+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlaces no mesmo sentido

    Boa noite amigos, como foram de folia?
    Estou tentando projetar 2 enlaces no mesmo sentido, visando maior banda e redundância contra falhas.
    No momento utilizo todo o gerenciamento da rede na ponta final do enlace, ou seja, simplesmente plugar os equipamentos em 2 switches vai dar loop na rede.
    Pensei em colocar um roteador com qos no inicio, mas como nunca tive que configurar uma situação desta venho pedir a ajuda dos meus colegas da under.
    Se alguém já teve que configurar 2 ou mais enlace no mesmo sentido agradeço a ajuda.
    Abração

  2. #2

    Padrão Re: Enlaces no mesmo sentido

    procure por bonding (mikrotik)

  3. #3

    Padrão Re: Enlaces no mesmo sentido

    Para melhor banda use bonding, para redundância use ospf + vrrp + rstp. Conecte as saídas dos rádios nas rbs e a rb ao switche em cada ponta.

  4. #4

    Padrão Re: Enlaces no mesmo sentido

    Boa noite!
    Obrigado pelas respostas.
    Encontrei um material aqui no fórum mesmo sobre bonding:
    Bonding no Mikrotik rOS com Rocket M - Blogs - Under-Linux.org
    Sobre os protocolos de roteamento acho que não se aplicariam a minha situação, pois tenho o gerenciamento (server) na ponmto final do backbone, acredito que minha solução seja algo na camada 2 mesmo.
    Mas fiquei na duvida sobre o tutorial não na parte do bonding, mas atrás da RB's.
    A questão é se ela ficaram transparente entre os outros routers dos links dedicados e o meu server.

  5. #5

    Padrão Re: Enlaces no mesmo sentido

    Pra exemplificar melhor o meu caso irei posta uma imagem sobre o meu caso.
    Tenho balanceamento sendo gerenciado no server, com o bonding entre duas rb's será que consiguirei deixar o server fazer o seu papel?
    Abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         zjque62b.jpg
Visualizações:	94
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	20420