Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Ola amigos do Under !

    Na minha base possuo painel setorial oiwtech 14dbi + rgc213 de 3mts irradiando sinal, agora vou montar uma repetidora em outro bairro a 2km de distância, vou linkala na base usando NANO5 e para distribuir aos poucos clientes desse bairro (algo em torno de 10 - 20) estou pensando em não mais utilizar PAINEL SETORIAL 14DBI OIW , mas sim fazer diferente !
    Instalar um NANOSTATION2 para irradiar o sinal aos clientes visto que a distancia desse nano até os clientes sera em torno de 1km !

    Fiquei sabendo aki no forum mesmo que tem amigos com NANO2 em AP e mais de 20 clientes SIMULTANEOS todos com sinal OTIMO e o equipamento esta funcionando 100% !!!

    Gostaria da opniao dos amigos a respeito dessa substituição de antena ok !
    Desde já Obrigado a Todos.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    coloca la e comessa a instala, monitore seus clientes, a hora q nao der mais conta tire eleas e mete uma rb+cartoes+painel no lugar, fora vc nao vai joga os nano pois vai usar em clientes, nao custa tentar, que fica bom fica, mas tudo depende de lugar pra lugar. abraços

  3. #3

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    20 clientes simultaneos de uns 200-300Kbps o NS2 não aguenta não, aguentaria uns 12 ou 15 simultaneos assim. O Loco aguenta menos clientes ainda ao que me parece, já o NS Loco M2 suporta mais ou menos o mesmo que o NS M2, uns 15-20 usuarios simultaneos nuns 300 ou 400Kbps, a maior diferença entre o NS M2 e o NS Loco M2 acaba sendo a antena do Loco M2 de 8dB e a do NS M2 uma antena de 11dB, o angulo das antenas é muito similar e o resto do hardware é no mínimo 90% igual.

    Devido a isenção de perdas em cabos e pigtais ele acaba sendo uma excelente opção frente a cartões tipo o R52HN com antenas biquad de 12dB e 60º que tem sido muito usadas ultimamente.

  4. #4

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Com a progressão da rede é certo que vai ter que mudar, concordo que o equipamento não fica perdido, no entanto gera transtorno a você e seus clientes. Pensei em montar com os nanos uma repetição, no entanto quando parei para pensar que mais cedo ou mais tarde teria que refazer o serviço optei em manter o padrão que utilizo na outra torre RB+Cartão+Painel.

    Abraço, e boa sorte.

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    eu confio mais em cartão de boa qualidade e painel setorial e routerbord ....
    é muita pouca dor de cabeça com esses equipamentos ....
    muita gente monta com ns2 mas os clientes vão aumentando ..
    ai já arranca todas as ns e coloca painel setorial ...

  6. #6

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Olha, tenho experiência aqui com Bullet2 + Omni aqui e não tive problemas...Já estou com essa solução à 4 ou 5 meses...Vendo por esse lado nanostation2 e bullet2 é praticamente o mesmo hardware/firmware!
    Consigo mantes 35 clientes simultâneos nesses bullet2 sem maiores problemas...sinal dos clientes perfeito...ack redondinho..e velocidades de 300k e 512k sem queda ou latência...
    O unico detalhe é que precisei colocar um timer analogico no pé do bullet2 pq ele não pode trabalhar com tanto tráfego por muito tempo....notei que qdo passava de 3 dias ligado ele começava a congelar... ai coloquei o timer pra desligá-lo todos os dias as 5:15 da manhã!
    Acabou meu problema....conexão perfeita....!
    No caso do amigo creio eu que uma repetidora com cobertura d 6 nanostations2 (360º) colocando uma média de 20simultaneos por nano, serão 120 clientes pendurados em uma repetidora...notando que esse numero é de simultâneos! Não seria atrativo?
    Vamos às contas agora:

    6 nanostation2 = R$230,00cd --------------R$1380,00 (total)

    1 rb433 = R$ 240,00 ----------------------R$ 240,00
    3 cartões R52H = R$ 130,00 --------------R$ 360,00
    3 setoriais = R$ 300,00 --------------------R$ 900,00
    1 fonte chaveada 48V = R$ 60,00 ---------R$ 060,00
    3 Pig-Tails = R$ 18,00cd ------------------R$ 054,00
    6 conectores = R$8,00cd ------------------R$ 048,00
    6 mts de cabo rgc213 = R$ 5,00cd --------R$ 030,00
    1 caixa hermética = R$ 50,00 --------------R$ 050,00

    TOTAL ------------------------------------R$ 1.742,00

    Qual compensaria mais?
    Eu optaria pelo cluster de nanostation2!
    Sem sombra de dúvidas...Já passei por experiencias e a ubiquiti já provou pra mim que posso confiar...Hoje onde eu puder eu simplesmente abandono rb, cartão, etc...
    Sem contar que com rb e cartões você sempre terá um ajuste a fazer..um probleminha pra resolver...algum ack travando a rede...sei lá...mas com bullet ou nano eu nao tenho esse problema...e os clientes adoram a conexão! Eu seria burro se trocasse oque tenho hoje pela velha RB....
    Bom, vê ai!
    AbraçO!

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    mesmo colocando as nanos tera que fazer gerenciamento por mk .....
    ou estou errado ?

  8. #8

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    gente os mikrotik pra gerenciar é uma maravilha, as RB's pra transmitir é outra maravilha tambem pois o sistema de segurança de uma RB 433 nem se compara com a de uma nano, agora em relação ao custo beneficio a nano ganha concerteza independente de ser MIMO ou não, pois nano suporta até 40 clientes simutaneos "teste ja realizados com velocidade de 256 e 512kbps" então se você quer começar uma repetidora comece pelas nanos, quando essa repetidora estiver com um lucro consideravel vá investindo e compre paineis e bullet, pois é essa a solução que eu irei usar na minhas torres paineis aquarios de 14db e bullet de 400mw pra fazer tudo rodar belezinha!!

  9. #9

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    mesmo colocando as nanos tera que fazer gerenciamento por mk .....
    ou estou errado ?
    Sim, mas esse gerenciamento ocorrerá na central, no servidor mk, ou na rb com mk gerenciando hotspot...
    Não sei mas, aqui TODAS as minhas torres são bridge...TODAS...nao gerencio nada na torre..é tudo em uma RB750G com autenticação hotspot e só! sem NAT nem nada...O resto é tudo o freebsd quem faz atras da RB

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    sim é isso ai mesmo ......
    só disse desta meneira por causa sua lista de preços ..
    voce esqueceu de colocar os 6 nanos + o gerenciador,,,

  11. #11

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    eu acho que a lista de preço dele esta correto
    gerenciador é na central e nao na torre.
    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim é isso ai mesmo ......
    só disse desta meneira por causa sua lista de preços ..
    voce esqueceu de colocar os 6 nanos + o gerenciador,,,

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    isso depende de cada provedor e suas caracteristicas de estrutura ...

  13. #13

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Olha, tenho experiência aqui com Bullet2 + Omni aqui e não tive problemas...Já estou com essa solução à 4 ou 5 meses...Vendo por esse lado nanostation2 e bullet2 é praticamente o mesmo hardware/firmware!
    Consigo mantes 35 clientes simultâneos nesses bullet2 sem maiores problemas...sinal dos clientes perfeito...ack redondinho..e velocidades de 300k e 512k sem queda ou latência...
    O unico detalhe é que precisei colocar um timer analogico no pé do bullet2 pq ele não pode trabalhar com tanto tráfego por muito tempo....notei que qdo passava de 3 dias ligado ele começava a congelar... ai coloquei o timer pra desligá-lo todos os dias as 5:15 da manhã!
    Acabou meu problema....conexão perfeita....!
    No caso do amigo creio eu que uma repetidora com cobertura d 6 nanostations2 (360º) colocando uma média de 20simultaneos por nano, serão 120 clientes pendurados em uma repetidora...notando que esse numero é de simultâneos! Não seria atrativo?
    Vamos às contas agora:

    6 nanostation2 = R$230,00cd --------------R$1380,00 (total)

    1 rb433 = R$ 240,00 ----------------------R$ 240,00
    3 cartões R52H = R$ 130,00 --------------R$ 360,00
    3 setoriais = R$ 300,00 --------------------R$ 900,00
    1 fonte chaveada 48V = R$ 60,00 ---------R$ 060,00
    3 Pig-Tails = R$ 18,00cd ------------------R$ 054,00
    6 conectores = R$8,00cd ------------------R$ 048,00
    6 mts de cabo rgc213 = R$ 5,00cd --------R$ 030,00
    1 caixa hermética = R$ 50,00 --------------R$ 050,00

    TOTAL ------------------------------------R$ 1.742,00

    Qual compensaria mais?
    Eu optaria pelo cluster de nanostation2!
    Sem sombra de dúvidas...Já passei por experiencias e a ubiquiti já provou pra mim que posso confiar...Hoje onde eu puder eu simplesmente abandono rb, cartão, etc...
    Sem contar que com rb e cartões você sempre terá um ajuste a fazer..um probleminha pra resolver...algum ack travando a rede...sei lá...mas com bullet ou nano eu nao tenho esse problema...e os clientes adoram a conexão! Eu seria burro se trocasse oque tenho hoje pela velha RB....
    Bom, vê ai!
    AbraçO!
    CARA PERFEITO !
    VC ESTA CERTISSIMO, VOU UTILIZAR NANO2 PARA DISTRIBUIR !!!
    OBRIGADO ! UBNT É 10 !!!

  14. #14

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim é isso ai mesmo ......
    só disse desta meneira por causa sua lista de preços ..
    voce esqueceu de colocar os 6 nanos + o gerenciador,,,
    Podecre...mas não coloquei porque tanto com RB como com nanostation se fosse eu teria que ter um gerenciador embaixo msm assim...pq a RB tb fica em bridge...

  15. #15

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por CiceroAd Ver Post
    Com a progressão da rede é certo que vai ter que mudar, concordo que o equipamento não fica perdido, no entanto gera transtorno a você e seus clientes. Pensei em montar com os nanos uma repetição, no entanto quando parei para pensar que mais cedo ou mais tarde teria que refazer o serviço optei em manter o padrão que utilizo na outra torre RB+Cartão+Painel.

    Abraço, e boa sorte.
    Amigo Obrigado pelas Dicas tb , mas ficarei com NS2 Ubiquiti = )

  16. #16

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    sim é isso ai mesmo ......
    só disse desta meneira por causa sua lista de preços ..
    voce esqueceu de colocar os 6 nanos + o gerenciador,,,
    Gerenciador é na central e não na torre !

  17. #17

    Padrão re: Usar NS2 ao invés de Painel Setorial

    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    CARA PERFEITO !
    VC ESTA CERTISSIMO, VOU UTILIZAR NANO2 PARA DISTRIBUIR !!!
    OBRIGADO ! UBNT É 10 !!!
    hehehe
    Que bom ter ajudado!
    Você só precisa ficar atento quanto aos canais utilizados...
    Procure utilizar os canais que não se encontram onde tiver nanostation perto...e quanto não der (pq nao tem tanto canal assim) utilize em forma de cruz...Tipo, o nano que estiver de costas para o outro vc usa os canais perto, sugiro também que se possivel coloque um "marmitex de aluminio" em todos eles nas costas antes de fixar no suporte...
    http://guia.maisplastico.com.br/prod...4a8d468c37.jpg
    O aluminio irá ajudar na isolação da interferência nas costas!

  18. #18

    Padrão Re:

    É necessário saber a realidade que tu vivencia ai onde trabalha. Digo isso baseando no fato de que não sabemos a distância máxima que tu pode aplicar para projetar a cobertura, não sabemos a distribuição física dos teus possíveis assinantes (se estão concentrados ou espalhados por todas as direções), não sabemos nem a estimativa de possíveis assinantes que podem vir a assinar o teu serviço.

    Vou citar caso por caso, pra ficar mais clara a minha posição:

    - se tu quer atender assinantes longe (3km pra fora), monta uma estação com antenas de alto ganho (17dbi pra cima)
    - se tu quer atender assinantes perto (até 2km), monta uma estação com antenas de ganho menor (até 14dbi)
    - como com certeza tu não será o único a montar uma rede wireless (ou seja, haverá níveis de interferência, por menor que sejam), trabalha com a ideologia de pequenas células; em cada região que for atender, monta uma célula
    - fazendo isso, diminui a exigência de alcance das antenas, ganhos e potências elevadas e consequentemente, menor será a tua preocupação com ruídos e interferências

    Aqui na empresa eu uso o Bullet 2 como AP/Bridge. É um equipamento muito robusto e confiável. Quem disser que o Bullet 2 não segura vários assinantes simultâneos está apenas especulando, pois afirmo o contrário com a confiabilidade de quem o usa acoplado em uma antena omni (que nem é a das melhores recomendações) com 32 usuários cadastrados e uma média de 22, 24 simultâneos. Ah, e não é com 200k de banda, é 400/500k. Pra quem quiser a prova eu mostro os prints aqui.

    O que acontece MUITO são projetos mal estruturados baseando-se apenas em teorias e especulações. Ruído existe e não deve ser ignorado. Pelo contrário, deve-se evitá-lo, primeiramente na sua própria estrutura, e depois exigindo atitudes na estrutura alheia.

    Minha fórmula é bem simples: qualidade = equipamento bom e bem empregado. Um Bullet 2 tem sensibilidade suficiente para emitir e captar RF, o que dispensa altas potências, ainda mais em ambientes com alto ruído. Um painel setorial Hyperlink irradia maravilhosamente bem, não deixando áreas de sombra na cobertura.

    Dois painéis Hyperlink de 120°, horizontais, acoplados em dois Bullet 2 são suficientes para cobrir sem sombras e atender SOBRANDO 25 usuários em cada setor. Quer mais de 50 assinantes por torre? Bom, então se quer fazer economia... Precisa de mais 25 assinantes? Então põe uma NanoStation 5 na torre. Resolvido o problema.

    Tudo isso custa uma MIXARIA comparado ao resultado fantástico que gera. Sem falar que te trás uma facilidade enorme na hora de fazer um suporte técnico.

    Agora uma questão interessante que eu gostaria que fosse respondida: fala-se em um projeto INICIAL para atender 75 assinantes, mas isso é apenas estrutura; e o LINK para atender com SATISFAÇÃO essa gente toda??? Satisfação que eu digo é 400/500k para cada usuário (pelo menos aqui onde moro é isso que vendo).

    Escalabilidade na estrutura é fundamental, dá pra dizer que é o básico, mas e Link, e gestão, e modelo de negócio para agregar, manter e oferecer suporte para os assinantes? Foi-se o tempo que montar um provedor era só pendurar uma antena no telhado...

    No mais, assino em baixo o que o PauloMassa disse, e te PROVO como funciona SIM esse modelo de aplicação.
    Última edição por Jadir; 06-03-2011 às 17:52.

  19. #19

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    É necessário saber a realidade que tu vivencia ai onde trabalha. Digo isso baseando no fato de que não sabemos a distância máxima que tu pode aplicar para projetar a cobertura, não sabemos a distribuição física dos teus possíveis assinantes (se estão concentrados ou espalhados por todas as direções), não sabemos nem a estimativa de possíveis assinantes que podem vir a assinar o teu serviço.

    Vou citar caso por caso, pra ficar mais clara a minha posição:

    - se tu quer atender assinantes longe (3km pra fora), monta uma estação com antenas de alto ganho (17dbi pra cima)
    - se tu quer atender assinantes perto (até 2km), monta uma estação com antenas de ganho menor (até 14dbi)
    - como com certeza tu não será o único a montar uma rede wireless (ou seja, haverá níveis de interferência, por menor que sejam), trabalha com a ideologia de pequenas células; em cada região que for atender, monta uma célula
    - fazendo isso, diminui a exigência de alcance das antenas, ganhos e potências elevadas e consequentemente, menor será a tua preocupação com ruídos e interferências

    Aqui na empresa eu uso o Bullet 2 como AP/Bridge. É um equipamento muito robusto e confiável. Quem disser que o Bullet 2 não segura vários assinantes simultâneos está apenas especulando, pois afirmo o contrário com a confiabilidade de quem o usa acoplado em uma antena omni (que nem é a das melhores recomendações) com 32 usuários cadastrados e uma média de 22, 24 simultâneos. Ah, e não é com 200k de banda, é 400/500k. Pra quem quiser a prova eu mostro os prints aqui.

    O que acontece MUITO são projetos mal estruturados baseando-se apenas em teorias e especulações. Ruído existe e não deve ser ignorado. Pelo contrário, deve-se evitá-lo, primeiramente na sua própria estrutura, e depois exigindo atitudes na estrutura alheia.

    Minha fórmula é bem simples: qualidade = equipamento bom e bem empregado. Um Bullet 2 tem sensibilidade suficiente para emitir e captar RF, o que dispensa altas potências, ainda mais em ambientes com alto ruído. Um painel setorial Hyperlink irradia maravilhosamente bem, não deixando áreas de sombra na cobertura.

    Dois painéis Hyperlink de 120°, horizontais, acoplados em dois Bullet 2 são suficientes para cobrir sem sombras e atender SOBRANDO 25 usuários em cada setor. Quer mais de 50 assinantes por torre? Bom, então se quer fazer economia... Precisa de mais 25 assinantes? Então põe uma NanoStation 5 na torre. Resolvido o problema.

    Tudo isso custa uma MIXARIA comparado ao resultado fantástico que gera. Sem falar que te trás uma facilidade enorme na hora de fazer um suporte técnico.

    Agora uma questão interessante que eu gostaria que fosse respondida: fala-se em um projeto INICIAL para atender 75 assinantes, mas isso é apenas estrutura; e o LINK para atender com SATISFAÇÃO essa gente toda??? Satisfação que eu digo é 400/500k para cada usuário (pelo menos aqui onde moro é isso que vendo).

    Escalabilidade na estrutura é fundamental, dá pra dizer que é o básico, mas e Link, e gestão, e modelo de negócio para agregar, manter e oferecer suporte para os assinantes? Foi-se o tempo que montar um provedor era só pendurar uma antena no telhado...

    No mais, assino em baixo o que o PauloMassa disse, e te PROVO como funciona SIM esse modelo de aplicação.
    Falou tudo!

  20. #20

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Falou tudo!
    Vdd !