO, porque os bullet M5 que comprei na DIGITAL IMFORMÁTICA esgotaram.. Estou aguardando a reposição de estoque da loja.Entrei em contato com a DIGITAL INFORMÁTICA e FALARAM que só na quita-feira (amanhã 17/02/2011 )serão repostos e enviados para mim..

    Neste momento, estou em dúvida nas antenas. Estava pensando em compra 1 PARABÓLICA aquario 29Dbi disco solodo (PARA POR NA STATION 1) e 1 Aquario 40cm 25Dbi disco sólido (PARA POR NA STATION 2)....

    Desta forma funcionaria?
    Ficaria melhor?

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    ..Os bullets chegaram hoje e só esta faltando as antenas e como eu não tenho nenhuma antena para testar o enlace em capo, gostaria que os amigos do forum me dessem uma boa dica de antenas GRADE ou DISCO PARA EU COMPRAR e USAR no PTP?
    -Posso usar antenas diferentes em cada PONTO(tipo 29Dbi para PONTO ponto A e 25Dbi para PONTO B)?


    Aquario parabólica disco MM-5829 29Dbi
    Aquario parabólica disco MM-5825 25Dbi
    PARABOLICA DISCO 60cm 27Dbi IDEAL



    Obs: Irei aumentar a torre do ponto B para 15Metros para não obstruir a zona de fresnel.(torre estaiada)

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    amigo, pode usar sim, porém te aconselho a usar as maiores, de 60cm da aquario pela visada ruim. Caso não funfar esqueça e parte para as dish ubiquiti com alimentação dupla.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Ubiquiti sao mto bons.. bom pessoal tbm tenho uma duvida sobre esses equipamentos, sei que aq nao é lugar certo de perguntar mas como sou novo por aqui espero que compreendam e me ajudem, minha duvida é seguinte.. Gostaria de saber se voces ja trabalharam com Mikrotik e UBIQUITI, se esses dois se comunicam em um enlace com uma AIRGRID fazendo AP e recebendo com SXT - HPND???

  15. #15

    Talking Re: Enlace 12Km com 2 bullet M5-hp (obstruído) qual antena eu uso?

    Funciona sim so que sem o principal que e o protocolo TDMA que ajuda um monte no desempenho...

    UBNT - Airmax
    Mikrotik - NV2