+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Olá, na empresa que trabalho, provavelmente estaremos em processo de reestruturação da infra-estrutura fisíca da rede.

    E nessas circunstâncias, surge uma dúvida, investir em um cabeamento estruturado ou ou uma estrutura de rede sem fio, com as máquinas utilizando placas PCI ou Adaptador USB?

    Alguém que já tem uma expertise nisso poderia passar alguma sugestão?

    Alguma leiura técnica que pode ajudar a analisar as caracteristicas, os pŕos e o contras de cada um?

    O lugar não é grande, tem dois andares, com 15 salas.

    Att, Victor

  2. #2

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Para esse caso amigo, cabeamento estruturado seria a melhor opção. Teria um controle maior além de incluir no cabeamento o sistema de telefonia.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    para empresa, concerteza cabeamento.
    pode ate wireless, mas em pontos apenas.

    o cabeamento vai te permitir uma expansao futura, maior banda, menor latencia.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    nunca uma rede sem fio sera melhor que uma rede cabeada

  5. #5

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nunca uma rede sem fio sera melhor que uma rede cabeada
    E fora a manutençao ne camarada, rede sem fio, deu desconectado.......o que legal vamos ver pode ser a placa, pode ser interferencia, pode ser o software da placa, pode ser a antena da placa, pode ser o ap, e tanto pode ser que da uma tristeza enorme, o pior de tudo e ela dormir funcionando e acordar com problema!

    agora no cabo e outro papo, tendo em vista cabos furukawa e bons conectores! o maximo que pode ter de defeito e o computador ou o switch! coloca-se um notebook no lugar e pronto achamos o defeito, se funcionar blz pc bichado, se nao funcionar, switch bichado!
    ou seja, acabei de encher linguiça o certo mesmo e dizer!

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nunca uma rede sem fio sera melhor que uma rede cabeada

  6. #6

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    nunca uma rede sem fio sera melhor que uma rede cabeada
    ha controversias
    uma rede sem fio, dependendo do local, é melhor que uma rede com fio.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ha controversias
    uma rede sem fio, dependendo do local, é melhor que uma rede com fio.
    Grande andrio, no topico em questao acredito ser um ambiente fechado de uma empresa, com escritorios fabrica ou algum galpao!

    acredito nao ser nada com mais de 2,5 km de extensao! portanto acredito eu que diante de minha minima experiencia comparada aos seus longos anos de provedor posso afirmar que o cabeamento seria a melhor soluçao tanto em materia de manutençao como facilidade de instalaçao e ampliaçao!

    mais como cada resposta sua, nao so aqui mais tambem na lista da farol, é uma aula......... abaixo as minhas humildes orelinhas e espero uma esplanacao melhor acerca do caso!

    pode ser que exista alguma tecnologia que eu esteja desinformado!

    abraços!

  8. #8

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Qual tecnologia usar?
    Wireless ou cabo?

    vai depender do local, vai depender da banda necessaria, vai depender do que se espera no futuro.
    cabo muitas vezes (senao a maioria) é a melhor opcao, pois te da quase nenhuma latencia e uma banda incrivel... mas nao tem flexibilidade e em alguns locais ficam dificeis de serem instalados.
    alem de que, um cabeamento estuturado conforme a norma abnt 14565 manda, acaba saindo caro.

    ja o wireless, te da mais flexibilidade, mobilidade, facilmente instalada e dependendo do caso, mais barato que o cabeamento.
    facilmente feito uma expansaoo (territorial)
    contudo, te trara uma maior latencia e uma menor banda.

    acredito eu que na maioria da vez uma rede mixta (formada pela espinha via cabo e o final via wireless) seria a melhor opcao do que somente o uso do wireless.
    mas como disse, vai depender de cada caso.
    tens que analisar o cenario, o que quer no momento, o que se espera e qto tem para gastar?

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    Grande andrio, no topico em questao acredito ser um ambiente fechado de uma empresa, com escritorios fabrica ou algum galpao!

    acredito nao ser nada com mais de 2,5 km de extensao! portanto acredito eu que diante de minha minima experiencia comparada aos seus longos anos de provedor posso afirmar que o cabeamento seria a melhor soluçao tanto em materia de manutençao como facilidade de instalaçao e ampliaçao!

    mais como cada resposta sua, nao so aqui mais tambem na lista da farol, é uma aula......... abaixo as minhas humildes orelinhas e espero uma esplanacao melhor acerca do caso!

    pode ser que exista alguma tecnologia que eu esteja desinformado!

    abraços!

  9. #9

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Agradeço desde já os comentários.

    Eles lançam uma luz sobre o caminho que deve-se percorrer.

    Esclarecendo alguns pontos.
    O local pelo qual eu mencionei possue uns 900 metros quadrados, com 15 salas, e o plano inicial seria colocar uma ap/antena wirelless de 300 MB com aproximadamente 12-14 db.

    O computadores utilizariam placas PCI ou adaptador usb.

    O cabeamento existiria apenas entre os ativos de rede.

    Quanto ao cabeamento estruturado, teria de ser totalmente feito em canaleta, pois quebrar gesso para passar eletroduto ou eletrocalha estaria fora de questão.

    As experiências de todos vocês em atuar diretamente na área e já terem presenciado essas circunstâncias, já gabaritam seus comentários, porém alguem poderia também além disso fornecer-me algum material/estudo de caso/ que poderia acrescentar ainda mais a discussão?

    Att, Victor

  10. #10

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Pelo que deu para ver cada um ja deu uma parte da informação para você fazer a escolha e montar a sua rede. Lembrando que rede Wireless nao veio para substituir a rede cabeada, nem a de fibra substituir as outras redes. Cada rede tem o seu objetivo específico. Cabe o analista de rede na hora de montar saber levantar as informações e escolher a melhor rede ou o misto de rede que melhor ira atender a sua necessidade. Uma rede cabeado hoje pode chegar ate a 10Gb de velocidade já uma wireless a 300Mbs. A pergunta que devemos fazer é “O que melhor irá atender a demanda da sua empresa ?”. Recentemente montamos uma rede estruturada em uma empresa A e instalamos VoIP e para interligar esta a empresa a uma outra empresa B instalamos um link de wireless de 5Mhz a 27 Km. Houve um mixto de tecnologia pois não podia instalar tudo em cabo pois existe 15 km de estrada sem poste ou duto subterrâneas somente torres de altas tenções de energia cruzando uma fazenda. Na empresa B, por se tratar de um provedor pequena na cidade, este link de wireless passou para rede de fibra que corta tuda a cidade. Cada caso é um caso de estudo. Você pode necessita de uma rede de alta velocidades e de pontos de vendas para vendedores que trabalham de forma externa no qual você colocaria sua rede toda cabeada e uma célula de wireless para atender um caso especifico de sua necessidade. Mas sempre lembrando “uma rede não veio para substituir a outra e sim para ajudar a encontrar soluções mais adequadas a sua necessidade.”

  11. #11

    Padrão Re: Rede Cabeada vs Rede sem fio

    Olá amigo, tudo bem ?
    Já trabalhamos com dois projetos onde transformamos um ambiente cabeado em ambiente 100% wireless. Um deles o que mais deu trabalho foi de uma rede onde muitos pontos eram 10/100/1000 e ouve reclamações dos usuários pois o ERP da empresa é EMS da Data Sul e o pessoal que usava na rede 1000Mbits/s sentiu diferença em alguns relatórios e a solução nos pontos onde ouve muita relamação foi usar Terminal Server para acessar o aplicativo assim resolveu o problema. Na segunda implantação montamos o projeto já virtualizando todos os servidores e usando Terminal Server para acessar os aplicativos partimos para um conceito de criar uma mini-nuvem interna inclusive os ramais da empresa são telefones IPs Wireless e a rede está 100% pois com o aplicativo sendo usado via Terminal Server o consumo de banda é muito baixo. Nas duas soluções usamos Infra-Estrutura Wireless da Ruckus Wireless com controlador Central para gerenciar os APs optamos pela Ruckus pois em nosso ponto de vista é o que tem de melhor no mercado mundial.
    Se vc precisar de ajuda ou de outras dicas entra em contato com a gente.
    ..:: Global Wireless - Solu