Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão melhor cache squid ou thunder .

    bom eu não sou uma maravilha em materia de programação mas com ajuda aqui do forum consuegui fazer um cache squid com unbutu server 9.04 coisa que não consuegui ate hoje com o thunder ,mas a pergunta e e melho o thunder ou squid ou os dois são iguais de sua opinião ai

  2. #2

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Não gosto do squid, pois algumas paginas ficam com conteudo desatualizado por dias, prefito o thunder 6 que so faz cache dos arquivos...

  3. #3

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Amigo o SQUID é um tipo de cache, já o Thunder é outro, com o SQUID hoje você não consegue fazer cache de sites dinâmicos tipo o YOUTUBE, que tem vários servidores web a fora.

    O ideal é conciliar as duas ferramentas, ai você terá um cache completo e funcional.

    Eu quero colocar também aqui um cache, mas para mim o grade problema do cache é o conteúdo desatualizado, então se deve tonar muito cuidado na configuração do cache.

    abcs.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    bom eu não sou uma maravilha em materia de programação mas com ajuda aqui do forum consuegui fazer um cache squid com unbutu server 9.04 coisa que não consuegui ate hoje com o thunder ,mas a pergunta e e melho o thunder ou squid ou os dois são iguais de sua opinião ai

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    bom mas sempre que tento colocar un thunder pra funcionar eu não consuigo talves seja burrice minha propria ,mas obrigado pelas opinioes pelo menos agora eu sei que o squid da estes paus .... sera que não tem como configurar este squid para não dar estes problemas alguem ai tem uma solução

  5. #5

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Tem sim a vantagem do SQUID é que ele é customizava na net tem muita documentação, sobre o SQUID, a única coisa que fico puto com o SQUID, á a famosa tela como os clientes dizem o "porvinho" azul rsrsrsrsrs... apesar de ter também como configurar as mensagem de erro do SQUID.
    Procure por ACL, se não me engano tem muita coisa...

  6. #6

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Já usei squid, o link rendia uns 30% a mais porém me dava dor de cabeça de vez em quando. Daí quando aumentei o link desativei o cache pq achei que não melhorava em nada a navegação e ainda parava de vez em quando.
    Então repito a pergunta que fiz em outro post: o cache realmente é vantagem ou o melhor mesmo é ter link de sobra? Quero dizer, se vc tem link à vontade, ainda compensa ter um cache ou só dá mais dor de cabeça?

  7. #7

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Compensa sim
    com cache, vc nao tera somente economia de link.. mas tbm performace
    sabe aquele tempinho que leva para buscar aquele arquivo la na internet? esse sera economizado, ja que ira buscar ai dentro do seu data center.
    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Já usei squid, o link rendia uns 30% a mais porém me dava dor de cabeça de vez em quando. Daí quando aumentei o link desativei o cache pq achei que não melhorava em nada a navegação e ainda parava de vez em quando.
    Então repito a pergunta que fiz em outro post: o cache realmente é vantagem ou o melhor mesmo é ter link de sobra? Quero dizer, se vc tem link à vontade, ainda compensa ter um cache ou só dá mais dor de cabeça?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    concordo com voces dois katraka e mascararj mas não tenho tanto link e vou precizar de cache por um bom temmmmpoooo então so estou tentando me aprimorar mas pelo que eu vi o squid não e uma boa opção mas o thunder pode ser vou ter que aprender a instalar esta coisa muito obrigado a todos

  9. #9

    Padrão Re:

    Katraka, muito obrigado! Tu disse uma coisa que há muito tempo eu queria comentar e me faltava 'coragem', rsss.

    Penso de forma parecida: será que a necessidade de estruturar e manter um cache não é um sinônimo que a rede está com algum gargalo, como falta de link ou falhas no projeto/estrutura??

    Para quem não sabe configurar um proxy/cache sozinho, vale a pena ficar 'na mão' de outra empresa/profissional para os momento que o programa ou a máquina precisarem de suporte? Imagina 30% do rendimento depender de um cache, e em um feriadão de páscoa a coisa resolve parar?? Como é que faz, senta no chão e chora?? Sim, porque o suporte não vai voltar da praia só pra atender o teu chamado, por melhor que tu pague...

    Sei lá, é o tipo do 'risco' que acaba virando perigo. Claro que isso não se aplica a quem senta na frente de um computador e sabe fazer tudo. Sou meio burro para essas tecnologias, por isso que prefiro fazer o simples, rápido e funcional. Essa é a minha 'filosofia' de trabalho. Por mais que queime meu servidor, eu tenho recursos materiais de reserva e conhecimento para em 15 minutos pôr a rede TODA no ar novamente, e sem precisar contar ninguém pra fazer isso.

    Além disso tudo, eu tinha um cache, mas notei que não rendia lá essas coisas. Tirei, aumentei o link e fiz compensar o 'rendimento' que eu esperava. Foi a melhor coisa que eu fiz. Simplifiquei a minha estrutura.

    Gosto desse controle nas minhas mãos, e acredito que quem trabalhe nesse ramo deveria pensar em todas essas possibilidades. Afinal, máquina é máquina, e assim como está funcionando pode queimar e o cara fica na mão. Quem sai perdendo sempre é o responsável, seja sua a culpa ou não.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re:

    obrigado pela atenção de todos .dispenso a atenção do jadir parece que ele so quer aparecer e ser melhor do que eu e todo mundo muto obrigado topico fechado ja tenho minha resposta .

  11. #11

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Para quem não sabe configurar um proxy/cache sozinho, vale a pena ficar 'na mão' de outra empresa/profissional para os momento que o programa ou a máquina precisarem de suporte?

    Por mais que queime meu servidor, eu tenho recursos materiais de reserva e conhecimento para em 15 minutos pôr a rede TODA no ar novamente, e sem precisar contar ninguém pra fazer isso.

    Além disso tudo, eu tinha um cache, mas notei que não rendia lá essas coisas. Tirei, aumentei o link e fiz compensar o 'rendimento' que eu esperava. Foi a melhor coisa que eu fiz. Simplifiquei a minha estrutura.

    Concordo 100%. Minha estrutura também funciona dessa forma. Qualquer equipamento ou link que pare, imediatamente remanejo a rede e não deixo ninguém sem net, e não dependo de técnico nehum pra isso. E não sou programador.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Compensa sim
    com cache, vc nao tera somente economia de link.. mas tbm performace
    sabe aquele tempinho que leva para buscar aquele arquivo la na internet? esse sera economizado, ja que ira buscar ai dentro do seu data center.
    Jasper, eu sei que na teoria é assim, mas na prática eu não vi melhoria na performance não, só mesmo na economia de link. Na sua opinião qual o melhor cache?
    Última edição por katraka; 06-03-2011 às 19:47.

  12. #12

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Concordo 100%. Minha estrutura também funciona dessa forma. Qualquer equipamento ou link que pare, imediatamente remanejo a rede e não deixo ninguém sem net, e não dependo de técnico nehum pra isso. E não sou programador.



    Jasper, eu sei que na teoria é assim, mas na prática eu não vi melhoria na performance não, só mesmo na economia de link. Na sua opinião qual o melhor cache?
    Costumo dizer que o melhor proxy cache é aquele que vc conhece, que vc sabe instalar e configurar.
    pois somente assim vc ira conseguir tirar o melhor dele... somente assim vc nao dependera de terceiros em caso de problemas.

    antes eu tinha 3 servidores cache cm squid rodando, cada qual para uma area diferente.
    nunca tive problema e apesar de ter link sobrando, ele fazia a diferenca na performace.
    contudo, retirei as areas e centralizei tudo em um unico server... com isso, os hardware que tinha nao dariam conta de atender a rede inteira... estou sem cache atualmente... mas por pouco tempo, daqui a 1 ou 2 meses voltarei a instalar cache.
    estarei testando o squid, squid+incomum, lusca, lusca+thunder, thunder.
    todos as versoes mais recentes.

  13. #13

    Padrão Re:

    Nossa Naldo, o que foi que eu disse pra te deixar tão irritado assim? Eu apenas coloquei uma situação, nem sequer insinuei que alguém está errado na sua forma de pensar.

    Eu até sempre me preocupo em deixar claro que sou realmente ignorante na questão redes, wireless e outras coisas que envolvam tecnologia. Te garanto que não busco elogios, gratificações, agradecimentos ou qualquer forma de reconhecimento. Nunca pedi pra ninguém clicar na 'estrelinha' ali debaixo, se as pessoas fazem isso é porque se identificam com as coisas que eu cito, apenas isso. Uma porque eu não dou motivos pra isso (não sou formado em nada ligado a TI, Telecom) e outra que eu não não inflo meu ego quando alguém concorda comigo...

    Mas se foi essa a impressão, me desculpe de coração. Reitero: é apenas uma opinião particular MINHA, suscetível de estar totalmente errada (e eu acredito que esteja, pela tua postura). Se eu estiver errado, me corrija por favor. Esse é o maior engrandecimento que eu obtenho aqui no Fórum, conhecimento através de pessoas mais inteligentes que eu.

    Te agradeço pelo comentário, vou cuidar mais a minha forma de escrever. Um abraço!

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Costumo dizer que o melhor proxy cache é aquele que vc conhece, que vc sabe instalar e configurar.
    pois somente assim vc ira conseguir tirar o melhor dele... somente assim vc nao dependera de terceiros em caso de problemas.
    O que não é o meu caso, Mascara. Exatamente por isso que eu não me arrisco a configurar sozinho, e ao mesmo tempo me sinto inseguro quanto a depender de outra pessoa para fazer isso pra mim.

  15. #15

    Padrão Re:

    Vou comentar Jadir, mas que sou eu para falar rsrsr..
    Eu entendi o que você disse perfeitamente, mas a forma como você coloca as palavras pode ser um problema.
    Ter um cache além da economia de link diminui o ACK da rede porque ao invés de eu ir até a china conseguir a foto de uma placa mãe, ou ao invés de ir ate o Amazonas para conseguir essa foto se posso já ter ela em meu cache, e acessa mais rapidamente, nem todos que estão aqui no fórum podem aumentar seu link e deixar de sobra, e muitas vezes nem é necessário, existe algo chamado administração, isso é administrar o que você tem sem aumentar seu custo, isso link pode ser bom quando não se tem concorrência mas quando seu vizinho faz a mesma coisa que você só que você tem o dobro de link dele e mesmo assim o serviço dele ainda é melhor... pense nisso..
    Ao amigo Naldo uma sugestão para maquina de cache, se não tiver dinheiro para investir em uma puta de uma maquina tente investir em memoria, isso mesmo memoria.... o HD para MIM só é útil para arquivos grandes, pesquise um pouco na net e vai entender..

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Katraka, muito obrigado! Tu disse uma coisa que há muito tempo eu queria comentar e me faltava 'coragem', rsss.

    Penso de forma parecida: será que a necessidade de estruturar e manter um cache não é um sinônimo que a rede está com algum gargalo, como falta de link ou falhas no projeto/estrutura??

    Para quem não sabe configurar um proxy/cache sozinho, vale a pena ficar 'na mão' de outra empresa/profissional para os momento que o programa ou a máquina precisarem de suporte? Imagina 30% do rendimento depender de um cache, e em um feriadão de páscoa a coisa resolve parar?? Como é que faz, senta no chão e chora?? Sim, porque o suporte não vai voltar da praia só pra atender o teu chamado, por melhor que tu pague...

    Sei lá, é o tipo do 'risco' que acaba virando perigo. Claro que isso não se aplica a quem senta na frente de um computador e sabe fazer tudo. Sou meio burro para essas tecnologias, por isso que prefiro fazer o simples, rápido e funcional. Essa é a minha 'filosofia' de trabalho. Por mais que queime meu servidor, eu tenho recursos materiais de reserva e conhecimento para em 15 minutos pôr a rede TODA no ar novamente, e sem precisar contar ninguém pra fazer isso.

    Além disso tudo, eu tinha um cache, mas notei que não rendia lá essas coisas. Tirei, aumentei o link e fiz compensar o 'rendimento' que eu esperava. Foi a melhor coisa que eu fiz. Simplifiquei a minha estrutura.

    Gosto desse controle nas minhas mãos, e acredito que quem trabalhe nesse ramo deveria pensar em todas essas possibilidades. Afinal, máquina é máquina, e assim como está funcionando pode queimar e o cara fica na mão. Quem sai perdendo sempre é o responsável, seja sua a culpa ou não.

  16. #16

    Padrão Re:

    Obrigado pelas palavras, Ribeiro. Realmente, acredito que não ficou bem a forma como escrevi. Tentei dizer uma coisa e expressei outra.

    Vou tentar mudar as minhas palavras: se o administrador da rede não tem condições de aumentar o seu link, estruture um cache. Seja sozinho, por conhecimento próprio, ou através de outra empresa/pessoa.

    O detalhe que vou citar novamente é quando o administrador da rede não tem conhecimento suficiente para fazer o serviço sozinho (que é o meu caso, por falta de conhecimento de minha parte): planeje bem para não ficar desamparado nas circunstâncias de um possível suporte técnico na máquina do cache.

    Repito: máquinas são máquinas, elas estragam. E para o cliente do provedor não importa se a culpa é do administrador da rede ou do responsável pelo cache, o que ele não quer é ficar sem serviço. É apenas uma dica minha, um detalhe que deveria ser levado em consideração na hora de contratar a implementação de uma solução.

    Um exemplo disso que estou dizendo é o caso recente dos softwares de gerenciamento de provedores, com usuário reclamando aqui no Fórum que as empresas estão deixando os provedores na mão por não resolverem problemas simples de forma eficiente e eficaz.

    É esse o recado que estou tentando deixar. Mais uma vez, peço desculpas por ter expressado de forma errada e por alguma possível ofensa que tenha cometido.

  17. #17

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Eu tenho o squid paralelo aqui na minha rede, ele economiza em torno de 15% de banda pra mim, até agora não me deu problema basta ler um pouco na net que tem muito tutorial como o rbribeiro disse memória é fundamental quanto mais melhor, processamento ele não exige tanto, hd o mais rápido possível, um para o sistema e outro pro squid dá uma boa diferença no tempo de resposta, não fazer cache muito grande etc. Ele já tem mais que um ano rodando e não parou, se parar como ele fica em paralelo só desabilitar a regra de redirecionamento e pronto, dá até pra configurar o mikrotik pra fazer isso por você. O thunder eu não posso dar uma opinião como usuário pois nunca usei, não tenho muito conhecimento e da mesma forma que vejo o pessoal falar da performace muito bôa vejo muita gente reportando problemas.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    boa noite amigos
    seguinte o squid foi digo foi porque devido a grande mudança de sites de staticos para dinamicos
    então é claro que o thundercache é superior devido a forma de programação que foi feita
    ele tem uma grande performace com acesso rapido ao disco
    hj em dia é indispensável um cache pois até as grande tele estão usando cache
    além do acesso ao disco ser maior do que a internet você tem a opção de dar um gás nos arquivos que já estao em cache

  19. #19

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    Creio que o melhor cache é aquele que funciona na sua instalação.
    Realmente tem muita gente reclamando de um ou de outro.
    Nós mesmo aqui instalamos a iso do mk-auth que vem junto o thundercache 3.1
    Tivemos alguns problemas de travamento, desativamos o mk-auth e colocamos outro gerenciador mas mantivemos o thunder. Por algum tempo o travamento ainda se manifestava. Daí era entrar no Firewall do mikrotik e desativar as regras do proxy e alguns minutos depois ativa-las novamente.
    Mas de algum tempo para cá nem isso mais tem acontecido. Ele trabalha direto e a medida que o tempo passa ele fica melhor, pois vai crescendo o número de arquivos armazenados.
    Eu já vi consumo de 10 mega com tráfego de link externo em 3 mega.
    Faz um teste aí Naldo. Baixa o iso do mk-auth e depois só habilita o proxy. Não custa nada experimentar.
    E ele vai instalar o Squid e o thunder

    E tem uma coisa que queremos fazer ainda. Veja neste link os conselhos do Roberto sobre cache.
    Afinando sua Rede /wireless/cabeada/*

  20. #20
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: melhor cache squid ou thunder .

    eu instalei este mk auth aqui em uma maquina de teste ele so tem o gerenciador de clientes e o cache ,mas ele não faz hotspot e controle de banda o que ficaria a cargo do mikrotik ou seja eu teria que ter duas maquinas so parta isto ,ou o eu poderia usar o cache somente do mk auth ..... eu teria que comprar o programa para ultilizar somente o cache dele agora fiquei na duvida .
    por que aqui eu uso o myauth em uma maquina so ela faz tudo controle de banda de cliente ,hotspot e cache e funciona bem mas no futuro quero fazer as coisas por conta propria para não depender de suporte tecnico de ninguem por isto estou tentando colocar un squid ou un thunder para rodar .
    mas acho que mesmo que se tenha muito link e melhor ter un cache rodando por que voce melhora o serviço