+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Prioridade Voip

    Pessoal,

    Preciso fazer QOS para o VOIP que roda em cima da rede Wirelles só que quero fazer da seguinte forma.

    Na simple Queues onde faço o controle de banda do cliente quero que por exemplo se eu colocar banda de 512k para o cliente que 50% desta banda seja priorizado trafego de VOIP em cima dela.

    Se Alguém puder me dar uma ajuda ai fico grato.

  2. #2

    Padrão Re: Prioridade Voip

    vc tem q priorizar seu link e nao a do cliente

  3. #3

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Como assim não entendi ?

    Tipo o que eu quero dizer é que dos 512/512 k que estão liberados para o cliente quero que o VOIP dele tenha prioridade sobre 50% desses 512 ou seja se ele estiver fazendo um download por exemplo e fizer uma ligação pelo VOIP o VOIP terá sempre prioridade de 50% dessa banda destinada ao cliente porque se o download tiver esguelando a banda não vai....

    Acho que é isso não sei se estou conseguindo passar exatamente o que eu preciso.

  4. #4

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Como assim não entendi ?

    Tipo o que eu quero dizer é que dos 512/512 k que estão liberados para o cliente quero que o VOIP dele tenha prioridade sobre 50% desses 512 ou seja se ele estiver fazendo um download por exemplo e fizer uma ligação pelo VOIP o VOIP terá sempre prioridade de 50% dessa banda destinada ao cliente porque se o download tiver esguelando a banda não vai....

    Acho que é isso não sei se estou conseguindo passar exatamente o que eu preciso.

    Como ja foi dito a prioridade é sobre seu link. Se um clientes tiver ligando e fazendo download e tiver banda pra isso, dai ele vai utilizar uma banda de 512 pra conexão e 64k para o voip...

  5. #5
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Amigo de qual operadora Voip ou vc quer genérico?

  6. #6

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Só você fazer a marcação das portas padrões usadas para protocolo SIP no mangle e após fazer o QOS no queues.
    Antes que me peça eu não posto regras, então nem perca tempo em solicita-las.

    Mas de uma lida nesses locais pode te ajudar:
    Voip - MikroTik Wiki
    https://under-linux.org/f226/qos-para-voip-98877/

  8. #8

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Tudo bem a parte de marcação de pacotes de VOIP não tem problema o que não consigo entender é como dedicar um porcentagem de banda dentro do limite do cliente que é criado na simple queues para VOIP ?

    Vamos analizar da seguinte forma se a banda do cliente é controlada através de um simple queue em 512/512k se por exemplo ele estiver usando toda esta banda e tentar fazer uma ligação ira ficar ruim porque todo trafego proveniente deste cliente será limitado e não havera banda disponivel certo ? E se marcarmos os pacotes voip e criarmos uma regra na queue tree ela será executada antes da simple queue que controla a banda que o cliente pode usar assim usando banda extra do link ao invés de ser controlada pela simple queue que limita o cliente certo ? Aconteceria o seguinte o cliente teria 512k de link e mais o voip.

    Quando na verdade o que quero é que o QOS aconteça dentro do limite estipulado pela simple queue !

    Se eu tiver este controle fora da simple queue não adianta em nada porque os pacotes de voip irão ficar limitados na simple queue.

    Não sei se meu raciocinio esta correto mas acho que é isso não quero regras prontas e sim se alguém puder me apontar um caminho.

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Prioridade Voip

    Simples faça um QOS "Pai e Filho" para seus clientes ou para seu cliente em especifico.
    Existe muita documentação sobre isso na internet e até mesmo aqui no Under-Linux e também em wiki.mikrotik.com (Oficial Mikrotik)