+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Bom dia a todos.


    Preciso da opiniao de vcs!

    Recebo um link 50m da embratel no alto de uma serra e preciso que este chegue até ptt atraves de enlace enlace 5,8 mikrotick. No meu estado atual tenho 2 enlaces um em operaçao e outro de backup.
    O problema é que nao to conseguindo trougput para passar este link por apenas um enlace.
    Ai é que mora a minha duvida ha possibilidade de passar um link por dois enlaces diferentes utilizando o enlace que possuo em operaçao e o enlace que tenho de backup?

    Desde ja agradeço a cooperaçao de todos...

  2. #2

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Bom dia a todos.


    Preciso da opiniao de vcs!

    Recebo um link 50m da embratel no alto de uma serra e preciso que este chegue até ptt atraves de enlace enlace 5,8 mikrotick. No meu estado atual tenho 2 enlaces um em operaçao e outro de backup.
    O problema é que nao to conseguindo trougput para passar este link por apenas um enlace.
    Ai é que mora a minha duvida ha possibilidade de passar um link por dois enlaces diferentes utilizando o enlace que possuo em operaçao e o enlace que tenho de backup?

    Desde ja agradeço a cooperaçao de todos...
    Amigo .. Vai depender muito do que vc tem na mão ... vc precisa passar mais informações :

    Ja tentou Usar Nstreme ???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nstreme2.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	29,2 KB
ID:      	20603


    Que equipamentos está usando ?
    Quanto vc consegue passar no seu link atual ?
    A Visada é limpa?
    Qual a distancia ?

  3. #3

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Todos os dois enlaces possuem nstreme habilitado, a visada é limpa e a distancia nao passa de 3km, ja tentamos subir nstreme dual mas nao conseguimos troughput satisfatorio parte disso devido a grande interferencia que exite no local.
    Atualmente usamos rb 433ah, xr5 e antenas hyperlink disco 29dbi.
    Tentamos fazer uso do rocket tbm nao funcionou.
    O troughput de um dos enlaces chega a 50m half duplex operando no modo turbo.
    E o outro chega a 30M sem modo turbo.

  4. #4

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Amigo .. c/ o Rocket era pra passar esse 50M

    da uma olhada nesse topico .. axo que pode ajudar
    https://under-linux.org/f105/case-li...t-dish-137467/

  5. #5

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Todos os dois enlaces possuem nstreme habilitado, a visada é limpa e a distancia nao passa de 3km, ja tentamos subir nstreme dual mas nao conseguimos troughput satisfatorio parte disso devido a grande interferencia que exite no local.
    Atualmente usamos rb 433ah, xr5 e antenas hyperlink disco 29dbi.
    Tentamos fazer uso do rocket tbm nao funcionou.
    O troughput de um dos enlaces chega a 50m half duplex operando no modo turbo.
    E o outro chega a 30M sem modo turbo.
    Amigo... nessa distância tens as NanoBriged que resolveria seu problema.... mais tem de esta tudo atualizado...
    para fazer fullduplex
    Posta sua coordendas ai.. se possivel...

    3km eu iria de NanoBriged sem medmo....

    Se ja tens as rocket m5 atualizar e vai testando os canais também e fazendo um alinhamento fino....
    Sucesso

  6. #6

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Olá! vc mencionou que ja usou Ubiquiti, Cartão xr5, nsextreme etc...
    vi que vc gasta bem com link néh, então eu no seu caso colocaria antenas 30dbi Ubiquiti Rocket Dish e o transmissor eu usaria o Radwin 2000, vc compra ele na excell no py que sai por U$2500,00 e compensaria o investimento, pois vc paga 50mb e creio que cada gega vc ta pagando uns 450,00 e para e pensa, se o thougpout nao chegar ao seu destino full, imagina se estiver chegando só 45mb de thougpout, ja é 5 mb que vc ta perdendo R$2250,00 de prejuizo!!!, pare e pense!
    compensa vc investir em coisa boa! Grato.

    ATT:
    Fábio Gonçalves
    (64)9999-3333
    CHIP7 Informática
    <<Soluções em Enlaces e Sistemas de Segurança Digital>>

  7. #7

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Citação Postado originalmente por Morfpheu Ver Post
    Olá! vc mencionou que ja usou Ubiquiti, Cartão xr5, nsextreme etc...
    vi que vc gasta bem com link néh, então eu no seu caso colocaria antenas 30dbi Ubiquiti Rocket Dish e o transmissor eu usaria o Radwin 2000, vc compra ele na excell no py que sai por U$2500,00 e compensaria o investimento, pois vc paga 50mb e creio que cada gega vc ta pagando uns 450,00 e para e pensa, se o thougpout nao chegar ao seu destino full, imagina se estiver chegando só 45mb de thougpout, ja é 5 mb que vc ta perdendo R$2250,00 de prejuizo!!!, pare e pense!
    compensa vc investir em coisa boa! Grato.

    ATT:
    Fábio Gonçalves
    (64)9999-3333
    CHIP7 Informática
    <<Soluções em Enlaces e Sistemas de Segurança Digital>>

    Bom dia!!!
    Ja ouvi falar a respeito deste radio!!
    Vc saberia dizer quanto de troughput ele pode chegar?
    Desde ja agradeço!!

  8. #8

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Olá! o Rádio e junto com sua ODU, vc atinge um alcance de 120km em mimo e trafegando full em 100mb!!! muito bom mesmo!
    vai aki o link das especificações!
    http://br.radwin.com/userfiles/Techn...%200909_PT.pdf

    ATT:
    Fábio Gonçalves
    (64)9999-3333
    CHIP7 Informática
    <<Soluções em Enlaces e Sistemas de Segurança Digital>>

  9. #9

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    3 km usando roscket ai eh suicidio mesmo
    nessa distancia eh muita potencia pra essa distancia
    bullet faiz muito mais nessa distancia

    abraço

  10. #10

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Esquece ubiquiti nesse caso.
    Utilize Rb c/ cartao XR5, 2 antenas em cada ponta, e procure sobre Bondig na RB. Pronto, vc passa ate mais de 50Mb tranquilo.

  11. #11

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Esquece ubiquiti nesse caso.
    Utilize Rb c/ cartao XR5, 2 antenas em cada ponta, e procure sobre Bondig na RB. Pronto, vc passa ate mais de 50Mb tranquilo.
    Você estar Certo em partes srsrsrs
    Sobre Bonding totalmente correto!!! Agora sobre equipamentos... fico na duvida....
    Se voce seguir essa dica do Geek que e Show de bola... Pode pode até talvez esquecer RB + Cartões + CabosRG + PigTail + Antenas.....
    Vc pode colocar qualquer equipamentos para o enlace...!!! junto com Bonding
    Beleza!!
    Sucesso!!

    =============================================
    https://under-linux.org/f105/passar-...05/#post539905


    Bonding no Mikrotik rOS com Rocket M

    0 Trackbacks 29 Comentários
    por Geeek


    em 23-09-2010 às 16:42 (5342 Visualizações)


    Introdução


    Bonding é um mecanismo do software no qual voce pode agregar multiplas interfaces de rede para obter um maior throughput com um alto nivel de disponibilidade.Vamos ver aqui como configura-lo com duas interfaces de cada lado, mas lembre-se que mais links podem ser colados para atingir velocidades superiores ou de disponibilidade.

    Principais tipos de bonding:

    1. Balance-RR (Round Robin) – Forma genérica para dual LAN enviando pacotes de forma sequencial pelas placas, provendo bom balanço entre “load balancing” e tolerância à falhas.
    2. Active Backup (failover) – Usa apenas uma das placas de rede durante todo o tempo e passa a usar a segunda em caso de falha da primeira (apenas tolerância a falhas).
    3. Balance XOR – Ao longo do tempo mapeia algumas estações destino para placas específica fazendo a divisão de carga e da banda entre os acessos.
    4. Broadcast – Envia o mesmo conjunto de pacotes pelas duas placas, serve para prover tolerância a falhas.
    5. IEE 802.3ad Dynamic Link Agregation – Usa um algoritmo complexo para agregar a largura de banda usando a especificação 802.3ad. Exige suporte explícito do SWITCH para 802.3ad.
    6. Balance-tlb Adaptive Transmit Load Balance – Equilibra a carga dinamicamente pela velocidade e volume de tráfego dos pacotes de SAÍDA (leituras). Não requer suporte especial do SWITCH. Atua trocando dinamicamente o endereço MAC no caso da placa destino não ser capaz de atender a solicitação provendo agregação e tolerância a falhas.
    7. Balance-alb Adaptive Load Balance – similar ao Balance-tlb, mas também consegue redistribuir pacotes de ENTRADA (gravações) provendo agregação e tolerância a falhas.

  12. #12

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Cara, digo RB e cartao XR5, pois utilizo os mesmos há anos, e nunca tive falhas, sem contar que sao equipamentos extremamente profissionais e eficientes, ubiquiti tb é mto bom, mas, nesse caso, 50km, routerboard utilizando o bonding com certeza, fechará 100%.
    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Amigo tenho uma topologia semelhante a sua, em um dos links principais do provedor, temos 2 enlace que passa uns 80 megas cada, com 4 nanobridge 5m a 3.5 km.

    Foi feito o balanceamento desse link com OSPF, ele fica automático, trabalha com os 2 juntos se um cair por qualquer motivo o outro assume todo o trafego, não deixando os cliente na mão.

    O sistema se torna tão eficiente que já estamos estudando colocar mais um ponto a ponto entre esses pontos ficando com 3 ponto a ponto balanceados, pois vamos aumentar a quantidade de trafego que passa por ele, e alem disso já temos outros 2 locais que estão com 2 ponto a ponto balanceado por OSPF.

    O nosso objetivo é colocar 2 ponto a ponto em todos os nossos links principais, assim aumentamos a estabilidade da rede e a banda possante, abaixo tem o gráfico de cada ponto a ponto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp2.png
Visualizações:	102
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	20738   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp1.png
Visualizações:	108
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	20739  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Diagrama1.png
Visualizações:	91
Tamanho: 	9,8 KB
ID:      	20740  

  14. #14

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Amigo, muito boa sua soluçao, mas como estava falando, equipamentos da mikrotik routerboard sao mais confiáveis.
    O Bonding na verdade, é a forma correta de se fazer a união desses links, OSPF tb é uma boa. Parabéns!

  15. #15

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Amigo, muito boa sua soluçao, mas como estava falando, equipamentos da mikrotik routerboard sao mais confiáveis.
    O Bonding na verdade, é a forma correta de se fazer a união desses links, OSPF tb é uma boa. Parabéns!
    Eu já acho o contrario em questão da confiabilidade, equipamento MK's são muito bom, porem requer manutenção como cabos, conectores, pigtail...

    Quantos de nós já sofremos problemas de wireless por causa de conector com problemas, cabos que tiveram micro rachaduras e acabaram entrado água, conector molhado, pigtail com defeito...

    Hoje em dia só mantenho os equipamentos mk até dar problemas depois mudo para ubnt, coloco Bullet na setorial, onde tenho apenas 2.4 já coloco mais 5.8 airmax, puxa o cabo de rede FTP (brindado) no pé da torre onde ficam as fontes PoE e o Switch, deu algum problema única coisa que pode ser é fonte com defeito ou switch, resolve sem subir na torre, dificilmente ocorre de equipamento queimado ou alinhamento, acabou aquela historia de troca cabo, pintail, cartão... Dificilmente os técnicos precisão subir na torres, evitando risco para os funcionarios.

    Até hoje só perdi 10 Rocket e 8 Bullet, por descarga elétrica, que qualquer outro equipamento também teria queimado.

    Na MINHA opinião os equipamentos UBNT estão se mostrando tão ou mais confiáveis que os MK's
    Última edição por j34nsch; 23-03-2011 às 11:21.

  16. #16

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    boa noite eu estou fasendo testes com a nanobrid m5 e nao tive um bom desepenho em bancada éla passa 80mb mas em campo na a 1.3km nao dei mais q 23mb .
    tive falando com ums amigos e me levantarao um detalhe inportante a quantidade de conexao similtane q tem ecima e eu at agora nao consegi um programa ou maneir para medir isto .
    talves seja isto o motivo de tao pouca banda em um quipamento ubnt .

  17. #17

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    Pessoal! Boa Noite!

    Consegui o resultado que esperava!! Aleluia rrsrsrsr.
    Montei um enlace com 2 rbs 433ah com 2 cartoes R52hn e um par de antenas Oiw 33 DP usando nstreme e o novo protocolo NV2 da Mkt que usa tdma para transmissao de dados, ficou show de bola 50M full!!
    Esta noite eu durmo traquilo!

    Abraço a todos!!!

  18. #18

    Padrão Re: Passar Link de 50M por dois enlace diferentes.

    eu tb estou fasendos testes qui e logos coloco os resultados q obitive com a linha ubnt nao estou indo bem mais como mk com o protocolo netstrime com o cartao e r52h com duas antenas cada 34mb vaide boa .sem perda de pacote isto tudo é mais para passar video de cftv.