+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    Essa é uma mandeira mais cômoda de detectar perdas de pacote nos links.


    1- Primeiro passo, criar um script com o seguinte código fonte:

    # Essa linha cria uma variável e insere o nome do equipamento
    :gl equip ([ick [/sys id get name] 0 3])


    #essa linha escreve uma mensagem no LOG para avisar que os 100 pings iniciaram

    :log warning "Iniciando ping para meu gateway padrão..."


    #essa linha executa 100 pings para o IP do gateway padrão com pacotes de 1500 e com a flag de não fragmentação ligada.
    :gl teste [ping 192.168.0.1 size=1500 do-not-fragment count=100]
    #note que nesse tipo de comando a variável vai receber a quantidade de pacotes RECEBIDOS


    #essa linha avisa que os 100 pings foram terminados
    :log warning "Pings para gateway padrao encerrados."


    #como informado acima, o valor que a variável $teste vai receber é a quantidade de pacotes recebidos, sendo assim, a linha abaixo vai subtrair o valor total de pacotes recebidos da quantidade total de pacotes enviados (100).

    :gl perdas [(100-$teste)]

    #agora temos de fato a quantidade de PACOTES PERDIDOS na variável $perdas


    #as linhas abaixo descrevem as ações tomadas caso o resultado do teste condicional ($perdas>0) seja positivo. Após o comando "do". É possível executar vários comandos colocando apenas um ponto e vírgula no final de cada. Escolhemos escrever no LOG, e também enviar um email com o nome do equipamento (variavel $equip) e a quantidade de pacotes perdidos.

    :if condition=($perdas>0) do=[log warning " $perdas% de perdas"; log warning "Enviando email..." ; /tool e-mail send to=" [email protected]" subject=(" ALERTA!! O equipamento - ".$equip." está com ". $perdas."% de Perdas") from=" [email protected]"; log warning "Email enviado." ] else=[log warning "teste concluído sem perdas"]

    #Caso o resultado do teste condicional ($perdas>0) for negativo, serão executados apenas os comandos depois de "else=" e que nesse caso apenas gera uma mensagem no log avisando que não há perdas de pacotes.


    #esse exemplo pode ser melhorado executando ações como mudança de link desabilitando uma sessão BGP com a operadora problemática, e muitas outras opções, dependendo das particularidades de cada rede.

    2- Segundo passo, no menu system scheduler você manda executar esse script a cada 5 minutos. (+ ou - caso jugue necessário)

    Agradecimento especial para Edilson José que me ajudou a melhorar esse código.

  2. #2

    Padrão Re: Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    nao funciona.

  3. #3

    Padrão Re: Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    Tanta gambiarra pra pouca coisa, qualquer sistema de monitoração que se preze faz isso.

  4. #4

    Padrão Re: Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    Zabbix, Observium, PRTG... só escolhe e vai pro abraço cara...
    todos eles, com exceção do prtg, são free.
    E de todos os 3, o Observium é o mais simples

  5. #5

    Padrão Re: Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    sabe configurar poderia me dar uma mao?

  6. #6

    Padrão Re: Monitorando perdas de pacotes no Mikrotik

    Sei configurar sim, me chame no whats =)
    (17)99670 0482