+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Olá pessoal sou novo aqui, tenho um servido mikrotik funcionando a algum tempo, montei uma placa de rede engenius para enviar um link para um nanostation e repassar para um rb433 com 3 cartoes, fiz a configuração da rb em blidge e esta funcionando, mais tem um detalhe que não consegui. Todos os clientes que conecto nessa torre só funcionam com a faixa de IP do Sevidor, queria que eles ficassem na faixa da torre! Agradeço quem puder me ajudar!!!


  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Não é uma boa idéia manter essa RB como Bridge, se tiver IPs sobrando faça roteamento, caso não tenha utilize NAT, irá isolar o cliente no pop, e não estará na mesma faixa do servidor. Sem dizer inúmeras outras vantagens e segurança.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Obrigado pela dica, vou tentar executar essas mudanças!

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Olá Farias, Eu fiz a seguinte configuração:
    1º -acessei IP >> DHCP Client coloquei a interface Ether1 que recebe do nano(ip Automatico), verifiquei o Status e esta recebendo o ip do meu servidor;
    2° Em IP >> Address configurei as outras interfaces;
    3° Em IP >> Pool para definir o range de IPs a serem fornecidos;
    4º Em IP >> DHCP Server configurei cada DHCP de acordo com cada faixa das antenas;
    5º Ainda em IP >> DHCP Server na aba Networks criei tambem as faixas de acordo com cada DHCP;
    6° Em IP >> Firewall-NAT fiz o seguinte.
    * Chain: srcnat
    * Out interface: Ether1
    * Action: masquerade

    Status Ok, Mais não tem navegação! Tem um detalhe, em meu servidor uso Hotspot, será que é esse o problema? devo mudar essa autenticação para torre?
    Devido a minha pouca experiência Já bati muita cabeça!! Agradeço! Pela força!!

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Obrigado Farias! Com a sua dica, pesquisei um pouco e consegui fazer cada interface ficar com uma faixa de IP diferente!! Valeu mesmo!!

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Agora observei uma coisa, como faço autenticação com hotspot no servidor, toda pessoa que se loga no link da torre do ponto a ponto, libera net para os outros usuarios da torre com a mesma conta, tem como resolver isso, fazer com o nano que recebe o link autentique cada usuario independente?

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Configure o servidor hotspot no POP, ou seja no mikrotik mais proximo do cliente.
    Mantendo o NanoStation como bridge seu cliente irá autenticar diretamente no mikrotik, liberando assim o acesso.

    Mas veja, se tu é um provedor, e não quer ter dores de cabeça, utilize pppoe ao invez de hotspot e jamais placas e adaptadores usb no cliente. Sempre utilize rádio.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto com nanostation2 e rb433

    Muito bom, esse negocio de pppoe, fiz um teste no meu servidor que está em bridge e funcionou bacana, no caso de rb roteado crio a pppoe para interface de eth1(Entrada, certo?), e no caso de clientes que compartilham o mesmo rádio, deixo ele em bridge, e crio discador para os dois com contas diferentes?
    Vi um post aqui falando que pppoe, as vezes dá problema de não autenticar, ou autentica mais funciona só msn é comum acontecer isso?
    No caso ele traz mais segurança?

    Valeu, obrigado novamente!!!