+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mikrotik + Nagios

    Olá,

    pesquisei sobre o assunto aqui no fórum mas não encontrei discussões finalizadas.
    Hoje utilizo o Cacti pra monitorar meus MKs, mas estou pensando em utilizar o Nagios por ser mais completo.
    Há alguém aqui que utilize o Nagios pra essa finalidade?
    Vi que o Nagios é um pouco "chato" para configurar, se for possível compartilharmos os arquivos de configuração para discutirmos acredito que juntos possamos chegar a um bom sistema de monitoramento para nossos equipamentos.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik + Nagios

    Olha... Eu ja usei Nagios e é bom, mas eu vejo um problema nele que é a escalabilidade... Quando você chega a um determinado número de hosts monitorados o Nagios vira um inferno para administrar a configuração...

    Agora estou usando Zenoss. Tem uma série de vantagens em relação ao Nagios, como auto discovery de hosts, dependência automática de hosts baseados na tabela de roteamento, modelagem de hosts por discovery SNMP (se o host possuir SNMP ativado, ele descobre tudo que pode ser monitorado e já sai monitorando automático... Interfaces de rede, CPU, Memoria, particoes e até serviços como FTP, SSH, etc...)

    Enfim, minha sugestão é que você dê uma olhada no Zenoss antes de mudar para o Nagios.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik + Nagios

    Humm, parece ser interessante. Vou instalar aqui e ver como é, depois posto

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik + Nagios

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Olha... Eu ja usei Nagios e é bom, mas eu vejo um problema nele que é a escalabilidade... Quando você chega a um determinado número de hosts monitorados o Nagios vira um inferno para administrar a configuração...

    Agora estou usando Zenoss. Tem uma série de vantagens em relação ao Nagios, como auto discovery de hosts, dependência automática de hosts baseados na tabela de roteamento, modelagem de hosts por discovery SNMP (se o host possuir SNMP ativado, ele descobre tudo que pode ser monitorado e já sai monitorando automático... Interfaces de rede, CPU, Memoria, particoes e até serviços como FTP, SSH, etc...)

    Enfim, minha sugestão é que você dê uma olhada no Zenoss antes de mudar para o Nagios.
    Software Livre ou pago?

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik + Nagios

    A versão grátis faz tudo que a paga faz.

    A paga tem apenas suporte incluído e opções de configuração de usuários mais complexas. Na free tem apenas usuário comum e admin... A paga deixa você configurar isto melhor...