+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Maquina para ThunderCache

    Galera, eu tenho uma lan house com 20 maquinas, todas usam congelador de HD.
    .
    E a uns anos atrás eu tinha montado uma maquina com debian rodando squid3.0 em paralelo com um mikrotik-pc crackeado (2.7) fazendo cachefull transparente, mas o sistema dava muito problema e caia direto, creio eu pelo link porco a radio que me ofereciam que perdia pacote e dava pau no squid..... ai resolvi tirar aquilo da minha rede, assinei outro link melhor e comprei uma RB450G, fiz load balance jogando 4shared e youtube num link fraco e o resto no link principal, ai ficou tudo as mil maravilhas até hoje.
    .
    mas hoje devido a concorrencia, estou pensando em melhorar ainda mais a minha rede, para isso quero montar novamente um cachefull transparente em paralelo com o mk fazendo cache apenas do meu link principal, ai vem as duvidas:
    .
    1-nessa RB450G (mk3.22) da pra fazer isso da mesma forma que na versao 2.7? ou ela tem algum bug?
    2-para essas 20 maquinas cabeadas, qual seria a configuração ideal para esse servidor linux? eu usava semprom 3000+ com o squid, mas nao sei se o thundercache é mais pesado que o squid3.0...creio que sim ne? mas sera que aguenta?
    3-não tenho intenção de fazer cache de videos do youtube, mas alem das paginas normais, eu queria fazer cache de jogos do orkut (mini fazenda, cafe mania, etc) e da lista de contatos do msn, que sempre demoram muito pra abrir devido ao uso de congelador de hd nas estações. o thundercache faz cache desse conteúdo melhor que o squid 3.0?
    4-o freebsd é pago? se for, qual melhor linux free para usar nesse sistema?
    5-sera que a versão tundercache free (50 threads) da conta dessas 20 maquinas tendo todas com uso simultâneo?
    .
    .
    desculpe se ficou grande, mas queria deixar bem explicado....

  2. #2

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Cara tenho um problema igual ao seu mas eu só tenho 6 maquinas e minha velocidade é muito pouca então fiz limitação de banda para cada PC ai hoje tá bom, usei o BFW ele é bonzinho. Mas vou acompanhar esse topico me interessa tambem...

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    pelo meus calculos um hd de 500gb já da pra economizar muita coisa em uma lan de 20 pcs.
    estou montando um server aqui, i3 dual core (não precisa disso tudo) pois o cache não usa muito processamento e sim memoria ram..
    hd de 500gb e 4gb de ram da corsair.

    daqui uns tempos venho aqui falar como ficou!

  4. #4

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    pelo meus calculos um hd de 500gb já da pra economizar muita coisa em uma lan de 20 pcs.
    estou montando um server aqui, i3 dual core (não precisa disso tudo) pois o cache não usa muito processamento e sim memoria ram..
    hd de 500gb e 4gb de ram da corsair.

    daqui uns tempos venho aqui falar como ficou!
    .
    é, eu sei que o squid puro não usa muito processador, e também usa apenas 1 core do processador, mas o thunder eu realmente não sei como ele se comporta!
    como estou com esse sempron 3000+ (1.6ghz single core) parado aqui, se eu pudesse usa-lo seria muito bom!! 4gb de ram ddr2 800 eu tb tenho, mas o hd tava querendo usar um de 160gb, pois em lan house o tipo de conteúdo varia muito pouco, 90% é orkut e hotmail, e as mesmas paginas são acessadas muitas de vezes por dia!!
    outro detalhe que esqueci de falar, é que minha rede é gigabit,
    até cheguei em pensar a usar um SSD vertex, mas nao sei se seria bom, pois parece que no linux o TRIM nao funciona 100%, ai fica muito lento nas re-escritas.
    .
    bom, vou aguardar para ver se mais alguem me ajuda com as 5 perguntas....
    vlw!!!

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    eu falei justamente do cache dinamico , eu não uso o Thunder porque não me dei muito bem com ele, fiz funcionar mas travava as vezes do nada , troquei tudo e continuava..

    então resolvi trabalhar com o super-cache da tmsoft, como eu não posso me dar o luxo de parar um server por aqui..

    65 dias de uptime, funcionando perfeito no provedor. mas a maquina tem 2tb e 16gb ram.


    pelo que percebi nela que resolvi montar essa pequena que te falei..
    mas acredito que o semprom 1.6 vai rodar sussa..
    porque realmente o que rola em lan é fotos de orkut, alguns videos que são os mais acessados e aqueles joguinhos, fazenda, pexe sei la do que..
    posso te dizer que o supercache me ajudo bastante aqui, não sei como ele vai se comportar na lan, mas aviso você..

  6. #6

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    To com um projeto de fazer um servidor cache para lan house, com um link de satelite de 2 megas por 450 reais a mensalidade... como seria:
    1 servidor com cache, a placa de internet entrando + a placa de satelite= 2 megas sat + o link que ja tem... E dentro do servidor um controle de banda bom simples...
    Se alguem acha que pode da certo me diz!!!

  7. #7

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    To com um projeto de fazer um servidor cache para lan house, com um link de satelite de 2 megas por 450 reais a mensalidade... como seria:
    1 servidor com cache, a placa de internet entrando + a placa de satelite= 2 megas sat + o link que ja tem... E dentro do servidor um controle de banda bom simples...
    Se alguem acha que pode da certo me diz!!!
    Amigo gostaria de montar uma lan tb com(mais 15 clientes) so que tem que ser por sinal via satelite, por um acaso quanto ta saindo o mega e qual a garantia e limite de trafego..Desde já agradeço..

  8. #8

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Salve meus queridos... tbm tenho Lan House ... quanto a lista de contatos do MSN.. não lembro agora de cabeça ... mas tem como vc deixar ela fora do congelador sem problemas, isso se vc usar o ShadownUser que te da a opção de deixar algum diretório fora do congelador agora se for o DeepFreze esquece... ele congela até minha irmã...kkkkk, quanto ao cache uso um pc simplório com 4gb de ram e um simples celeron 1.8 socket 775, para 46 clientes ops... 47 adicionei mais um ontem... atualmente uso o ThunderCache 3.1 ... e com certeza a economia é muito grande... segue meu relatório ... olha em /minicafé e em /minifazenda em minicafé tenho quase 7000% de economia e em mini fazenda tenho quase 4000% aaaa detalhe principal esse Thunder ae tá rodando a 8 dias só ate o momento dessa mensagem, creio que o thunder gratis de 50 threads não vá te atender muito bem não ja que o mesmo... quando se ultrapassa ele limite de 50 threads ele começa a criar filas de espera... isso em uma rede pequena de um amigo com 26 clientes gerava uma lentidão monstruosa em horário de pico... tinha cara que solicitava a globo.com as 7 da noite e ia receber a pagina a 1 da manhã..kkkkkkkkk zuera heim exagerei legal nessa.... kkkkk .... mas gera uma certa lentidão sim... corre dele... e quanto ao nosso amigo que usa o super-cahe sinto te informar que segundo o Proprio Osmano que é desenvolvedor do thunder 3 ele sempre deixa bem claro que o Super-Cache nada mais é doque o Thunder2 (antigo e Ultrapassado) mas com algumas modificações... sabe tipo o windows xp com o tema do windows 7... engana alguns mas no fundo sempre é e será xp... pode conferir nos tópicos que tem pelo forum... segue um de exemplo... https://under-linux.org/f97/cache-full-136443/ mas se no seu caso esta rodando bem... fico feliz...

    segue o meu relatório... lembrando que esse thunder esta on a uns 8 dias apenas... http://cyberpoint.no-ip.info:8012/thunder.php demora um pouquinho mas ele abre ....

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    pode até ser o thunder 0.1,
    mas que tá rodando 100% aqui e gerando uma economia enorme, há isso está..

  10. #10

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo gostaria de montar uma lan tb com(mais 15 clientes) so que tem que ser por sinal via satelite, por um acaso quanto ta saindo o mega e qual a garantia e limite de trafego..Desde já agradeço..
    Cara eu vou testar o meu essa semana!!! Terça feira to ativando o satelite, vou pagar apenas 450 reais por um link de 2 megas com garantia de 512kbps.... mas eu ja usei a 2 anos atras se sempre deu 2 megas... nunca foi menos que isso... eu vou testar pra ver!!

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    MorpheusX,
    qual link de Sat que você se refere???

  12. #12

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por wanderley85 Ver Post
    Salve meus queridos... tbm tenho Lan House ... quanto a lista de contatos do MSN.. não lembro agora de cabeça ... mas tem como vc deixar ela fora do congelador sem problemas, isso se vc usar o ShadownUser que te da a opção de deixar algum diretório fora do congelador agora se for o DeepFreze esquece... ele congela até minha irmã...kkkkk, quanto ao cache uso um pc simplório com 4gb de ram e um simples celeron 1.8 socket 775, para 46 clientes ops... 47 adicionei mais um ontem... atualmente uso o ThunderCache 3.1 ... e com certeza a economia é muito grande... segue meu relatório ... olha em /minicafé e em /minifazenda em minicafé tenho quase 7000% de economia e em mini fazenda tenho quase 4000% aaaa detalhe principal esse Thunder ae tá rodando a 8 dias só ate o momento dessa mensagem, creio que o thunder gratis de 50 threads não vá te atender muito bem não ja que o mesmo... quando se ultrapassa ele limite de 50 threads ele começa a criar filas de espera... isso em uma rede pequena de um amigo com 26 clientes gerava uma lentidão monstruosa em horário de pico... tinha cara que solicitava a globo.com as 7 da noite e ia receber a pagina a 1 da manhã..kkkkkkkkk zuera heim exagerei legal nessa.... kkkkk .... mas gera uma certa lentidão sim... corre dele... e quanto ao nosso amigo que usa o super-cahe sinto te informar que segundo o Proprio Osmano que é desenvolvedor do thunder 3 ele sempre deixa bem claro que o Super-Cache nada mais é doque o Thunder2 (antigo e Ultrapassado) mas com algumas modificações... sabe tipo o windows xp com o tema do windows 7... engana alguns mas no fundo sempre é e será xp... pode conferir nos tópicos que tem pelo forum... segue um de exemplo... https://under-linux.org/f97/cache-full-136443/ mas se no seu caso esta rodando bem... fico feliz...

    segue o meu relatório... lembrando que esse thunder esta on a uns 8 dias apenas... http://cyberpoint.no-ip.info:8012/thunder.php demora um pouquinho mas ele abre ....
    caraca, minifazenda e minicafe ta bom ai heim!!rs
    me animou!!rs
    mas nao vi na lista ai colheita feliz...
    ninguem acessa ou nao faz cache?
    nao tem relatorio de uso do processador?
    .
    eu uso é o shadowuser mesmo, mas deixar a pasta do msn descongelada não acho muito seguro devido aos virus de MSN.
    .
    eu tb não vi problema em usar thunder 3 ou thunder2... desde que eles atendam da mesma forma, fazendo cache das mesmas coisas e com a mesma eficiencia claro.
    .
    50 threads seria a mesma coisa que 50 pacotes? se for pode dar um gargalo mesmo, pois em horarios de pico costumo ver mais de 100 pacotes em cada interface do mikrotik, e pagar assinatura do thunder nao vou poder, vou ter que procurar outro sistema entao!

  13. #13

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    MorpheusX,
    qual link de Sat que você se refere???
    Opensky... Unidirecional!!!
    E so pensar assim: Youtube e demais videos pelo satelite... Downloads pelo satelite...
    Paginas de WEB pelo link...

    pronto ta feito

  14. #14

    Padrão Re: Maquina para ThunderCache

    Citação Postado originalmente por wanderley85 Ver Post
    Salve meus queridos... tbm tenho Lan House ... quanto a lista de contatos do MSN.. não lembro agora de cabeça ... mas tem como vc deixar ela fora do congelador sem problemas, isso se vc usar o ShadownUser que te da a opção de deixar algum diretório fora do congelador agora se for o DeepFreze esquece... ele congela até minha irmã...kkkkk, quanto ao cache uso um pc simplório com 4gb de ram e um simples celeron 1.8 socket 775, para 46 clientes ops... 47 adicionei mais um ontem... atualmente uso o ThunderCache 3.1 ... e com certeza a economia é muito grande... segue meu relatório ... olha em /minicafé e em /minifazenda em minicafé tenho quase 7000% de economia e em mini fazenda tenho quase 4000% aaaa detalhe principal esse Thunder ae tá rodando a 8 dias só ate o momento dessa mensagem, creio que o thunder gratis de 50 threads não vá te atender muito bem não ja que o mesmo... quando se ultrapassa ele limite de 50 threads ele começa a criar filas de espera... isso em uma rede pequena de um amigo com 26 clientes gerava uma lentidão monstruosa em horário de pico... tinha cara que solicitava a globo.com as 7 da noite e ia receber a pagina a 1 da manhã..kkkkkkkkk zuera heim exagerei legal nessa.... kkkkk .... mas gera uma certa lentidão sim... corre dele... e quanto ao nosso amigo que usa o super-cahe sinto te informar que segundo o Proprio Osmano que é desenvolvedor do thunder 3 ele sempre deixa bem claro que o Super-Cache nada mais é doque o Thunder2 (antigo e Ultrapassado) mas com algumas modificações... sabe tipo o windows xp com o tema do windows 7... engana alguns mas no fundo sempre é e será xp... pode conferir nos tópicos que tem pelo forum... segue um de exemplo... https://under-linux.org/f97/cache-full-136443/ mas se no seu caso esta rodando bem... fico feliz...

    segue o meu relatório... lembrando que esse thunder esta on a uns 8 dias apenas... http://cyberpoint.no-ip.info:8012/thunder.php demora um pouquinho mas ele abre ....
    Ola Vanderley
    poderia me ajudar a instalar o thunder