Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Prezados

    Venho mais uma vez solicitar vossa ajuda.

    Estou com um problema sério, e está se repetindo de forma alatória, e eu diria até, "sobrenatural"

    Tenho vários enlaces usando Mikrotik x Ubiquiti. Sempre funcionaram muito bem!
    Porém de um tempo para cá tenho feito enlaces de longa distância usando RB433 V.4.10 + Rocket M5 + Dish 30dBi , Onde a rocket está ligada diretamente a uma das Ethernets do mikrotik.

    Ocorre que ele fica marcado como 10Mb na LAN, mesmo eu tirando a auto-negociação dela e do Mikrotik e setando manualmente!
    Já atualizei o firmwire da Rocket e nada!

    O mais incrivel é que tenho outros enlaces da mesma forma e funcionando nos 100Mb!

    Esse problema já ocorreu 3 vezes, e a solução sempre foi trocar por outro Rocket, algo que acho muito estranho.

    Ja verifiquei as fontes, o POE, Os cabos são prontos pela furukawa, tudo OK!

    Alguém está tendo esse mesmo problema, ou sabe de alguma coisa ?

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Você não é o primeiro, temos um cliente de Recife que está com o mesmo problema.
    Só que dos enlaces com a linha Ubiquiti M, descem para um switch, e o cliente já colocou todo tipo de switch e o problema continua. As vezes fica em 100MB e muitas vezes baixa para 10MB.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Amigo aqui tive diversos problemas com 4 Rockets que tenho em uma torre, troquei os rockets e mesmo assim após alguns dias deu problema de novo, resolvi trocar os cabos por cabos blindados e conectores AMP e o switch por um 3com, nunca mais tive problema. Isso que estou relatando aconteceu em novembro do ano passado até agora tudo ok.
    Agora só nao sei se foi o cabo conector ou switch pois de tanta raiva troquei tudo de uma vez, como resolveu nao mudei mais nada.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    olha só.. pode ser a perda do cabo que faz o rocket comutar... ja tentou colocar um cabo melhor ?

    eu tive este problema, a porta ficava só em 10mb e nao funcionava em 100mb de jeito nenhum, consultando o forum e o suporte da ubiquiti, parece haver um lote de chips com este problema, eu mandei os rockets que deram este problema para RMA e me deram novos rockets...

    mas em um cliente o problema foi o CABO, ele utilizava o cabo NEXANS e esse cabo eh uma MERDA para usar com POE, ele perde muito !!

    ele trocou o cabo por um furukawa comum, e resolveu o problema !!!

    no meu caso nao desconfiei do cabo porque ele tinha apenas 1 metro.. no caso do cliente o cabo tinha uns 20 metros...

  5. #5

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Tenho um enlace de menos de 1km usando dois nanobridge e tive o mesmo problema no lado em que a nanobridge está ligada direta numa porta de uma RB750. Qdo ia ver no status, estava em 10Mbps, mesmo tirando a autonegociation e setando para 100Mbps. Só voltava ao normal depois de fuçar, desativar e ativar as opcoes novamente. Coisa muito estranha. E uso cabo blindado com no máximo 6m, conectores tbm blindados, e fontes originais ubiquiti 24V. Estranho que aconteceu isso somente no Ubiquiti ligado direto no Mikrotik. Até acredito que seja alguma coisa em relação à economia de energia ou algo assim, pois só ocorre depois de um certo tempo ocioso. Estranho que fazem mais de 7 dias que isso não ocorreu, e eu nao fiz nenhuma atualização nesses últimos dias.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Bom eu ia sugerir aterrar o cabo, mas o amigo já respondeu perfeitamente bem antes de mim e ensinou como eliminar os problemas misteriosos causados pelo saci e lobisomem...

    Tem promoção no mercado: kkkkkkk
    Elimine a interferência e o ruído de seu cabeamento
    usando cabos e conectores blindados, faça o aterramento
    da fonte POE e GANHE de 2 a 3 dB na intensidade de sinal.

    Também é recomendável subir os cabos dentro de eletroduto metálico.


    Abraço,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Amigo aqui tive diversos problemas com 4 Rockets que tenho em uma torre, troquei os rockets e mesmo assim após alguns dias deu problema de novo, resolvi trocar os cabos por cabos blindados e conectores AMP e o switch por um 3com, nunca mais tive problema. Isso que estou relatando aconteceu em novembro do ano passado até agora tudo ok.
    Agora só nao sei se foi o cabo conector ou switch pois de tanta raiva troquei tudo de uma vez, como resolveu nao mudei mais nada.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    olha só.. pode ser a perda do cabo que faz o rocket comutar... ja tentou colocar um cabo melhor ?

    eu tive este problema, a porta ficava só em 10mb e nao funcionava em 100mb de jeito nenhum, consultando o forum e o suporte da ubiquiti, parece haver um lote de chips com este problema, eu mandei os rockets que deram este problema para RMA e me deram novos rockets...

    mas em um cliente o problema foi o CABO, ele utilizava o cabo NEXANS e esse cabo eh uma MERDA para usar com POE, ele perde muito !!

    ele trocou o cabo por um furukawa comum, e resolveu o problema !!!

    no meu caso nao desconfiei do cabo porque ele tinha apenas 1 metro.. no caso do cliente o cabo tinha uns 20 metros...
    Mas Alexandre, no teu caso ele não pegava 100Mbps nem com reza braba, mas no caso do amigo acima e no meu caso, ele do nada volta pra 10Mbps... Cabo não é, conector não é e fonte tbm não é o problema.

    Hugo, tenta desabilitar o autonegociation nos dois equipamentos (mikrotik e ubiquiti). Aqui eu fiz isso e aparentemente não voltou mais a dar problemas. O estranho que quando ele "autonegociava" para 10Mpbs, era justamente quando passava algumas horas ocioso, como de madrugada que ninguém estava utilizando o enlace.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Não concordo com isso. Não creio ser problema de cabo, tendo em vista que estou utilizando patch cord original lacrado da Furukawa!
    Realmente deve existir algum problema nas Rockets.

    No meu caso o ultimo problema que tivemos ontem, foi "resolvido" depois de trocar o POE original da Ubiquiti.

    Mas acho estranho porque nos outros casos que tivemos, Trocamos o Rocket, Todos os Cabos + POE (Praticamente o enlace todo) + Negociação manual dos 2 lados e Nada!
    É algo sobrenatural, ou algum bug que está tendo entre Ubiquiti e Mikrotik (Até agora a explicação mais lógica que encontei)

  9. #9

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Passei por algo parecido aqui usando os rockets m5 a porcaria só funcionava em 10MB quando ia pra 100MB perdia pacote o tempo todo, era ligado em um RB 433AH com 1 cartao XR5, resolvi trocando a fonte da RB pra uma mais forte. Tava com uma de 24V 2A e coloquei uma de 18V por 4A problema extinto.. fica a dica.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Se é problema sobrenatural ou praga de madrinha, experimentem inverter o plug de energia na parede. Vocês complicam a vida... kkkkkkkkk

  11. #11

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    tbem estou tendo o mesmo problema cm uma nano2 conectado em um xr2
    o nano fica so em 10mbps ja atualizei firmware, troquei cabos, fontes e segue igual, realmente isso pode ser uma serie de chips que veio com defeito..

  12. #12

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Se é problema sobrenatural ou praga de madrinha, experimentem inverter o plug de energia na parede. Vocês complicam a vida... kkkkkkkkk
    Isso é novidade.
    Zé, eu já vi isso em geladeira e outros eletrodomésticos em corrente alternada. O famoso choquezinho.
    Explica melhor isso com relação as fontes de 12V.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Exato Carlos.

    Esse mesmo choquezinho injeta ruido no circuito do rádio e a performance degrada. Tem equipamento mais sensível do que outros, por isso o pessoal começa a filosofar a respeito de componente defeituoso.
    Uma linha de produção porca onde não existe controle de qualidade a pessoa consegue entender, mas a fase e o neutro invertido na montagem da tomada parece algo alienígena, mas é mais comum do que as pessoas imaginam.

    Bom, cada um vê a luz a seu tempo. Como dizem os grandes sábios, a evolução é individual


    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Isso é novidade.
    Zé, eu já vi isso em geladeira e outros eletrodomésticos em corrente alternada. O famoso choquezinho.
    Explica melhor isso com relação as fontes de 12V.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Estou com o mesmo problema hà 3 dias, hoje que setei em 10MBps FD no nanobridge que esta conectado na RB e o problema parece ter resolvido porem nao chega mais de 2MB na RB. Antes disso perdia tantos pacotes na RB que mal conseguir conectar pelo winbox por mac, pois por IP nem com reza braba.

    Já estou ficando doido com isso já até inverti as nanos de local e o problema continuou no mesmo lugar, ou seja Ubiquiti x Mikrotik.

    O cabo de rede tem uns 5m não tenho certeza se é blindado, pretendo reduzir o cabos pra ver se resolvo o problema porem dizem que suporta até 25 metros de cabo, dai vem minha duvida.

    Se alguem tiver uma solucao para esse problema ou ja passou por algo parecido poderia ajudar eu agradeço.


  15. #15

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Aqui estão as origens para esse tipo de problema.
    https://under-linux.org/f291/panes-c...83/#post543790

    []'s

    ZéAlves

  16. #16

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Ai só pra constar, aterrei a torre, dexei o cabo PoE mais curto e utilizei desta vez cabo furukawa cat6, e nao deu certo. Unica coisa que o nano ao inves de funcionar em 10Mbps hd, funcionouy em 10Mbps fd.
    Baixei todos os equipamentos novamente e testei em bancada, o nano comutava e ficava em 10Mbps fd do mesmo jeito.

    Confome o post ai em cima, acho que o nano foi danificado na porta de rede pela interferencia no cabo e a falta de aterramento da torre.

    Tem gente no forum dizendo que com raio proximo ja estraga as nano, então só pode ser isso. Vou colocar outra nano pra ver.

  17. #17

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    amigos bem vindo ao clube ... tudo começou pra min numa nano 2 que funcionava so em algumas placas de rede e quando funcionava ficava mudando de 100 pra 10 ... misterio ...
    deixei em 10 numa casa la ...
    depois de algun tempo comprei 2 nano m5 airmax pra fazer ptp.... mesma coisa ... pensei que fosse meu pcmikrotik da comprei uma rb450g ,,, e nunca funcionou ate hoje hehehehe ..
    parase que tem um tal compontente que estraga um tal KENDIN dizen ser facil trocar ... segundo informaçoes da web ... ta ai a dica

  18. #18

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Não é falha do equipamento da Ubiquiti HAXXOR.

    Nem é incompatibilidade da Ubiquiti com a Mikrotik.

    O equipamento da Ubiquiti funciona pra todo mundo e não funciona pra meia dúzia, tem algo diferente na instalação dessa meia dúzia que faz o equipamento se comportar erradicamente.

    []'s

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 10-04-2011 às 10:36. Razão: ortografia

  19. #19

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Olá galera agora entendi essa questao.

    Olhando nos outros produtos ubiquiti é facil verificar que existe cabo Cat5e e Cat6 shielded(TOUCH Cable) e os conectores shielded (Touch Cable connectors) utilizando esses equipamentos corretamente qualquer problema com a negociacao das interfaces será resolvido. Nesta caso é possivel aplicar a utilizacao de cabeamento de até 25metros como no datasheet.

    Utilizando esses cabos e conectores é possivel eliminar os ruidos no cabo ethernet que causam a perda da negociacao a 100Mbps Full-Duplex e muitas vezes inutilizando o equipamento. Na verdade muitas pessoas estão danificando as portas dos equipamentos,(como eu mesmo já fiz) e dizendo que o equipamento é ruim, devido a não utilização destes cabos e conectores blindados homologados pela propria ubiquiti.

    Valeu a ajuda!

  20. #20

    Padrão Re: Problemas na Auto-negociação Ubiquiti x Mikrotik

    Acredito que não seja cabo, pois aqui dava o problema mesmo com cabo e conectores blindados. Mesmo sendo curto, de 7m somente.

    Depois que atualizei o MK e o Ubnt, não deu mais esse problema de auto-negociation. Pode ter sido coincidência ou não, mas como gosto de tudo sempre atualizado, pra mim está 100%.