+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    SAUDAÇÕES A TODOS

    Sou completamente novato em Rede Wireless e preciso de ajuda para a situação descrita abaixo.

    Desejo montar uma rede wireless "simples" para um pequeno grupo de pessoas (inicialmente 10 PCs - Máximo de 16 PCs), onde, nesta rede, haverá compartilhamento de Internet e arquivos. A distância máxima entre os PCs da rede será de 1,5 KM.

    A seguir, lista dos equipamentos do PC Servidor:
    • Modem D-Link (DSL-500B) - Conexão de Internet Banda Larga Velox 8MB
    • Roteador TP Link (TL-WR740N)
    • Roteador D-Link (DIR-600)
    • Rádio Ubiquiti Bullet 2
    • Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi (MM-24120)

    A seguir, esquema da configuração atual a partir do PC Servidor:
    • O "Modem D-Link" está configurado no "Roteador TP Link", que distribui Internet para a rede;
    • O "Roteador D-Link" - que está conectado, via cabo, com o "Roteador TP Link" - manda o sinal da rede, por cabo, para o "Rádio Ubiquiti", que está ligado com a "Antena Aquário";
    • A rede está configurada com IP fixo em todas as máquinas.

    A seguir, algumas dificuldades encontradas durante a configuração da rede:
    • O "Rádio Ubiquiti" tem alimentação POE e o cabo de força está afastado do Rádio pela distância do "Cabo de Rede", que é de 10 metros. Deste modo, o "Rádio Ubiquiti" (e ou a "Antena Aquário") não conseguiu emitir sinal com "Cabo de Rede" maior que 10 metros (fui informado de que o limite seria muito maior). - Seria esta uma limitação da "Antena Aquário"? Eu deveria montar um solução com caixa hermética externa acoplada ao cano de sustentação da antena e do rádio? Observem que a alimentação POE está em uma área interna, abaixo do cano externo, separados pelo "Cabo de Rede" que está ligado ao rádio;
    • O sinal da rede wireless só é emitido a curta distância (20 a 30 metros). O teste foi feito com Notebook. Ainda não pude testar remotamente em um PC Cliente afastado do PC Servidor, mas tive informações de amigos que não conseguiam "enxergar" o sinal a uma distância de 500 metros;
    • Em TOOLS>SITE SURVEY, no AirOS, dificilmente o sinal do "Rádio Ubiquiti" é mostrado. O sinal do "Roteador TP Link" é exibido praticamente o tempo inteiro, mas já notei ocasiões em que ele não é mostrado. O que pode estar acontecendo? Por outro lado, no Windows 7 do Notebook é possível "enxergar" ambos os sinais QUASE sempre.

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
    • No AirOS, o "Rádio Ubiquiti", em Link Setup, está com "Wireless Mode" configurado para "Access Point WDS" e "Network Mode" configurado como "Bridge". Se me lembro bem, somente assim foi possível configurá-lo para que o sinal fosse "enxergado" no Notebook.

    DÚVIDAS:
    • A configuração de rede com IP Fixo é recomendada ou eu deveria trocá-la ou posso usar IP Fixo e automático ao mesmo tempo?
    • Qual a melhor forma para proteger a rede wireless? (atualmente está habilitada com o padrão WPA2-TKIP);
    • O "Rádio Ubiquiti" está usando canal 1 (padrão?) e o "Roteador TP Link" utiliza o canal 4. O "Roteador D-Link" não está configurado para emitir sinal wireless, simplesmente por eu ter decidido usá-lo assim.
    • É possível deixar os sinais wireless dos roteadores ("D-LINK" e "TP Link") habilitados ou isto interfere com o sinal do "Rádio Ubiquiti"?;

    Entendo que alguma dúvida poderá surgir sobre o esquema aqui mostrado (ou até mesmo várias) e, para tanto, farei questão de esclarecê-la(s).

    Por favor, entendam que meu conhecimento de Rede Wireless é limitado. Entretanto, aprendi bastante com a ajuda das informações contidas neste fórum.

    Espero imensamente poder resolver as questões apresentadas aqui e, para isso, contarei com a ajuda valiosa daqueles que estiverem dispostos a oferecer o suporte adequado. Aproveito a oportunidade para informar que não disponho de recursos para contratar uma assessoria especializada.

    Atenciosamente,

    Emerson Santos

    NOTA: Embora algumas informações apresentadas sejam óbvias, fiz questão de descrevê-las exatamente como são para melhor compreensão. Por favor, pretendo resolver esta questão em um curto espaço de tempo. MUITO OBRIGADO PELO SEU TEMPO.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Amigo, voce ja leu este post

    https://under-linux.org/f141/anatel-...-wi-fi-145241/

    abraços

  3. #3

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    AltoValeNet,

    Muito obrigado pela orientação. Este tópico eu não havia lido ainda, mas entendo do que se trata as informações sobre o mesmo, pois já as consultei em outros locais.

    Mantenho-me no aguardo de respostas às minhas questões.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    E surge mais um gatonet.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Amigo ... Infelizmente vc está tendo duvidas primarias c/ relação a Rede Wireless , sugiro que use a Busca do Site ou do Google e procure mais informações sobre Redes ,Principalmente TCP/IP , ... axo dificil alguem te ajudar c/ esse tipo de duvida .

    Segue Material .. da uma lida vai ajudar bastante (eu aprendi Muito c/ esse material)

    Sobre como Configurar o Bullet segue o Wiki completo abaixo:
    AirOS 3.4 - Ubiquiti Wiki

    Mais Material :

    https://under-linux.org/f105/livro-w...s-free-120740/

    https://under-linux.org/f105/curso-w...0800-a-117889/

    https://under-linux.org/f105/wireles...o-free-120077/

    https://under-linux.org/f105/poluicao-rf-63541/


    Obs :

    Configure o Roteador - Certifique-se que a internet está funcionando . e só depois comece a configurar o Bullet .

    Qqr Coisa estou a disposição

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    nossa mas um gato velox ta osso esta semana ja contabilizei uns 20 se gostarem da ideia poderiamos votar o gatonet mas mediocre da semana huahuahauah

  7. #7

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi



    Naldo acompanho o fórum há algum tempo, posto quando acho algo interessante e às vezes alguma coisa inútil para distrair pq ninguém é de ferro, mas tá complicado o tanto de gente achando que é somente colocar um AP da Krazer de 1MW e distribuir internet, que nem cum cara da telefônica que veio aqui na empresa esses dias...

    Participo de alguns outros fóruns também sempre contribuído com o que posso, mas está ficando complicado todo dia um gato net novo, no mercado a espaço para todos, mas fico triste ao ver pessoas que se quer tem a menor noção de rede tentando distribuir internet, e todo dia abre um tópico novo sem se que executar uma busca, "PUTZ USEM O GOOGLE"....

    Antes de eu começar meu provedor também foi um gatonet para um amigo, mas passei 6 meses estudando o que melhor se aplicaria para mim, isso porque trabalho com informática há 9 anos e com suporte e redes a 4..

    Quanto tirei a tal SCM passei mais 1 ano lendo tudo o que poderia fazer ou não, tentando aprender com os erros dos outros, ainda ates de tirar a licença SCM, isso já com empresa aberta e já havia dado entrada na ANATEL, a cível veio aqui até a empresa, e foram bem categóricos você pode ser o PAPA ter empresa e ainda ter dado entrada ao processo junto com a ANATEL, isso não importa para nós você esta ilegal e é isso que procuramos fora o pânico..

    Fica ai o alerta..

  8. #8

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Citação Postado originalmente por rbribeiro Ver Post

    Naldo acompanho o fórum há algum tempo, posto quando acho algo interessante e às vezes alguma coisa inútil para distrair pq ninguém é de ferro, mas tá complicado o tanto de gente achando que é somente colocar um AP da Krazer de 1MW e distribuir internet, que nem cum cara da telefônica que veio aqui na empresa esses dias...

    Participo de alguns outros fóruns também sempre contribuído com o que posso, mas está ficando complicado todo dia um gato net novo, no mercado a espaço para todos, mas fico triste ao ver pessoas que se quer tem a menor noção de rede tentando distribuir internet, e todo dia abre um tópico novo sem se que executar uma busca, "PUTZ USEM O GOOGLE"....

    Antes de eu começar meu provedor também foi um gatonet para um amigo, mas passei 6 meses estudando o que melhor se aplicaria para mim, isso porque trabalho com informática há 9 anos e com suporte e redes a 4..

    Quanto tirei a tal SCM passei mais 1 ano lendo tudo o que poderia fazer ou não, tentando aprender com os erros dos outros, ainda ates de tirar a licença SCM, isso já com empresa aberta e já havia dado entrada na ANATEL, a cível veio aqui até a empresa, e foram bem categóricos você pode ser o PAPA ter empresa e ainda ter dado entrada ao processo junto com a ANATEL, isso não importa para nós você esta ilegal e é isso que procuramos fora o pânico..

    Fica ai o alerta..

    Acho que depois desse post aqui... creio eu que mto banca toda aqui do forum vai fechar a boca...

    vaai la da entrada na sua SCM e continua trabalhando achando que voce ta dentro das LEIS!..

    Júlio

    enquanto tive gente pagando pau pra essa anatel.. o serviço de Comunicaçao multimidia vai continuar sendo uma MERDA!..

    Viva laá George Hotz (hacker da ps3) - Liberdade de Expressão já!

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    aff e voce queria aparecer conseguiu ,não tem fonte maior no windos não ....

  10. #10

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    aff e voce queria aparecer conseguiu ,não tem fonte maior no windos não ....

    Nao tenho nada contra sua pessoa mas e gente como voce que faz bons membros do forum se afastar...




    Júlio.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    olha rapaz eu ajudo mas do que sou ajudado voce mesmo nunca me ajudou em nada ,ja ajudei gente de provedor de verdade ,ja ajudei gente de gatonet e ate pessoas como voce venho neste forum por que gosto não ganho 1 centavo com isto e quem e afasta do forum e por que quer ninguem e obrigado a concordar comigo e voce e não concordar esta me fazendo um favor com certeza voce sabe muito mas que eu e um genio mas acredite e so voce ver em meu perfil que vai ver o quanto de agradecimento eu tenho de outra pessoas que eu dei um help ,tenho um pouco de experiencia que posso passar e vou continuar ajudando voce querendo ou não ( o cães ladram mas a caravana passa)

  12. #12

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    olha rapaz eu ajudo mas do que sou ajudado voce mesmo nunca me ajudou em nada ,ja ajudei gente de provedor de verdade ,ja ajudei gente de gatonet e ate pessoas como voce venho neste forum por que gosto não ganho 1 centavo com isto e quem e afasta do forum e por que quer ninguem e obrigado a concordar comigo e voce e não concordar esta me fazendo um favor com certeza voce sabe muito mas que eu e um genio mas acredite e so voce ver em meu perfil que vai ver o quanto de agradecimento eu tenho de outra pessoas que eu dei um help ,tenho um pouco de experiencia que posso passar e vou continuar ajudando voce querendo ou não ( o cães ladram mas a caravana passa)

    Que comovente, quer q eu chore de emoçao? se voce ajuda e nao ganha nada.. ta aqui como vc msm disse por que quer.. voce critica vc e criticado.. se eu nao te ajudei.. talvez seje PQ VOCE E O GENIO da historia e nao minha pessoa neh...

    e otra ate o momento do meu post... eu nao havia citado nome de ngm e mto menos falado com contigo se vc se doeu pelo que voce leo.. problema e seu!.. se a fonte ta ali e pra ser usada... se nao fosse o Adm do forum nao teria colocado pra usar!!!

    Agora fica na tua ai.. q qm veio provocando no post foi voce.. O rapaiz das reputaçaoo... ( me poupe)


    Júlio

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    vejo que voce e muito educado voce fez faculdade huahauha
    e da para usar este tipo de fonte mesmo huahuahauhauh croko vai morder alguem huahuahauh

  14. #14

    Padrão Re: Rede Wireless com Rádio Ubiquiti Bullet 2 e Antena Aquário Omnidirecional 2.4GHz 12dBi

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    vejo que voce e muito educado voce fez faculdade huahauha
    e da para usar este tipo de fonte mesmo huahuahauhauh croko vai morder alguem huahuahauh



    so rindo... jaa nao vamo mais desvia o topic do amigo, naldo se pode me ajudar?