Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Os perigos das escolas de Java

    Achei esse texto muito interessante.
    O autor declara explicitamente que o problema não é no Java, mas sim nas escolas.

    Inglês:
    The Perils of JavaSchools - Joel on Software

    Português:
    Google Translate

    TL;DR
    Os estudantes de Ciências da Computação estão saindo da faculdade sem ter conhecimentos básicos, ocasionando profissionais de baixa qualidade de imediato, necessitando especialização. (É uma resumo +- do que eu entendi...)

    E nesse post:
    http://stackoverflow.com/questions/2...r-c-programmer

    There's no reason to avoid hiring people out of college just because they don't have the exact skills you want. The smart ones will learn, and you probably don't want to hire the ones who aren't smart.
    Não há nenhuma razão para evitar a contratação de pessoas fora da faculdade, apenas porque eles não têm as habilidades que você deseja. Os mais espertos vão aprender, e você provavelmente não quer contratar os que não são inteligentes.
    To cansando de falar que o povo tá ficando 'burro', não tá aprendendo as coisas mais... mas não me ouvem, querem tudo fácil...
    Como esse quote acima, os que querem aprendem, mas muitos não querem mesmo... o fácil é melhor...
    Assumidamente eu brinco com pointer...

    Estou nesse momento procurando a grade curricular da faculdade que eu pretendo prestar vestibular... me desapontará muito se eu não ver assuntos mais complexos...

    Bem, comentem o que acharam, e se possível, adaptem à sua realidade (como pessoa ou como empregador, ou dependente de serviços).

    (Que não acabe que nem o tópico 'porque mikrotik'...)

    EDIT: Construção de Compiladores e Cálculo Diferencial Integral me animaram Faculdade ganhou uns pontinhos...
    Última edição por osmano807; 12-03-2011 às 18:49.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Sempre falo para meus funcionarios, que nao vai ser uma faculdade que vai garantir o sucesso deles, mas sim o empenho proprio deles, sou dono de provedor com mais de 2mil clientes, tenho curso de manutençao em hardware, comessei uma facul de Ciencias da Computação, fiquei 3 meses e tranquei ela, nao me arrependo em momento algum de ter feito essa escolha, tudo que sei aprendi no dia a dia, pesquisando e resolvendo meus proprios problemas, ja vi engenheiro eletrecista formado compiando projeto meu de energia solar, desde entao nao baixo a cabeça pra ninguem que diz q sabe mais pq tem diploma de ensino superior. Se um barbudo com menos ensino do q eu conseguiu governa nosso pais, porque vou me arrebenta 4 anos em uma cadeira todo santo dia so pra dizer que tenho diploma, pois o bom profissional se forma na pratica e nao na teoria, teoria temos de sobra na internet. Essa a minha opinião, abraços

  3. #3

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Concordo com todos, estudo JAVA e outras linguagens faz alguns anos e estou no meio de um curso técnico, no meu trabalho tem um aluno do 4º ano de ciências da computação e o cara não sabe fazer um simples sistema de cadastro de usuários em JAVA, ou seja so ta perdendo tempo na faculdade, e o cara ainda se acha pq ta quase se formando.
    Pra ser franco com vc pra me formar pra ser como a maioria dos que estao se formando por ai prefiro continuar estudando em casa e pesquisando em foruns como esse onde eu pude apreender muito sobre linux e redes.

  4. #4

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Concordo com todos, estudo JAVA e outras linguagens faz alguns anos e estou no meio de um curso técnico, no meu trabalho tem um aluno do 4º ano de ciências da computação e o cara não sabe fazer um simples sistema de cadastro de usuários em JAVA, ou seja so ta perdendo tempo na faculdade, e o cara ainda se acha pq ta quase se formando.
    Pra ser franco com vc pra me formar pra ser como a maioria dos que estao se formando por ai prefiro continuar estudando em casa e pesquisando em foruns como esse onde eu pude apreender muito sobre linux e redes.
    Mas será que a faculdade não e meio necessária ? Por que o que adianta você saber Java ao pé da Letra é não ter algo para provar isso ? Nenhuma empresa aceita um site como prova. (eu acho).

  5. #5

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    O diploma de nivel superior ate hoje nao me fez falta, muitas empresas querem realmente que vc saiba fazer as coisas nao adianta ter 1000 diplomas e nao saber nada, uma certificação tipo Certificação de Programador Java (SCJP) conta mais do que 4 anos de faculdade, o empregador nao quer contratar um cara que saiba coisas que nao tem nada a ver com programação ele quer um cara que saiba bem o que esta fazendo.

  6. #6
    Platinum High Blonde Avatar de lemke
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Brasília-DF
    Posts
    8.553
    Posts de Blog
    90

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Muitos podem dizer que não precisam de faculdade pois o que vale é a amplitude do conhecimento. Esse é o maior engano, pois a comprovação vai ser necessária em termos de empregabilidade.

    Mas como foi citado acima, muitos saem da faculdade sem ter o conhecimento elementar, o que se torna um grande entrave em sua vida profissional. Escola/faculdade foi feito pra dotar o aluno de total conhecimento, desde também que ele queira aprender.

    Sds,

  7. #7

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Osmano eu to no 3 ano de Ciência da computação,vou te dizer onde eu curso hoje eu acho o ensino ótimo e os professores, todos tem mestrado e um deles tem varias certificações e uma ele conseguiu enviando uma carta em inglês se eu não me engano a do SQL server, que ele teve 100% de aproveitamento, ele é um cara que sabe explicar a matéria e ex-planar sobre o assunto(ponto forte redes e prog). Tem outros professores ótimo também. Eu só sinto um falta de linux, pois todo o curso é voltado para plataforma microsoft, então é C#, APS.NET e servidor 2008 server e windows 7. Já em linux, foi noção muito basica, criar alguns script de compartilhamento de impressora, criar pasta, copiar arquivo coisas bem básicas e acabo. Agora estamos vendo a estrutura de kernel, como funciona e tudo mais, matéria bem interessante.

    ps: complementando o ingles, isso faz muita falta...

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    a grande realidade do brasil e que hoje em dia so se pensa em dinheiro e os cursos estão decaindo estão formamando professores mas incopetentes a cada ano .
    as empresas as grandes telefonica ,gvt ,etc so contratam caras que são absolutamente incopetentes e pagam uma miseria gerando insatisfação profissional o que reflete diretamente no serviço prestado .funciona assim :
    * seleção mediocre por uma assistente do curso de rh de alguma instituição tambem mediocre .
    *vence o cara que mostrar mas papeis e pode ter certeza muitos falsificados por que o cara tem 21 anos e ja e tecnico fodastico da nasa kkkkk com graduação em harvard .e a imbecil acredita .
    gerando assim mas profissionais que não vão resolver nada .
    e o pior são os tecnicos hoje em dia muitos aprendem a instalar windows e ja sãem por ai falando que são tecnicos de informatica kkkkk ,e não quero falar muito mas aqui no forum mesmo tem um que a assinatura e que o cara e suporte tecnico mikrotik .mas o cara ta mas perdido que cego em tiroteio coitado .
    deve ter feito algum cursinho de mk que ensinou ele a instalar o mikrotik e fazer um hotspot e ele ja esta querendo ser suporte tecnico do mk ai eu vejo isto e so o que me da vontade e de chorar ...

  9. #9

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Lendo lendo..... No final tu aprende de alguem que não ganha pra te ensinar será que e confiável ?

  10. #10
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Citação Postado originalmente por NerdSource Ver Post
    Lendo lendo..... No final tu aprende de alguem que não ganha pra te ensinar será que e confiável ?
    Humm, está tomando uns rumos inesperados, legal!

    Eu não me refiro somente a Java, muitos perceberam. Tipo, o ensino em si está caindo de nível.
    Tomando por exemplo eu: não tenho Geografia na escola. PUF! Cai no vestibular, mas não tenho!
    Assim vou para uma particular à tarde para ter esse 'reforço'.

    Voltando à Ciências da Computação: Técnico em Informática hoje é sinônimo de 'formatar Windows' (termo errado, mas fazer o que...)
    É, também estou vendo muitos posts de pessoas que supostamente prestam consultoria, mas não sabem coisas que muitos consideram básicas. É o mercado...
    Ter um diploma é essencial para ser contratado...
    Uma certificação é bom, mas existem ramos que não têm uma entidade reconhecida para oferecê-la.

    Ciências da Computação voltado à Windows? POUTZ!!!
    Sério, isso deu um pouco de medo. Não que C# seja ruim, Windows seja ruim, mas deviam ensinar os 2. E ainda ter noções de POSIX e sistema alternativos. (Nem que seja uma fala rápida...)
    Ou Java duma vez para multiplataforma...

  11. #11
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Desculpe gente sei o assunto forum os perigos das escolas de java mas sempre a divergência na hora de um comentário e as vezes os críticos se extrapola
    Pode falar, tá na área "Debates"

  12. #12

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Infelizmente muitas universidades de hoje em dia viraram uma especie de comercio ,cursos baratos que se dizem acessiveis ,mas é pura enganação ,o conhecimento tem muito valor , isso vale pra grande maioria.

  13. #13

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Se o povo que passa algum tempo "estudando" já recebe a alcunha de "burro", os que não estudam nada, nem hobby tem, vão ser chamados de que?

    Concordo que 85% de quem sai da faculdade sai burro pra caramba em trocentos assuntos, mas tem que ver que essas pessoas antes da faculdade eram AINDA MAIS incompetentes em tudo, por mais mixuruca que seja a faculdade (Presencial, virtual, reconhecida, autorizada...) ensina um pouco, cria um pouco de massa cinzenta onde antes não tinha nada.

    A tecnologia e o excesso de pessoas no mundo cria esses contingentes de pessoas com conhecimento muito específico, as faculdades tem a missão de criar esse tipo de pessoa, com conhecimento específico em alguma area, o problema é que fora da faculdade as pessoas não adquirem por sí só o conhecimento geral que deviam, falta bagagem cultural aí também acabam falhando no conhecimento restrito dos cursos.

    Outro problema do mundo da computação é que faz faculdade na area quem quer trabalhar "na frente do PC o dia todo", no ar-condicionado e tal, e não quem passou a adolescencia programando ou aprendendo coisas incrivelmente basicas pra area, como c, html, basic. Aí chega moleque de 18 anos na faculdade que nunca na vida viu algo parecido com algoritmo.


    Tem coisas (Muuuuitas coisas) que a idade de aprender é com 11 ou 12 anos, e não com 18 ou 19...

    O problema pra mim começa nos 11 ou 12 anos, e não na faculdade, de cada 100 adolescentes só 4 ou 5 tem algum conhecimento decente da area de atuação que terão quando adultos.

  14. #14

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Eu quis dizer [[alguem que não ganha pra te ensinar]] Tutoriais na net por exemplo

  15. #15
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    fiz 2 anos de programação basic 1 e 2 e cobol 16 bits eu estou destualizado mas sou de familia pobre ,( para minha familia ser humilde tem que melhorar muito ) mas eu sempre levei a serio a profissão de tecnico mas so o que vi foi um monte de picareta .
    fui para a santa efigenia pensando que ia encontrar os melhores tecnicos em são paulo e eeee .....
    a maior concentração de picaretas da face da terra deus e mais .por isso que eu desanimei um pouco .agora trabalhando como provedor de internet estou um pouco mas feliz para fazer isto tem que realmente ter conhecimento tecnico senão não vai de jeito nehum .... ate voltei a estudar estou um pouco mas feliz .
    mas ate aqui ainda tem uns caras que me deixam de cabelo em pe .( pelo menos e menos que na santa )

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    antigamente era $%#$% não tinha dinheiro pra nada mas a gente se virava quando conseguia comprar um pentium 133 com modem discado de 33600 kbps era lindoooo ainda lembro hoje a hora que vi a pagina do ig na tela do pc .mas hoje em dia so existe o capitalismo de pagar menos e desvalorizar os profissionais acho que e isto que esta desmotivando as pessoas e estudarem realmente e criarem novas tecnologias .
    no japão não se formar em uma faculdade e uma desonra .

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    mas eu vou te falar uma coisa tambem com 2 anos de faculdade com professores que sejam realmente bons ja se forman grandes profissionais o problema e que hoje em dia vemos na tv ou na vida real nossos universitarios estão mas preocupados que a aula acabe para ir para o buteco da esquina ou ate para lugares mas obscuros

  18. #18

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Da pra criar um livro em pessoal ;D

  19. #19

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Livro? E quem precisa ler iria ler?
    Se todo mundo lesse, esse post/desabafo não existiria...

  20. #20
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Os perigos das escolas de Java

    Osmano, existem N instituições de ensino de alto nível no Brasil, as quais poderão lhe oferecer uma grade curricular altamente produtiva e com possibilidade de atuação no meio acadêmico, comercial ou científico (IME, ITA, UNICAMP, USP, UFMG, UNB, entre várias outras) e também instituições com vocação estritamente comercial, a qual poderá usar a seu favor, dependendo da área que for atuar. Eu sempre digo que todo conhecimento é válido, mesmo que você considere básico ou insuficiente. Só recomendo que, se tem tanta "sede" em aprender, se dedique a estudar e ingressar numa instituição que corresponda às suas expectativas e para isso a pesquisa antes do ingresso deve ser fundamental. Sua carreira profissional dependerá da sua formação acadêmica e muito, muito mesmo, de sua formação intelectual "em geral" (conhecimento e experiência acumulados ao longo do tempo).