+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena de cabeça pra baixo.

    Alguem sabe me explicar, pq essa antena esta virada??? Tem alguma explicação logica isso??


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Photo1.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	8,4 KB
ID:      	20281 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Photo3.jpg
Visualizações:	321
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	20282

  2. #2

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    SE O NOSSO AMIGO AI APENS TIVESSE VIRADO O DIPOLO DA PONTA DAVA NA MESMA (PODE SER PARA NAO ENTRAR AGURA NO CABO RSRSRSRS)
    MAS SE ELE ESTIVESSE INCLINADO NA DIAGONAL PODERIAMOS DIZER QUE ELE ESTAVA QUERENDO SAIR DE SPECTROS MAS DE CABEÇA PRA BAIXO E NOVIDADE.....

  3. #3

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Na região de Bauru tem um provedor grande que instala todas antenas Zirok dessa maneira de ponta cabeça, com certeza não influencia em nada o funcionamento, fica ai apenas a questão estética para ser avaliada...

  4. #4
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    na verdade tbm uso algumas assim, pois com o tempo aquele iluminador (copinhona ponta onde engata o cabo) perde a vedaçao, entrando agua e derrubando o sinal, com essa tatica de botar ela de ponta cabeça essa preocupaçao e possiveis manutençoes futuras provocadas por umidade sao eliminadas, fica ai a dica, tbm coloco assim e parei de me encomodar.

  5. #5

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    na verdade tbm uso algumas assim, pois com o tempo aquele iluminador (copinhona ponta onde engata o cabo) perde a vedaçao, entrando agua e derrubando o sinal, com essa tatica de botar ela de ponta cabeça essa preocupaçao e possiveis manutençoes futuras provocadas por umidade sao eliminadas, fica ai a dica, tbm coloco assim e parei de me encomodar.
    Tá ai a explicação, mostrando o post para um amigo ele jurou de pé junto que montaram a antena assim pra facilitar o alinhamento, inclusive ele já montou algumas assim tmbm, mas agora sim veio a explicação... Legal!!!

  6. #6

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    eu achei meio doido porem, cada um na sua. rsrsrs Acho que unica explicação paupavel seria o angulo do enlace, vamos supor que o angulo pretendido estivesse fora do alcance do tilti da antena, só assim eu me viria virando a antena.

  7. #7

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Mas aquela tampa do iluminador é só encaixada em cima, a borda dela cobre a borda do V que envolve o elemento interno. Digo, a tampa encaixa "por cima" quando a antena está na posição normal, entra agua dependendo do angulo e força da chuva, mas colocando de ponta cabeça a tampa vai por baixo, se a agua que entrar na borda de cima não na borda de baixo ela vai se acumular.

    Interessante a experiencia do AltoValeNet de ter menos problemas assim, sempre julguei que teria MAIS problemas devido a vedação ruim daquela tampa.

    Eu passo fita de autofusão ou silicone quente pra vedar aquele copo direito. Em vaaaarios tipos de antenas faço isso na verdade... parece que nenhum fabricante conhece chuva.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas aquela tampa do iluminador é só encaixada em cima, a borda dela cobre a borda do V que envolve o elemento interno. Digo, a tampa encaixa "por cima" quando a antena está na posição normal, entra agua dependendo do angulo e força da chuva, mas colocando de ponta cabeça a tampa vai por baixo, se a agua que entrar na borda de cima não na borda de baixo ela vai se acumular.

    Interessante a experiencia do AltoValeNet de ter menos problemas assim, sempre julguei que teria MAIS problemas devido a vedação ruim daquela tampa.

    Eu passo fita de autofusão ou silicone quente pra vedar aquele copo direito. Em vaaaarios tipos de antenas faço isso na verdade... parece que nenhum fabricante conhece chuva.
    Uma vez eu fui na EMCTEST em SC, e conversando com o proprietário ele disse que a setorial da EMCTEST pode trabalhar no tempo, o Acrilico que veda a antena é só questáo de estética, inclusive que na Itálica onde eles tem a matriz da empresa em algums lugares eles náo usam o acrilico ela tem que ficar exposta no tempo e ter uma certa durabilidade. Antes que alguem de risada, essas são palavras do próprio dono da EMCTEST. Eu levante ia questão de infiltração a ele porque a EMCTEST não vem bem vedada.

  9. #9

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Talvez apenas agua não atrapalhe se for em quantidade muito pequena, mas nas antenas em que há perda de rendimento quando abrimos não há só agua, também tem sujeira dentro, provavelmente poeira que a agua junta (E entope os buracos onde a agua devia sair). Não sei se é devido as caracteristicas eletrolíticas que esse pó fino levado pelo vento se carregando de estática e depois sendo diluído.

    Também tem que ver QUANTA agua atrapalha. É ponto pacifico que agua reflete sinal, então se uma setorial se encher com 1/3 de agua (Tem quem diga que já teve esse problema) ela perderá mesmo muito desempenho.
    (Tem o furinho em baixo pra agua sair, mas ele entope com a poeira que citei)
    O iluminador dessas off-set do post é bem grande pra o que tem dentro, ele tem potencia pra juntar imagino que uns 500ml dentro! Mas pensando bem, de ponta cabeça se juntar muita agua ela força a tampa pra baixo e a agua sai, melhor colocar de ponta-cabeça mesmo!

    Não uso off-set mesmo... tem grade pelo mesmo preço, que pesam menos e tem menos chance de uma grade dobrar uma torre com vento de 80-90Km/h do que uma off-set.


    Deixa ver, em grade 2.4 são uns 20ml pra encher o dipolo, como a agua envolve o dipolo ela isola este, e este passa a ter menos sinal, logo o sintoma final é de sinal fraco. Na panelinhas de 60º teria que ter muuuuuita agua dentro pra encher a ponto de atrapalhar, tipo uns 300ml de agua dentro. Como elas já tem pouco ganho uma perda de 20 ou 30% passa desapercebido. Idem pras CPE's com patch, teria que ter muita agua dentro, como o compartimento é grande é quase impossível ter 1/3 coberto com agua sem que a PCBA queime ou fique fora de funcionamento normal. As yagi podem ter agua dentro que não tem problema, a reflexão é fora, só se ela vier embalada, tipo aquela CPE da Oiwtech, mas também teria que ter tanta agua que até a PCBA deixaria de funcionar.

    É... acho que só em dipolo de grade e nessas offset da Zirok que a agua atrapalha muito, quem tem agua em setorial suspeito que é porque a antena fica abaixo da caixa com router, e o cabo provavelmente "conduz" a agua que corre por algum apoio da torre pra carcaça da setorial, 20l correndo pela carcaça provavelmente faça entrar uns 20ml pelos rebites ou conector N, de 20ml em 20ml a setorial enche a pança.

  10. #10

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Eu arriscaria dizer que isso poderia ajudar na questão da resistencia ao vento em algumas situações de posicionamento.
    Mas só suposição mesmo.

  11. #11

    Padrão Re: Antena de cabeça pra baixo.

    Ih, com ela de cabeça pra baixo ela força a torre pro chão!
    Com ela na posição normal ela força o suporte pra cima!
    Então ou finca a torre na terra ou levanta ela quenem pipa
    Brincadeira... tanto faz :-)

    O que importaria mais é o angulo, se for uns 90º com relação ao chão o vento se chocará com tudo nela, igual nas antenas de disco. Alias, tenho uma pluton 29dB de disco no meio de uma torre de 46m... tenho muito receio que se vier um vento e pegar o disco em cheio dobre a torre! Provavelmente se não fossem gomos de 2m já teria dobrado.

    Mas angulo dessas zirok é um mistério pra mim, num link um lado está com 25º e do outro está com 45º, talvez esteja funcionando na base do reflexo mas foi só assim que funcionou, comecei com 23º conforme o manual (Já que aqui é tudo plano) mas só funcionou com esse 'desnivel', com visada e zona de fresnel pra lá de suficiente.

    Tem um video no youtube sobre uma torre caída, cheia de offsets, mas é uma torre pequena, minuscula, deve ter 12m no maximo, mas o poder de ser levado pelo vento que as Zirok off-set tem é tamanho que dobrou uma torre tão baixa!