+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Bullet M5 HP

    Ola Pessoal,

    Meu primeiro mensagem aqui no forum, me chamo Dacha, sou colono (agricultor) na fronteira do brasil com o paraguay.

    A internet é algo muito novo pra mim e o wifi so tem algumas semanas que conheco, mas estou gostando bastante.

    Apesar de ser "matuto" tenho relativa facilidade com tudo, porque usamos aqui muito colheitadeiras e elas agora são todas ajustadas pelo computador e gps.

    Quero internet aqui na fazenda, mas nao pega nem telefone, somente celular e com antena externa conectada no aparelho.

    Não sei como vai ser, mas de qualquer forma, e brigando pra ver o site do tempo e daquelas meninas sem tanta roupa (que a dona isaura nao nos escute), eu e meu filho decidimos arriscar.
    Fomos hoje na loja e nos venderam Bullet HP M5 e uma antena gradeada de 27. Chegamos, abrimos tudo e testamos e parece muito bom.

    Tenho algumas duvidas e agradeco se puderem esclarecer:

    1) Existe a possibilidade (mesmo fechado com senha) quem alguem use a minha conexão ?

    2) Preciso derrubar eucaliptos pra poder ter conexão ao outro equipamento que vai ficar na BR onde tem telefone ?

    3) O que a BRT vende como internet, vai poder ser usada atraves desses equipamentos que comprei ?

    4) meu filho ajustou pra estacao e estacao que distribui os equipamento, é essa forma correta de ajustar ?

    Eu peco desculpas pela minha ignorancia e agradeco a paciencia de voces.

    Dacha
    PY-BR

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    ola,
    1) dificilmente alguem vai usar seu sinal desde que fechado com senha wpa.
    2) sim, o sinal 5,8ghz dos equipamentos que vc comprou e muito sensivel e tera q ter visada entre os 2 pontos para funcionar.
    3)sim, todo e qualquer sinal de dados pode ser transferido por este equipamento, ate mesmo uma linha fixa de telefone (isso com equipamentos especificos em cada ponta para transformar dua linha de telefone em dados).
    4) nao entendi, mas mesmo assim vamos la, a primeira antena la no ponto de saida do link devera ficar em acess point wds, a segunda antena que ficara na sua casa devera ser configurada como client wds, eh meio complicado, o certo seria vc procurar um amigo dono de provedor ou com experiencia para pelo menos fazer esta configuraçao, mas didgo que nao eh dificil, com um pouco de tempo perdido lendo aki mesmo no forum e dedicaçao vc consegue.

    se presisa tomo ai, abraços

  3. #3

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Caro Dacha, o principal vc não falou, que é a distância entre o ponto que tem a internet e a antena na sua fazenda. E se os eucaliptos são muito fechados formando uma parede ou apenas alguns espaçados. Isso é importante saber pois talvez esse equipamento não seja o mais indicado na sua situação. Como você aí não vai ter interferência de outros rádios, talvez fosse melhor usar 2.4Ghz pois não requer uma visada tão limpa quanto a frequência de 5.8Ghz.
    A configuração correta é ponto de acesso+wds no radio que vai enviar o sinal, e estação+wds no rádio da fazenda.
    Com certeza vc vai ter outras dúvidas, fique à vontade para perguntar.

  4. #4

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Como vc irá pegar o link remotamente, o ideal é construir uma torre metálica nas proximidades de onde vai pegar o link e caso nao possua energia, monte uma estrutura para funcionar através de energia solar o que já não é mais tão caro e complicado. Monte numa altura que ultrapasse os eucaliptos ou seja vai ser uma torre bem alta! Quanto ao link como não sabemos o que vai usar o mais correto é configurar os equipamentos em bridge, um como apwds e outro cliente wds, não esqueça de colocar IP diferentes, um para cada unidade...

  5. #5
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Caro Katraca e Everton,

    Obrigado pela paciencia e respostas.

    Tenho 2 possibilidades de internet. Uma a 1,5km (eu consigo ver sem binoculo) é a fazenda que faz fronteira com a minha, mas la chega telefone, então meu filho disse q pode pedir um veloz.

    A outra é apontando pra BR, onde apesar de ser mais alto, vou ter q enchergar algumas eucaliptos. eles são espacados, mas fazem uma barreira.

    Por questòes envolvendo o IBAMA, eu não posso corta-los totalmente, pensei serra-los na metade ou deixar 70% deles. não sei como é o sinal (se eh reto, ou em ondas) então pensei 2 metros de largura, ou ir cortando a medida da demanda (sinal melhorou e etc).

    A torre estaiada, esta fora de cogitação. aqui tem aviação agricola e term uma torre dessas significa problemas na hora da colheita (passagem de cabos pelo caminhos das colheitadeiras).

    Nao tenho mais como trocar por 2.4, pois eu ja testei o equipamento e o loja não aceita isso, então vai no 5.8.

    O professor me falou que uma vez instalado essa conexão, poderei andar pela terra com computador e ter internet no campo todo.

    A minha ignorancia me diz que esses equipamentos que comprei fazem a ponte entre a internet (no ponto a) e a minha fazenda no ponto b e depois disso, eu tenho que colocar mais equipamentos para poder pega-los em qualquer area da terra.

    Uma pergunta (se é estupida me desculpem), vi na revista da cooperativa que os leitores de rastreamento do gado tem disponibilidade IP. Imagino que isso queira dizer que os dados podem ser lidos atraves dos equipamentos.

    O ideal seria eu chamar um profissional para fazer tudo isso, mas eu estou evitando porque as reclamacoes na região dos que aqui fazem esse trabalho são muitas e nao queria perder meu tempo 2 vezes. (acompanhando estes e depois ter que fazer novamente).

    Quem trabalha com coisa viva, nao pode ficar a disposição, voce sabem.

    Obrigado novamente pela pronta resposta. Se voces puderem detalhar o que eu preciso pra energia solar alem dos paineis, vou aqui do lado e compro. Ja tenho gerador, imagino que possa pedir ao tecnico de eletrica fazer essa parte.

    obrigado,

    Dacha
    PY-BR

  6. #6

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por Dacha Ver Post
    Caro Katraca e Everton,

    Obrigado pela paciencia e respostas.

    Tenho 2 possibilidades de internet. Uma a 1,5km (eu consigo ver sem binoculo) é a fazenda que faz fronteira com a minha, mas la chega telefone, então meu filho disse q pode pedir um veloz.

    A outra é apontando pra BR, onde apesar de ser mais alto, vou ter q enchergar algumas eucaliptos. eles são espacados, mas fazem uma barreira.
    Dacha, se vc enxerga esse ponto a 1,5km de binóculos, então pode ficar tranquilo que o equipamento vai funcionar (vc tem que enxergar a antena). Tá parecendo que é a melhor opção pra não ter problemas com o Ibama, rsrsrs...

    Citação Postado originalmente por Dacha Ver Post
    A minha ignorancia me diz que esses equipamentos que comprei fazem a ponte entre a internet (no ponto a) e a minha fazenda no ponto b e depois disso, eu tenho que colocar mais equipamentos para poder pega-los em qualquer area da terra.
    A sua ignorância está corretíssima, rsrsrs... uma antena e um bullet vai jogar o sinal pra sua fazenda e o outro conjunto vai receber o sinal. Daí ou você conecta um cabo direto no pc e já tem internet, ou conecta num roteador com antena pra poder pegar o sinal sem fio. Dependendo da potência da antena, vc vai ter um raio maior ou menor de cobertura nas suas terras.

    Quanto ao rastreamento das vaquinhas e a energia solar, não sei lhe informar, não é minha área. Boa sorte!

  7. #7

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por Dacha Ver Post
    Caro Katraca e Everton,

    Obrigado pela paciencia e respostas.

    Tenho 2 possibilidades de internet. Uma a 1,5km (eu consigo ver sem binoculo) é a fazenda que faz fronteira com a minha, mas la chega telefone, então meu filho disse q pode pedir um veloz.

    A outra é apontando pra BR, onde apesar de ser mais alto, vou ter q enchergar algumas eucaliptos. eles são espacados, mas fazem uma barreira.

    Por questòes envolvendo o IBAMA, eu não posso corta-los totalmente, pensei serra-los na metade ou deixar 70% deles. não sei como é o sinal (se eh reto, ou em ondas) então pensei 2 metros de largura, ou ir cortando a medida da demanda (sinal melhorou e etc).

    A torre estaiada, esta fora de cogitação. aqui tem aviação agricola e term uma torre dessas significa problemas na hora da colheita (passagem de cabos pelo caminhos das colheitadeiras).

    Nao tenho mais como trocar por 2.4, pois eu ja testei o equipamento e o loja não aceita isso, então vai no 5.8.

    O professor me falou que uma vez instalado essa conexão, poderei andar pela terra com computador e ter internet no campo todo.

    A minha ignorancia me diz que esses equipamentos que comprei fazem a ponte entre a internet (no ponto a) e a minha fazenda no ponto b e depois disso, eu tenho que colocar mais equipamentos para poder pega-los em qualquer area da terra.

    Uma pergunta (se é estupida me desculpem), vi na revista da cooperativa que os leitores de rastreamento do gado tem disponibilidade IP. Imagino que isso queira dizer que os dados podem ser lidos atraves dos equipamentos.

    O ideal seria eu chamar um profissional para fazer tudo isso, mas eu estou evitando porque as reclamacoes na região dos que aqui fazem esse trabalho são muitas e nao queria perder meu tempo 2 vezes. (acompanhando estes e depois ter que fazer novamente).

    Quem trabalha com coisa viva, nao pode ficar a disposição, voce sabem.

    Obrigado novamente pela pronta resposta. Se voces puderem detalhar o que eu preciso pra energia solar alem dos paineis, vou aqui do lado e compro. Ja tenho gerador, imagino que possa pedir ao tecnico de eletrica fazer essa parte.

    obrigado,

    Dacha
    PY-BR
    Rapaz...fiquei curioso pra conhecer mais sobre essas vacas-ip!
    hehehehehhe
    Mas seria muito interessante mesmo...
    Já imaginou?
    Vc coloca o Dude pra rodar no mapa do teu pasto e ele mostra onde cada vaca está?
    heheheheheh
    Eita tecnologia! Se isso realmente existir seria uma ótima fonte de lucro para minha região!
    Abraços!

  8. #8
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Rapaz...fiquei curioso pra conhecer mais sobre essas vacas-ip!
    hehehehehhe
    Mas seria muito interessante mesmo...
    Já imaginou?
    Vc coloca o Dude pra rodar no mapa do teu pasto e ele mostra onde cada vaca está?
    heheheheheh
    Eita tecnologia! Se isso realmente existir seria uma ótima fonte de lucro para minha região!
    Abraços!
    Paulo,

    Isso eu posso falar com experiencia e dizer como funciona, apesar da minha matutice e precisar de professor de computador. ahahaha.

    Cada vaca leva um brinco na orelha e esse brinco pode ser lido por um leitor caneta, o problema é que o gado nelore se desloca muito e em termos claros: São animais selvagens e não amistosos... quem trata sabe o que to falando.

    Pois bem, nesse brinco contem as informações daquele animal e como eu disse pode ser lido por esse leitor de mao.

    Acontece que so podemos ver essas informacoes quando eles estão confinados ou no brete.

    Na ultima feira agricola, eu descobri que existe um leitor desse que é colocado em diversas areas da terra (antenas) e fazem a leitura da informacao do gado e é transmitido para o computador. O vendedor que explicou que é a mesma tecnologia utilizada de forma ativa pra leitura daqueles negocio que bota no pedagio de carros (faixa express).

    O equipamento chegou hoje por transportadora e realmente tem uma entrada daquelas onde vai o cabo azul e tem antenas que nem do wifi.

    Amanha vou ligar la na empresa pra eles virem ensinar como instala. Estamos todos contanto com isso, vai significar se temos perda ou nao no rebanho.

    voce é de que região ?

    Dacha
    Última edição por Dacha; 20-03-2011 às 12:42.

  9. #9
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Dacha, se vc enxerga esse ponto a 1,5km de binóculos, então pode ficar tranquilo que o equipamento vai funcionar (vc tem que enxergar a antena). Tá parecendo que é a melhor opção pra não ter problemas com o Ibama, rsrsrs...

    A sua ignorância está corretíssima, rsrsrs... uma antena e um bullet vai jogar o sinal pra sua fazenda e o outro conjunto vai receber o sinal. Daí ou você conecta um cabo direto no pc e já tem internet, ou conecta num roteador com antena pra poder pegar o sinal sem fio. Dependendo da potência da antena, vc vai ter um raio maior ou menor de cobertura nas suas terras.

    Quanto ao rastreamento das vaquinhas e a energia solar, não sei lhe informar, não é minha área. Boa sorte!
    Sim, vejo o outro ponto ate sem binoculos. Quando vi sua mensagem hoje pela manha, ja mandei logo o filho ir buscar esse outro wifi. O vendedor disse que cobra uma area grande, parece mesmo, vem com 3 antenas, mas disse que se precisar de mais, ele tem uns mais fortes. (isso nao da cancer nao ?!).

    So a parte solar que esta dificil... é cara, e tenho a impressao que os vendedores sempre querem empurrar algo mais caro.

    Sobre a internet, ja encomendei os postes de concreto pra instalacao, assim que chegar, furamos e fincamos ele.

    obrigado novamente pela paciencia.

    Dacha.

  10. #10

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por Dacha Ver Post
    Paulo,

    Isso eu posso falar com experiencia e dizer como funciona, apesar da minha matutice e precisar de professor de computador. ahahaha.

    Cada vaca leva um brinco na orelha e esse brinco pode ser lido por um leitor caneta, o problema é que o gado nelore se desloca muito e em termos claros: São animais selvagens e não amistosos... quem trata sabe o que to falando.

    Pois bem, nesse brinco contem as informações daquele animal e como eu disse pode ser lido por esse leitor de mao.

    Acontece que so podemos ver essas informacoes quando eles estão confinados ou no brete.

    Na ultima feira agricola, eu descobri que existe um leitor desse que é colocado em diversas areas da terra (antenas) e fazem a leitura da informacao do gado e é transmitido para o computador. O vendedor que explicou que é a mesma tecnologia utilizada de forma ativa pra leitura daqueles negocio que bota no pedagio de carros (faixa express).

    O equipamento chegou hoje por transportadora e realmente tem uma entrada daquelas onde vai o cabo azul e tem antenas que nem do wifi.

    Amanha vou ligar la na empresa pra eles virem ensinar como instala. Estamos todos contanto com isso, vai significar se temos perda ou nao no rebanho.

    voce é de que região ?

    Dacha
    Muito legal kra....
    Não conheço muito bem o funcionamento desses leitores do Sem Parar dos pedágios mas creio que não seja um bicho de sete cabeças...
    Mas é muito interessante porque imagino como deve ser dificil o controle do gado quando ele não está "cercado".
    Moro no Interior de São Paulo (Conchal - SP)
    Porém o monitoramento IP do gado creio que ficaria dificil pela fonte de energia do equipamento que terá que ir no animal...
    Mas com certeza já devem ter uma solução pra isso...
    Quanto à cobertura da área que esse animal está não seria dificil implantar uma cobertura 100% da área...
    Seria algo parecido com a rede mesh de hoje em dia...Mas nada muito dificil...

  11. #11
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Muito legal kra....
    Não conheço muito bem o funcionamento desses leitores do Sem Parar dos pedágios mas creio que não seja um bicho de sete cabeças...
    Mas é muito interessante porque imagino como deve ser dificil o controle do gado quando ele não está "cercado".
    Moro no Interior de São Paulo (Conchal - SP)
    Porém o monitoramento IP do gado creio que ficaria dificil pela fonte de energia do equipamento que terá que ir no animal...
    Mas com certeza já devem ter uma solução pra isso...
    Quanto à cobertura da área que esse animal está não seria dificil implantar uma cobertura 100% da área...
    Seria algo parecido com a rede mesh de hoje em dia...Mas nada muito dificil...
    Paulo,

    Isso ja é bem antigo, se chamada (o brinco com a tecnologia) RFID. eles usam parecido em loja de roupa.
    no meu caso, uso pra marcar o boi. agora com esse leitor espalhado pela fazenda, posso fazer um tipo de rastreio. pelo que explicou hoje cedo o vendedor.
    É como se os brincos gritassem "ALO" e as antenas espalhadas captassem isso. foi isso que ele explicou.

    Dacha

  12. #12

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Citação Postado originalmente por Dacha Ver Post
    Paulo,

    Isso ja é bem antigo, se chamada (o brinco com a tecnologia) RFID. eles usam parecido em loja de roupa.
    no meu caso, uso pra marcar o boi. agora com esse leitor espalhado pela fazenda, posso fazer um tipo de rastreio. pelo que explicou hoje cedo o vendedor.
    É como se os brincos gritassem "ALO" e as antenas espalhadas captassem isso. foi isso que ele explicou.

    Dacha
    Peraí, o sistema de roupas em lojas sim, eu conheço...Lembro que começou nos "CD's" em lojas de cds antigamente (aquele retângulo branquinho com duas lâminas dentro) Se não me engano é magnético aquilo...
    Mas uma coisa é um "sensor" para emitir sinal, outra coisa é um dispositivo que te dará informaçoes de "qual" gado seu está varando a cerca entende?
    Por isso disse que nao conheço tal dispositivo que seja usado sem uso de fonte de energia, porque creio eu que com os atuais brincos com esses "sensores" vc poderá apenas saber se um gado seu pulou a cerca, mas não saberá qual gado é...Entendeu?

  13. #13

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Ola Dacha e PauloMassa,

    Existem 2 tipos de RFID, as passivas e as ativas. As RFIDs passivas são essas que o Dacha está utilizando agora, e também aquelas usadas em lojas de roupas pro neguinho não sair correndo porta afora com roupa que "ainda" não é dele. Ela possui uma assinatura magnética que é extraida com a leitora, e não precisa de nenhuma fonte de energia, porém isso limita muito a distancia de leitura a apenas alguns centimetros, acho que no máximo alguns metros com leitores mais poderosos.

    As RFIDs ativas ja são diferentes, elas precisam de fonte de energia e não ficam "esperando para serem lidas", elas enviam um sinal que é captado pelo leitor. Através desse tipo de RFID é possível fazer um sistema de localização, com RFID passivo não da.

    Mas Dacha, você poderia nos informar com qual distribuidos você conseguiu esse equipamento? E qual o custo você teve com esse equipamento?

  14. #14
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Bullet M5 HP

    Inquiery,

    Estamos utilizando duas empresas para equipamento, mas apenas um fornecedor
    que fica localizado em Houston, Tx.

    Pelo que eu vi aqui são produtos Motorola e outro nao consegui identificar, mas ta escrito Manufac. in China.

    Não fomos cobrados pelo preco do equipamento e sim pela solução como um todo, saiu por volta de 40.000 reais, já com a vinda de um consultor deles para treinamento e instalação.

    O que sabemos e foi vendido é que em tempo real poderemos saber aproximadamente onde está cada brinco e selecionar por determinado tipo de caracteristica (vacina, idade, etc).

    Iremos ganhar pelo menos 10 dias em auditoria e podemos confirmar que o gado não passou ou veio de área atingida por aftosa (PY, por exemplo...). Antes do embarque da carne, estavam nos pedindo alguns certificados... que pelo que foi colocado como beneficio, alguns deles não serao mais pedidos. Facilita tambem um pouco no controle de vacinacao. vamos melhorar os gastos.

    A sim, irá tudo ficar no computador...

    Dacha.