+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    Boa noite a todos amigos aqui do Under. Tenho um servidor de Hotspot com 135 clientes (e em constante aumento) com picos de 80 pessoas on-line, em uma RouterBoard 450g, tambem faço nela um redirecionamento para um Servidor de Proxy (Squid + Thunder 3). E andei lendo a respeito de criar um servidor só para nat, (tirar o mascaramento da RB do servidor de clientes e fazer uma maquina ou outra RB SOMENTE para isso) diz que a RB fica mais folgada.
    Então, gostaria de saber mais a respeito disso, qual a vantagem de criar um servidor nat separado do servidor de clientes? Como funciona? Alguem sabe como fazer isso? Gostaria de mais detalhes. Caso alguem saiba, peço que me ajudem se puderem por favor. Outra coisa, utilizo Webmikrotik para gerenciar o meu servidor, será que não tem problemas?

    Desde já Muito obrigado a todos!

    Um abraço e Boa noite!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    e so usar o mikrotik em uma maquina completa que voce desafoga a rb deixando ela somente para logar clientes como ap bem simples .

  3. #3

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    Bom dia a todos!
    Obrigado pela dica Naldo864, tem como ser mais especifico?
    Tipo, o que tem que ser configurado em cada Mikrotik? MK1 só o NAT, MK2 regras de hotspot, proxy etc, ou MK1 NAT + PROXY e MK2 só as regras do HOTSPOT.
    Mais uma duvida, tenho um loadbalance TP-Link R488t, 4Wan, ele já faz um mascaramento, correto?Se ele faz, tem como utilizar ele em vez de utilizar outra maquina?Como? Outra coisa, uma maquina completa, tu quer dizer um computador, correto? Se sim, por que não pode ser outra RB?


    Muito Obrigado.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    veja bem o cenario hoje voce usa as rbs para tudo controle de banda ,hotspot etc .
    o mikrotik pode ser instalado em um pc normalmente o que da grande poder de processamento ok ,voce instalaria o mikrotik em um pc que seria usado como servidor da sua rede e suas rbs e so configurar como aps wireless direcionado elas para o servidor ,assim voce alivia a carga de procesamento das rbs ,deixando a cargo do servidor mikrotik controle de banda ,hotspot etc ok ,e mas profissional assim ,nenhuma rb ganha de 1 pc com processador dual core ,com 4 gb de memoria e hds de alta capacidade voce não acha isso tambem

  5. #5

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    Com certeza concordo com voce! hehehehe, para ganhar de um Computador, nao tem RB ainda.
    Mas e que eu acabei de comprar uma RB450G e nao queria deixar ela parada, visto que ela nao tem wireless, como eu poderia usar ela? Teria como eu fazer uma maquina para fazer o redirecionamento do proxy + mascaramento e a RB450g para cuidar do hotspot, IP e DHCP? Ou os IPs tem que ser dados pela mesma maquina que mascara?
    Desculpa minhas perguntas bobas. hehehe

    Mas muito obrigado por estar me ajudando e tirar minhas duvidas.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    bom eu usaria o pc para cuidar de tudo hotspot ,controle de banda ,servidor dhcp ,e as rbs que tem wireless eu deixaria como ponto de acesso sem fio somente ,agora esta rb 450 que voce tem não teria serventia a não ser em outro projeto totalmente cabeado

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    uma rb nunca ,jamais sera melhor que um servidor pc .e tenho dito

  8. #8

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    Eu concordo que os computadores, tem mais opções de processamento, pois caso eu queira, poderia por um mikrotik até num I7 980x, claro que seria o maior desperdicio hehehe, mas seria melhor, já as Rbs estão limitadas até onde eu sei a processadores single core de 1Ghz, mas daí tenho uma outra duvida, e aquela história que falavam que até um k6 II 300mhz já administrava mais de 100 clientes? Era só conversa de pescador?hehe, to brincando.
    Então vocês acham que essa RB450g não é o suficiente? Ou logo ela pode ficar "pouca" para o servidor? Pois quero montar algo que não me de problemas por um bom tempo, Antes eu estava usando temporariamente uma RB433 e eu via que tinha certas horas que meio que tudo se travava sabe, e daí desandava, voltava ao normal, então comprei essa 450g para ver se resolvia esse problema.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida, como criar um servidor separado SÓ para fazer NAT

    Boa noite a todos!
    Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que estão contribuindo para esclarecer as minhas duvidas e possiveis duvidas de outros membros.

    com certeza eu quero colocar algo que preste, ninguem gosta de se encomodar com um provedor problematico, ou então ficar preso com medo de travar tudo.
    Agora, a pergunta é...

    O que é "algo que preste"???
    Não precisa ser um Core I7 ou algo parecido, gostaria de algo acessivel mas de boa qualidade, o que me aconselham??

    Novamente, muito obrigado a todos que estão aqui me ajudando xD