+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com NAT no MikroTik

    Olá pessoal! Boa tarde! Estou tendo ultima-mente alguns problemas de conexão com hotmail e msn, eu acho que o problema é com o nat. Pois vejam: Na minha rede tem 5 faixas /24 que estão saindo por 2 nat:

    192.168.1.0/24 192.168.2.0/24 192.168.3.0/24 estas redes estão saindo por um link e a outras redes 192.168.4.0/24 e 192.168.5.0/24 estão saindo por outro link fazendo nat.

    Os dois links que tenho são dedicados.

    Agora a pergunta é: Quantas faixas de ip, ou quantos ips um NAT aguenta? Problemas com MSN poderia ser isto? Problema no msn é assim: uma hora entra outra hora não entra. A hora que não entra é pico na rede.
    Outra coisa se fosse para limitar numero de conexão por cliente. 100 conexões estariam bom? porque menos que isto acho que fica lento a navegação.

    Obrigado a todos...

  2. #2

    Padrão Re: Duvida com NAT no MikroTik

    o drt
    boa noite em relação a este problema seu por incrivel que parece e DNS
    jah tive estes problemas tbm em mikrotik com mais de 1 rota de saida

    mas seu mk ai tah meio extranho a configuração pq 5 ranges de ip nao vejo isso uma solução e sim um problema

    se quiser posso te dar uma força ai

    msn:[email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Duvida com NAT no MikroTik

    Amigo. Qual o problema em ter 5 ranges de ip? Só não entendi está.
    Outra coisa, aqui na rede usamos um servidor de cache de DNS feito em Debian usando o bind. Os dns "pais" são os da google e os da GigaDNS.

    até mais...

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    o drt
    boa noite em relação a este problema seu por incrivel que parece e DNS
    jah tive estes problemas tbm em mikrotik com mais de 1 rota de saida

    mas seu mk ai tah meio extranho a configuração pq 5 ranges de ip nao vejo isso uma solução e sim um problema

    se quiser posso te dar uma força ai

    msn:[email protected]

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Duvida com NAT no MikroTik

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    Olá pessoal! Boa tarde! Estou tendo ultima-mente alguns problemas de conexão com hotmail e msn, eu acho que o problema é com o nat. Pois vejam: Na minha rede tem 5 faixas /24 que estão saindo por 2 nat:

    192.168.1.0/24 192.168.2.0/24 192.168.3.0/24 estas redes estão saindo por um link e a outras redes 192.168.4.0/24 e 192.168.5.0/24 estão saindo por outro link fazendo nat.

    Os dois links que tenho são dedicados.

    Agora a pergunta é: Quantas faixas de ip, ou quantos ips um NAT aguenta? Problemas com MSN poderia ser isto? Problema no msn é assim: uma hora entra outra hora não entra. A hora que não entra é pico na rede.
    Outra coisa se fosse para limitar numero de conexão por cliente. 100 conexões estariam bom? porque menos que isto acho que fica lento a navegação.

    Obrigado a todos...
    não, voce de ver alguma rota de firewall, ai segurando, apesar de que teve uma atualização do msn, tive que ir em varios cliente para mudar apenas o icone do msn para modo compatibilidade e pronto.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida com NAT no MikroTik

    sera que 100 conexoes nao eh muito? eu uso 10 e nao tenho problemas..