+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Bem Fiquei sabendo que não da para fazer PTP sobre o Mar
    queria saber se e verdade ou mito...

  2. #2

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Olha ... pra fazer dá sim .... mas eu acho que tem que ser algo muito alto ... pelo fato de o sinal ter uma "barriga" há inversão de polarização ... isso eu comprovei com dois links meu que eu tinha pela Bahia de Guanabara aqui no Rio de Janeiro ... um deles sempre caia quando a Maré Subia e o outro caia de vez em quando ... resumo o que caia sempre eu desativei e o outro eu consegui colocar um pouco mais alto ... diminuiu a queda ... mas de vez em quando ele vai e volta rapidamente !

  3. #3

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Dá pra fazer sim. Claro que dependendo da distância pode sofrer alguma oscilação. Eu tenho um PTMP de 15km e a parabólica tá cerca de 12 metros somente acima do nivel do mar. O ping oscila às vezes, mas o link não cai nunca.

  4. #4

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    NÃO é mito, isso é conhecido pelos técnicos em telecom como "espelho da água", onde há ondas na agua acabam interferindo na zona de fresnel que é formado principalmente em links com grande distancia, onde o "faxo" central do link fica com grandes diametros, o ideal é realmente utilizar torres bem altas e com a menor distancia possivel entre os ptp.

  5. #5

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Bem eu ouvi fala mais não acreditei mais agora sei que não e mito
    mais qual a altura para não ter esta interferencia

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    sim agua pode fazer um espelho mesmo ...
    não danificando o sinal completamente . mas comprometendo a zona de fresnel....
    pois quanto maior a distancia do enlace maior e a barriga do fresnel.
    ai se a maré subir ou ondas altas passar entre a linha do enlace cai mesmo ....
    o certo é usar torres muito altas mesmo ....
    e antenas de ganho mais elevado ....

  7. #7

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    pelo q entendi de todas respostas, alem de maior altura possivel, ou 5.8, q tem a fresnel mais estreita... ou 900 q 'contorna' obstaculos. o mais provavel d naum oscilar no caso seria radio de 900 mhz????

  8. #8

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Parte mito, parte verdade.
    o mito diz respeito a impossibilidade do link passar por área de mar.
    a verdade que o espelho reflete mesmo o sinal e causa degradação ou queda do link, mas para corrigir isto como os colegas citaram, você deve ter os pontos mais autos possivel e usar equipamentos de qualidade. Eu tinha um enlace de 14 km onde 70% dele era sobre a Bahía da Guanabara e nunca tive nem ocilação e nem tinha queda pois meus pontos estavam um a 150 metros de altitude e outro a 210 metros.
    enlace muito crítico é quando um dos lados esta muito baixo, neste caso você corre o risco de nem fechar o enlace pois o sinal bate na agua e recocheteia para o auto.
    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    pelo q entendi de todas respostas, alem de maior altura possivel, ou 5.8, q tem a fresnel mais estreita... ou 900 q 'contorna' obstaculos. o mais provavel d naum oscilar no caso seria radio de 900 mhz????

    Pode fazer tranquilamente com 5.8... tinha 1 ptp de aproximadamente 13km de distancia...altura de 22mtrs e 45 mtrs...funcionava perfeitamente...oque pode ocilar é os pings....como os amigos falaram..gera um 'espelho' sobre a agua .
    Utilizei cartoes xr5..rb433ah..lmr400..Parabolas OIW.

  10. #10

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Mesmo com a oscilação que citei, não chega a prejudicar a navegação. E olha que minhas antenas estão baixas. Isso em 2.4. Na verdade depois que troquei a RB recentemente por uma 433AH, o link ficou super estável pingando em 2-3ms.
    Agora tenho outro em 5.8 na mesma distância de 15km. e o ping estável em 2ms. O NanoBridge que recebe está somente a 15 metros acima do nivel do mar.
    Portanto o mito de ser impossível não tem fundamento. Mas com certeza em distâncias maiores o espelho d'agua e a curvatura da terra realmente atrapalham um bocado e as torres tem que ser bem altas.

  11. #11

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    Cara, procura na internet... existe uma fórmula onde você calcula, baseado na distância das torres e o raio de fresnel, a altura que vc deverá montar as antenas... existem vários sites onde vc encontra isso. Fiz um corso a um tempinho e o professor nos deu as fórmulas mas, como sou um cara muito organizado e viajo muito, terminei perdendo... pra completar, trabalho somente com estruturas cabeadas e, minha região não nos oferece esse tipo de problema, então esquecí a fórmula tb. Claro que equipamentos de qualidade e dimensionados a sua realidade, terão fundamental importância.

    Abraço e boa sorte!

  12. #12

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    amigo seguindo os conselhos dos amigos do underlinux vc pode ficar tranquilo pois os caras sao bons mesmo.
    agora te dou um conselho nao faça o link sobre o triangulo da bermudas pois e muito problematico. kkkkkkkkkk

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    depende do mar para o link ser prejudicado....

  14. #14

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    mais uma pra minha caixão de conhecimento obrigado speed provedor por levantar essa questão!!

  15. #15

    Cool Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    olha o que o camarada disse:

    http://static1.under-linux.net/custo...tar65425_5.gif
    laurence669 http://static1.under-linux.net/image...icons/blog.png
    http://static1.under-linux.net/image...er-offline.png
    http://static1.under-linux.net/images/icons/icon1.png Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar
    depende do mar para o link ser prejudicado....

    ACHO QUE O MAR DELE É DIFERENTE DO MEU... SEI LÁ, VAI QUE O MEU É O MAR MORTO!!! KAKAKAK


  16. #16

    Padrão Re: Mito Ou Verdade Link Sobre o Mar

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi foda mais num tem a questão da maré?? não tem a questão da refração da agua??