+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento para Provedor.

    Blz galera. Bom faz algum tempo que esto vendo para montar um provedor via radio aqui por perto de onde eu moro.estava querendo pegar internet de uma cidade e repetir para outra que fica bem perto daqui, para isto pretendo usar Dish 5ghz 34dbi junto com o roket M5 nas duas pontas, a distancia é de 42Km.
    No ponto central do proverdor onde vai ficar os links de ADSL, pretendo colocar este equipamentos.

    Servidor para 800 Clientes.
    Placa Mãe Asus M4a89gtd Pro/usb3 Am3 890gx.
    Processador Amd Phenom Ii X6 1090t Six Core 3.2ghz .
    Memória Ocz Kit Dual Channel 8gb (4x2gb) Ddr3 1600mhz.
    Fonte Atx 550w Real Corsair Cmpsu-550vx.
    3 Hd Western Digital 640gb Sata3 7200rpm 64mb Caviar Black."Os HDs em Raid 5".
    Gravador De Dvd Externo Samsung Slim Usb.
    Gabinete Thermaltake V3 Black Edition Atx - Vl80001w2z.

    Torre 1 - Ponto central do provedor.
    Na antena 1, é onde vai ficar todo os link de internet e tambem o servidor. estava olhando alguns sistemas e gostei bastante da TMsoft junto com super cache, mais ainda esto em duvida gostaria de mais alguma opão de quem entenda mais.Não gosto de trabalhar na plataforma 32Bits.

    • Equipamentos da antena 1.

    4 Antena Setorial Ubiquiti 20dbi 5ghz - Am-5g20.
    4 Rocket M5 Airmax Mimo Ubiquiti 5.8ghz " Um para cada Antena".
    2 Roteador Cisco Linksys, 7 Portas Wan. "Para fazer o balance de link".
    14 Modem - Adsl - D-Link 500b - Geração 2."Os modem ficam em Bridge".

    Torre 2 - Ponto Repetido.
    Nesta segunda antena não pretendo colocar muito equipamento, não queria colocar nem servidor somente este equipamento.

    • Equipamento da antena 2

    4 Antena Setorial Ubiquiti 20dbi 5ghz - Am-5g20
    4 Rocket M5 Airmax Mimo Ubiquiti 5.8ghz

    Queria fazer o sinal sair direto da repetidora para o switch e ja voltar para os Roket da torre 2.

    Esto procurando tambem alguem para fazer uma consutoria, sobre o pateria e a topologia da rede. quero alguem que traga soluções para as duvidas.

    Com este material posso fazer oque esto querendo? "Montar um provedor em cada cidade com o link repetido da primeira torre".

    Falta mais alguma coisa que dexei para traz?











  2. #2

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Amigo se ta falando serio?
    Voce ja abriu firma, ja tirou sua SCM, ou pelo menos se informou sobre como trabalhar legalizado, pelo visto não.
    Afinal vc fala la em cima de usar ADSL, isso é serio?
    Servidor para 800 clientes, se acha vai ter que colocar quantos adsl.
    Reveja seus conceitos, antes da parte fisica do provedor providencie a parte burocratica, equipamento nao tem segredo pois o mesmo vc atualiza ano apos ano, conforme sua necessidade, pois nao adianta montar uma estrutura para 800 clientes sem ter Licença SCM, nem link dedicado, parece mais papo de especulador, ou de alguem que usa orkut e msn e ache entende de computador e Redes.
    sobre usar adls e trab sem SCM so uma baba
    ANATEL multa usuários por compartilhar Internet wirelless | Diário de Teresina - Informação com qualidade
    Internet é diversão de usuario, mas quem trab com ela ou leva a serio ou nem entre nesse ramo.
    O Provedor não é responsavel so por fornecer internet, mas sim pela segurança e qualidade de seu serviço.
    Pense bem pois Provedor nao é quitanda, nem loja de revistas.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Desculpa mais você saio totalmente do rumo do tópico, não me lembro de ter perguntado nada sobre se posso ou não dividir o link adsl. Sei que isso é questionável, mais compro um link de 8Mb posso dividir com quantas pessoas quiser, afinal os 8Mb é meu, agora uma empresa que tem 10 maquinas tem que compra um link para cada maquina. no contrato com minha operadora não tem nada informando sobre isto, fica fácil ganhar qualquer ação na justiça. Sei que as antenas não são legalizadas ainda.
    Mais acho que você mora em algum pais que não é o mesmo do meu, porque o meu é um pouco diferente do seu. Nesse seu mundinho a pessoa não pisa fora da faixa, todos não cospem no chão, etc. Sabe no meu é um pouco mais feio, as pessoas vendem DvD pirata, baixa MP3, Filmes, Software da net de graça.
    Onde eu moro não tem link dedicado, somente adsl. Nossa como queria viver neste seu mundinho feliz e perfeito!
    Mas vamos deixar a falta de educação de lado e voltar o conteúdo do tópico!
    A pergunta foi. Os equipamentos são capaz de fazer oque eu quero?
    Última edição por ccr2212; 20-03-2011 às 09:59.

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Acho que quem saiu do foco foi voce, se voce acha que morar no Brasil é um mundinho, então não venha querer dar um de empresário para 800 clientes com ADSL, como já foi dito vai brincar no orkut. Dividir adsl cada um que aparece por aqui.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    É por isso que eu amo esse forum....

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Galera vamos baxar este fogo, so queria saber se este equipamento suporta oque esto querendo fazer, vamos esquecer a leis por alguns minutos. Isso apenas para conhecimento teorico.
    Queri pedir descupa au usuario Edmar, acredito que as intenções dele são boas, acho que ele foi um pouco agressivo nas palavras assim que eu tambem o fiz.
    Mais pretendo colocar 14 Link ADSl de 8Mb cada. como falei antes, não tem link dedicado na minha região e terei que fazer um acordo com minha operadora.
    Última edição por ccr2212; 20-03-2011 às 12:08.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Isso é papo furado. Que cidade é essa que tem disponibilidade de 14 links ADSL de 8 mega e não tem link dedicado, rsrsrsr... Conta essa pra outro.
    Gente, acho que é mais um fake, chama o naldo que ele adora isso.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Cada coisa que aparece, cidade que tem adsl e nao tem link dedicado. esse rapaz pelo visto ta que o pessoal que monta provedor e gerencia suas redes com dedicação são palhaços ou otarios, dizer que vai contratar 14 adls 8 megas por que nao tem dedicado, sei bem que normalmente tem frame-relay e depois ter adsl bom cada qual acredita no que quer.
    Faz assim abre sua firma, busca legalizar antes de trab, nesse meio tempo busca por link dedicado, se acaso a sua operadora informar que nao há link dedicado em sua cidade entre em contato com a Anatel e faça a consulta na mesma sobre a operadora em questão, pois pode ser que para a Agencia eles informem que há disponibilidade de rede, e a vc nao, por ser um possivel concorrente.
    Não faça um investimento desse sem se precaver, sobre licença e link, pois vc pode começar a trab, e a operadora fazer uma denuncia e mover uma contra vc, 1º por nao ter SCM e seguir as normas ditas pela Anatel, e 2º por estar revendendo conexão sem autorização da mesma, alem de uso da ma fé por nao ter firma aberta.
    Espero que nao leve a mal meu geito rudi, mas nessa area, tem muita gente que acha ta trab, quando na verdade ta atrapalhando.
    Conexão sem qualidade em seu POP, significa menos ainda qualidade no Cliente, ai ve se imagina se algum deles resolve reclamar de vc na Anatel, isso vai ser um fumo que vc nem vai achar o rumo de casa, pois pode ter que indenizar clientes e operadoras concorrentes.
    Fornecer internet, nao é a mesma coisa de usar msn e orkut (isso ate meu filho de 5 anos faz).
    Existe lei e normas a serem seguidas.
    Para ver como esta mau informado:
    Para que um servidor desse que vc citou a cima, isso daria um bom proxy de youtube.
    Mas para servidor vc precisaria de 2 a 3 maquinas menores, 1 para autenticação, 1 radius, 1 backup dos outros dois.
    Se na sua cidade nao tem link dedicado, entao nao tem outro provedor, entao porque usar 5.8 ao inves de 2.4, se vc entende tanto assim como diz ou julga (para mim so mais um orkuteiro), pq vai usar 5.8?
    Esse forum ta virando bagunça, por isso o pessoal mais experiente quase nem se ve on aqui.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    não tem mesmo link dedicado por aqui..até estas portas adsl fica dificil arrumar, esta ficando tudo esgotado!!! Aqui e mato grosso o trem e bruto rustico e sistematico.
    Pretendo trabalhar em 5.8 por causa dos AP caseiro, provedores caseiros improvisados trabalhando com equipamento barato em 2.4 e tambem visando mais para frente, hora que ficar mais popular a net por aqui.
    no servidor pretendo fazer proxy sim, mais ele vai rodar autenticação e Radius em VMware, o BkP vai rodar em HD externo.
    Quero virtualizar o servidor para ficar mais facil na hora de ocorrer algum problema, e tambem a compatibilidade do sistema. acredito que seja a melhor solução trabalhar com Imagem de maquinas vituais que da muito mais compatibilidade de hardware e software.
    Última edição por ccr2212; 20-03-2011 às 15:02.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Olha na verdade virtualização sai mais custoso, e mais desgastante.
    Sistema de Proxy costumam consumir e muito o pc, tais como thundercache e outros.
    e se der um problema em um afeta o sistema todo, pois é um conjunto.
    digamos que venha a acontecer uma pani qualquer no sistema principal, os sistemas virtualizados vao travar, pois dependem do mesmo.
    o ideal seria usar
    1 pentium 4, 1G de ram ou mais, compact flash com level 6 mikrotik, para dhcp, hotspot, pppoe, radius.
    1 servidor basico celerom dual 1 G de ram, hd 80, com MK-auth para autenticação radius.
    1 servidor de load balance ou similar, para balance de link.
    1 esse seu servidor citado a cima para thundercache6
    1 servidor de backup para receber os backup automaticos do mikrotik e mk-auth
    1 rede interna bem montada e organizada para nao haver problemas de cabeamento interno.
    1 licença SCM
    1 contrato com sua operadora informando que seu link, esta apto a antender as necessidades do provedor, onde eles informem que seu link é adsl de modo provisorio ate que a empresa possa estar instalando links dedicados em sua cidade (dificil deles fazer esse contrato mas tente), pois do contrario vc pode ser processador pela operadora por revender o link sem autorizaçao da mesma.

    Informe aqui no forum qual cidade vc pretende atuar, assim o pessoal te informa quem poderia estar te fornecendo link dedicado na sua cidade.
    Existem empresas que fornecem links dedicados por ondas de radio com frequencia licenciada, assim vc estaria dentro da lei, faltando a questao da propria licença em si.
    Aqui no forum mesmo vc pode encontrar empresas que podem fazer parceria ou franquia para vc
    assim vc estaria legalizado entre "".
    procure o pessoal da http://www.netmegalink.com/ eles tem parceiros no MT, podem te indicar como proceder sobre a questao do link.
    ate mais

  11. #11

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Opa, o nome da cidade é Santa Elena MT. Quando é feita uma maquina Virtual ela cria um HD Virtual, neste HD fica todas as informações da maquina que foi montada nele. caso de algum problema na maquina real com a copia deste HD virtual posso subir ele para qualquer maquina rodando VMware, com isto evito problemas com demora na manutenção do sistema.
    Exe: Deu pane no servidor,estrago HD ou Memoria, placa mãe, etc. so arrumar a peça que deu defeito e subir o HD virtual no VMware, com VMware posso subir este HD virtual em qualquer maquina.
    Com isto tenho problema em deixar somente uma maquina funcionando e outra de reserva desligada, o HD externo seria para manter a copia dos HDs virtuais das maquinas virtuais.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Olá, tenho um provedor no Pará e recentemente, fiz um elance de 250 km, para buscar o link dedicado, o mair entre eles é de 96,50km usando rocket m5 com antenas 34 dbi, o equipamento e o jeito q vc citou, dar sim pra trabalhar e fazer a rede do jeito q vc quer, mas, se quiser acessoria, entra encontato comigo [email protected], tenho SCM, e faço o ponto a ponto e deicho sua rede rodando, tambem trabalho com o my auth da TMsoft e uso o super cache...

  13. #13

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    procurei santa elena no mt e nao achei no google heart, parece um ponto na beira da estrada. mas nenhuma cidade
    esse google ta doido.

    Ve com o amigo wrt765, que ele pode te ajudar, de repente vcs façam uma parceria.

  14. #14

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    a Cidade fica no meio do mato mesmo!!
    Mais WRT esto interessado em fazer uma parceiria para adquirir o SCM.Irei add vc no meu msn.

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    Citação Postado originalmente por ccr2212 Ver Post
    a Cidade fica no meio do mato mesmo!!
    Mais WRT esto interessado em fazer uma parceiria para adquirir o SCM.Irei add vc no meu msn.
    Agora sim voce vai começar a ter ajuda aqui no fórum, parabéns pela decisão e boa sorte.

  16. #16

    Padrão Re: Equipamento para Provedor.

    heheeh muito engraçado o colega começa o forum pedindo ajuda. e ja leva um apertooo antigo do forum....repressao total.. sobre uso do adsl e da scm. hehehe. bom . como um amigo meu dis sempre, deixa isso para anatel... sucesso . com o uso ou nao da adsl. com ou sem scm. mas o correto diante dos orgaos de fiscalizaçao que nao sou eu, e vc ter um BOM LINK DEDICADO. E SUA PROPRIA SCM. precisar estamos aii...se liga..faz bem trabalhar corretamente.