+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    Ola, Desde ja Agradeço a todos por toda ajuda e opinião aki no under-linux, Diretamente ou indiretamente....

    Bom, Uso ja a 2anos e 2 meses um Pc-Ap como servidor gerenciando tudo com Hostpost do Mikrotik, no começo tive muita dor de cabeça mas quando consegui deixar numa configuração adequada ao meu perfil ficou estável com pouquíssima manutenção.

    Hardware:
    Placa mae da asus A7V8X-X
    processador semprom 2,4
    memória ram de 1G ddr
    2 placas pci 3com de rede
    1 placas pci EnGenios 600mw
    Compact flash de 1G instalado o Mikrotik 2.9.27
    HD de 80 GB para web proxy
    Sempre trabalhei com um canal menos usado e com baixa potência.

    Tenho apenas 35 clientes pois nao tinha muito tempo para fazer instalação de novos clientes e tb de nao querer expandir muito.
    De momento estou tendo muita procura e resolvi investir para poder atender melhor e a mais clientes.

    QUAL SERIA O EQUIPAMENTO MAIS INDICADO PARA ATENDER DE 60 A 100 CLIENTES ?

    Estava pensando mais ou menos nisso

    RB 433ah
    cartao XR2

    De imediato usaria um cartao apenas e continuaria usando a minha omni aquários de 15dbi

    intenção final e chegar em 3 cartões com 3 painéis setoriais
    2 links de 4mbs Adsl balanceados + thunder cache

    Por favor opinem a vontade. Acho que com minha duvida poderei ajudar a outros tb ; Assim se tiver algum post sobre esse assunto por favor me mandem.


    Grato

    Anderson Paganini

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    voce ja esta legalizado pelo jeito não .... não e .... ja esta a dois anos com estes 35 clientes esta gostando do negocio e quer espandir .tire sua licença primeiro 35 pessoas dependendo de sua internet e muita responsabilidade 100 clientes então se acontecer de voce receber uma vizita da anatel por denuncia que e o que acontece muito voce vai ter uma dor de cabeça muito grande entendeu não leve como bronca e sim como aviso for que 35 clientes a r$ 40,00 cada na media da r$ 1 200,00 por mes da pra voce investir este dinheiro em uma parceria e se legalizar depois ai voce pode montar o que tu quizer que voce estara com a razão ..

  3. #3

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    O mais indicado são hardweres compativeis com mikrotik, para PC-AP placas Asus, aqui uso A7V600-X, 512 de memoria, processador atlhon XP 2400+, HD de 40 Gb, nunca me deu dor de cabeça, tem 6 slots para varias placas PCI, boa fonte real, no minimo 500 watts, de preferencia tudo novo, quanto a parte de wireless essa placa engenius EPI 3601S de 600 Mw é muito boa, aqui uso duas em uma tenho 12 clientes em outra 8, não tenho que reclamar, nos clientes uso placas PCBA, cliente perto até 500 mts coloco antena biquad dentro da case do radio, cai bem o custo, sinal sempre abaixo de -60 CQC acima dos 80%, lembre-se a instalação adequada é muito importante, soldas, cabos, conectores, antenas, erro em algum detalhe se coloca tudo a perder.
    Última edição por wrmmnt; 12-03-2011 às 08:13.

  4. #4

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    cada caso é um e diferente as opiniões tambem,,mais eu indico algo barato e funcina muito bem e muitos de meus amigos que são provedor , a alguns anos com 200 a 600 clientes esta usando.,.,1 rb 750g para pcc , 1 rb 750 g para servidor clientes e 1 pc ( pode ser um dual 2 gb com hd 500 gb) para mk-aut como proxi x cache e gerenciar e tera muitos outros beneficios com mk-aut,.,.

  5. #5

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    voce ja esta legalizado pelo jeito não .... não e .... ja esta a dois anos com estes 35 clientes esta gostando do negocio e quer espandir .tire sua licença primeiro 35 pessoas dependendo de sua internet e muita responsabilidade 100 clientes então se acontecer de voce receber uma vizita da anatel por denuncia que e o que acontece muito voce vai ter uma dor de cabeça muito grande entendeu não leve como bronca e sim como aviso for que 35 clientes a r$ 40,00 cada na media da r$ 1 200,00 por mes da pra voce investir este dinheiro em uma parceria e se legalizar depois ai voce pode montar o que tu quizer que voce estara com a razão ..
    Opa ,Tudo bem .,, ja pensei nisso mesmo, dei uma pesquisada mas depois deixei pra la vou pesquisar novamente, Grato ate mais

  6. #6

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    Wrmmmt , Eh uma boa mesmo, cara quando comecei tinha uma placa dessa e nao dava certo usar o conpactflash de jeito nenhum , e a A7V8X-X e toda off bord e 6 slots tambem muito boa, nao da problema.
    Mas minha duvida mesmo eh so a RBs mesmo.

    mesmo assim obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Hardware para Mikrotik, Qual o mais indicado ? melhor custo beneficio?

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    cada caso é um e diferente as opiniões tambem,,mais eu indico algo barato e funcina muito bem e muitos de meus amigos que são provedor , a alguns anos com 200 a 600 clientes esta usando.,.,1 rb 750g para pcc , 1 rb 750 g para servidor clientes e 1 pc ( pode ser um dual 2 gb com hd 500 gb) para mk-aut como proxi x cache e gerenciar e tera muitos outros beneficios com mk-aut,.,.
    Eh mesmo eu estava pensando em usar uma RB750g para fazer o balanceamento de dois links e uma RB433ah para fazer o gerenciamento de clientes, hostpost e tudo mais e um PC semelhante a esse pra fazer o proxi x cahe .
    Sou meio leigo em algumas siglas oque seria ?
    pcc?
    mk-aut ? (mikrotik para autenticar ?)

    Grato Ate mais.
    Última edição por winetcompany; 12-03-2011 às 16:19.