+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Amigos ,
    tenho thunder cache 3 em paralelo com mikrotik e tenho percebido em alguns testes que a latencia do ping aumenta quando o mesmo esta ativo na rede , o que deveria ser o contrario .
    Sempre que eu abro um video (em cache) por exemplo , percebo que aumenta.
    Tenho desconfiado das regras no queue tree , e tambem no mangle algumas parecem nao estar funcionando.
    Estou postando as regras para verificarem , fico no aguardo de vcs .
    abrços.

  2. #2

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Opa , esqueci as regras ....

    /queue tree

    Flags: X - disabled, I - invalid
    0 name="cache full" parent=global-out packet-mark=cache-2 limit-at=0
    queue=cache priority=8 max-limit=0 burst-limit=0 burst-threshold=0
    burst-time=0s

    1 name="Bloqueio completo p2p 1" parent=global-in
    packet-mark=Bloqueio completo P2P 2 limit-at=0 queue=default priority=8
    max-limit=1k burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

    2 name="Bloqueio completo p2p 2" parent=global-out
    packet-mark=Bloqueio completo P2P 2 limit-at=0 queue=default priority=8
    max-limit=1k burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s


    /ip firewall mangle

    Flags: X - disabled, I - invalid, D - dynamic
    0 ;;; Marca TOS -noTOS
    chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=n-cache passthrough=yes protocol=tcp src-port=3128 dscp=48

    1 ;;; Marca ALL tos
    chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=s-cache passthrough=yes protocol=tcp src-port=3128 dscp=!48

    2 ;;; Libera queue pra cache
    chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=cache-2 passthrough=no connection-mark=s-cache

    3 chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=p2p_conn passthrough=yes p2p=all-p2p

    4 chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=p2p passthrough=yes connection-mark=p2p_conn

    5 ;;; Bloqueio completo de P2P
    chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=Bloqueio de P2P Completo passthrough=yes p2p=all-p2p

    6 ;;; Bloqueio completo de P2P
    chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=Bloqueio completo P2P 2 passthrough=yes connection-mark=Bloqueio de P2P Completo

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    aqui e a mesma coisa quando eu deixava o cache full para entregar os videos e arquivos em tempo real a latencia disparava para 400 ,500 ai meu deus ai cortei hoje existe cache mas limitado ao plano do cliente se e 256 so sai arquivo a esta velocidade mas isso ai e um problema do cartão wireless que não aguenta passar muita banda de uma vez .
    ou seja se voce tem 20 clientes cadastrados em uma torre em 1 cartão a maioria dos cartoes consugue passar so 4 mega em 2,4 ok .
    se destes 20 10 estiverem online se 6 clientes pedirem 1 video de 10 mega ao mesmo tempo o que acontece voce vai ter um trafego de 6 mega por alguns minutos e vai afogar o radio ate estes arquivos serem entregues o resto dos clientes vao ter que esperar gerando assim latencia alta .

  4. #4

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Certo Naldo ,
    o estranho é que isso tambem ocorre quando estou via LAN (CABO) direto na minha RB , ja fiz um upgrade no meu servidor , coloquei 4 GB de RAM ,mas ainda continua.

    alguma ideia??
    thanks!!!!

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    ai lascou terei que estudar isto tambem ,quantos clientes na rede

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    lascou nada ontem não tinha pensado bem mas hoje me iluminou voce falou que ate no cabeado esta dando este problema certo ok ... programas ou seja mikrotik ou funciona ou não não cconheço um programa que de perda de pacotes ou latencia alta ,em todas as vezes sempre foi equipamento defeituoso como seu caso esta acontecenque do na rede cabeada tambem o que voce pode fazer para tirar a duvida e tirar um backup e substituir a rb .se resolver achou o defeito .agora uma pergunta este defeito voce notou agora ou foi depois que voce fez algum tipo de modificação em sua rede

  7. #7

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Isso e bem basico em poblemas de latenc sua classe de ip com o tc pode está com poblemas.

  8. #8

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    ola srs , a pouco tempo esta com este mesmo problema, so conseguir resolver, apos trocar o swuit !!

  9. #9

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Boa tarde!

    Bom pessoal em rede cabeada ou não se ele utilizar banda full para distribuir arquivos em cache para seus clientes o problemas vai ser o mesmo capacidade de tráfego, mesmo em cabo ? sim. o correto a ser feito quando se utiliza cabo para transmissão um dos erros é colocar um switch que não trabalha com VLAN, aumentando assim a capacidade do broadcast se propagar por toda rede gerando lentidão, ai vem os DHCP's ativados pelos clientes, ai vem vírus na máquina do cliente.
    Solução que eu encontrei para cliente cabeados, coloquei um roteador no cliente onde o mesmo faz NAT e com controle de banda no próprio roteador e no queue.
    Da mesma forma que o cache full vai estourar a banda do cartão da sua RB vai estourar também a capacidade de sua placa de rede 10/100.
    Trabalhe com PPPoE em rede cabeada com mascara /32

    Wireless
    Trabalhe com redes roteadas é melhor o controle é bem mais fácil, e utilize CPE's (ubiquiti, crazer,etc..) qualquer um que permita limitar a banda no rádio, desta forma evita-se que um vírus da vida utilize toda banda do cartão, pois normalmente controlamos a velocidade do cliente em uma RB/pc-mikrotik, abaixo dos equipametos de distribuição.

    Agora vamos ao seu problema. RSS

    Como nosso amigo Naldo disse, não use cache a full, use de acordo com a banda do seu cliente.
    Pois a idéia central desta ferramenta não é entregar mais rápido e sim não utilizar seu link para entregar uma coisa que ja foi entregue anteriormente, por isso cache. Nosso outro amigo Alexandre Correa ja escreveu sobre isto anteriormente.

    Troque a capacidade de sua rede para giga, assim como switch's para equipamentos que aceitem vlan
    ISPShop - Switch OT-2008SI-VN /UX

    Abraços

    Bruno

  10. #10

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    O Naldo deu a resposta, limite a saida do thunder com uma velocidade boa usando o burst e crie um pcq pra que dispare pros clientes dividindo a saida. Se deixar solto como esta a latência fatalmente vai te matar.

  11. #11

    Padrão Re: Latencia aumentando com uso do thunder cache 3 , o que pode ser?

    Me parece estranho. Se você utiliza o Thunder em Paralelo, provavelmente você só redireciona a porta 80 para ele. Ou seja, o tráfego ICMP (ping) não deveria ser prejudicado.