Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Seguinte,

    Estava com uma RB133 com um XR5(ele está com o nstreme single ativado) para um PTP "A" e um engenius funcionando para um ponto a ponto "B" a mais de 2 anos perfeitamente com a fonte seventeam só que choveu e teve muita oscilação de energia e a RB travou...fiz o seguinte, como tenho uma RB433 de backup nova, coloquei ela no lugar e configuei somente o XR5 e funcionou de primeira...hoje fui espetar o engenius e ao entrar notei que mesmo ele desabilitado, a link do xr5 caiu e ficava somente o R piscando tentando linkar e o WDS sem o RA.

    então achando que era o cartão engenius que sei não é dos melhores, coloquei um R52H que tenho novo de backup e acontece a mesma coisa...o link só volta a funcionar quando deixo somente o xr5 conectado.

    testei com mais outro R52h de um amigo e o mesmo problema...

    Alguém tem idéia do que pode ser isso? e quando está somente o XR5 , a RB bipa uma vez ao ligar e 2 vezes quando está no ar...e ao colocar o outro cartão as vezes acontecia dela bipar uma vez ao ligar e depois quando estava no ar bipava várias vezes.

    Já troquei o cartão novo r52h de slot e acontece a mesma coisa.

    OBS.:estranho que o cartão novo é reconhecido então configurei ele e o ativei e ele linkou na outra ponta na mesma hora mas o XR5 fica piscando do lado do cartão o "R" e não linka.

    Versão da RB nova: 4.5.

  2. #2

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Já coloquei outra fonte de 2A para testar e continua o mesmo problema...a fonte que uso é de PC seventeam aguenta tranquilo os cartões.

    em outro ponto tenho os mesmos cartões com uma fonte de 1A e está normal.
    Última edição por lfernandosg; 15-03-2011 às 15:12.

  3. #3

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    resetar a RB nova? porque a velha RB133 já resetei e voltou ao normal mas vou deixá-la de backup.

    acredito que isso não vá resolver mas para faze isso tenho que parar a rede da empresa então tem que ser final de semana...o estranho é que se fosse fonte ela iria desligar mas isso acontece somente ao conectar o cartão sem ativá-lo no ativá-lo..ativei ele e ela continua funcionando normal mas esse problema teima em continua...as configurações são totalmente diferente um cartão do outro até porque o XR5 está com nstreme ativado.

  4. #4

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    vc sabe como reseta a RB433? porque a rb133 tem um jumper mas a rb433 não tem o local do jumper.

  5. #5

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB 433 ROUTERBOARD.jpg
Visualizações:	253
Tamanho: 	60,8 KB
ID:      	20562
    Cara So colocar algo para fazer um contato um com o outro, uma chava de fenda mesmo dá, fazer isso antes de ligar , liga com a chave no contato, e deixa ele iniciar normal!ele reseta!

  6. #6

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Caro amigo, vc esta usando a alimentação dela com qual tensão? 12 ou 24volts? Experimenta com fonte 24v - 3A - entrada 80 a 240v. Compro umas fontes muito boas aqui: Procast Página Inicial Procast (Byron). Se esmo assim continuar o problema, com certeza não será por problema de alimentação de energia. (sugestão: meça a quantidade de energia está chegando no cabo de sua torre, caso seja extensão de rede muito longa)

  7. #7

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Não reparei que vc disse usar fonte de PC - um amigo meu ja teve problemas com suas RBs usando fontes atx - as fontes próprias para as RB´s têm sistema de estabilização diferente das ATX. Experimente trocar e fala ai depois sobre sua constatação, pra gente conferir, valew.

  8. #8

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    não é a fonte...coloquei a antiga rb133 que estava travada e configurei agora e voltou ao normal...não sei o que está acontecendo com essa rb nova 433 ou se foi algum conflito.

    A fonte de PC está em 12V. tenho 3 dessas na rede e uma fonte normal de 1A. Está provado que fonte não é.

    vou resetá-la para testar depois.

  9. #9

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Então blz, amigo. Apenas fiz essa observação, na verdade, querendo te lembrar do consumo que as RB´s têm de acordo com o uso e tarefas. Por exemplo: uma fonte de 12 volts x 1Ah = 12w de alimentação. Como as RB´s trabalham em até 24v , com uma fonte de 24v x 3ah = 72w de alimentação, e isto é a garantia que jamais faltará energia para qualquer tarefa com uma RB, desde que a entrada não seja menor do que a tensão mínima na fonte (no caso desta fonte que citei, mesmo que chegue apenas 80 volts na entrada dela, ela vai funcionar compensando a perda). Enquanto uma fonte atx, alem de aparentemente ser forte para esta tarefa, enfrenta um ambiente um pouco diferente do que no pc, que tem alimentação em várias linhas, mas não tem uma linha que sai toda a força geral, e ainda, que se não entrar no mínimo 110v com estabilizador, nem vai armar a alimentação, ou se houver uma oscilação forte, poderá fazer sua RB falhar e ficar até mesmo reiniciando. Mas se depois dessas observações, não está tendo diferença no seu caso, favor desconsiderar. Espero ter lhe ajudado em alguma coisa. Abraços e bom trabalho.

  10. #10

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Passei por isso a poucos dias, resolvi dando um banho com spray de "Limpa contato elétrico" rsrssss.....no meu caso resolveu, parece simples mas esse produto elimina energia estática acumulada nos componentes ocasinando problemas estranhos como esse. Abraço e boa sorte.

  11. #11

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Não sei o que fazer...passou esse tempo todo com a RB133 normal...e agora voltou a acontecer novamente o problema. O sistema só fica normal quando deixo somente o xr5 no ar. quando ativo o cartão r52H fica normal e depois de alguns segundos no registration, o link ptp do xr5 fica sumindo e voltando.

    Testei com mais outra RB que tenho aqui zero bala comprada essa semana e acontece a mesma coisa...testei tb uma fonte que temos de backup para saber se era a fonte do pc....a fonte que tenho aqui é de 2A específica para RB zero bala comprada junto com a RB 433 semana passada e o mesmo acontece.

    Alguém tem alguma dica? porque funcionou esse tempo todo sem acontecer o problema.

  12. #12

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Amigo! Já mediu a energia que está chegando lá em cima na entrada da fonte?
    Um amigo me disse outro dia que o XR5 gasta bem mais energia que os outros cartões, segundo sua medição.
    E já que vc testou outro cartão junto com ele no lugar deste seu r52H, o problema é quase certo de falta de alimentação para os dois funcionando juntos, além da troca da RB 133 pela 433 que tem maior consumo tambem.

    Todas nossas RBs são esta 433, e ja tivemos problemas tanto de energia quanto de fontes, ou ainda cartão fraco.
    1Exemplo= Numa torre (zona rural) constatamos que a energia não estava alimentando a fonte o suficiente para ela funcionar estável. Num dia, a tarde, ao abrir a caixa, me deparei com a rb mostrando o led de forma intermitente, ou seja, não desligava e nem se mantia em funcionamento normal. Trocamos por uma fonte (placa no-break) com bateria acoplada de 7ah www.ceitel.com.br(falar com Rilton) - Acabou-se o problema de alimentação.
    2º exemplo = um cartão engenius 8602 fraco não mantinha a conexão estável, por falta de alcance do sinal, então ele oscilava conf. vc descreveu que ocorre no REGISTRATION da Rb. Trocamos o cartão por outro novo e fim do problema.
    No primeiro caso, tambem ocorria a mesma coisa em relação ao registration, ou observando a conexão do wds ref. ao cartão.
    E num último caso, foi um pigtail em outra RB que estava com problemas e causava mau funcionamento conforme a posição que ele ficava.
    Pois é, amigo! Observe alguns destes detalhes e confira na prática lá, depois posta pra gente aí, se não pode ter ocorrido o mesmo com vc neste ou algum outro caso.
    Abraço.
    Última edição por TenneT; 08-06-2011 às 12:05.

  13. #13

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    vou ter que levar alguém para testar a energia que está chegando pois testei lá e no filtro de linha está chegando 110V normal que tem de um nobreak de 1kva.

    O estranho que tenho o mesmo equipamento na outra ponta desse ptp e com a mesma fonte e nunca deu esse problema.

    Pode ser que o nobreak esteja dando algum problema no fornecimento de energia mas fonte já sei que não é. pois antes de colocar a nova, sei que a fonte seventeam de PC aguenta até mais pois tinha 3 cartões nessa RB com essa mesma fonte.

    Será que o pigtail do R52H pode dar conflito no link ptp do Xr5?

    Quando troquei a fonte hoje, ficou 20min blz sem dar nenhum problema ai começa do nada a sumir e voltar o link do ptp do xr5.

  14. #14

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    o pigtail do R52h não atrapalharia o XR5, até mesmo porque o XR5 tem bem mais potência, e se fosse ruído ou interferência, ocorreria ao contrário sendo o XR5 que atrapalharia o R52H.
    Quanto a medir a entrada de energia tem que fazê-lo com o equipamento em funcionamento, só que o multímetro fica posicionado entre a fonte a ponta de chegada do Positivo (tipo uma ponte) aí a energia vai passar pelo multímetro e chegar na fonte. O mesmo pode ser feito do positivo (12 ou 24v) na sai´da da fonte para a RB.
    Mas se vc não sabe usar o multímetro para esses casos, vou te dar uma dica que vc vai saber se é problema de energia ou não:
    - leva uma bateria de carro qualquer desde que esteja boa, faça uma extensão ligada direta nos polos da bateria (observando que o positivo é o pino interno) e deixe funcionando por alguma horas e observe se o problema persistirá.
    O nobreak funciona seu backup´invertendo os 12v da bateria para 127 alimentando depois a fonte, e no caso de energia fraca fica oscilando, armando e desarmando, podendo fazer a Rb até reiniciar ou gerar mal funcionamento. Enquanto a outra fonte que lhe falei é o inverso, alimentando primeiro a RB em 12 ou 24 volts e mandando uma pequena fração (300ma) para recarregar a bateria mantendo-a sempre cheia. E mesmo a energia caindo ou oscilando ela dá picks que causam o reinício da RB.
    Se o teste da bateria der certo.... vai ser tiro e queda.
    se quiser testar em 24 volts leva 2 baterias, interligando o polo positivo de uma com o negativo da outra, e tira o positivo e negativo que sobrar de cada uma para ligar no cacbo conector da RB.
    Caso ver melhor rendimento em 24 volts eles tem esta placa (nobreak) em 3ah 24volts tambem, porem vale lembra que terá que usar 2 baterias, ok.
    ufaa.....!!! falei pra caramba, neh.. rsss
    Abraço e boa sorte!!!

  15. #15

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    amigo obrigado pela ajuda. ontem deixei a fonte nova de 2A e tirei o nobreak da rede e colocar um estabilizador novo. ficou 100% por 40min depois começa a dar o problema. Levei um eletricista para medir toda a tensão(na tomada da parede até a chega no filtro de linha que alimenta a RB) e estava tudo ok.

    Não sei mais o que fazer. tenho outra RB com um cm10 600mW nesse mesmo filtro de linha e está a mais de 140 dias sem reiniciar ou dar problema no link.

    Esse ponto fica em cima de um prédio onde tem mais umas 8 empresas com Aps e Rbs lá. Estava lá ontem o suporte de um provedor que tem 4Rbs todas 433 com 3 cartões misturados Cm10 600mW , engenius 600mW e R52H todas Rbs ligadas em Fontes de 2A muito parecidas com a minha e a rede elétrica é a mesma para todas lá em cima e ele disse não ter nenhum problema com as Rbs.Por isso fico encudado.
    Última edição por lfernandosg; 09-06-2011 às 07:14.

  16. #16

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Ok, amigo. Então, como tenho tentado explanar todo o assunto voltado para alimentação de energia antes de partir para outras possibilidades, so lhe resta fazer o simples teste de funcionar ela com uma BATERIA boa (de carro mesmo), aí não restará mais nada sobre este assunto em termos de alimentação de energia. Porque se o seu técnico não mediu das formas como descrevi anteriormente, não adianta, pois medição de terminais é muito diferente de medições em linha de trabalho. Por isso te disse que o atalho disso tudo é eliminar qualquer ponto intermediário entre a origem da energia e o conector da RB, ou seja, fazer um simples cabo com o plug dela na ponta e ligar as pontas do outro lado direto nos polos da bateria. Feito isto basta observar por horas (que aliás, uma bateria de 40 ou 70ah dará plenamente para um dia inteiro com muita sobra). Se realmente fizer este teste relate-nos aqui novamente o resultado.
    abraço e boa sorte!!!

  17. #17

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Como não tinha conseguido uma bateria...coloquei outra RB 433AH de um amigo que consome mais e está funcionando normal.

  18. #18

    Padrão Re: Rb433-Ao conectar um cartão novo o outro perde o link.

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Como não tinha conseguido uma bateria...coloquei outra RB 433AH de um amigo que consome mais e está funcionando normal.
    Ok. Tudo bem. Mesmo assim ja sabe o pequeno truque da BATERIA para tirar dúvidas sobre problemas de alimentação de energia para qualquer RB.
    Eu tambem uso uma RB433-ah e aqui funciona perfeitamente nas mesmas condições que as nossas outras RB-433. Portanto, se assim o foi de fato, o problema está na sua RB mesmo, e pode começar a verificar o slot onde tal cartão se encontrava e assim sucessivamente. Daí em diante observar se algum componente eletrônico dela pode ter sofrido avaria por surto elétrico, inclusive medindo na alimentação direta dos slots, que se não me engano, trabalham com 3 volts. Caso seja uma causa desse tipo, melhor procurar um técnico em eletrònica especializado em equipamentos wirelles, ou até mesmo pensar na possibilidade da inutilização da mesma.
    Boa sorte!