+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Boa tarde a todos do forum

    Estive observando hoje um dos meus clientes hotspot que é fanatico em baixar musicas e filmes e observei que ele não "responde" as regras de controle de banda a tela da direita é banda na Queue 400k e da esquerda é na aba active do hotspot, lembrando que tenho duas regras de liberação de p2p com up e dow de 1 mega , quando bloqueio o p2p na regra de firewall a tela do active do referido cliente em poucos segundos começa a funcionar igual a da Queue e quando volto a desabilitar a regra de bloqueio ele volta com carga toda. Pelo teste que fiz é como se ele pega-se os 400k do plano dele e mais 1 mega do p2p, isto está correto é por ai mesmo ?
    Tipo os clientes que tem p2p funcionando utilizam este mega p2p no estilo quem chegar primeiro leva ?

    Se alguem já passou por isto ou sabe como funciona seria otimo.

    Obrigado
    Última edição por jeanfrank; 19-02-2011 às 15:38.

  2. #2

    Padrão Re: Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Cada as imagens.

  3. #3

    Padrão Re: Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Acredito que sim amigo, aqui estou usando cache no proprio mikrotik e ele manda o que está no cache na velocidade conforme o designado no quee tree. Cuidado com o limite do cartão se estiver usando wireless junto, Uma Solução para uso seria a limitação de velocidade na propria router tbem, alem do controle no servidor.

  4. #4

    Padrão Re: Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Boa tarde a todos do forum

    Estive observando hoje um dos meus clientes hotspot que é fanatico em baixar musicas e filmes e observei que ele não "responde" as regras de controle de banda a tela da direita é banda na Queue 400k e da esquerda é na aba active do hotspot, lembrando que tenho duas regras de liberação de p2p com up e dow de 1 mega , quando bloqueio o p2p na regra de firewall a tela do active do referido cliente em poucos segundos começa a funcionar igual a da Queue e quando volto a desabilitar a regra de bloqueio ele volta com carga toda. Pelo teste que fiz é como se ele pega-se os 400k do plano dele e mais 1 mega do p2p, isto está correto é por ai mesmo ?
    Tipo os clientes que tem p2p funcionando utilizam este mega p2p no estilo quem chegar primeiro leva ?

    Se alguem já passou por isto ou sabe como funciona seria otimo.

    Obrigado
    É exatamente isso que ocorre, está funcionando corretamente. Veja, voce tem uma regra para P2P que libera 1mbps para down e 1 mbps para up e o cliente tem de banda 400kbps para down. O que acontece é que todos os pacotes marcados como P2P em Firewall mangle, são direcionados para a banda estabelecida em queue tree (1 mega)e por isso não passa pela simple queue do cliente. Se voce desabilita a marcação de P2P ou a queue tree que controla a banda de 1mbps para o P2P, os pacotes voltam a ser controlados pela queue simple de 400kbps.

    Com o controle de P2P ativo, todos os clientes deveriam compartilhar a banda de 1mbps quando baixando P2P, as vezes demora para equilibrar , pois poderá ter conexões ativas a mais tempo que outras , servidores mais lentos e outras possibilidades que diferenciam a velocidade de um cliente para outro que esteja baixando P2P.

  5. #5

    Smile Re: Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Bom dia a todos

    Perfeita a explicação do nosso amigo marciorct, imaginava algo parecido e a suspeita está confirmada então, bom pelo menos não está extrapolando o limite de 1 mega para p2p, aqui vai as imagens que fiquei devendo no inicio do post onde a tela da esquerda mostra o cliente com velocidade de 1 mega aproximadamente utilizando a banda do p2p com a regra de controle p2p funcionando e a tela da direita mostra a banda dele contratada 400k

    Valeu pela ajuda
    Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         controle de banda.JPG
Visualizações:	180
Tamanho: 	88,8 KB
ID:      	19986  

  6. #6

    Padrão Re: Curiosidade ou bug Mikrotik ?

    Amigo eu diria para você não se ligar no tx e RX do hotspot não pois ele sempre vai passar mais que no queue.