+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    Olá, eu tenho presenciado uma situação interessante na empresa que trabalho. Toda vez que por algum motivo, a máquina servidora é reiniciada, os usuários não conseguem mais acessar as pastas compartilhadas.( É claro, depois de reiniciar seus computadores, e fazer logon novamente no dominio), elas conseguem até ver as pastas(as vezes), porém não conseguem abrir nenhum arquivo.

    Resumindo, o servidor fica muito instável, como que travado.

    É normal do samba? seria problema de configuração do smb.conf?
    Ou será que o problema esteja na versão(3.2.5) do samba, ou alguma característica da máquina servidora(Debian)?

    Ok, eu acho que consegui sintetizar a situação, porém se ficou alguma dúvida, sinta-se a vontade para perguntar.

    Att, Victor

  2. #2

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    cara pode ser vaaarias coisas... mas posta seu smb.conf ai... como vc esta rodando ele como PDC, nos clientes... o DNS MASTER do cliente ta apontado pro linux ? se ta usando perfil remoto...
    as pastas estão mapeadas ?

  3. #3

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    Esse aqui é a configuração global.

    [global]
    workgroup = hiest
    netbios name = servidor
    server string = Hiest em PDC
    domain master = yes
    local master = yes
    domain logons = yes
    logon script = netlogon.bat
    security = user
    encrypt passwords = yes
    wins support = yes
    preferred master = yes
    os level = 100
    logon home = \\%L\%U\.profile
    logon path = \\%L\profiles\%U


    Quanto as respostas para as suas perguntas.

    1- O DNS apontado é para o gateway que o modem gvt.
    2 - Eu configurei nas máquinas o perfil local.
    3 - as pastas não estão mapeadas de forma automática no servidor, e sim de forma manual em cada máquina.

    Bom, é isso.

    Att, Victor

  4. #4

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    Aconselho então o Sr. colocar o primeiro DNS o ip do Servidor, o segundo coloque o DNS de seu provedor.
    adicione isto ai seu smb.conf
    Código :
    socket options = SO_KEEPALIVE

    Veja se da uma melhorada com referencia a atualização das pastas .


    existem outras opções de "socket options" para melhorar a performance do samba, mas varia para cada caso...
    da uma lida uma sapeada ai :

    smb.conf

    tem este outro

    Otimizar o desempenho do samba
    Última edição por Lincoln; 04-03-2011 às 13:19.

  5. #5

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    sabádo, pois é um pouco arriscado mudar em ambiente de produção no meio da semana.

    Mais uma pergunta. eu estou analisando o samba aqui e dando o comando smbtree, eu vejo que algumas máquinas, dá esse resultado.

    cli_rpc_pipe_open: cli_nt_create failed on pipe \srvsvc to machine ADRIANA-PC. Error was NT_STATUS_ACCESS_DENIED.

    Eu estou tentando pesquisar isso, mas geralmente esse erro é relacionado ao que?

    Att, Victor

  6. #6

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    cara, pra saber meeesmo, teria que colocar o "audit" nas pastas pra ver certinho, mas acredito que essa "mensagem" é porque ela deve ter tentado acessar algum arquivo ou pasta que o usuario ou grupo não tenha permissão.

  7. #7

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    eu vou implementar esse audit para ver se consigo alguma informação.

    quanto a permissão de grupo e usuário, nas pastas compartilhas, existe as opções
    create mode = 0777
    create mask = 0777
    force directory mode = 777
    force create mode = 777


    e existe também

    valid users = - nomes dos usuários aqui -

    ou seja, configurado aparentemente correto para permiti o acesso a pessoas autorizadas, mas mesmo assim essa pessoa não consegue acessar.

    Att, Victor

  8. #8

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    se ja tem "force create mode e force directory mode" não precisa das linhas
    create mode e directory mode.

    da uma olhada se o dono do arquivo ou pasta pertence ao grupo ou a o usuario.

  9. #9

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    Por enquanto, não existe grupos no servidor.
    Todos as pastas compartilhadas pertencem ao usuário/grupo root.

    Quantos aos arquivos, você acabou me dando uma idéia testei.

    Todos os arquivos cujo dono é o usuário em questão, ele consegue abrir, porém os arquivos que possuem como dono o root, o usuário não consegue abrir.

    O que não deveria estar acontecendo, pois as permissões dos arquivos estão como 777, ou seja liberado totalmente para os usuários permitidos na pasta.

    Att, Victor

  10. #10

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    aconselho vc criar um usuario e um grupo ex.: @groupsamba

    colocar os usuarios do samba nele e depois mudar o dono e grupo da pasta de compartilhamento.

    Código :
    chown -Rv groupsamba:groupsamba /pastadecompartilhamento

    Abraço!

  11. #11

    Padrão Re: O samba como que trava toda vez que o servidor(máquina) é reiniciado.

    Entendi, para cada compartilhamento, vou criar um grupo.

    Obrigado.

    Att, Victor