+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Olá a todos,
    Tenho lido algumas coisas sobre o Mikrotik RB750 e percebo que ele é bastante poderoso.
    Sei que seu uso é voltado principalmente para Provedores. mas vejo que é possível fazer vários tipos de regras de roteamento.
    Abaixo segue um esboço de uma rede e minhas dúvidas.
    A pergunta principal é, o Mikrokit RB750 faz tudo que estou descrevendo abaixo?
    Lembro que não estou solicitando que alguém faça pra mim. Simplesmente quero saber se é possível ou não.
    Antecipadamente, peço desculpas se estou fazendo alguma pergunta totalmente fora de questão.

    Abraços,
    Sergios
    ----------------------------------------------------------------
    REDE 1 - 6 SERVIDORES
    REDE 2 - 10 COMPUTADORES
    REDE 3 - 25 COMPUTADORES
    REDE 4 - 10 COMPUTADORES + NOTEBOOKS (WIRELESS)

    - Todas as redes deverão ser DHCP, com acesso a internet com seus referidos controles de banda, conforma a prioridade de cada rede.

    - Na Rede 1, alguns servidores terão acesso remoto. Um dos servidores será o controlador de domínio. 25% da banda de internet.

    - A Rede 2 deverá "enxergar" somente a Rede 1 (servidores). 30% da banda de internet.

    - A Rede 3 também "enxerga" somente a Rede 1. 30% da banda de internet

    - A Rede 4 é totalmente isolada das demais, tendo somente acesso há um pequeno percentual da banda de internet. Os computadores da Rede 4 também não devem ter comunicação entre eles. 15% da banda de internet.
    O AP desta rede distribuirá a rede também em DHCP, conforme as configurações default.

    Um detalhe que não sei se faz parte do conceito do Mikrokit RB750.
    Na Rede 1, há três servidores onde estão ligados oito catracas via USB (Biometria). Estes três servidores (servidores catraca 1, 2 e 3), enviam e recebem informações para outro servidor (servidor Biometria) também na Rede 1, sempre que alguma catraca é acionada.
    O Mikrokit teria como fazer prioridade de banda (igual como QoS) entre esses três servidores Catraca e o Biometria?
    Ou seja, sempre que houver acionamento das catracas, ele daria prioridades entre esses servidores.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede-project.jpg
Visualizações:	865
Tamanho: 	28,0 KB
ID:      	20755

  2. #2

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Acredito que esta equivocado em relação a esta Rb 750 para seu projeto

    ela e uma rb para um baixo gerenciamento de maquinas ou seja para poucas conecções
    um "pra min um simples roteador home"

    no seu caso eu indico uma rb 493 ou uma rb 1100 dependendo da carga ai da sua rede

    da um toque ai a gente pode ver este seu projeto ai melhor

    msn: [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Acredito que funcione normalmente com este teu projeto, pois deverá ter baixa taxa de transferencia de dados. Com ela vc conseguirá facilmente gerenciar a banda de cada rede e colocando isolada uma a uma.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    eu não sei te informar se da pra fazer oque vc falo ,mais irei te passar como trabalho com rb 750 g que gosto muito e atende minhas necessidades,,uso 1 rb 750 g para balancear 3 link 1 4 mb,1 de 4 mb e outro 8 mb e funciona perfeito,,,,uso outra para servidor de 350 clientes wirelles e 50 a cabo , clientes usando como configuração na rb arp,queue,hospot pagina de conta vencida , controle p2p e controle de drop de algumas porta não tenho motivo para trocar de rb,funciona perfeito,espero ter ajudado

  5. #5

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Amigo vc pode comprar 4 equipamentos para fazer as redes separadas ou criar as Vlans que precisar em um único equipamento uma vez q ela tem a quantidade de portas q vc precisa, no caso de usar 4 equipamentos pode conecta-los através do PPTP melhorando o gerenciamento.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Olá, obrigado a todos pelas respostas.
    Vou analisar cada uma das sugestões e estudar mais sobre o Mikrotik. Como podem perceber, ainda tenho muito a aprender sobre o mesmo.

    Abraços,
    Sergios

  7. #7

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Com certeza funciona e da forma q vc precisa, vc pode sim usar cada ethernet para cada rede determinar cada porcentagem em cada rede q sera utilizada de banda sem dificuldades e posteriormente fazer nat entre os computadores que vc deseja se enchergar isso com apenas 5.

    1-criar faixa de ip para cada rede
    2-criar servidor dhcp para cada ethernet de acordo com a faixa desejada
    3-limitar diretamente na placa de rede a porcentagem que deseja de trafego
    4- fazer nat apenas nas ethernet que for se comunicar
    5-amarrar toda rede com mac-ip

    simples assim

  8. #8

    Thumbs up Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    Usa uma RB 493ah

    Vai dar conta do recado

  9. #9

    Padrão Re: Projeto de Rede com Mikrokit RB750

    ola amigo boa noite gostaria de le mostra uma novidade em rede Gigabit cabeada para provedores esta aqui o video
    o sistema usa a penas uma fonte para alimentação da rede não necessita de Poe reverso para casa do cliente tonado a sim a rede bem mais fácil a instalação e barata só precisa de um Switch e um PD no poste e mais nada Também fabricamos Réguas Poe Gigabit