+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor linux para Banco de dados

    Hoje utilizo Debian/ubuntu 64 bits como servidor de internet(htb+tc, iptables, squid, thundercache, cache full, apache, sarg, dns cache e etc..) na empresa onde trabalho...centOS 64 bits como máquina de virtualização rodando vmware server e agora vamos migrar um servidor dell que roda windows 2003 sp2 para linux para poder instalar o oracle 11G 64 bits nele e em cima rodar a vmware server com um AD windows 2003 sp2.

    Pelos testes que fiz...acho as vezes o centOS(sistema de arquivos em LVM) mais lento do que o debian/ubuntu(sistema de arquivos ext4) para processar então queria saber qual deles é mais indicado e tem melhor performace como servidor oracle?

  2. #2

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    oracle eu soh rodo em cima do centos podemos perder um pouco de performance mais ele eh homologado pela oracle.

    e ainda tem a questao do vmware que roda bem no centos. tentei instalar o no ubunto-server foi pauleira e nao consegui.

    o q sugiro a vc e q separe os discos ou faça um raid 5 pois um dos grandes problemas de performance vai ser a questao do acesso aos discos.

    oracle + vmware + OS rodando = muito acesso no disco =D

  3. #3

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    Já tenho 3HDs scsi em raid 5 nesse server...mas a oracle já não fornece oracle para ubuntu/debian?

    comprei a licença ma ainda não baixei..mas já instalei o .deb do oracle express edition e foi tranquilo.

    Agora já o standart one que compramos não seu se tem versão .deb.

    Vou baixar final de semana e aviso.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    conversei com o grande guru do oracle meu amigo Maurinei Santana e ele me passou o seguinte.

    SuSe, Red Hat, Ubuntu(acho) e o da própria Oracle

    como vc jah instalo o .deb entao acredito q sim deva ter suporte a debian/ubuntu.

    agora uma pergunta o ubuntu q vc deve estar utilizando e o ubuntu server correto ?

    no caso da instalação do oracle e necessario uma parte grafica para finalizar a instalação vc teve q instalar um x nele ?

  5. #5

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    não precisa de interface gráfica não...instaleu o XE direto pelo terminal.

    A questão é : com o ubuntu server vou ter melhor performace no banco do que com o centOS? o seu amigo tem como responder?

  6. #6

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    bom falei com ele.

    essa foi a resposta:

    Na OI é tudo sobre Red Hat e quando é bem configurado é uma diliça. Então o CentOs que vem dele deveria ser muito bem recomendado

    outro detalhe da conversa.

    Maurinei Santana: tivemos um problema sério com isso. Um banco já usando ASM como armazenamento precisou de mais disco e era tudo LVM. Assim que adicionou ao asmlib mesmo sem a gente adicionar ao banco, já fudeu com tudo e perdemos o banco. A Oracle disse que inclusive não daria suporte quando soube do LVM
    [09h55min24s BRST] Maurinei Santana: já mandou voltar backup logo de uma vez


    agora como o ubuntu e o centos nao sao homologados a oracle nao deve ter feito nenhum teste de performance.

    pode ser uma boa vc tirar a LVM depois do q o maurinei passou.

  7. #7

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    Estranho...porque o redhat, centOS instala o sistema em LVM por padrão por ser bem robusto.

    Então ele indica instalar somente o sistema no centOS em LVM e o restante em ext3?
    e a oracle homologa o redhat/cetOS que tem padrão LVM ela não dá suporte ao oracle instalado no LVM?

    Porque aqui se eu precisar adicionar ou trocar um disco..quem vai controlar isso vai ser a controla raid perc5 da dell que está no servidor que faz a reconstrução recovery tudo automático.

    Fiquei agora preocupado com esse negócio de LVM...vou tentar falar com o supporte da Oracle sobre isso.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor linux para Banco de dados

    show de bola e bom tirar todas as duvidas .

    agora sobre o centos eu sempre instalei ele e fiz os particionamentos sem o lvm ( habito feio meu).

    hoje em dia estou começando a usar o lvm mais com o pezinho atras ainda rs....

    abraços e depois posta a conversa com o suporte da oracle.